Sábado, 22 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Dimasduto: bomba ou traque?

Por Luiz Weis em 10/01/2006 | comentários

O primeiro a dar a notícia foi Ilimar Franco, na coluna “Panorama Político” do Globo de sábado.

Eis os principais trechos da nota intitulada “Dimasduto?”

“Integrantes da CPI dos Correios receberam, informalmente, cópias de um documento de cinco páginas sobre um esquema de arrecadação de recursos para as campanhas do PSDB em 2002. Esse documento, acompanhado de um laudo do perito Ricardo Molina, está em mãos da Polícia Federal, que investiga os dados ali contidos. O operador teria sido Dimas Toledo, ex-diretor de Furnas.”

“O documento, que teria sido elaborado, assinado e autenticado em cartório pelo próprio diretor de Furnas, mostra que ele arrecadou recursos junto a colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, corretoras de valores, seguradoras e bancos que tinham relações com a estatal. Na página cinco, há uma lista dos principais doadores. Nas quatro páginas anteriores, as campanhas beneficiadas e os valores que elas teriam recebido nos dois turnos das eleições.”

“Um dos personagens mais destacados da CPI disse que a comissão, que recebeu uma cópia, não está ainda investigando o documento, mas acha que pode ser consistente.”

“A PF fez uma análise inicial e considerou o documento consistente. Os dados disponíveis e o que se conhece da investigação na PF ainda não permitem precisar se os recursos arrecadados constam da contabilidade oficial ou se fazem parte de um caixa dois que levantou R$39,9 milhões.”

“Segundo o documento, o `dimasduto ajudou a financiar campanhas de deputados tucanos, do PFL, do PMDB, do PTB, do PP, do PSC e do PL de vários Estados. Estão nessa lista mais de uma centena de parlamentares eleitos, inclusive investigadores da CPI dos Correios e relatores de processos de cassação do Conselho de Ética da Câmara.”

Quando li a coluna, imaginei com algum otimismo que a concorrência, para não falar no próprio Globo, fosse apanhar a peteca em pleno vôo já no dia seguinte, “repercutindo”, como em má hora se deu de dizer no ofício, a denúncia-bomba. Mas nada no domingo nem ontem.

Só hoje, solitariamente entre os três grandes da imprensa diária, a Folha informa que “PF investiga suposto caixa 2 de Furnas”.

Duto com ponto de interrogação

Reportagem assinada por Rubens Valente acrescenta que, segundo os papéis a que a Polícia Federal teve acesso em fins do ano passado, 156 candidatos a todos os cargos em disputa em 2002 – incluíndo, portanto, o de presidente da República – receberam dinheiro do alegado dimasduto.

A matéria lembra ainda que Dimas, com mais de três décadas de casa em Furnas, se demitiu quando citado pelo então deputado Roberto Jefferson como envolvido em desvio de recursos da estatal que administra 10 hidrelétricas, atuando em 9 Estados mais o Distrito Federal.

O texto informa que, no inquérito sobre Furnas, a PF já ouviu Nilton Monteiro, que revelou o caixa 2 na campanha tucana de 1998 em Minas, deixando mal na fita o ex-governador e atual senador Eduardo Azeredo.

Não está claro se Nilton foi ou será ouvido também sobre o que por enquanto convém chamar de dimasduto seguido de um ponto de interrogação, como fez Ilimar, no Globo.

Dimas aparece na matéria negando a autenticidade do documento, cuja lista teria sido exibida a seus advogados há dois meses “por jornalistas de revista de circulação nacional”. Em nota à Folha, Dimas diz que o original da lista nunca apareceu porque “submetido o original à perícia ficaria de uma vez por todas a falsidade [do documento que leva a sua assinatura]”.

O ex-diretor de Furnas afirma que jamais foi arrecadador ou caixa de campanha de político algum. Diz esperar que as investigações da PF identifiquem o autor da “fraude” para que possa processá-lo.

Até para desmentir a teoria de que só divulga o que seriam os podres do PT, a mídia está na obrigação de botar pressão no assunto, marcando de perto o trabalho dos federais e garimpando junto a políticos descontentes – sempre os há – material capaz de ajudar a esclarecer se o papelório é ou não um traque.

Por que se for, como escreveu Ilimar, “haverá ainda mais lenha na fogueira”. Para dizer o mínimo.

Todos os comentários

  1. Comentou em 07/02/2006 jose justino de souza neto souza

    Não podemos esquecer que além da Tucanalha a lista vem com o PFL também. O PFL e o PSDB são irmãos siameses que compartilham o mesmo lado direito do corpo.

  2. Comentou em 02/02/2006 gilean paes

    ahahahahahah, por mim, quero trabahar e estudar…to de saco cheio de todo mundo ficar defendendo a ética e os pobres quem defende??? e nem me venham com esse papo de que a etica traz progresso porque faz pelo menos uns 40 anos que estamos esperando isso na minha familia e continuamos minguados…ÉTICA E BARRIGA VAZIA??? obrigada, prefiro minha parte em segurança

  3. Comentou em 13/01/2006 Gilson Raslan

    SÉRGIO ALVES, gostei do seu comentário, sobretudo a alusão ao ACMNeto como LARVA DA DITADURA. Coitada da larva!

  4. Comentou em 13/01/2006 Gilson Raslan

    BILLY MORAES, você é um ignorante, mesmo. Bertold Brecht (é assim que se escreve? Se não for fica sendo, pois todo mundo sabe de quem se trata) tinha razão, quando disse que o pior analfabeto é o analfabeto político. Não sabe você que as pessoas governam segundo os seus programas partidários? Votar em candidato do PSDB e do PFL é votar em político entreguista e sem compromisso com o país e com a sociedade. Acorda, rapaz! Eu disse ACORDA e não A CORDA. Faço esta advertência, porque você pode pensar que eu disse A CORDA e tentar procurar uma suicidar, mediante a sua alienação.

  5. Comentou em 13/01/2006 Gilson Raslan

    DALTOU TORRES,
    Desfile de 7 de setembro em Brasília: 999 soldados batendo com o pé esquerdo ao chão ao toque do bambor e o João Passo Certo com o pé direito. A mãe do João diz: olha, todos estão marchando com o pé errado, só meu filho está certo!
    Pois é, Dalton Torres, você está igual à mãe do João: todos que se manifestaram neste sítio são unânimes em dar crédito ao DIMASDUTO, apenas você diz que é manobra do PT. Acorde para a realidade, rapaz. São pessoas como você que alimentam o corrupção neste país.

  6. Comentou em 13/01/2006 Gilson Raslan

    A imprensa vem divulgando que existe um clima de ACORDÃO para abafar a CPI dos Correios. Em princípio achei que não passava de especulação, mas agora não há dúvida de que, realmente, tal entendimento está ocorrendo, face à publicação do chamado DIMASDUTO, onde políticos importantes, principalmente do PSDB/PFL, são apontados como receptores (ou receptadores?) de dinheiro sujo para a campanha eleitoral de 2002. Como fez os PTistas para abafar os escândalos do atual governo, também os PSDBistas, os PFListas e outros estão tentando desqualificar o documento. Se o documento confidencial elaborado pelo Sr. Dimas não fosse verdadeiro, por quê, então, o Sen. Artur Vilgílio afirmou que a oposição vai bater duro para não apurar o caso? Quem não deve não teme! Certamente este pessoal do PSDB e do PFL está querendo usar das mesmas manobras, quando a oposição da época do Governo FHC tentou instaurar CPIs para apurar as irregularidades das privatizações e outras falcatruas. Hoje os tempos são outros. A imprensa deve dar a mesma ênfase para o DIMASDUTO como deu para o VALEIODUTO. Chega de impunidade!

  7. Comentou em 13/01/2006 Gilson Raslan

    Se FHC deixasse apurar a falcatruas cometidas em seu governo, com certeza, o chamado DIMASDUTO não teria ocorrido. É uma vergonha este pobre país de pobres pessoas.
    Outra coisa: se não fosse autêntico o documento em comento, por quê pediram para excluir o nome do Serra da relação dos meliantes?

  8. Comentou em 12/01/2006 Patrick Reis

    Salve, salve, Ilimar

  9. Comentou em 12/01/2006 Silvio Terato

    Essa pergunta deveria ter sido feita pela imprensa para si mesma (e não fez) na cobertura do escândalo do mensalão, quando permitiu-se a um imediatismo leviano, repleto de informações bombásticas com denúncias, ilações, conjecturas que posteriormente, na maioria dos casos, mostraram serem inverdades ou meias-verdades, que poderia ter sido evitadas, ou melhor abordadas, se a imprensa tivesse o mesmo cuidado que está tendo agora com o dimasduto. A imprensa caiu em si e voltou à ética, depois de um breve período de libertinagem? Ou é a velha parcialidade em ação?

  10. Comentou em 11/01/2006 geraldo moura da silveira

    Caro Weis, estranhei a ausência, nas poucas matérias sobre o dimasgate, da divulgação dos nomes dos políticos supostamente envolvidos. Se fosse um documento – ainda que reprografado – contra o PT, você tem dúvida de que todos os envolvidos estariam devidamente nomeados em tipos garrafais nas primeiras páginas de todos os jornalões? E sem os ‘supostos’, ‘supostas’ e os verbos todos no condicional como ora se deu? No reinado do príncipe generoso, vários começos consistentíssimos de provas surgiram e a imprensa não demonstrou o empenho que ora se vê. A pasta rosa, Sivam, Sudam, precatórios, grampos no BNDS, emenda da reeleição etc, etc (em 8 anos foram detectados 45 casos federais de corrupção). Você tem alguma dúvida que o tratamento dado ao sociólogo do dependentismo foi bem mais ameno e camarada do que o que ora se dá ao operário do ócio?

  11. Comentou em 11/01/2006 William Queiroz

    Inacreditavel que diante de tanta parcialidade midática, alguns ainda citam a crise atual com o ‘maior escandalo de todos os tempos..’, termo este ‘cunhado’ nesta mesma midia…
    Se compararmos os milhões que se viu circulando com os BILHÔES que ninguám sabe extamente o que aconteceu, só para falar das vendas de estatais sub valorizadas, é para chorar que alguám ainda pense assim. basta uma pequena busca na net para se ver os milhares de escandalos na Era FHC…

    Ahhh mas o caso do Alckmin foi só um erro do banco..então tá….

    Hoje vivemos numa ditadura..que não mata como a de 64, mas é muito mais eficiente em calar os dissonantes ! Quem ainda não entendeu isto, não esta entendendo nada….

  12. Comentou em 11/01/2006 Jorge Washington Astigarraga

    Será muito difícil ,num ano eleitoral apurar fatos envolvendo os partidos que hoje estão na oposição.Estas denúncias são conhecidas da mídia que,já escolheu seus demônios para exorcizar.Muitos dos ‘santos’ de hoje, realizaram milagres no governo passado e,ficarão impunes,com as bençãos de nossa intocável mídia,que não se interessa em apurar estes fatos.O PT e o presidente Lula,são a bola da vez.Quando será que a chamada’grande imprensa’,’os grandes analistas políticos’,a mídia em geral,vai deixar de ser tão parcial?Quando será que,independente da agremiação partidária,nós,pobres mortais,teremos a certeza de que os fatos serão apurados sempre com rigor e imparcialidade,sem favorecimento?Talvez,um dia.Quem sabe.

  13. Comentou em 11/01/2006 Itamar Perenha

    continuação:
    Arthur Virgílio (PSDB-AM), não quer abrir espaço para a investigação parlamentar. ‘Agora, vamos juntar a base aliada para derrubar o requerimento de convocação do Bresser ‘, avisa.
    Para o líder do PSB na Câmara, deputado Alexandre Cardoso (RJ), o comportamento dos partidos governistas (PSDB, PFL e PMDB) é típico de quem tem algo a esconder. ‘Derrubar essa convocação é o mesmo que assinar um atestado de culpa, impedindo que o caso seja esclarecido’, rebate o parlamentar.
    Virgílio conhece como funciona a contabilidade das campanhas. Ele mesmo conta que, em 1986, recebeu dinheiro no caixa-dois de sua campanha para o governo do Amazonas. Apenas faz uma ressalva. ‘As empresas pediram para não declarar porque temiam retaliações do governador’, explica o deputado. Ele só assume o ‘pecadilho’ porque diz que não gosta de ‘hipocrisia’.
    Sem uma CPI, entretanto, o caixa-dois das campanhas eleitorais continuará sendo um dos principais tabus da política brasileira. A investigação sobre as doações ilegais recebidas pelas campanhas de FHC _reveladas pela Folha nas últimas semanas_ ficará restrita ao Ministério Público.
    O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, já tem em mãos todos os documentos necessários para apresentar denúncia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos próximos dias, concluirá se houve crime eleitoral ou se o caso vai para a gaveta.

  14. Comentou em 11/01/2006 Itamar Perenha

    Se o documento for verdadeiro, só resta saber quem mandou pagar, pois as duas pontas (fonte e recebedor) já estão identificads. RECORDAR É VIVER prova em uma reportagem da Folha/2000, os hoje, imaculados, foram confessos adeptos do caixa 2:17/12/2000
    Governo barra investigação de caixa-dois no Congresso
    WLADIMIR GRAMACHO
    DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
    O governo venceu a queda-de-braço com a oposição e bloqueou a investigação que o Congresso poderia fazer sobre o caixa-dois das campanhas do presidente Fernando Henrique Cardoso ao Planalto, em 1994 e 1998.
    Diante da possibilidade de as investigações não se limitarem às campanhas eleitorais de Fernando Henrique Cardoso, até o PT foi mais tímido do que costuma ser para pedir a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito. Apenas ameaçou recolher assinaturas num pedido de abertura de investigações. Ficou na ameaça. O ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira, tesoureiro das duas campanhas de FHC, e seus dois principais assessores, Egydio Bianchi e Adroaldo Wolf, também não deverão ser convocados para esclarecer o caso no Congresso.
    Empolgado com mais uma vitória sobre a oposição, o líder do governo no Congresso, deputado Arthur Virgílio (PSDB-AM), não quer abrir espaço para a investigação parlamentar. ‘Agora, vamos juntar a base aliada para derrubar o requerimento de convocação do Bresser ‘, avisa.
    Para o líder do PSB na Câmara, d

  15. Comentou em 10/01/2006 Pedro Tardelli

    Alguma dúvida sobre financiamento de campanhas tucano-pefelistas? Só a imprensinha marron do Brasil não quer ver… e não verá mesmo! Escola venezuelana de noticiar somente o que interessa aos patrões! E agora Veja, Jô e suas meninas, Estadão, Época? ÉTICA! ÉTICA! ÉTICA!

  16. Comentou em 10/01/2006 Bruno Silveira

    Caro David, acho que não é bem por aí. O órgão fiscalizador é você, seus amigos, eu, a sociedade. Um órgão fiscalizador só transfere o problema, não o resolve. Nosso verdadeiro problema é a falta de educação do povo. Se pouquíssimos lêem jornais e revistas, imagine quantos são os que questionam esses veículos. Agora imagine se 90% da população lesse jornais/ revistas e uns 50% os questionassem? Acredita que a nossa imprensa seria “isso” que é hoje?

  17. Comentou em 10/01/2006 David Alves da Silva Silva

    Continuo batendo na tecla que a imprensa falada e escrita tem que ter um orgão fiscalizador como as outras instituições. Não adianta, o orgão observatório da imprensa fazer as poderações de auto-criticas sôbre a midia, pois ela não está nem ai. Não é de interesse da revista Veja,Folha de São Paulo, rede Globo e etc em tornar manchete uma reportagem que atinge os poderosos da direita. Para eles é um suicído, qualquer reportagem que poem em perigo o PSDB/PFL, também eles correm o risco de serem desmacarados. Pelo o que sinto o PT para eles é como o diabo que tem medo da cruz.
    As críticas que a OBSI vem sempre divulgando as algumas parcialidades. Para midia marron ela considera que são conversas de cerca Lorenço e conversas para tirar boi do mato, o resto é massa fecal.

  18. Comentou em 10/01/2006 rodrigo siqueira

    Sem comentários. Vamos esperar pra ver o comportamento da nossa ‘independente mída’.

  19. Comentou em 10/01/2006 Jose Edi Nunes da Silva

    Se fosse contra o PT a festa estava feita: alegria, alegria – o assunto do verão. Como é contra os doutores do PSDB não vai dar em nada.

  20. Comentou em 10/01/2006 Jorge Oliveira

    Bomba se fosse o PT, como é o PSDB e seus aliados é apenas um traque, no Brasil quando se fala em corrupção é assim mesmo, mostra-se as formiguinhas e esconde-se os elefantes.

  21. Comentou em 10/01/2006 Eduardo Lauande

    Tudo bem que possa ser falso o documento Dimasduto, mas por muito menos fizeram acavaladas matérias da GARRAFA DE CUBA E OS 3 MILHÕES DE DÓLARES. Não sou petista e nunca fui, mas opino que no todo a imprensa brasileira tem tido uma posição parcial: a) quando são os petistas é uma coisa: pandemônio de denúncias; b) quando não são os petistas, fica taciturna. Impressionante essa parcialidade.
    Eduardo Lauande

  22. Comentou em 10/01/2006 Lica Cintra

    Essa lenga lenga de dizer que o documento é falso e desqualifica aqui e ali, já aturamos por meses essas desculpas esfarrapadas dos petistas. Não me venham agora os tucanos com esse papo furado. Se não é verdade, por que temer investigação? Quem não deve não teme, sabedoria popular.

  23. Comentou em 10/01/2006 Stanley Carivaldo Alencastro Burburinho Burburinho

    Alguns andam dizendo que as cópias são falsas. Mas, se não houvesse alguma coerência e muita desconfiança, a PF e o CGU não iniciariam as investigações. Vamos aguardar. Para quem se interessar em ver as cópias, entre no endereço: http://stanleyburburinho.blogspot.com

    Vamos aguardar.

  24. Comentou em 10/01/2006 Carlos Mendes

    Gente, se isso for realmente provado, é nitroglicerina pura. Pena que a imprensa não divulga isso. Só fico sabendo dessas coisas pela internet, em poucos blogs, como no OI. Que democracia é essa desse País???

  25. Comentou em 10/01/2006 Eduardo Carreira

    Sabemos, porque temos vivido no dia/dia e a história não desmente, que 90% da grande mídia brasileira está nas mãos de apenas quatro familias influentes (burguesas) deste país, que estão acostumados a fabricar caçador de marajás como o COLLOR e o salvador da pátria como FHCN, produsindo formadores de opinião equivocados que apesar de estarem sendo vilentados política e moralmente saem pela rua defendendo MALUF E ACM, porque sofrem sem perceber a covarde LAVAGEM CEREBRAL pois a mídia tem o poder de ao repetir uma mentira dez vezes tranforma-la em verdade, a verdade que perpetua os poderósos no poder, criminalizando e perceguindo lideranças dos movimentos sociais pois não querem distribuição de renda, a não ser que a mesma seja dividida entre eles mesmos, por isto é que eu não acredito que eles deem andamento nesta investigação, isto seria um tiro no pé uma vez que ao interromper a caçada ao LULA e o PT correriam o risco de ver o LULA reeleito e a mascara do FHC e companhia cair.

  26. Comentou em 10/01/2006 Bruno Silveira

    Assim como há três anos era pecado falar mal do Lula e do PT, parece que, agora, investigar e denunciar partidos da oposição transforma imediatamente o veículo denunciante em propagandista do governo, ou, no mínimo, leniente com o mensalão. Isso é reflexo de uma imprensa sem credibilidade. Tivesse a nossa imprensa o peso da de outros países, todos estariam em cima desse caso. Sem medo. (isso sem considerar o fato da mídia ser tendenciosa, claro)

  27. Comentou em 10/01/2006 Alexandre Porto

    E a Folha trata os listeriros como candidatos, sem dar nome de ninguém. Será que só a Folha não conhece ese link?
    http://www.pontoflash.com.br/furn@s/ ?

    A assessoria de imprensa do Serra já me ligou especialmente para que eu o tire do ar. Vão ter que me prender.

    espalhem, divulguem, coloquem em outro servidor para que o direito à informação possa ser preservado.

  28. Comentou em 10/01/2006 Paulo Cesar Santos

    O presidente Lula demonstrou e demonstra em suas ações e atitudes que a honestidade,e a transparência na apuração das denúncias nas supostas irregularidades no seu governo, seja feita dentro da lei, e apuradas com máximo rigor, ‘doa a quem doer’.
    Gostaria de ver atitude semelhante dos partidos envolvidos com o ‘Dimasduto’ e outras falcatruas (PSDB,PFL,PMDB,PL…), já sabidas por parte da população. O envolvimento destes partidos são poucos ou quase nada aprofundados pelos meios de comunicação.Abrir suas contas ‘Caixa 2’ colocando às claras suas contradições, ‘doa a quem doer’ seria um exemplo de transparência como fez o Presidente Lula, já que, como diz o velho ditado: ‘Quem não deve não teme’.

  29. Comentou em 10/01/2006 joao gobbo

    Descobriram falcatruas do partido do FHC, depois de 3 anos.Estes documentos que só vieram atona agora, sera que vieram pelas mãos dos senadores do PSDB, ou pelos deputados do PSDB. Voces estão achando que estou louco não. Agora vomos imaginar que voce esta na reta de perder a teta, de mais de 20.000 por mes e vai trabalhar quando e como quer. Ai a cobra começa a fumar, este pessoal que esta na linha de fogo, mata a mae e vai chorar no velorio.E digo mais tem aimda uns 12 para serem cassados, agora voce multiplica isto por mil, para ver quanta gente esta correndo para achar forjar, fazer tudo aquilo que for possível para não perder a teta. João Gobbo Filho

  30. Comentou em 10/01/2006 adilson martins

    Eis, portanto a grande chance da mídia, especialmente a globo se redimir de sua parcialidade e dar a zé o que é de zé e fh o que de fh. ficar falando mal do governo só poeque ele barrou o seu emprestimo junto ao BNDS é bobeira. o pt errou, mas a globo errou também por tentar investir demais sem ter onde tirar. chega de parcialidade.

  31. Comentou em 10/01/2006 antonio r. s.

    ‘ Agora que eu quero ver em qual guarda chuvas irão se abrigar do mal tempo que se forma, que temporal.Mas , ja dizia o velho ditado quem ta na chuva e pra se molhar, porém agora quero ver quem terá a coragem de mandar apurar as denuncias com transparência, ai sim digo que existe alguém que no minimo aprendeu um grande lição com o presidente Lula, . . .será que vai ter coragem ?

  32. Comentou em 10/01/2006 João Melo

    O fato de a mídia não procurar apurar estas novas denúncias me preocupa muito. Não sou Petista nem Peemedebista, mas se a mídia não cumpre seu papel neste caso, pergunto-me será que ela é tucana?

  33. Comentou em 10/01/2006 Eleitor Mineiro

    A maior proeza do sr. Dimas Toledo ainda não veio ao conhecimento do grande público: seu filho, um notório playboy mineiro, foi eleito deputado estadual com a terceira maior votação do Estado. Detalhe: o moço surgiu do nada, elegeu-se vereador em Varginha/MG no ano 2000, inexpressivo, diga-se de passagem, e dois anos depois deputado estadual. A campanha do menino foi algo assombroso no que diz respeito a gastos, algo realmente impressionante e a pergunta que mais se fazia na região era: de onde vem tanto dinheiro?

    A resposta foi dada…

  34. Comentou em 10/01/2006 Marques Henrique Oliveira

    Ao ler esta matéria, fiquei feliz ao perceber que ainda existem pessoas dignas na imprensa brasileira e que agem com imparcialidade como é o Jornalista Luiz Weis. Todos os partidos políticos sempre utilizaram-se de caixa 2 para financiar campanhas. Não é justo que apenas o PT seja crucificado por este fato e que esta mesma punição não atinja partidos como o PSDB, PFL e demais partidos, que sempre utilizaram-se de tal prática em todas as suas campanhas eleitorais. Entendo que o PT é muito primário quando se trata do marketing de defesa, pois não leva à público as falcatruas de outros partidos, tornando-se, portanto, único responsável pelas desordens governamentais. O que a população deve ter em mente é que todos os partidos, sem exceção, continuarão a formarem caixa 2 para bancarem suas campanhas eleitorais. Enquanto não houverem alterações profundas e radicais na legislação eleitoral, este quadro não se modificará e quem melhor camuflar, lucrará mais.

  35. Comentou em 10/01/2006 Joel Borges

    Cara Eli concordo com tudo que voce diz, pois se fomos invetigar tudo, iremos virar anos apos ano.

  36. Comentou em 10/01/2006 Flavio Francino

    Eu já sabia mesmo que esse partido que passou 8 anos estuprando esse país e posava de icone da moral e da ética acusando o PT de ter enventado a corrupsão no esquema de caixa 2 de campanha.Quem um dia foi lobo nunca será cordeiro.

  37. Comentou em 10/01/2006 Marcos Santos

    Arnaldo Sousa, acho que o sentimento predominante aqui não é tratar Lula como coitado. Ele não é. E eu particularmente o acho responsável em grande parte pelo o que vem acontecendo. Mas é preciso tratar Chico igual a Franciso, como disse Gilmar Correia em um comentário aqui.

  38. Comentou em 10/01/2006 gerson henrique da silva filho

    Nós como parte da população com acesso a informação devemos precionar e repassar essas denúncias, para que esses corruptos não fiquem posando de certinhos. Alguns dos orgãos de comunicação vão ser obrigados a vincular essas informações e apurarem como estão apurando, também, o governo atual. Não devemos deixar isso impune.

  39. Comentou em 10/01/2006 Pedro Paulino

    Porque a midia não dá a mesma importância que foi dada ao governo?? Será porque a oposição é dona da mídia??

  40. Comentou em 10/01/2006 Arnaldo Sousa

    Todos nós sabemos que sempre foi prática política usar recursos de origem duvidosa, espero apenas que o nosso povo BÔBO, não ande de marcha a ré, e abra o peito a gritar, COITADO DO PT, COITADO DO LULA, OS OUTROS JÁ TINHAM ROUBADO ANTES, se assim for, está dada a largada para mais uma catástrofe, coitados de nós.

  41. Comentou em 10/01/2006 Luciano Santos

    Vamos ver si a rede globo e outros jornais falam tanto do PSDB quanto do PT, sobre o tal de Caixa 2 e fraude em empresas estatais, Que moral tem qualquer tucano para fala de Caixa 2 do PT e outros partidos, mesmo com tal ´escandalo´ o país cresceu e distribiu renda mesmo que pouco mas, mais que na epoca do FHC (PSDB)

  42. Comentou em 10/01/2006 Eli Braz

    Imagina se a Imprensa vai fazer acontecer o Dimasduto… Não fez acontecer o escândalo da compra de votos para a reeleição de FHC nem fará agora. Já pensou se PSDB, PFL E PT ficam no mesmo saco e o povão elege a Heloisa Helena? Ia ser incrível!

  43. Comentou em 10/01/2006 Marcos Santos

    Gilmar Correia, você é o cara! Ótimo comentário. Vamos além: ser deputado cassado, com direito a aposentadoria integral, é punição? Ser juiz corrupto ou criminoso, que depois será aposentado pelo tribunal (no caso de ter seu crime divulgado na imprensa) e não receber a mesma pena (criminla) de um cidadão comum é punição?

  44. Comentou em 10/01/2006 Lúcio Scarpelli Scarpelli

    O brasileiro na maioria das vezes roca o seu voto, ou melhor dizendo se vende. Temos a melhor arma contra políticos corruptos, o VOTO, mas ainda não sabemos usá-la. O dia em que o voto não for obrigatório, aí sim poderemos fazwer a nossa opção, sair de casa para vptar só se for em alguém honesto. Usem a DEMOCRACIA neste sentido, tirando a obrigatoriedade do voto. Façam um plebiscito e aí sim terão uma resposta que poderá acbar de vez com esta incerteza. LULA FOI OU NÃO TRAÍDO? SABIA OU NÃO DAS COISAS? É difícil acreditar.

  45. Comentou em 10/01/2006 DIOGENES J MELO

    ERA DE SE ESPERAR QUE DENUNCIAS AO PSDB E PFL VINHESSE A TONA, MANTVERAM-SE NO PODER POR 08 ANOS, E DENTRO DA REALIDADE DO CONGRESSO, MUITOS ACORDOS TIVERAM QUE SER FEITOS PARA GARANTIR A ‘ GOVERNABILIDADE’ DO GOVERNOS DE FHC NESSES ANOS, EM QUE MUITOS FATOS NÃO TÃO BEM APURADOS COMO OS DE HOJE, FORAM DEIXADOS PRA LÁ, TAIS COMO DAS PRIVATIZAÇÕES EM MASSA, TAIS COMO O CRESCIMENTO DA BANCADA DO PSDB NO PERIODO DE 08 ANOS, E DAS ELEIÇÕES DO PROPRIO EX -PRESIDENTE . O ERRO DE LULA FOI USA DE UM EXPEDIENTE QUE É COMUM NO SENARIO POLITICO NACIONAL : INTERESSES PESSOAIS E NO MÁXIMO GRUPAIS – ( NO BOM SENTIDO).
    EU AINDA PREFIRO O PT,SUPOSTAMENTE DESONESTO, A UM PFL SUPOSTAMENTE HONESTO, SERIO.
    DIOGENES J. MELO

  46. Comentou em 10/01/2006 Soraya

    O PSDB/PFL/PMDB E OUTROS SEMELHANTES DIRÃO COM CERTEZA QUE ESTÃO QUERENDO TIRAR O FOCO DAS INVESTIGAÇÕES.PARODIANDO UM JORNALISTA FAMOSO,“cAIXA DOIS NÃO É INVENÇÃO MINEIRA, COMO A CACHACINHA COM TORRESMO“ QUASE TODOS OS POLITICOS FAZEM USO DELE, MAS PARA SE ELEGEREM, FICAMPOSANDO DE SANTOS E HONESTOS. NUNCA FUI PETISTA. MAS VOTEI NO LULA E VOTAREI NENE DE NOVO.

  47. Comentou em 10/01/2006 Tiago Toledo

    Paralelamente ao mensalão, na cobertura dos protestos estudantis em Salvador, a grande mídia não se conteve em usar o adjunto adnominal ‘do PT’ toda vez que citava o prefeito, mas por quê? Em que isso contribuía senão para aumentar a sensação de crise?
    Agora, diante de uma denúncia muito mais relevante para o interesse público nacional, ouve-se menos de um possível desvio de milhões dos cofres públicos do que sobre as manifestações em Salvador, por quê?
    Opção editorial? Política? Comercial não é porque escândalo de corrupção sempre vende mais… então será que nossa Imprensa está dispensando dinheiro?

  48. Comentou em 10/01/2006 Ivan Ribeiro

    Mais uma denuncia que deve parar por aí.O que o Pfl e o Psdb queriam e conseguiram era colocar o PT como o partido mais corrupto do Brasil.Só esta nossa imprensa é capaz de dar autenticidade nesta afirmação. Alguem que entende um pouco de politica sabe que o rombo do Valerioduto não chega aos pés do que foi feito pelo governo anterior. Só a maracutaia do Banco Marka foi de 1,5 Bi, e ainda levou para a cadeia o Pres. do BC.O PT é ladrão de galinha e no Brasil só este tipo de delito dá cadeia

  49. Comentou em 10/01/2006 Gilmar Correia

    Existe um princípio básico em Direito que é o da igualdade onde todos são iguais perante a lei.

    Entendo este princípio como o PAU QUE FERE CHICO TAMBÉM FERIRÁ FRANCISCO. CERTO?

    Certo para o povão que é sempre nivelado por baixo quando se cobra que VERDADEIRA JUSTIÇA SEJA FEITA.

    Para os órgãos de imprensa e jornalistas que se entitulam ‘fiscais da lei e paladinos da justiça’ o princípio é o mesmo, mas desde que CHICO ou FRANCISCO NÃO SEJAM MEUS AMIGOS, PATRÕES E/OU ALINHADO POLÍTICO.

    Alguém poderia responder como poderia a Globo denunciar a Coca_cola ou o Mc Donalds se estes investem milhões em propagandas?

    Como posso morder a mão de quem me alimenta?

    Qual a verdadeira ética? o que é ética?

    Bandidos de outrora podem ser mocinhos de agora?

    Quando cometo um crime, após a sentença definitiva, meu nome não é lançados na lista dos culpados e de lá nunca mais é tirado?

    Viver num estado democrático de direito é maravilhoso, muito embora seus efeitos, quando negativos, são desastrosos.

    Defendo a tese bíblica e já consagrada nas decisões de juízes perseguidores da verdadeira justiça: ‘Dar a César o que é de César, a Deus o que é de Deus, ao governo o que cabe a ele, meus o que é meu e seu o que é seu.

    AOS CORRUPTOS: PENA DE MORTE.
    mesmo porque, há quinhentos anos ela vem sendo pedida somente para negros, pobres, indios, homossexuais, enfim, PARA O POVÃO.

  50. Comentou em 10/01/2006 luiz carlos gonçalves da costa

    Não existe nenhum partido político que não tenha cometido algum ato impróprio. A frase ‘ Quem nunca pecou que atire a primeira pedra ‘, serve para os partidos de oposição. Vc criticar é permitido desde que vc não tenha cometido nenhum delito, é o que peço a DEUS, que agora a imprensa divulgue todos os casos, não fique dando cobertura a esta oposição ridicula.Acredito em Lula, votarei nele novamente.

  51. Comentou em 10/01/2006 PLÁCIDO FIGUEIRA

    Fico espantando com a ‘suprêsa’ dos jornalistas em saber que há caixa 2 financiando os políticos deste país.
    Impressionante o ‘desconhecimento’ ou o cinismo dos formadores de opinião, mostrando-se indignados, espantados.
    Todo brasileiro que começa a querer entender as dificuldades deste país, em qualquer reunião, mesa de bar, escola, esquina, discute, comenta sobre caixa 2, obras superfaturadas, ‘elefantes brancos’ etc.
    Por que então o ‘espanto’ dos jornalistas?
    Ora, quase todos são empregados dos chamados ‘grande políticos’ que também são proprietários dos maiores centros de informação. E como estes jornalistas empregados iriam denunciar o próprio patrão? A intenção é nos ‘informar’ apenas do que querem que saibamos. Por isto o ‘desconhecimento’, a ‘suprêsa’.
    Tirando estes jornalistas que não ‘sabem’, todos nós, cidadãos comuns, temos algum conhecimento de obras que servem como veículo para arrecadar fundos, quer sejam para campanha política ou para engrandecer o patrimônio dos ‘grandes politícos’ deste país.
    Estou torcendo para a existência de novos profissionais de informação que sejam honestos, responsáveis, verdadeiramente livres, tendo como exemplos os poucos sobreviventes e resistentes no exercíco desta importante profissão. Assim evitarão que todas as denúncias caíam na constante possibilidade das impunidades, esquecimentos, pizzas, etc.

  52. Comentou em 10/01/2006 Marcos Santos

    Por que nós não enviamos e-mails para os grandes jornais reclamando a devida atenção a esse assunto?

    Folha de São Paulo Ombudsman ombudsman@uol.com.br

    [Link para sugestão de matéria:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/acidadeesua/reclamacao.shtml%5D O Globo http://www.oglobo.com.br (no final da página, há duas opções: fale com O Globo e fale com O Globo on-line) O Estado de São Paulo Redação: falecom@estado.com.br Jornal Nacional http://www.globo.com/jn (há uma barra de opções ao lado do símbolo do JN com o botão ‘Fale conosco’)

  53. Comentou em 10/01/2006 Aluizio Torres

    Sempre soube que o PSDB, e os demais Como PFL e PMDB estão envolvidos até o pescoço nesta lama. Deus que me livre que eles cheguem de novo ao governo que ai eles vão acabar com os pobres nunca se preocuparam. Eu continuo com LULA e espero que ele se candidate para vencer, estou com ele e não abro mão.

  54. Comentou em 10/01/2006 J. Barbosa Silva

    Tem muito mais doque Itamar falou, quero ver a CPI investigar, todos os partidos.

  55. Comentou em 10/01/2006 gilberto ferreira

    AGORA QUE É A ORA DO POVO SE UNIR E FAZER UMA REVINDICACAO DE MUDANÇA NO NOSSO SITEMA POLITICO E NINGUEM IR ATE AS URNAS VOTAR POIS SO ASSIM QUE ELES VAO VER QUE O POVO BRASILEIRO NAO É BURRO MELHOR DIZENDO IR VOTAR MAIS TODOS VOTAR EM BRANCO OU NULO AI QUERO VER O QUE ELES VAO FAZER

  56. Comentou em 10/01/2006 marques henrique oliveira

    Ao ler esta matéria, fiquei feliz ao saber que ainda existem pessoas dignas na imprensa que agem com imparcialidade. Todos os partidos políticos sempre utilizaram-se de caixa 2 para finar campanhas. Não é justo que apenas o PT seja crucificado por este fato e que esta mesma punição não atinja partidos como o PSDB, PFL e demais partidos, que sempre utilizaram-se de tal prática em todas as suas campanhas. Entendo que o PT é muito primário quando se trata do marketing de defesa, pois não leva à público algumas falcatruas dos outros partidos, tornando-se, portanto, único responsável pelas desordens governamentais. O que a população deve ter em mente é que todos os partidos, sem exceção, continuarão a formarem caixa 2 para despesas de campanha. Enquanto não haver alterações profundas e radicais na legislação eleitoral, este quadro não se modificará e quem melhor camuflar, lucrará mais.

  57. Comentou em 10/01/2006 Dalton Torres Ladeira

    Queria lembrar aos petistas e não-petistas que não se pode criticar a imprensa por nossas posições pessoais. Muitos que não lêem jornais e vêem televisão se expressam exatamente iguais a nós. A psicologia explica que nós construímos uma imagem externa a nós (e passamos a cuidar somente dela), atribuindo-lhe inconscientemente valores valores e virtudes que julgamos ter. Por exemplo: O PT é o partido da garra, da honestidade, da ética, da defesa da igualdade entre os homens, da luta pelos pobres, etc. etc. etc. Assim, criamos uma ilusão, nos enganando ao atribuir a entidades externas atributos que julgamos ter. Vale para o país em que nascemos, para o clube pelo qual torcemos, para o colégio em que estudamos, e por aí vai. Isso acontece COM TODOS OS SERES HUMANOS. Portanto, amigos petistas e não petistas, lembrem-se, antes de dar suas opiniões, que a imprensa não tem nada a ver com nossas paixões. E não adianta colocar a culpa nos outros. Nós (?) somos responsáveis por nossas paixões.

  58. Comentou em 10/01/2006 Josemar Lopes

    Se as denuncias do VALEREODUTO e do DIMASDUTO forem confirmadas, os brasileiros terão duas opções para 2006, votar nos criadores ou nas criaturas do CAIXADUTO, portanto, ficarei com as criaturas e, conseqüentemente, votarei mais uma vez no LULA, pois, corrupção no Brasil é algo sistemático e que tende a diminuir com a atuação imparcial da imprensa e com a movimentação social, já o desenvolvimento sustentado, conforme os números atuais, é algo que começou a dar as caras de 2003 para cá, exatamente, no governo das supostas criaturas.

  59. Comentou em 10/01/2006 George Cândido

    Tudo isso só é novidado para ingênuo ou, pior, para mal-intencionado. Restando evidente a trairagem da oposição insatisfeita e a mal-caratice dos golpistas disfarçados, e não vendo ninguém que preste no horizonte político, só posso dizer: LULA LÁ DE NOVO!!!!

  60. Comentou em 10/01/2006 Luiz Carlos

    Chega de imparcialidade! Estamos vivendo um regime da mordaça, criado pela propria mídia.
    2006 – LULA outra vez.

  61. Comentou em 10/01/2006 Regina Guimaraes

    Até que enfin, aparece algo sobre o PSDB e outro partidos, que querem posar de bonzinhos para o eleitorado brasileiro. Que alguns integrantes do PT tem culpa no cartorio, não nego. Agora dizer que só o PT é quem esta ou esteve recebendo mensalão, é o mesmo que dizer que no Brasil não tem racismo, aftosa e etc…. Mas sabemos tambem que a finalidade dos partidos de oposição é acabar com as chances do Lula ser candidato a reeleição. Como não encontraram nada que o incrimine, continuam procurando, tentando. Eu imaginava que iam tentar algo se o Lula vencesse as eleições passadas. Mas pensava que ia ser no ultimo ano de seu mandato. Como vimos, em menos de um ano já começaram a atirar para todos os lados. Só que ate agora não conseguiram acertar o alvo. E nem vão conseguir sabem porque? O Lula levou anos tentando e se preparando para um dia assumir a presidencia do nosso País. E conseguiu. Quem em sã consciencia jogaria tudo para o alto? Louco sabemos que ele não é. Portanto, vamos deixar de mesquinharias, e ajudar o Brasil a crescer. Do jeito que muitos estão agindo, só estão contribuindo para jogar o País no lixo. Vamos cuidar da nossa casa e caprichar na limpeza do mals politicos. Jogar eles no lixo é o que merecem.

  62. Comentou em 10/01/2006 David pires

    No sul de minas ele é muito conhecido, pois seu filho vindo do Rio de Janeiro, sem ser conhecido por aqui, ganhou a eleição para deputado estadual sendo o mais votado.

  63. Comentou em 10/01/2006 Jorge Luiz

    Claro que se tudo isso for verdade, deve sim ser muito bem apurado e investigado. O papel da imprensa deve ser imparcial, ou seja, da mesma forma como noticiou e narcou sob pressão, dioturnamente as denúncias contra o PT agora também deve proceder de forma semelhante ou será que a atual oposição ao governo Lula, representada principalmente pelo PSBD e PFL são intocáveis e indenunciáveis? Estamos de olho!

  64. Comentou em 10/01/2006 Leandro Jr

    Caros amigos,
    tendo em vista muitos comentários sobre tal assunto ‘PSDB e CIA’, vale lembrar que a democracia no Brasil é recente, logo vemos que a roubalheira é mais antigo do que esses casos. Lógico que não iremos deixar esses fatos passarem irrelevantes, temos que cobrar de todos os politicos que nós mesmos colocamos ‘assim dizem os votos eletronicos..rs..rs’ e exigir a máxima dos resultados e penas para tais. Bom isso parece filme mas a verdade é que ninguém dá tiro no proprio pé a não ser se for para ganhar muito dinheiro, pois o ser humano se corrompe por papel ‘idolatrado como Valor Mundial’. Senhores é simples ninguém é perfeito porém alguns possuem carater humano e valor de pessoa esse é o nosso atual presidente. Indiderente de qual partido ele seja a bandeira da vida dele fala por muitos humanos no Brasil que tem a experiencia de vida que ele tem e muito menos o valor humano que esse ser humano possue, outros agem de fechada fazem suas obras comunitárias em cima de areia, porque nunca pisaram em areia. Mas esse homem conhecido como LULA esse teve sua vida pisando em areia nunca teve um solo firme para morar e agora ele só quer dar esse solo firme para todos os brasileiros que estão morando nas areias da vida que os antigos ‘desde o descobrimento’ fizeram até a 3 anos atráz.

  65. Comentou em 10/01/2006 Severino Alves

    O jornalismo político brasileiro nunca esteve tão pobre. Nas conspirações para derrubar o Getulio e o Jango, os grandes jornais pelo menos escancaravam seu comprometimento com a direita. Agora, a coisa está mais sutil. Poucos brasileiros têmm condições de um raciocínio verticalizado sobre a cobertura política. Consequentemente, a maioria da população pensa que política é novela de Janete Clair, onde vilão e mocinho são percebidos em qualquer capítulo.Isto graças aos Arnaldos Jabores e mais um monte de jornalistas comprados´, como os da VEJA, e os demais adesistas. Temos todos que encher o saco dos grandes veículos cobrando mais honestidade jornalística. Exemplos: 1) O Dep. Osmar Serraglio quer encurtar a CPI dos Correios exatamente qdo as investigaçôes chegariam ´a cambada do PSDB e PFL na era FHC. 2) Pimenta da Veiga, Sérgio Motta e seus Blue Caps constam de relatório feito pela CVM como beneficiários de altos lucros no Fundo SISTEL. 3) O insuspeito ministro WALDIR PIRES enviou Comissão de Ética um relatório que, segundo o Ancelo Góis ‘ não deixou pedra sobre pedra. E nenhum grande repercutiu estes assuntos. Já aquela porcaria daquele DVD pirata foi manchete em quase todos os jornais.
    Gente: Vamos cobrar mais decência da imprensa. É OBRIGAÇÃO DELA. Jornalistas comprados ou obtusos só têm direito a venderem a mãe deles. A nossa, NÃO.

  66. Comentou em 10/01/2006 dalvilson policarpo

    RESTA A IMPRENSA,DE UM MODO GERAL, DAR NO MÍNIMO O MESMO DESTAQUE DADO AO POVO DO PT,POIS AS BLINDAGENS VEM CAINDO SISTEMATICAMENTE, COMO NUM TERREMOTO E NO MEIO DESTE, ESTAMOS NÓS, ÁVIDOS PELA REAL E VERDADEIRA VERDADE PARA QUE NOSSA AVALIAÇÃO SEJA BASEADA EM CRITÉRIOS NÃO EM BOATOS.

  67. Comentou em 10/01/2006 marcelo rezende

    Nesta horas é que vemos nossa impotência em relação a grande mídia.Nada haver com ideologia partidária, mas cadê a tal da imparcialidade da imprensa?Claro que o proprietário do jornal têm lado, a Globo têm lado, mas esconder notícias é desinformação.Coloquem seus pontos de vistas nos editoriais, as noticías não podem ser escamoteadas.Esta crise seria de grande valia se quizessemos passar o país a limpo e fazermos as reformas políticas necessárias para construção de um Brasil mais justo e democrático.Alguns não querem.PORQUE?O ataque ao PT/LULA como têm sido feito só pode ser por motivos bem maiores que imaginamos.America Latina e quetais!LULA 2006.Com certeza!!

  68. Comentou em 10/01/2006 Aramis Merki

    È na queda da BATILHA o povo so comeu depois que a cabeça do luis XV rolou.
    Acredito ser igenuidade achar que quem esta no poder (seja de que sigla for) vai mudar pelo bem do pais ou do povo. Luta armada??? acredito que ainda não, mas desobediencia civel ( Ninguem pagando impostos, 80% é para financiar mordomias mesmo) talvez sirva de alerta!!!! no mais tomate e laranjas podres na cabeça deles!!!

  69. Comentou em 10/01/2006 José Antonio Costa

    Se fosse sobre o PT, a mídia nem estaria questionando se era uma bomba ou traque, já largava a bomba e quem quisesse que se virasse para desmentir. Dois pesos e duas medidas. Contra o PT seria manchete de telejornais, revistas, etc.
    Mesmo assim, vamos vencer: 2006, LULA OUTRA VEZ.

  70. Comentou em 10/01/2006 Adilsa Tenório Cavalcanti

    Aguardo ansiosa a reportagem da VEJA , que sempre está na vanguarda dos acontecimentos. Será que realmente irá aprofundar-se no assunto, como tem feito nas questões anteriores contra o governo LULA, e contra o PT. Vai mostrar a podridão das elites , terá coragem de desmascarar essa corja.E hora de mostrar que vocês não são comprometidos com essa inundice toda

  71. Comentou em 10/01/2006 Rogerio Carvalho Carvalho

    Já era tempo de aparecer a prodidão dos outros partidos, tem muitos deputados latindo demais,alegando muita moralidade,procurando passar uma imagem que foram eleitos sem nenhum acordão ou caixa 2, quando a verdade e outra. O PT errou mais esta ai o pais em outras águas,e os invejosos muito incomodados, os nordestinos mas orgulhosos, pois nenhum presidente fez o que o LULA, esta fazendo por esta terrinha.Gostaria que a imprensa brasilheira descesse do eu pedestal e não protegesse tanto a elite deste país.Estamos precissando fazer uma autoavaliação e não fazermos comentarios descabidos contra o LULA.

  72. Comentou em 10/01/2006 José Djacir Alves Pereira Djacir

    Está na hora do povo brasileiro voltar a sua atenção para políticos do PFL e PSDB afinal, foram dois mandatos que devem ser evidenciados como de maior probabilidade de se ter um esquema de corrupção maior do que o do presente.
    Esses políticos desses partidos não tem apoio moral para acusar Lula de corrupção, pois são enlameados demais para isso.

  73. Comentou em 10/01/2006 Sandro Toledo

    Espero imparcialidade da imprensa brasileira e que investiguem a fundo as denuncias contra os Tucanos.
    E ae veremos quem é o verdadeiro cancer do Brasil. Os Tucanos que inrequeceram suas instituições e empobreceram o Brasil(triplicaram a divida externa, colacaram as estatais em mãos de multinacionais,acabaram com a educação publica)

  74. Comentou em 10/01/2006 Sergio Rocha

    Onde a fumaça a fogo o PSDB aparece na tv e jornais como os justiceiros pronto para colocar tudo em pratos limpos agora quero ver ser eles vão abrir o caixa do partido.

  75. Comentou em 10/01/2006 Aldo Almeida

    Lamentável, como é utilizados os cargos de confiança. Arrecadadores. Agora qual politico tem coragem de levantar a bandeira para diminuir estes cargos de confiança ou aliás extingui-los????? Quem???? Será que os meus tatatataranetos conseguirão????

  76. Comentou em 10/01/2006 Dalton Torres Ladeira

    Pelo que pude perceber estamos começando uma nova temporada de caça a dutos. Óbvio que o PT não vai dar mole nestas eleições. Qualquer insinuação, por mais absurda que seja, será dada como verdade comprovada para tentar manchar as histórias de Serra ou Alckmin. Penso que não vai dar muito certo, não. É melhor bater na tecla da economia. O tiro pode sair pela culatra. Lembra de quando a tuberculose foi descoberta ? Todo mundo que tinha a doença queria espalhá-la ao máximo, beijando todo o mundo. Assim foi com o herpes e com a Aids. com as doenças morais também é assim. O PT vai tentar transmiti-0la ao máximo. Pode não dar certo. O Dimas alegou não existir o tal documento. Até aí nada demais. Mas até agora não apareceu o original. vamos aguardar mas atentos.

  77. Comentou em 10/01/2006 Jalal Samaha

    ´Vamos todos anular os votos para deputados e senadores, cxomo resposta a nossa indignação.Cadeia para todos e bloqueio e tomada dos bens.

  78. Comentou em 10/01/2006 José Santos

    Os caras estão dizendo o óbvio, e o povo quer novidades.
    Os únicos que se consideravam acima do bem e do mal, eram os petistas. Como não diziam o óbvio, estão pagando pela mentira.

  79. Comentou em 10/01/2006 Marcos Santos

    Ataide Gouveia, infelizmente, boa parte dos brasileiros sequer tem uma formação adequada para avaliar e criticar atos de corrupção de políticos (culpa de uma educação pública de péssima qualidade; isso quando alguns ainda tem acesso a essa educação). O que explica que nomes como Jáder Barbalho e Antonio Carlos Magalhães ainda estejam no poder? O clientelismo, voto de cabresto, compra de votos, etc. ainda são uma regra no Brasil nas regiões mais pobres. O pior: isso não vai mudar tão cedo, por mais que se propague a idéia de que o governo investe em educação. Não. O governo não investe em educação (isso seria dar um tiro no própio pé). Dotar a população de capacidade crítica pode ser perigoso. O que o governo faz é gastar para melhorar as estatísticas. Só. Sugiro a todos a leitura do livro ‘Vila dos Confins’, de Mário Palmério. Esse ainda é um retrato (romanceado e brando) do que ocorre na política no interior do Brasil.

  80. Comentou em 10/01/2006 João Carlos

    Eu já sabia! Imaginem se os tucanos não estavam com as sujeiras debaixo dos ninhos.
    Se as investigações fossem levadas mais a sério, muitas armações viriam a tona. Isso é só o começo.

  81. Comentou em 10/01/2006 Billy Moraes

    Uma matéria tem de ser lida várias vezes, retirando a opnião de quem escreveu.
    Feito se conclui que:
    1)Não foi o PSDB, mas muitos candidatos, incluindo PMDB, PTB, P e outros.
    2)Tentar dizer que isto é iual ou parecido ao esquema PT é ridiculo. Nunca nos 500 anos de história o Brasil teve um esquema igual do PT.
    3)Comentar sobre partidos, também é outra falácia, pois quem ganhou foi Lula, e nâo PT. Foi FHC e não PSDB. Foi Collor (ligado ao PJ, que nem tenho certeza de sua existencia juridica na epoca.
    4)O candidato do PSDB é o picolé de chuchu, que esta bem colocado nas pesquisas, bem como no ibope(aceitaçâo).
    5)Quem concorre é Geraldo Alckin, não o PSDB.

    Ultimo,mas menos importante. Meu voto é de Geraldo por tudo que ele fez por São Paulo nos últimos 9 anos. Meu voto não é PSDB!
    Obrigado

  82. Comentou em 10/01/2006 Samuel Firmo

    Trata-se de magnífica oportunidade para a mídia em geral demonstrar que possui isenção. Ou será que o zêlo ético serve só para denuncias contra Lula e o PT?

  83. Comentou em 10/01/2006 Ataíde Gouveia

    Valha-nos Deus. As pesquisas nos ameaçam novamente com o nome de quércia para governo do Estado. Covas, levanta-te da cova.

  84. Comentou em 10/01/2006 evandro souza

    e agora em que vamos acreditar, pois até a imprensa, que é uma forma da população saber o que acontece no brasil e no mundo, estão sendo manipulados por politicos.. e agora????
    o que iremos fazer ????

  85. Comentou em 10/01/2006 LUIZ CLAUDIO SANTOS

    NÃO FOI SÓ O ILIMAR QUE PUBLICOU, A REVISTA CARTA CAPITAL TEM EM SUA EDIÇÃO DESTA SEMANA, PAG. 22 A 27 UMA REPORTAGEM MAIS COMPLETA. COMPREM, SÃO APENAS R$ 7,00 PARA SABER UM POUQUINHO DAS FALCATRUAS DA OPOSIÇÃO QUE BOA PARTE DA MÍDIA INSISTE EM ACOBERTAR. EU TENHO A RELAÇÃO DOS PARLAMENTARES ENVOLVIDOS, MAS PRA MIM É POUCO. COMO POVO QUE SOU, QUERO SABER ONDE ESTÃO OS MAIS DE 80 BI DAS PRIVATIZAÇÕES. E TAMBEM OS 30 BI DO BANESTADO.
    VAMOS FHC!!!! ESTAMOS ESPERANDO.
    E AÍ IMPRENSA, NÃO TEM NADA A DIZER? DEVERIA SER O CONTRÁRIO.

  86. Comentou em 10/01/2006 Ataide Gouveia

    Dimasduto

    Infelizmente, essa notícia ficará restrita aos poucos privilegiados que têm acesso à internet, pois duvido que o jornal da Plim plim, o Boris, o Estadão e outros que vigiaram tenazmente o caso do mensalao, dediquem a mesma tenacidade na divulgação desse escândalo que nada mais é que uma sequência da indiscutivel compra de votos para dar mais dois anos a Sarney e reeleição a fhc. A propósito o comprador oficial de sarney, por acaso era acm, o avô do atuante (?)aceeminho, usando como moeda, conce$$ões de rádio e TV. Os imbecis que eternizam no poder vermes que chegam a renunciar para fugir da raia, continuarão em sua santa ignorância ou cumplicidade a votar da mesma forma em prol de um brasil de merda que constroem.

  87. Comentou em 10/01/2006 Roberto fontes

    O Lula conseguiu mais um laranja para assumir um papel de petista, que hoje é sinônimo de corrupto, eles precisam saber que os tiros estão saindo pela culatra.

  88. Comentou em 10/01/2006 IVAN VALE

    QUERO VER O CIRCO PEGAR FOGO, O PSDB E PFL, OS PODEROSOS DA ONESTIDADE,E A VEJA SUMIU,E A GLOBO SAIU DO AR JUNTO COM A BADEIRANTES, QUE APUREM TUDO QUERO UM BRASIL MELHOR PARA TODOS, FORA ACM.

  89. Comentou em 10/01/2006 Sergio Ramos

    Jonildo vc pode ser processado pelos ladrões. Ladrão não têm essa vida fácil não. Têm que correr risco, correr da policia, leva pau na cadeia…. Politico é corrupto. Aquele que faz alguma coisa desde que tambem entre na lista de beneficiados.

  90. Comentou em 10/01/2006 jose carlos magre de brito

    É A PONTA DO ICEBERG DO GOVERNO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DO BRASIL: FHC

  91. Comentou em 10/01/2006 Anderson Ireno

    Poxa, fiquei sabendo pela net da noticia, se fosse do PT, a noticia ja teria sido divulgada por todos os jornais é ridiculo, a midia brasileira quer espasso qd lhe é conveniente…

  92. Comentou em 10/01/2006 jonildo a d s nildo

    mim diga um politico que nao seja ladrao

  93. Comentou em 10/01/2006 Ivson Tosta de Jesus

    Estána hora de se dar um basta em toda esta corrupção e com a hipocrisia de se dizewr que aconteceu no atual governo. Nós eleitores, sabemos que há corrupção, mas nunca houve vontade de se investigar, muitas denúncias, inclusive contra presidentes, nunca foram investigadas. sempre o presidente da Camara dá um jeito de engavetá-las. agora que se teve a coragem de investigar, que se vá até o fim.

  94. Comentou em 10/01/2006 Virgílio Romano

    Carlso Aparecido, o pior de tudo, é que a imprensa fala mal do PT e vc sente-se satisfeito por saber que eles tambem não são santinhos. Não devemos ficar satisfeitos com nenhum deles, O PT não é o unico e nem será. Vc já viu as propagandas politicas falando que o PMDB têm um projeto moderno de governo???????? Abra os olhos, vc está sendo enganado.

  95. Comentou em 10/01/2006 JOAO P. DA SILVA

    DEPOIS AINDA FALAM QUE EM VARGINHA SÓ TEM ET´s.
    ET´amentirosos.
    Um abraço aos tucanos em especial ao honestissimo senador Virgilio Henrique Cardoso

  96. Comentou em 10/01/2006 Bruno Jurema

    A Servidão Voluntária impede que o judiciário brasileiro e a mídia investiguem fatos, que a população de há muito conhece.
    Se a CGU e outros órgãos investigativos quiserem, poderão investigar o Banco do Nordesteduto, onde na era FHC, o Tasso Jereissati mandava e desmandava, e um grupo de empresários buscava financiamento para constituirem empresas e o dinheiro sumia; o BECduto, onde amigos pegavam empréstimos, sem lastro para isso, depois sumiam com o dinheiro, tudo na era FHC/Tasso.
    Investiguem! Corram atrás! Pode até ser que se descubram alguns Valério no meios desses Neoliberais.
    Pode ser que no racha do dinheiro, tenha sobrado alguns milhões de reais para financiamento de campanhas.
    Afinal, só do bancodonordesteduto foram levados 8 bilhões!!!!

  97. Comentou em 10/01/2006 CARLOS APARECIDO DA CRUZ VIEIRA

    Claro que deve haver e muito de verdade! Agora sempre se soube que hove caixa 2 em campanhas eleitorais. O que acontece contra o PT, não é o fato de ele ter feito caixa 2, mas o fato de sempre ter se intitulado o único com ‘membros de partido honestos’, o resto eram todos safados e ladrões, e qualquer coisa noticiada pela imprensa era logo intitulada de MENTIROSA, IRRESPONSÁVEL e MANIPULADA PELA ELITE. O que acontece é simplesmente que a imprensa mostra a nação que os ‘PETISTAS’, são tão desonestos e safados como os que sempre estiveram no poder, e que o poder e dinheiro corrompe e muito, até os santinhos do PT

  98. Comentou em 10/01/2006 Paulo Fernando Joaquim joaquim

    Essa matéria foi apesentada pelo o Globo?São os mesmos donos da Abril e da Veja?Mas,aposto
    que não terá continuidade.Vejam Roberto Marinho,ACM,FHC,UG,TN,essa corja mandou e agora seus filhos e netos continuam a mandar nesse país.Não tem jeito! perdi a esperança!
    Que país é esse que sua polícia federal é manipulada pelo todo poderoso Tio Sam,conforme declaração de um ex-agente do FBI, dada a revista Carta Capital.Só um Fidel Castro daria jeito a essa corja.Que Deus nos ajude.Amém.

  99. Comentou em 10/01/2006 Sérgio Alves

    Está muito claro que o PSDB pratica caixa 2,3 e outros em suas campanhas. Está claro que houve corrupção no governo FHC! O problema é que o governo FHC e seu partido PSDB, não deixou apurar nada, foi tudo engavetado! Agora começar a surgi as denúncias que precisam ser apuradas em profundidade e seja quem for, do PSDB, do PT, do PFL, etc, tem que ser punido exemplarmente, com todo rigro da lei! Porque quem rouba o povo deve preso por muito tempo! Que venha a limpeza ética, moral e financeira no Brasil! E antes que o ACM neto tenha cargo no executivo, precisamos dizer em alto e bom som FORA ACM NETO, larva da ditadura, FORA PSDB, PFL!!!!!! !!

  100. Comentou em 10/01/2006 jose ap. di bastiani di bastiani

    O certo é que a Mida deveria aprofundar esse assunto,até para não só desmentir a teoria de que só publica os podres do PT, mas de fato, rever essa pratica jornalista parcial, partidária, claramente evidente nas capas e conteúdos de vários jonais, revisas, canais de televisão e rádios.

  101. Comentou em 10/01/2006 CARLOS APARECIDO

    Claro que deve haver e muito de verdade! Agora sempre se soube que hove caixa 2 em campanhas eleitorais. O que acontece contra o PT, não é o fato de ele ter feito caixa 2, mas o fato de sempre ter se intitulado o único com ‘membros de partido honestos’, o resto eram todos safados e ladrões, e qualquer coisa noticiada pela imprensa era logo intitulada de MENTIROSA, IRRESPONSÁVEL e MANIPULADA PELA ELITE. O que acontece é simplesmente que a imprensa mostra a nação que os ‘PETISTAS’, são tão desonestos e safados como os q

  102. Comentou em 10/01/2006 maria aparecida da loia

    Vanos ver, se a imprensa da o mesmo destaque a essa denúncia, qual foi dada ao PT.
    Vamos ver, essa emprensa comprometida com o PSDB.

  103. Comentou em 10/01/2006 Marcos Santos

    No comentário, Gilson Alves Alves espera pela grande repotagem de Veja. ‘Grande repotagem de Veja?!’

    – Isso não te pertence mais!!!

  104. Comentou em 10/01/2006 Fábio Buonavita

    Somente quem acreditava em Papai Noel, coelhinho da Páscoa e carne de primeira, poderia acreditar que a nossa república, com seu histórico patrimonialista, poderia mudar seu modo de vida tão arraigado da noite para o dia. E olha que não importa tanto quem esteja no poder. Importa sim, o que se faz com o poder. Não deveria (pelo menos) ser surpresa o que aconteceu com uma parte do PT (lembrando que são 800 mil filiados e não meia dúzia de prlamentares e dirigentes), do mesmo modo que não é nenhuma novidade as denúncias do PFL e PSDB (o resto é resto). O que surpreende e é perigoso, é que, tão próximo do regime autoritário, se desenhe, como vemos em alguns comentários, uma saudade dele.
    O bom e velho Ulisses (que também sempre flertou com as oligarquias patrimonialistas – mas era boa gente), dizia que a democracia era uma merda, mas era o melhor que tínhamos. Vamos fazê-la crescer.

  105. Comentou em 10/01/2006 Alencar C. Freire

    Ninguém acredita que ‘recursos não contabilizados’ seriam invenção do Delúbio. Outrora, ontem, hoje e mais adiante, basta investigar, a maioria dos candidatos a algum cargo eletivo cometeu, comete ou cometerá algum pecado dessa espécie. As vestais da oposição, com voz teatral, teimam em propalar
    ao vivo, em TV paga pelo contribuinte, os estragos do ‘valerioduto’. Agora, como ficam?
    Há que se ressaltar que os políticos da situação, sem rumo, desarticulados, não se agruparam ainda a ponto de fazer medo aos participantes de novos ‘dutos’. À mídia, séria e descompromissada politicamente, é que poderá trazer algum alento ao combate a corrupção.

  106. Comentou em 10/01/2006 Antônio Dias

    Estou sem opção. Parei de assistir noticiários pela TV. Parei de assinar a revista da Globo e também não compro mais revistas de notícias semanais. Principalmente a VEJA que se tornou um tablóide de quinta categoria. O conteúdo foi para o brejo. Estava pensando em assinar uma segunda revista estrangeira…. Melhor ainda seria mudar para um país mais democrático e evoluído… Enquanto decido, vou resistindo à lavagem celebral que a mídia tenta impor. Tanta parcialidade, tanta omissão, tanta conivência da imprensa com o velho esquema de corrupção me cheiram muito mal. Sei que ano que vem ainda estarei aqui para votar no Lula e expressar minha opinião contrária a esse velho esquema político.

  107. Comentou em 10/01/2006 Marco Paulo valeriano de Brito

    Se verídicas as supostas denúncias de esquema de caixa 2 operado por vários partidos brasileiros, em especial os que hoje fazem oposição feroz ao PT, no esquema apelidado de ‘DIMASDUTO’, a mídia deve ter coragem de denunciar e ajudar a opinião pública a desmascarar de vez toda a hipocrisia que toma conta da política brasileira. Gravíssimo o que estão fazendo com a nossa República e o estado democrático de direito. Minha esperança, que ainda é bem maior que meus medos, é ver tudo apurado e todos exemplarmente punidos pela justiça e pelas urnas de 2006.
    Profº MARCO PAULO VALERIANO DE BRITO

  108. Comentou em 10/01/2006 Ataide Gouveia

    Acabo de ler entre estes comentários, a bobagem de um erticulista que clama pelas urnas para fazer justiça em relação aos corruptos. Não imagina o inocente que o povão reconduz, sistematicamente políticos que jugiram da raia para não serem punidos ? Não imagina o inocente que Maluf, Quércia, etc, etc, ainda contam com grande fatia dos votos de eleitores que se não imbecis, desonestos? Outro inocente fala em projeto (plano) de governo (ah ah aha…) Qualquer idiota ou bandido pode eleborar um plano de governo com o qual se eleje e, depois o aplica parcialmente e, ainda assim, se lhe for conveniente. Solução ? Paredão. Democracia em que eles mandam na gente, é ditadura.

  109. Comentou em 10/01/2006 Sérgio Alves

    Está muito claro que o PSDB pratica caixa 2,3 e outros em suas campanhas. Está claro que houve corrupção no governo FHC! O problema é que o governo FHC e seu partido PSDB, não deixou apurar nada, foi tudo engavetado! Agora começar a surgi as denúncias que precisam ser apuradas em profundidade e seja quem for, do PSDB, do PT, do PFL, etc, tem que ser punido exemplarmente, com todo rigro da lei! Porque quem rouba o povo deve preso por muito tempo!
    Que venha a limpeza ética, moral e financeira no Brasil!
    E antes que o ACM neto tenha cargo no executivo, precisamos dizer em alto e bom som FORA ACM NETO!!!!!!

  110. Comentou em 10/01/2006 Ari

    Séra que PL, PFL e outros partidos que só sabem citar criticas nunca erraram? Todos somos sabedores que essa podridão sempre existiu tanto nos governos anteriores como no atual só que de uma forma diferente, nos governos anteriores sabiam da podridão e nada faziam, e agora ao menos existem operações da receita federal, pena que as pessoas que determinan as prisões são as mesmas que soltam porque nossa lei e ……

  111. Comentou em 10/01/2006 Marcos Santos

    Discute-se muito, ultimamente, sobre os casos de corrupção no Brasil (caixa dois em campanha, propina a deputados, etc.). Mas pouco se tem discutido sobre os reais problemas. Todas essas denúncias são sintomas de uma história política republicana viciada, distorcida. Vejam só: para conseguir apoio, o governo libera ‘recursos’ para deputados e senadores (em outras palavras: ‘compra os votos’), mas o que deveria ocorrer de fato era que a liberação de recursos deveria ser decidida quando dos debates sobre o orçamento. Só. E mais: os parlamentares, ministros, juízes, presidente da república, etc. são considerados cidadões de ‘casta superior’ (quer dizer, se consideram). Por mais que se tente, é praticamente impossível punir de maneira efetiva os desvios de conduta dos representantes do poder. Isso porque juntamente com as leis que eles propõem, aprovam e julgam há mecanismos que os defendem. Esse país, o Brasil, deveria ser totalmente reformado e reconstituído, dentro de bases verdadeiramente democráticas, com real participação popular.

  112. Comentou em 10/01/2006 Cleber Nunes dos Santos

    Cadê a GRANDE GLOBO, JORNAL DA BANDEIRANTES O BORIS(RECORD) ENTRE OUTROS?????
    PORQUE NÃO SE FALA NO ASSUNTO.

  113. Comentou em 10/01/2006 Wilton Patriota Leite Patriota

    Há 20 anos não voto, foi quando descobri ser difícil garimpar um político com um pouco de honestidade, independente de partidos todos são farinha do mesmo saco. Quem não lembra de lula: ferrenho crítico dos banqueiros, isso até julho antes da eleição, naquela data foi comprado pela Febrabam por 160 milhões, após esta data jamais ninguem houviu lula criticar os lucros absurdos dos banqueiros, essa profissão é fantastica.

  114. Comentou em 10/01/2006 Gilson Alves Alves

    Isto é o chamado ‘óbvio ululante’. Ficamos agora na espectativa da grande reportágem da VEJA sobre o assunto. Será… ?

  115. Comentou em 10/01/2006 Joadir Nunes Barreto BARRETO

    Caros senhores,

    È no mínimo curioso o fato de grandes veículos de comunições perderem o interesse repentino pelos fatos acima relatados e chamados de ‘DIMASDUTO’. Será que não querem mais vender jornais e revistas? será que cansaram da grande audiência em horário nobre divulgando matérias sobre o ‘MENSALÂO’, ‘VALERIODUTO’, ou será que deixaram de ser inquisitivos e resolveram ser éticos tendo o contraditório e ampla defesa como cautela antes da divulgação de alguma matéria? então cantemos: ‘(..)e viva a CPI, o valerioduto não é mais ali (…)’.

  116. Comentou em 10/01/2006 Edson Negrini

    GENTE !!!!!!!!
    NÃO SOU PROFETA NEM TÃO PUCO VIDENTE MAS,

    TUDO ISTO QUE ESTA ACONTECENDO VAI ACABAR EM PIZZA, TENHO CERTEZA ABSOLUTA, ESTE PAÍS TEM UM POVINHO DE MERDA QUE NÃO SABE REIVINDICAR SEUS DIREITOS.
    BEM FEITO PARA TODO O POVO BRASILEIRO, PRINCIPALMENTE A AQUELES QUE TEM CONDIÇÕES ( JORNALISTAS, REPORTERES, ENTREVISTADORES, ETC)DE MUDAR E DENUNCIAR ESTES DESCALABROS.
    PRINCIPALMENTE A ESTE SENHOR JOSÉ EUGENIO SOARES (JÔ SOARES) QUE É UM TREMENDO DEMAGAGO; É DEMAGAGO MESMO; FICA PUXANDO O SACO DOS POLÍTICOS NESTE SEU PROGRAMINHA.

    JÁ VOU !!!

    AH ! BEM FEITO MAIS UMA VEZ

    EDSON

  117. Comentou em 10/01/2006 EDSON SAMPAIO

    Dimasduto OU VINGANÇA
    TOMARA QUE SEJA VINGANÇA, E DAS BOAS.

  118. Comentou em 10/01/2006 Lucas Diaz

    Por que a Veja anida não publicou sobre este assunto? A imprensa está contra um governo popular , não aceiatm que um ex-operário faça um governo melhor que o represenate das elites. Fora PSDB , Fora PFL !!!!!!

  119. Comentou em 10/01/2006 maria amélia Dantas de Lisboa

    Não era sem tempo da mídia publicar alguma coisa sobre o comportamento ético dos outros partidos políticos, pois parecia até que todos estavão desmemoriados e surdos por acharem que só o PT cometeu este erro. Espero agora que a imprensa que sempre manipuladora , maqueia as denúcias ao seu bel prazer e de acordo com interreses dos seus. Chegou a hora mostrem suas caras!

  120. Comentou em 10/01/2006 MÁRIO CAMILATO

    Mais uma prova inconteste de que a nossa ‘valente’ mídia-manada só dá destaque ao que lhe interessa, política e economicamente, não sendo o caso, obviamente, os inúmeros casos de corrupção ocorridos (e convenientemente enterrados) no reinado de FHC.
    O Brasil, pela sua grandeza, merecia uma imprensa livre, independente e imparcial, o que, como se vê, está a milhas de distância de se tornar realidade.

  121. Comentou em 10/01/2006 Ataide Gouveia

    E agora ? parece-nos que os dutos não são originários desta era. E agora, revista Veja ? ; e agora, sr. Boris (isso não é uma vergonha?)e agora, Estadão ?; e agora, Virgílio, Aceeminho, Aleluia, ACM e outros?.
    Ainda há imbecis que esperam justiça nas urnas nas próximas eleições. Justiça tem que fazer o povo travestido de caras pintadas e não deixando que os imbecis reconduzam essa corja como fizeram com ACM, Barbalho, Arruda…e … certamente o farão com Dirceu, Séverino, etc.

  122. Comentou em 10/01/2006 Lélio Flávio Caldas

    Excelente a reportagem, mostra na íntegra o que o ‘povo’ está colhendo em sua orta política que é uma monocultara assustadora. Está na hora do brasileiro tomar vergonha na cara e saber dar valor as mídias que divulgam sem sensacionalismo, parar com essa telenovela absurda e manipuladora e acima de tudo cassar esses políticos nessas eleições com o voto.

  123. Comentou em 10/01/2006 carmino nogueira

    na verdade eu sempre achei que a democracia seria o modo mais viavel p[ara se viver sem a repreencao mas com tanto roubo dos politicos que roubam e nao fazem agente paga imposto e tudo que o governo manda e o dinheiro que eles roubam poderia ajudar nos hospitais , escola, menos pedogios , etc estou indgnado com este psdb que nao faz nada para nos na capital sp eu acho que o gov do est deveria olhar mais para a classe dos pequenos empresarios por exemplo o despachante

  124. Comentou em 10/01/2006 Virgilio Romano

    Estamos em um mato sem cachorro. Não estranho a imprensa metendo o pau no PT, ela tambem têm individuos corruptos e no jogo de interesse politico o que interessa é tirar quem está no poder. Na epoca do FHC não prosperaram as intenções de CPI. SERÁ PORQUE?

  125. Comentou em 10/01/2006 paulo guilherme moraes de oliveira

    Neste Pais está se algemando advogados, empresarios, cidadãos comuns por terem furtado uma abobora na feira, mas está se dizendo que caixa 2 é uma prática ilicita normal nos partidos politicos. Nao interessa o tipo penal, interessa a finalidade do resultado do crime, se for para comprar votos, o crime tem que ser perdoado, porem se nao o for, PF neles.
    Estamos diante da maior crise ético-moral deste País. Colocamos bandidos no governo, e pelo jeito estamos colocando-os ha muito tempo.
    O governo ai instalado vive de sua história há muito passada, enquanto que no presente nos premia com golpes de politicagem praticada no Brasil de antigamente.
    Brasileiros, é hora de reagir, digamos não ao PSDB, PT, PFL, PTB, PL, e outras siglas, votemos no candidato que tiver projeto de governo, e nao tao-somente oratoria bonita e tapadores de buracos de estradas.
    Votemos contra tudo o que ja presenciamos: ditadura pela moralidade, diretas já pela democratização, campanha por um pais trabalhista. Nada deu certo.
    Temos um Presidente que é o cabeça de todo o esquema de corrupção e que diz nada saber, deixando somente seus comparsas na fogueira, este eu nao quero para meu amigo. E voce?

  126. Comentou em 10/01/2006 LEN

    parabens luiz weis, pela sinceridade…o comportamento da mídia nesse caso é muitoo suspeita, eu não consigo acreditar que depois de tudo que aconteceu no pais, a gente pode ver tamanha ousadia para se abafar denuncias contra tucanos…a gente viu estupefato, durante poito anos, notiicas de tucanos envolvidos em corrupções, não vale nem a pena citar aqui, mas aquela sensação de 8 anos se transformando em pizza, a imprensa abafando e a gente não podendo fazer nada…será que a imprensa não percebeu que as pessoas tem uma desconfiança muito forte da imprensa…se continuarem assim, vão só perder cada vez mais credibilidade das pessoas e daqui há um tempo, apenas uma minoria conservadora vai acreditar no que sai no noticiário…a população tem o dever de cobrar aos veículos de comunicação que investiguem, que cobrem dos responsáveis, da mesma forma que cobram do pt

    só um último comentário: a sua pergunta no título já mostra tambem uma tendencia da sua parte… a pergunta seria, depois de tudo que as CPIs, CGU, TCU e PF JÁ PROVARAM de corrupção nos governos tucanos, será que tem algum inocente de achar que o dimasduto é denuncia vazia…será que depois de tanto roubalheira em 8 anos que eles tiveram a frente não é o suficiente pras pessoas terem um pé atrás com essa gente?

  127. Comentou em 10/01/2006 josé grillo

    só acabará esta pouca vergonha quando for instituido no país o imposto único, nos moldes da cpmf, cobrança sobre movimentação financeira.
    acabaríamos com o caixa 2, com a corrupção existente entre fiscais. sem falar que metade dos funcionários publicos seriam exonerados e finalmente teriam que trabalhar na vida…..

  128. Comentou em 10/01/2006 Washington Couto

    Alguns setores da imprensa, principalmente a revista Veja e o grupo Abril, querem meter na nossa cabeça que os babacas do PT inventaram a corrupção no país. É preciso investigar a campanha de todos os bandidos e não somente dos bandidos petistas. Não se fala mais nas privatisações das teles e nem na compra de votos da reeleição de FHC e vendem o neto de ACM como o novo caçador de marajás. Levem o povo a sério.

  129. Comentou em 10/01/2006 henrique oliveira

    Esses caras do pfl e psdb estão ai roubando desde o império só mudam de lado conforme a cólica udn, pds, arena, ppb e os cambaus

  130. Comentou em 10/01/2006 daniel carlos de campos Campos

    Não é novidade nenhuma os financiamentos milionários da tucanada e companhia.
    A grande diferença em relação ao caixa dois do PT é que até agora o que foi apurado, somente o caso da Land Rover de Silvio Pereira se caracterizou em ‘enrriquecimento ilícito’, enquanto sabemos bem do padrão elevado e não justificado da turma da oposição.
    Gostaria de saber do caso Banestado, onde a CPI constatou um caixinha do PSDB e aliados no valor de apenas trinta bilhões de dólares e que acabou em nada. Essa quantia astronômica comparada com os cinquenta milhões do PT, parece que foi roubo de galinhas.
    O pior dessa ‘crise’ é aguentar o santo ACM Neto, detentor da ética, todo dia na imprensa. Pelo visto estão preparando-o para uma candidatura forte. Lamentável!

  131. Comentou em 10/01/2006 Max Teixeira Silva

    Esta crise que acontece no Brasil, esta politica suja que assistimos indignados; é antiga e não devemos esquecer das fraudes envolvendo ACM, Barbalho, Arruda, Azeredo , FHC, etc.. Se há pessoas podres no PT, tem muito mais em outros partidos como PSDB, PFL, PDT, PMDB.. Que seja feita justiça, que se faça uma reforma politica séria, reforma judicial; que afaste definitivamente da vida publica, quem comete qualquer ato corrupto.. Quanto a Economia e a administração do presidente; esta me surpreendendo, apesar de todas as dificuldades, na maioria imposta pela oposição, que busca a retomada do poder, e que sente esta diante de um presidente e sua equipe altamente competente e bem intencionada; apresentando resultados positivos a cada dia; e com grandes pespectivas para o futuro. Desta vez oposição inresponsável, o presidente continuará no comando deste país, para o bem da nação..
    atte.
    Max – Economista e estudante de Direito

  132. Comentou em 10/01/2006 Jedeão Carneiro

    ‘Caixa 2 de FURNAS’. Neste caso a imprensa cuida logo de batizar o FILHO sem o nome do PAI. É brincadeira!!!

  133. Comentou em 10/01/2006 Almir Lucas Lucas

    Gostaria de saber o que foi feito com a lei eleitoral que diz que caixa 2 .É crime eleitoral, e pode até dar perda da legenda. O PT é réu confesso de caixa 2 e nada absolutamente nada foi feito até o presente momento. E mais ainda até quando vamos viver de denuncismo. Assim foi no caso da nossa caixa nosso banco, que por falha de sua administração e não do governador Geraldo Alckmim pagou o dobro do custo de publicidade e tentaram de todas as maneiras incriminar o mesmo. Será que a onda de denuncismo em cima do PSDB não é porque a legenda é a única que pode vencer o Pt nas próximas eleições. Temos que fazer assim como se diz em sociologia e filosofia uma grande reflexão das idas e vindas dos movimentos políticos e sociais neste país. O PSDB já foi governo e quantas denúncias o PT fêz e de fato comprovou. Até mesmo a do BANESTADO , acabou na sala do partido dos trabalhadores, envolvendo seu dirigentes que de maneira sorrateira fizeram um relatório paralelo e acabou melando a CPI. É bom termos cuidado com informações em OFF e partirmos para as de fato.

  134. Comentou em 10/01/2006 José Higino Higino

    É importante que todas as suspeitas sejam apuradas em todos os seus níveis, para que no final do processo não fique a idéia de que apenas em relação a determinadas correntes políticas tenham sido investigadas quando suspeitas lhes foram imputadas. Portanto, independente de que partido ou figura política esteja sendo colocado em suspeição, rigorosa apuração terá que ser feita com a mais clara isenção, pois só assim a opinião pública e a propria justiça terão elementos de razão suficientes para formularem suas opiniões. Temos por exemplo, o caso da CPI dos Correios. Notícia da Imprensa dá conta de que esse processo de possível desvio de recursos se iniciou por volta do ano 2000, período em que o país e aquela estatal eram administrados por outros personagens. A até o momento, pelo que me consta nada ainda foi divulgado sobre aquela época. Portanto, é de fundamental importância que tudo seja apurado e amplamente divulgado, independente de quem se haja envolvido.

    Atenciosamente,

    José Higino

  135. Comentou em 10/01/2006 Manuel Ferreira Duarte

    Onde estão os ‘caras-pintadas’, a OAB, as associações de classe, enfim o povo unido ?
    Se o povo soubesse o poder e o peso que tem, toda essa criminalidade praticada contra o próprio POVO, poderia ser muito menor e bem mais reprimida e punida. Hoje, todos os Poderes da Nação (Executivo, Legislativo, Judiciário), sem distinção de situação e oposição na classe política, precisa sofrer profunda depuração. E isso só o POVO poderá fazer se manifestando ordeira mas determinadamente em todos os momentos em que isso se impuser e, principalmente, usando o seu voto com consciencia e esclarecimento.
    Afinal, O POVO É QUEM MAIS ORDENA… sempre.

  136. Comentou em 10/01/2006 reinaldo f. de freitas freitas

    O Dimasduto deve ser tão verdadeira qto o Valério duto, pois é claro que sempre os políticos usam dinheiro de cx 2, para financiarem suas campanhas e aproveitam para meter a sobra no bolso,infelizmente neste país a justiça não funciona nesses casos,pois existe provas suficientes para prender e confiscar bens,só que não há interesse em prender esses elementos,enquanto isso a sociedade é confiscada através de taxas e impostos, somos obrigados a pagar essa farra. Até quando isso vai durar, não sei, só sei que a conta vai chegar,e pode ser de uma forma violenta,´pois não aquentamos mais sustentar essa cambada de ladões e pq não dizer assassinos,porque com o dinheiro que roubam,daria pra matar a fome de muitas crianças que morrem diáriamente neste país do carnaval e do futebol.

    é lamentável

    Reinaldo de Freitas

  137. Comentou em 10/01/2006 James Jose

    Será que escapa alguém em todo este lamaçal. Também me lembro dos R$ 200 mil que um certo deputado que renunciou, disse que recebeu para votar a favor de um tal reeleição. Nada se investiga realmente a fundo. É apenas jogo de interesses. Nas próximas eleições em quem votar? Quanto a mim será um IMENSO voto nulo.

  138. Comentou em 10/01/2006 mauro cleber

    O filho de Dimas foi candidato pela primeira vez aqui em varginha,nunca foi politico da noite para o dia ganhou como deputado estadual, é uma sugeira eles falam do pt para tampar as suas sujeiras, fora pfl,fora psdb

  139. Comentou em 10/01/2006 Luiz Daniel

    Dimasduto?!!!…
    Não é de duvidar nem um pouco…..
    Tanto é que o filho do Dimas Toledo (Dimas Fabiano) que apareceu de repente na política no sul de Minas, começou como vereador em Varginha/MG, cumpriu apenas alguns meses no cargo e pouco depois foi eleito como deputado estadual com votação recorde….
    Diziam por aqui que o dinheiro correu solto na campanha dele…

  140. Comentou em 10/01/2006 Almir Lucas

    Tem que se tomar cuidado com denuncismo. Pois existe uma grande diferença de beneficiários do Mensalão, do citado Dimas Duto. Tentam é claro de todas as maneiras confundir o eleitorado. Uma hora existe outra hora não existe, assim como no mensalão que visou só beneficiar o pt e seu governo o que se observa ,tanto no caso Azeredo quanto no Dimas duto que houve um grande número de beneficiados e não só uma legenda , como foi o caso do mensalão. Tem que se investigar sim todas as denúncias mas não partir para o denuncismo insano e com conotação claramente política.

  141. Comentou em 10/01/2006 welliton silva

    Tá na hora da revista Veja publicar este assunto, como tem feito com todos os outros escandalos envolvendo o pt e aliados.

  142. Comentou em 10/01/2006 Wanderley Viegas dos Santos

    Não consigo imaginar a midia caindo de pau em cima disso, pois já está ficando entediante eles ficarem vigiando todos os passos do governo para meterem o pau. A moda agora é a operação ‘tapa buracos’ que no governo passado não houve nenhum investimento, e se o governo atual não fizesse nada era pau nele, mas como está fazendo… ‘pau’ nele tambem. Quanto ao Dimasduto, nós que temos acesso à estas informações devemos refletir melhor sobre o futuro,pois estes politicos do PSDB e PFL é que estão vindo com força total para substituir este Governo. Óh DEUS Livrai-nos de todo o mal Amén…

  143. Comentou em 10/01/2006 evandro passos de oliveira oliveira

    A moda agora é culpar outros partidos por tudo que de ruim acontece no Brasil, como se um erro justificasse outro. Não sei qual das republicas foi mais miserável para nós se a de Alagoas ou a do PT.

  144. Comentou em 10/01/2006 Wesley Franco

    Vamos aguardar as matérias das renomadas revistas responsáveis por lançar as matérias bombásticas no país! Ou será que teremos uma clara evidência de privilégios a determinados partidos políticos conforme os interesses destes, que se julgam os indispensáveis (ou seriam algozes) da imprensa no Brasil.

  145. Comentou em 10/01/2006 madalena oliveira

    O grande problema, é que os atuais politicos, que agora é oposição tem o grande apoio da mídia, principalmente da globo que só acham de taxar o partido dos trabalhadores, não quero dizer que os tais sejam santos, mas pera aí ja que para vasculhar a vida pública do pt vamos esclarecer todas as dúvidas.

  146. Comentou em 10/01/2006 Joao Gomes Gomes

    Até que em fim a mídia começa a dá enfase a escandalos de outros Partidos que tenham praticado caixa dois.

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem