Domingo, 24 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Cadê o mergulho no ninho tucano?

Por Luiz Weis em 28/01/2006 | comentários

Referências bibliográficas

LAKOFF, George. 1977. Linguistic gestalts. In: Papers from the Thirteenth Regional Meeting of the Chicago Linguistic Society. Chicago, Illinois., pp.236-287.

MONDADA, L. & DUBOIS, D. 1995. Construction dés objets de discours et categorization: une aproche des processus de référenciation. In: BERRENDONER, A. & REICHLER-BEGUELIN,M-J. (eds).p.273-302.

PUTNAM, Hilary. 1990 [1988]. Représentation et réalité. Trad. Claudine Engel-Tiercelin. Paris: Éditions Gallimard.

RUSSELL, Bertrand. 1974. Lógica e Conhecimento – Ensaios escolhidos. Trad. Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Abril Cultural.

WITTGENSTEIN, Ludwig. 1979 [1958]. Investigações Filosóficas. 2a.ed. Trad. José Carlos Bruni, São Paulo: Ed.Abril.

JORNAL DO COMMERCIO – Recife – PE. 07,08,13 de agosto de 2002.

FOLHA DE PERNAMBUCO – Recife – PE. 07,08 de agosto de 2002.

Aspas, aspas e mais aspas é o que mais a imprensa vem dando sobre o que se passa no ninho tucano dividido entre conflitantes ambições presidenciais.

O que os políticos dizem em público, para o público, raramente pode deixar de ser noticiado. Mas isso é apenas a ponta do iceberg.

Quando não uma jogada de despiste.

A decisão que o PSDB vier a tomar é de óbvia importância. Dela dependerá em boa medida se Lula ficará ou não mais quatro anos no Planalto.

Mas o leitor interessado em política não há de fazer a menor idéia de como essa decisão está sendo cozinhada. Anteontem, o presidente do partido, Tasso Jereissati, o governador mineiro Aécio Neves se reuniram com Fernando Henrique, no apartamento dele. E não foi para jogar conversa fora.

E o que os jornais deram, além da foto dos três meio sem graça, na sacada do apê do ex-presidente? Um par de aspas de FH: o povo é que vai decidir se Serra será ou não candidato.

Quer dizer que o PSDB vai escolher entre o prefeito e o governador de São Paulo pelas pesquisas? Não, “é mais complicado do que isso”, respondeu FH, dizendo nada.

Entra dia, sai dia, não se lê uma reportagem de bastidor sobre a estratégia tucana, se é que existe, se é que é consensual, para resolver o dilema imposto ao partido unilateralmente por Alckmin, ao dizer que é candidato a candidato – e se comportar cada vez mais como tal.

De vez em quando aparece uma ou outra fofoca mais consistente sobre a queda-de-braço entre o candidato declarado e o candidato que joga com as cartas coladas ao peito e parece apostar no tempo para decidir se vai peitar Lula ou se fica onde está.

Hoje, a colunista Dora Kramer, do Estadão, fez o que a rigor deveria ter sido feito pelo reportariado político do jornal: um rasante sobre o campo de batalha tucano.

Ela dá uma amostra do fogo inimigo entre alkmistas e serristas e da vontade dos respectivos chefes de saltar um sobre a jugular do outro.

Os primeiros, informa Dora, sugerem que Serra é tão tíbio que não irá para o confronto com Lula se este tiver “condições competitivas”, isto é, liderar com boa margem as pesquisas.

E os segundos, a ser verdade o que disseram à colunista, partiram para bater abaixo da linha da cintura. Vejam só:


“Este grupo também dispõe de um cardápio de motivos que fariam de Alckmin não o pior candidato, mas o pior presidente mesmo. Logo de início definem o governador de São Paulo como ‘megacentralizador’ e administrativamente ‘travado’. Alegam que o mito do bom administrador é isso, um mito. Atrasou obras – do metrô e do Rodoanel -, só fez continuar os planos concebidos pelo falecido governador Mário Covas e hoje tem problemas para gastar mais de R$ 5 bilhões que tem em caixa.”


Tem mais, mas acho que isso está de bom tamanho para dar idéia do forrobodó tucano.


De todo modo, a principal dívida de repórteres e colunistas com o leitor continua sendo a apuração da operação presidencial tucana, que não se resume apenas a escolher o nome certo na hora certa: o processo não pode deixar o ninho em frangalhos.

P.S.Não costumo comentar editoriais, mas hoje abro uma exceção, de tanto ouvir falar em conspiração da mídia tucana contra Lula. (Até o vice-presidente de Cuba, onde a liberdade de imprensa é monopólio do regime, engrossou o coro, no Fórum Social de Caracas.) O editorial, no Globo de hoje, tem o título ‘Piores momentos’.

Os seus melhores momentos:

‘Já fazem parte da crônica do escândalo do valerioduto delubiano as manobras do PSDB para tentar salvar o aliado pefelista Roberto Brant, no julgamento do Conselho de Ética.’

‘O tucanato se nivelou ao PT e aos partidos do mensalão (PP, PL e PTB) e nas operações de resgate sem qualquer justificativa ética, a não ser o compadrio partidário, a afinidade de legenda.’

***

Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

  1. Comentou em 03/02/2006 Maria Betania Silva Carvalho

    Sempre peço à DEUS que se LULA errou, ELE lhe conceda o seu perdão e uma segunda oportunidade. Mas, que, se Lula for inocente lhe seja feita justiça, pois ele é um dos melhores presidentes que esse país já teve. Mídia, pensem no BRASIL e em seus descendentes, não contribuam nesse linchamento diário em nosso presidente. Obrigada.

  2. Comentou em 29/01/2006 João Humberto Venturini

    FHC deveria ter refeito a frase e dito: ‘estamos esperando o empresariado e a mídia decidirem quem será o candidato do PSDB’. O povo não tem nada a ver com o PSDB e nenhum outro partido a não ser da causa própria e com certeza é influenciado pelo o que a mídia sinaliza como sendo o bom para os negócios etc. A imprensa esta ansiosa em saber qual candidato do PSDB vai sair candidato pra já prestarem o serviço de cabos eleitorais. O jornal Estado de S. Paulo já saiu na frente há muito tempo, pois como não sabe ainda, ora elogia um ora elogia outro tanto em editoriais que mais parecem artigos de assessores de imprensa do partido quanto em matérias favoraveis aos candidatos tucanos. A ligação entre esse jornal (estadão) e o PSDB é muit visível e infelizmente pra quem só lê isso vira tucano de carteirinha. Hoje destaco esse jornal como o maior cabo eleitoral do PSDB e só pra ficar em um exemplo, neste último domingo veio reportagem elogiando o vice-prefeito de SP o Cassab, sendo q este é investigado pelo ministério público por enriquecimento ilícito. Acho q deveria haver um blog só para analisar o comportamento deste jornal q representa o conservadorismo de extrema-direita no país. Estadão e Veja estão juntos nessa fase macartista da imprensa e o jornal já esta querendo trazer Mainardi para o jornal. Não falta mais nada, mas os editorialistas chegam as vezes a ser mais extremos.

  3. Comentou em 29/01/2006 jose rogerio leandro leandro

    o presidente lula apesar de nao ter diploma superior demonstrou que um trabalhador sem diplomas tambem é capaz de pensar . quantas pessoas como o lula, lavradores e operarios, podem governar e muito bem. e mais, ate mesmo o fhc reconhece a liderança de lula. porem a economia do brasil tem melhorado durante os 3 anos do governo lula. isto é inegavel. agora dizer que a corrupçao no brasil é deste governo nao corresponde com a verdade. devemos sim combater todos os corruptos do pt psdb pfl… devemos sim pensar é no brasil. devemos sim procuar ser mais objetivos possivel. devemos sim questionar aqueles da imprensa, que constitui a grande maioria, que divulgam materias tendenciosas. aqueles jornalistas que , apesar de ter todo o direito a opiniao, faltam com a verdade. deve-se procurar divulgar algo verdadeiro, investigado com onestidade e nao só o que interessa aos proprietario dos jornais e ao que dá ibop. espero que em 2006 o debate politico seja feito com qualidade e nao com agressoes. apesar de ser leigo em politica e economia sei perceber as razoes ideologicas nos noticiarios politicos ou equivalentes. o povo precisa de respeito. o povo,mesmo o povo sem poder criticar, precisa ser envolvido com o debate. mas, para isto, é preciso que exista oportunidades iguais para as pessoas serias deste país poderem se manifestar . e vamos melhorar este país.

  4. Comentou em 29/01/2006 Jorge Washington Astigarraga

    Um é tíbio,não irá para o confronto.O outro é centralizador e travado,um mito de bom administrador.Estas frases foram ditas,segundo consta,por membros de uma agremiação partidária que,prima pela sua indefinição.Qual a confiança que estas pessoas querem passar? Será que somos tão estúpidos assim? Foram oito anos no governo federal e,onze no estadual que deveriam credencia-los melhor.Se o próprio partido não confia nêles,não serei eu quem irá confiar.

  5. Comentou em 29/01/2006 Jorge Oliveira

    Realmente uma grande incógnita paira sobre o ninho tucano – o recente encontro entre os morubixabas tucanos, mostrou entre eles um certo ar de desanimo – autrora confiantes, falando em demasia, hoje o que se ouve da parte deles são apenas alguns piados…

  6. Comentou em 29/01/2006 Jedeão Carneiro

    Tucanurubus… além de gostarem de carniça, também são autófagos. Sorte nossa.

  7. Comentou em 28/01/2006 Claudio Rocha

    Já esta na hora da midia brasileira tratar com mais sinceridade para com a população a problematica dos jogos pelo poder. O grosso da população já começou a perceber que tem algo de exagero em acusações que nunca cessão, e esse mesmo povo não percebeu tanto empenho em alertar-nos por casião das privatizações e continuamos a sentir no bolso hoje a consequencia da venda das teles e das eletricas,o apagão o desemprego, a venda da vale o civan, a disparada da inflação da recessão e olha o assunto veio a baila e logo depois sumiu da midia, a oposição tentou criar CPI na ocasião, não conseguiu mas também a midia tão sincera não se impenhou em alertar o povo, em sampa o pedagio é o mais caro do Brasil, propaganda tem bastante mas contem nos dedos quantas casas forão entregues aos sem teto sem nada, a imprensa noticia o fato mas….só isso, por pouco tempo…não vejo a mesma aceitar qualquer desrrespeito contra a autoridade do estado, contra a Daslu foi exagero da Policia federal do Lula, vi advogados terem espaço na TV para defender o indefensavel….De coração, se pudesse gostaria de perguntar aos magnatas da midia, formadores de opinião: após a morte de um dos maiores politicos deste Pais que os paulistas tiveram a honrra de ter como governador, O SR MARIO COVAS,qual a grande obra de seu antigo vice..a não ser agora as pressas inaugurar estações metro

  8. Comentou em 28/01/2006 jose pedro boscariol

    Ze Eusataquio:
    azar o teu.

  9. Comentou em 28/01/2006 eduardo ponchio

    onde foi parar o dinheiro das privatizações,porque os tucanos pediram tanto dinheiro para o FMI?, porque os tucanos em 8 anos não investiram oque o lula investiu em 3 anos em ações sociais?, por esses pequenos motivos esses tucanos não vão tentar se arriscar a conorrer as eleições pesidenciais deste ano, a não ser o Geraldo, pois já não pode mais ser candidato a governo dessa forma não tem nada a perder concorrendo com o Lula, pois na hora que forem para o combate os tucanos não terão nadá pra dizerem, contra o governo de Lula, e terão que engolir mais uma vez o governo Petista que só mostraram sua competência.
    Não podemos julgar um governo de grandes realizações, por motivos de caráter pessoal, ou de meia dúzia de pessoas que quiseram aproveitar-se da situação para proveitos próprios, podemos dizer afinal, que se o Lula ganhar novamente depois dessas acusações eleitoreiras sobre o governo Lula, será o fim dos TUCANOS

  10. Comentou em 28/01/2006 Camilo

    Oito anos para um país é pouco tempo. Há de se assumir que um novo Brasil foi criado na era FHC, e para comprovar isso, basta verificar-se os indicadores sociais e economicos. Houve erros sim, com certeza, a meu ver principalmente na condução da política econômica, mas todo e qualquer fruto colhido hoje pelo governo lula é derivado do período FHC. Saibamos ver os prós e os contras de um governo. Só com Lula foi possível verificar quão ‘insignificante’ foi a corrupção do governo Collor. Dirceu é imagem reflexa e aprimorada de PC Farias, e Lula o ‘coitado’ que não sabe, não ouve e não vê!! A hipocrisia e a desonestidade de Lula não apenas mostrou ao país e ao mundo sua verdadeira faceta vil, de raposa inescrupulosa, mas também, pior ainda, destronou, jogando por terra um sentimento de esperança que restava no povo brasileiro. Lula cometeu um ‘crime’ contra a fé pública da nação, achincalhando esperanças e derrubando sonhos.

  11. Comentou em 28/01/2006 eduardo ponchio

    O título desse editorial deveria ser:
    MERGULHO NA LAMA DA CORRUPÇÃO.

  12. Comentou em 28/01/2006 gilberto prado prado

    O cenário politico não esta definido, entrentanto, mantida as atuais condições, o sr.geraldo Alckimin, deverá ser o candidado dos tucanos a presidencia.Sua candidatura não tem nada a perder, vai deixar o governo de são paulo e certamnte não fará o seu sucessor.Quanto Serra, não irá largar a prefeitura de são paulo para se aventurar em uma disputa com lula, a candidatura de serra seria lembrar o governo de FHC

  13. Comentou em 28/01/2006 Jacira Ap.da Silva Torres

    Da para perceber que não há diferença entre o Pt de Lula, e o PSDB de FHC e companhia, quando se analisa o relatório da CPI dos bingos, e diretor da Nossa Caixa atual,Administração Alkmim, consta da lista, quando era diretor da CEF, na administração de FHC, são todos iguais sim.Em quem votar ??????????????????????????

  14. Comentou em 28/01/2006 alberto de lauro marques de lauro marques

    gostei do seu comentário. os tucanos são tão corruptos quanto membros de qualquer outro partido. haja visto os oito anos passados sob a tutela do psdb. so não ve quem não quer : alkimin não serve , pois não mostrou nada no seu governo, serra nem falar,porque só tem predicados perdedor e, quem resta , ainda, para terminar de vender o brasil…..advinhem…..o demagogo fhc. escrevo baseado no que tenho lido e ouvido na imprensa escrita e falada.

  15. Comentou em 28/01/2006 Walter Ariano

    Senhores
    Ainda bem os tucanos sempre vivem em cima do muro. Até eles decerem vai correr muita agua nessa vala de lama.
    Oito anos de governo e não fizeran nada, quatro foi trabalhando para reeleição, espero que continuem no muro.
    Um abraço
    Walter

  16. Comentou em 28/01/2006 DJALMA FILHO

    Seria mais justo que o governo que aí está diga ao povo brasileiro que tudo que está fazendo é colhendo os frutos dos 08 anos do PSDB com FHC no comando. Eles implantaram apenas o mensalão que os frutos são os piores possível e o mundo todo condena.

  17. Comentou em 28/01/2006 Mario Celso Alves Correa Corrêa

    Lulato sim, pois um Alckmin que não teve capacidade para resolver os problemas da FEBEN, terá condições de resolver os problemas do Brasil?
    E um Serra que no ministério da Saude permitiu o desvio de 2 bilhões através do esquema, que ficou conhecido como ‘OS VAMPIROS DA SAUDE’ para quem leu a revista veja de 27 de maio de 2004?
    Ou um Lulla que abriu as portas das universidades federais aos alunos da escola publica, através do PROUNI?

  18. Comentou em 28/01/2006 Nelson miguel

    Vender = privatizar segundo petista, desonerar a maquina = diminuir chances de roubo Petista, entregar = tirar da mao do PT, tudo isso deixa o petista nervoso, é a única coisa que petista tem para falar, do resto, nada de bom foi feito pelo PSDB, aliás sempre digo, LULA descobriu e fez o Brasil em 03 anos, antes dele ninguem trabalhou, Ora meus amigos, uma roubalheira sem tamanho antes era obra do Maluf, agora, o PT ta igual rouba mais faz e nem vergonha tem, pra falar dos outros é preciso ter vergonha na cara!!!

  19. Comentou em 28/01/2006 adolpho jr faria

    Caro comentarista ou jornalista, respeitosamente, noto e há muito que toda a imprensa, incluindo v.s., demonstra um pudor imensurável quando tenta falar em mazelas do grupo FHC (PSDB)- parece que criou-se uma cultura nesse sentido. POR QUE???!!!!!Lula e Valerioduto – FHC-prvatizações – Borghousen – etc… Por que não abre tudo isso com decencia, com verdades?
    Grato pela aoportunidade.

  20. Comentou em 28/01/2006 José Geraldo dos Santos

    More Darknes para nós. É isso, todos os políticos, todos sem excessão ‘vate retro’: não aguento mais os ‘picolés de chuchu’, os ‘vampiro brasileiro’,’clâ(ou gang) ACM’.o ‘pugilista de manaus, dou uma surra nele’,etc., ai! esqueci e deve ser mencionado o ‘heráclito oin! oin!’, o ‘furher do PFL’ e por ai vai, mas vai aonde?
    Precisamos urgente de um Salvador, do jeito que está, não dá!A ESCURIDÃO REALMENTE ESTÁ SE ADENSANDO CADA VEZ MAIS NO FINAL DO TÚNEL! POR FAVOR ARRANJEM UMA LAMPARINA, PARA QUE EU POSSA AO MENOS ENXERGAR O MEU NARIZ! e, EU SEI QUE TAMBÉM SOU CULPADO POR TUDO ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO, MAS EU PELO RECONHEÇO E QUERO MUDAR, E OS OUTROS (IMPRENSA,EMPRESÁRIOS, SOCIEDADES, ORDENS,ENFIM CIDADÃOS DE BEM, ETC)? SE VOCÊ NÃO ESTIVER NADA PARA FAZER, PARA MELHORAR, PARA MUDAR, PARA COMEÇAR, PARA PENSAR, PENSE ENTÃO NO BRASIL, POIS ENTÃO PELO MENOS TEREMOS DUAS PESSOAS PENSANDO NUM BRASIL MELHOR.

  21. Comentou em 28/01/2006 bosco boscojps@hotmail.com.br

    Os dois canditatos São do PSDB, e isto está associado as mal sucedidas privatizações: venderam quase tudo que este país tinha de bom e ao povo o que sobrou são as altas contas de energia, água, telefonia, etc. Graças a Deus não tiveram tempo para privatizar as Universidades e a petrobrás.

  22. Comentou em 28/01/2006 Mario Celso Alves Correa Correa

    Sim porque petismo, não decidirá a eleição presidencial, Serra se for confirmado candidato, deixará a prefeitura da maior capital do pais nas mãos do ex secretário de finanças do governo Pita, e o povo não dirá obrigado, deixando de retribuir com votos, quem não tem o minimo perfil executivo.
    Alckmin, depois de um governo pifio e por ter construido 82 penitenciarias e apenas 06 faculdades publicas, mostrou ao Brasil que pretende reservar mais vagas para os nossos filhos, nas cadeias do que nas escolas.
    Lula que recuperou parte de seu prestigio uma vez acalmada a tempestade politica, talves devido a imprensa ter enfim, entendido que não deve abrir microfones á inimigos em briga, tendo em vista o perigo de estar promovendo briga de galos, já conseguiu reencostar em Serra e ostentando uma situação economica do país, notoriamente melhor que na era tucana.
    Parece que o Lulato se mostra mais razoavelmente preparado á encarar os próximos 4 anos.

  23. Comentou em 28/01/2006 Soares Vieira

    A elite política deste país não engoliu nem tampouco irá engolir essa dose de vergonha, que foi ver um ex-operário, um retirante nordestino subir a rampa do palácio do planalto, como presidente da república.Creiam, senhores, eles, que fazem a oposição a este governo, irão fazer até o impossível para que não continuemos com este governo popular, e que eles voltem a saciar sues anseios egoístas.

  24. Comentou em 28/01/2006 Intel Art

    Well,well! Parece-me que o governo americano finalmente resolveu cooperar com ajustiça brasileirapelo fato da lavagem de dinheiro no brasil por políticos em geral, seja do PT ou do PSDB estarem sendo misturado com os dolares da rede al-qaeda e dos israelenses lavando dinheiro roubado doscofres públicos no Brasil.

    Com a ajuda do governo americano (o único governo realmente sério, imparcial que mostra serviço prendendo rabinos lavando dinheiro para o cartel Colombiano) os americanos estão finalemnte dispostos a tirar o Brasil da rota dos países das drogas, sexo & samba…

    http://www.geraldoalckmin.com

  25. Comentou em 28/01/2006 Demostenes Salem

    Para quem não conseguiu perceber, o maior fiasco tucano é, simplesmente ‘a hipocrisia’.
    Usufruir e impedir o adversário(s) de usufruir já faz parte de um partido ‘covarde’, ‘tamancalto’ e que por muitas vezes ‘Froitemente’ falando, ‘ridículo’. Saudades de Mário Covas.

  26. Comentou em 28/01/2006 joel neto

    Bom seria se fossem candidatos Alkmim e Serra , assim o povo brasileiro acabava com a tucanalha de um só vez.

  27. Comentou em 28/01/2006 Fábio Marchesi Zorzanelli

    Factóide.

    É isso o que estou achando sobre a candidatura tucana, não passa de um factóide para gerar comoção pública.

    Concordo que nenhum dos dois, Serra ou Alkmin, tem penetração fora de seus redutos ou seja sejam políticamente simpáticos. Mas relembremo-nos e retornemos 17 anos no tempo: COLLOR também não tinha penetração nacional, foi tudo uma jogada de marketing político, e alguns deslizes de Lula. Mas ele também tinha carisma, catapultado por sua fama, digo fama apenas, de caçador de marajás.

    O que falta aos dois é entrarem de cabeça na campanha, pararem de gestos pequenos e sem objetividade e caírem na real e na estrada.

    Que falta não está fazendo a cabeça de Luiz Eduardo Magalhães para comandar e até ser uma opção para nós, incautos eleitores.

    Que o destino se compadeça de nós.

  28. Comentou em 28/01/2006 jose eustaquio de lima pereira eustaquio de lima pereira

    EU SOU ELEITOR DE F.HC., COM ORGULHO, NA MINHA OPINIÃO O PREFEITO ESCOLHEU MAL O SEU VICE-PREFEITO, AGORA ESTÁ ENTRE A CRUZ E A ESPADA.ESPERO QUE ELE NÃO FIQUE OLHANDO A BANDA PASSAR. OBREIGADO.

  29. Comentou em 28/01/2006 Fábio Marchesi Zorzanelli

    Caros.

    É óbvio que tal demora para definir o candidato do PSDB

  30. Comentou em 28/01/2006 Joao Carlos

    2.006 causa furor no PT para saber a quem deverá bater. Como diria o chinês, não importa a cor do gato, o que interessa é que ele engula o rato do PT. Se é sem gosto, ainda assim, melhor que o sabor de Lulla Lau. Sabor amargo de algo que descepciona à primeira degustação. Para bom entendedor não haverá uma segunda amostra do produto.

  31. Comentou em 28/01/2006 Christian Cruz

    Considerando a lista dos livros mais vendidos, das séries mais comentadas e a programação da GNT, acho que o próximo candidato – e presidente em 2007 – será o Juscelino Kubitschek. Manipulação midiática de uma nostalgia coletiva é isso aí…

  32. Comentou em 28/01/2006 José Carlos dos Santos

    O problema do PSDB, é que nenhum dos candidatos tem empatia com o povo, tanto o picolé de chuchu quanto o Tio Fester, não enfrentaram ainda o processo de bombardeio que certamente encontrarão nas eleições, a estratégia de desgastar Lula, não funcionou e nenhum deles abriu uma dianteira segura nas pesquisas, isso faz que os correligionários não saibam em quem apostar suas fichas, pois nenhum dos dois conseguiu angariar simpatias de peso eleitoral, ou mesmo de cristalizar votos nas pesquisas, e veêm a recandidatura de LUla assumir novamente a ponteira apesar de mais de um ano de tentativa de desgaste diário ( O Estado), ou semanal (Veja).

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem