Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CÓDIGO ABERTO > Desativado

As veias abertas do Tesouro Nacional

Por Luiz Weis em 10/05/2006 | comentários

Destaque nos jornais do dia, as denúncias de Maria da Penha Lino, funcionária do Ministério da Saúde presa em Mato Grosso, são mais importantes pelo que revelam do esquema do sanguessugão do que pelo número de parlamentares e prefeitos envolvidos na mamata – 170 deputados segundo ela.


É possível que ela tenha inflacionado o QC – quociente de corrupção – da Câmara para valorizar a sua colaboração com a Polícia Federal, tirando proveito máximo do arranjo da delação premiada, que lhe proporcionará uma condenação menos pesada do que de outro modo.


Seja como for, 170 são 33% dos excelentíssimos integrantes daquela casa do Congresso. Um em cada três deputados.


A PF, antes disso, tinha vazado 62 nomes [mais o de um suplente e do senador paraibano Ney Suassuna]. É gente de todos os partidos – menos do PT, PC do B e do Prona [cuja bancada se limita a 2]. E de todos os Estados – menos, vá se sabe por que, Rio Grande do Norte.


Os números mostram uma coisa mais óbvia e outra menos.


A primeira é o alcance da disseminação da praga.


A segunda é facilidade com que se arromba o Tesouro quando se juntam os apetites de políticos federais e municipais, funcionários do Legislativo e do Executivo e, naturalmente, negociantes-bandidos [empresários é uma palavra muito solene para eles].


Porque, se fosse difícil, abrir as veias da União seria coisa para poucos – e bons no ramo.


É por isso que insisto em que o desvendamento dos detalhes da engrenagem que lhes permitiu passar a mão em pelo menos R$ 110 milhões tem mais utilidade pública do que apenas a identificação dos quadrilheiros.


Mesmo porque, como escreve hoje na Folha o colunista Fernando Rodrigues, depois de dar uma geral no esquema:


“É complicado? Complicadíssimo. Mas é por aí que se fabricam as maracutaias.”


Agora, Câmara e Senado, para trancar a porta depois de arrombada, parecem propensos a mudar a forma como tramita no Congresso o Orçamento da União, por onde se dá a lambança.


Fala-se em reduzir os poderes e o tamanho da Comissão do Orçamento. Hoje são 81 os seus membros [3 por Estado, mais o Distrito Federal]. Passariam a ser 27. E, principalmente, acabariam as chamadas emendas coletivas, o abre-te Sésamo para a esbórnia.


Só para registro: da reunião em que essas mudanças foram sugeridas, participou o citado senador Ney Suassuna. À Polícia Federal, a funcionária Maria da Penha Lino informou que ele mantinha contatos diretos com ela.


Como diria o Millôr, pano rápido.


P.S.


Da série ‘Vox populi’:


Entreouvido no boteco: ‘Não deve ser verdade que o Garotinho já emagreceu 7 quilos. Vai ver estão roubando no peso.’


***


Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

  1. Comentou em 11/05/2006 Alfredo Graça

    É por essas e outras que eu ACREDITO NA ‘LISTA DE FURNAS’

  2. Comentou em 10/05/2006 RONALD BITTENCOURT

    COMO LÍ EM OUTRO COMENTÁRIO: ONDE TEM UM SER HUMANO PODE EXISTIR CORRUPÇÃO.
    SOLUÇÃO: PARABÉNS A POLÍCIA FEDERAL POR SUA ATUAÇÃO. É COM O AUMENTO DA FISCALIZAÇÃO DA POLÍCIA, DA JUSTÍÇA E COM COBRANÇAS DA SOCIEDADE QUE O GATUNOS VÃO COMEÇAR A VER QUE ROUBAR PODE DAR CADEIA.

  3. Comentou em 10/05/2006 Giovanni Carvalho

    Hoje estou fazendo aniversário aqui no OI , um mês de leitura diária , e posso dizer que desde o dia 11.04.06 venho insistindo todo dia para atentar-mos aos Coadjuvantes nos processos , insistindo em desfocar o Lula das críticas , não por ser PT – acho que tem muito bandido lá tambem – mas porque notei que estavam desfocados os comentarios e críticas , e , pela primeira vez vejo o Weis publicar uma boa matéria criticando o congresso , parabéns . Fico aqui fiel e torcendo para que o QC não suba e também que o Corruptômetro não quebre !!!

  4. Comentou em 10/05/2006 Giovanni Carvalho

    Estranho o Sózia do SIVIRINO ainda dizer que vai ‘fazer triagem’ destes referidos deputados para separar o joio do trigo , me desculpem mas dá vontade de rir… Até quando ???

  5. Comentou em 10/05/2006 Ana Cristina Pinho

    Pena que essas notícias não cheguem para todos. É muito dolorosa essa constatação, o dinheiro público, tirado sem nehum pudor ou mesmo medo de que algum dia o ‘esquema’ venha a ser descoberto. Precisamos sim saber o processo e mais ainda, reaprender a confiar em políticos.

  6. Comentou em 10/05/2006 Valmir Alcantarilla

    É muito triste ver a situação deploravel da justica em nosso pais, cada vez mais a impunidade deixa os brasileiros indignados. Todos os dias as noticias nos mostra corrupção e impunidade, enquanto um simples cidadão é preso por ‘roubar’ um pote de margarina, o assassino e o ladrão dos cofres publicos são beneficiados por dispositivos ‘legais’. Fazendo uso das palavras do Sr. Boris Casoy ‘É UMA VERGONHA’

  7. Comentou em 10/05/2006 arivanilton dos santos araujo araujo

    é algo deprimente, porém é de prache em nosso pais se fazer determinadas bobagens confiando no prestígio de outrem . para isso existe uma frase celebre: A DESGRAÇA DO PAU VERDE É TER O SECO DE LADO, VEM O FOGO QUEIMA O SECO E FICA O VERDE QUEIMADO.

  8. Comentou em 10/05/2006 Margolf Neitzel

    O que posso falar de nossos políticos…., ou seremos nós, os eleitres os responsáveis por tamanha roubalheira que estes senhores executam com o mandato que lhes confiamos.
    A situação atual do nosso legilativo é de estarrecer, e não adianta nomina-los pois no final são todos absolvidos, como no caso do ‘valeriduto´ , e não é de estranhar que sejam absolvidos, pois niguém do congresso nacional tem moral para punir quem quer que seja, pois são todos iguais, são farinha do mesmo saco, não que farinha não seja boa.

  9. Comentou em 10/05/2006 Sergio Tumae C. Marinho

    Antes de iniciar o meu comentário, voces sabem aonde anda o NAGI NAHAS, por causa dele, estou desempregado até hoje, depois do estouro da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. MAIS UM CASO QUE NÃO VAI DAR EM NADA. São tantos os ladrões, que só sobram outros para julga-los, o que voces esperam, seria muito bom vê-los na cadeia. O ex-juiz LALAU, está aonde, Nagi Nahas, Maluf, Pitta, jornalista que matou a esposa, Sergio Naya, o irmão do ex-governador de Minas Newton Cardoso, Marcos Valério, sendo que este, até revolta o mais analfabeto dos brasileiros, e agora Garotinho, posso garantir o final deste, será intimado á depor na Policia Federal, e não poderá comparecer pelo seu estado de saúde, alegaram, debilitado. Como podem observar, já sabemos o final de tudo, o que nos revolta, é que parecem que jogam com a nossa inteligência e capacidade de punição, divulgam por saberem que não da em nada. Por onde andam, o neto do ACM, o filho do Cesar Maia, e outros substitutos dos atuais, que seus parentes estão preparando para assumir e dar continuidade a toda essa S A C A N A G E M, preparam filhos, esposas, netos, sobrinhos etc. AGORA Á GRANDE VERDADE! Isto tudo que está acontecendo, é facil de entender-se, enquanto os menos afortunados, ainda tinham alguma coisa, eles foram roubando, agora que não teem mais nada, começaram á roubar entre eles.Digam-me se estou errado.

  10. Comentou em 10/05/2006 aluízio valério da silva valério

    Quem diria ? Até a Denise, aquele juíza do Rio, que junto Heloisa Helena, costumar escrachar o PT? Será que é porque eles não participa junto com elas do chupinagem do dinheiro da sasúde ? Ladrões!!!

  11. Comentou em 10/05/2006 Siegfried Michel

    Quanta Maracutaia !

    E depois dizem que são todos santinhos, quem sabe um sanque novo não resolva isto?

    Abraços,

    Michel

  12. Comentou em 10/05/2006 Walber Luís de Amorim Mouzer Mouzer

    O que foi descoberto é uma pratica muito antiga no ministerio da saude. Se quizerem mais, é só investigar os recursos liberados por parlamentares para à Fundação Nacional de Saúde, e o que é liberado para os municipios por convênio.É UMA FESTA!!!

  13. Comentou em 10/05/2006 João Paulo Silva

    Estamos no limite! Com políticos desse naipe o Brasil vai ficar patinando na história. Problemas de Educação, Saúde, Justiça, Moradia, Trabalho, Infra Estrutura é demais ver esses desafetos da Nação fazerem esta bandalheira. Agora o PT vai encontrar justificativa para os seus atos ilícitos tambem. As instituições precisam nos ajudar… OAB? TSE? TSJ? TCU??? CNI?? e outras.

  14. Comentou em 10/05/2006 Jorge Vianna

    Penso que onde tem um ser humano tem possibiliade de corrupção, se esse ser humano for brasileiro essa possibilidade aumenta consideravelmente e se além de ser humano e brsileiro esse cidadão for político , aí pode mandar investigar….
    É triste mas é real.

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem