Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Editorial erra: Silvinho não rasga nota de mil

Por Luiz Weis em 11/05/2006 | comentários

Quem teve a pachorra – ou o dever profissional – de acompanhar a sabatina de mais de 6 horas do ex-secretário petista Silvio Pereira na CPI dos Bingos só pode estranhar o editorial da Folha de hoje a respeito.

O jornal parece ter engolido com isca e linha a alegação de que o depoente padece de “visível transtorno de adaptação à realidade”.

“Em sua fala à ontem à comissão”, avalia o jornal, ‘esse desvio esteve presente do começo ao fim […]. Pereira aparentava total alheamento em relação à pauta.”

No diagnóstico da Folha, as respostas do ex-petista “oscilaram entre a apatia, o estupor e o puro nonsense”.

Nonsense, seria o caso de retrucar, se o idioma fosse o inglês.

Tanto que, no mesmo jornal, porém perfeitamente adaptada à realidade, a coluna Painel menciona o “festival de mentiras” do depoimento.

Igualmente atenta, a colunista Dora Kramer escreve no Estado que foi “uma precipitação inominável” qualificar Pereira como “desequilibrado mental, descompensado emocional e atormentado espiritual”.

E a matéria do Globo, tampouco se deixando levar pelas aparências, aponta, já nas primeiras linhas, que Silvinho, como era chamado no PT nos bons tempos, se comportava “ora como se estivesse confuso e ora lúcido”.

Nesse teatro que parecia não acabar nunca, uma coisa ficou absolutamente clara: Silvio Pereira não é tolo, muito menos amalucado. Não há hipótese de ele rasgar a proverbial nota de mil.

P.S.

Da série “O diabo está nos detalhes”:

Numa passagem do interessante artigo sobre o mundo “pós-pós-guerra fria”, transcrito hoje no Estado, o colunista Thomas Friedman, do New York Times, conta uma velha piada húngara:

Depois que a legendária seleção nacional derrotou a da União Soviética, o Kremlin mandou um telegrama ao governo de Budapeste.

Na tradução do Estado: “Parabéns pela vitória. Ponto. Petróleo ponto. Gás ponto.”

Qual é a graça? Perdeu-se na má tradução.

A tradução boa é: “Parabéns pela vitória. Stop. Petróleo stop. Gás stop.’

Ainda hoje, metade dos hidrocarbonetos consumidos na Hungria vem da Rússia.

***

Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

  1. Comentou em 11/05/2006 Kleber Silva

    Fiasco da oposiçâo tucana-pefelista !Assim pode-se resumir o depoimento de Silvinho na CPI ! Obcecada em conseguir implicar Lula com os esquemas Delúbio-Valério-Silvinho a falida oposição tenta a qualquer custo explorar qualquer coisa que apareça à sua frente (caso do caseiro , assassinato de Celso Daniel e outros mais ) . Sem conseguir lograr êxito nos seus objetivos a oposição de direita parte para o desespero e apelação com as proximidades das eleições sem no entanto comover a opinião publica e o pior , sem decolar a candidatura Alckmim . Qual será a proxima tacada da oposição ? Condenar o Lula por trapaça porque não sucumbiu aos ataques da aliança psdb-pfl ? É MELHOR JOGAR A TOALHA E RECONHECER A DERROTA !SERIA MAIS DIGNO !

  2. Comentou em 11/05/2006 José Ayres Lopes

    Enquanto jornalistas e operadores de mercado se divertem com um prato requentado, buscando sempre um meio de desgastar o governo Lula, os senhores Eduardo Paes(PSDB – RJ), Rodrigo Maia (PFL-RJ) e Denise Frossard (PPS-RJ) acabam de se safar da investigação do Congresso da ‘operação das ambulâncias’! Concordo totalmente: o mundo está perdido.

  3. Comentou em 11/05/2006 João Atanazio

    Boa a piada. Falando em hidrocarboneto, O Evito ta com a corda toda. Acha que não deve indenização alguma porque não expropriou ativos de ninguém. UUuéé ? A Petrobrás não era proprietária de todas aquelas instalações que havia comprado Dêles próprios, agora tomada de assalto pelas Forças Armadas do Evito? Acho que Evito também anda bebendo muito…
    Outra coisa, autorizo desde já, pela parte que me toca, devolver a Ele o Acre, com o Tião Viana de lambujem, desde que ele nos devolva o cavalo.
    E.T.- Se Tião Viana for aceito poderemos pensar em alguma recompensa adicional…

  4. Comentou em 11/05/2006 Swamoro Songhay

    As histórias de Pedro Malasartes estão fazendo sucesso. Falou mas não confirma o que disse, não leu mas sabe o que não foi publicado, não lembra mas sbe detalhes. Ainda bem que alguém ainda pergunta: pensa que todos são umas bestas?

  5. Comentou em 11/05/2006 Clayton Fernandes

    concordo em numnero em grau com tamanha ‘inocência’ da Folha em acreditar na conversa de estado de loucura!! Vale lembrar que de louco e santo todos tem um pouco!! srrs.. Bom ficaria mui feliz em receber sua visita no blog http://mixideias.blogspot.com
    um abraço.. e sucesso sempre!!

  6. Comentou em 11/05/2006 janice tomanini

    Duro mesmo, foi ouvir hoje, na radio CBN, Franklin Martins dizer que o depoimento de Silvio Pereira (o que não gosta de plural), foi firme. E que não adianta ressucitarem o mensalão, que é um assunto que já desceu a ladeira. Vai ver ele tem razão. O fim justifica os meios, como já disse o seu (de Franklin) protegido, José Dirceu (o chefe da quadrilha, segundo o procurador). Tudo pela reeleição de Lula. Este mundo está perdido, Sr. Weis.

  7. Comentou em 11/05/2006 JOSE VALMIR ANDRADE

    Certa vez, uma banda de Rock, nao lembro-me agora qual, fez uma mujsuica que dizia hever 300 picaretas na Cãmara dos Deputados.
    Esse epsodio das emendas evendencia esta epidemia de picaretagem.
    Aristoteles já dizia, e Platao tambe, que a democracia quando se degenera, vira demagogia que é a pior de todas as tiranias. Porque ela acaba agindo em nome de um tramite legal, dando um rumo amoral ào que é imoral.

  8. Comentou em 11/05/2006 Giovanni Carvalho

    É bastante relevante esta observação , como também é muito importante dizer que da lista dos 64 picaretas do Congresso e Senado não havia nenhum do PT. Estamos vivendo duas realidades e muitas pessoas levantam a saia para cobrir o rosto… Não vamos nos esquecer que o Silvio, como homem inteligente, sabe que CPI é palco , ele vai dar depoimentos importantes é na Polícia Federal , tem muita água para passar debaixo desta ponte…

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem