Domingo, 18 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

CÓDIGO ABERTO >

Desconcentração incompreendida

Por Mauro Malin em 18/11/2005 | comentários

Era inevitável. O IBGE divulgou um dado auspicioso: “Entre 1999 e 2003 as capitais brasileiras perderam participação no PIB do país, em favor de cidades que estão fora dos grandes centros urbanos e cujas economias ganharam força no cenário nacional”. E como isso é noticiado? Negativamente. Agência Estado: ‘Capitais perdem participação no PIB do país’. Folha Online: ‘Vitória tem maior renda per capita entre capitais’ e ‘SP e Rio registram maior perda de participação no PIB’. Ouvi algo semelhante na Rádio CBN. O Hoje, da Globo, não deu nada.


Neste momento, os jornais estão preparando as reportagens que sairão amanhã. Eles merecem o benefício da dúvida. Quem sabe entendem que desconcentrar a economia faz bem? Voltarei ao assunto em breve.


O material informativo preparado pelo IBGE é boa leitura, embora siga a linguagem dos técnicos. Está neste momento na home-page do IBGE: www.ibge.gov.br


É preciso traduzir algumas coisas. Por exemplo:


Foz do Iguaçu é um dos principais municípios industriais paranaenses, com produção concentrada na geração de energia’. Leia-se: a parte brasileira da Usina de Itaipu fica em Foz do Iguaçu… 

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem