Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1016
Menu

CÓDIGO ABERTO >

Catando pêlo em ovo

Por Luiz Weis em 14/08/2007 | comentários

As matérias sobre a futura eleição municipal em São Paulo, ecoando a pesquisa do DataFolha, publicada domingo, são um desperdício de tinta, papel – e do tempo do incauto leitor que as leia.

Nada contra que se publiquem sondagens eleitorais, valham o que valerem a pouco mais de um ano da votação. Mas o resto, a esta altura, é catar pêlo em ovo. O espaço que ocupa é prova provada de falta de imaginação jornalística e de excesso de jornalismo preguiçoso.

O pior é que os jornais insistem nisso, mesmo sabendo que o grosso do leitorado – para não dizer o grosso do eleitorado – não dá a mínima ao que ‘repercutam’ das pesquisas.

P.S. ‘Apenas’10%?

Outra pesquisa, esta nos Estados Unidos, sobre o que os americanos conhecem, pensam e querem em relação à América Latina, informa que 10% dos gringos sabem quem é Lula.

Pela amostra dos principais jornais, toda a mídia publicou o índice precedido do advérbio ‘apenas’.

Apenas o quê, cara-pálida? No mais introvertido e desinformado dos países da elite mundial, 10% é uma respeitabilíssima porcentagem. Se o presidente do México, Felipe Calderón – com os mexicanos formando uma verdadeira nação dentro da nação americana – é conhecido por 20%, metade disso vale muito mais que o dobro.

Mas relativizar informações não é o forte do pessoal.

***

Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem