Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CÓDIGO ABERTO > Código Aberto

Debatepedia, uma Wikipedia com opiniões

Por Carlos Castilho em 19/12/2007 | comentários

O fenômeno da Wikipédia acaba de ganhar um clone com uma pequena grande diferença. O site Debatepedia, usa a mesma plataforma wiki, mas ao contrário da enciclopédia virtual está mais preocupado com opiniões do que com a imparcialidade.




Na verdade, a Debatepedia pretende ser uma espécie de Speaker’s Corner[1]  virtual onde qualquer pessoa pode emitir a sua opinião. O projeto foi lançado em meados de outubro como uma parceria entre a Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos e a International Debate Education Association  (IDEA) visando ampliar os canais de participação do público na internet.


 


 


 Apesar de estar ainda na fase experimental, o site, que alguns também comparam a uma espécie de boca no trombone universal, já tem oito grandes debates acontecendo, incluindo temas que vão desde o papel da tecnologia na educação até o casamento entre pessoas do mesmo sexo, passando por pena de morte e emissão de carbono.


 


A revista inglesa The Economist está patrocinando um debate sobre a polêmica questão dos esforços de universidades de paises ricos para atrair estudantes qualificados, não importa o país de origem, credo ou nível social. A discussão foi aberta no dia 12 de dezembro e inclui nada menos que 12 subtemas diferentes. Até a postagem deste texto, cerca de 1.700 pessoas já haviam visitado e emitido opiniões no site, que ficará aberto até o dia 23 de dezembro.


 



As opiniões são divididas em pró e contra. Todos os participantes devem se cadastrar como medida de segurança para que suas opiniões sejam identificáveis. Cada participantes pode editar opiniões de outros, sabendo que as suas próprias também poderão ser alteradas.


 


O poder de alterar, corrigir, acrescentar e até eliminar contribuições de outros é uma das características centrais da plataforma wiki, considerada como uma das maiores contribuições técnicas para o livre fluxo de informações na Web.


 


O projeto ainda é muito novo para que seus resultados sejam avaliados, mas ele consolida a tendência rumo a diversificação, descentralização, participação e colaboração na produção de conteúdos na Web.


 


Os grandes dilemas da Wikipédia ainda são a credibilidade e isenção das informações, enquanto os da Debatepedia são a civilidade e a diversidade de opiniões.





[1] Speaker’s Corner é uma famosa esquina do Hyde Park em Londres onde, há desde 1855, qualquer pessoa pode subir num caixote de madeira e dizer o que bem entende. O caixote é obrigatório porque indica que o orador não está pisando em solo britânico e, portanto, está livre das leis do Reino Unido, salvo da proibição de atacar a família real. Apesar disto a polícia inglês proibiu, em 2007, uma manifestação no Speaker’s Corner contra a invasão do Iraque.

Todos os comentários

  1. Comentou em 26/12/2007 Antonio Medina Rodrigues Medina Rodrigues

    Não vejo como relacionar corretamente civilidade com opiniões. Ao contrário, a relação possível da civilidade é com os argumentos, porque estes é que provam algum respeito ao próximo, ao passo que a opinião é sempre o encarecer-se de alguém por si próprio. Ademais, opiniões não tem valor científico. São desejos sem capacidade para selecionar as idéias ou colocá-las em qualquer outra distribuição razoável. Todas as opiniões têm o mesmo significado, apesar da variação ou cor que possam ter. Politicamente, representam uma desgraça, sobretudo para aqueles setores da classe média que acreditam no capitão Marvel, cujo discurso tende a ‘constituir’ o real por meio de voluntarismo banal e hipocrisia. Isto, aliás, foi reconhecido até por homens não ligados a política, como Northrop Frye, se bem que a idéia mortal de que todos os homens têm razão em suas opiniões vem do grego Protágoras. Em geral, o opinador não tem respeito por quem ouve, e por isso não há nele a menor civilidade. Não é de espantar, pois, que as opíniões se vão tornando hiperbólicas à medida que se demoram. A opinião é uma forma de se empanar a verdade e tornar abortivas todas as discussões importantes.

  2. Comentou em 23/12/2007 Marcelo Nogueira

    um dos fenômenos interessantes dessa ‘sociedade em rede’ é a reafirmação definição feita nos primórdios dos estudos aos que se propuseram ao tema: a massa não tem capacidade de se auto-avaliar.

    O debatepedia talvez nos traga a confirmação de que 100 anos é insuficiente para mudar os paradigmas da comunicação. Porque ampliam-se as ferramentas, as possibilidades, os mecanismos e ainda ouvimos, lemos, vemos os mesmos discursos sobre temas novos e antigos.

    O grande desafio dos que se enfiarão no projeto, numa primeira e descuidada análise, parece ser o de que, agora, a argumentação precisará ser sustentada mais por fatos do que por delírios… antigo, porém, interessante… vejamos…

  3. Comentou em 22/12/2007 Diego Bevilacuqa

    http://resistenciavermelha.blogspot.com

  4. Comentou em 21/12/2007 Aparecido Gamaro

    Debatepedia está mais para a revista Veja, que é a maior escola de formação de opinião conservadora e direitista do mundo.

  5. Comentou em 21/12/2007 Fábio de Oliveira Ribeiro

    O Debatepédia é a versão gringa do Jornal de Debates do IG?

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem