Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Empreendedorismo jornalístico através de blogs


O jornalista indiano Sandeep Junnarkar é um dos primeiros exemplos de como é possivel obter resultados financeiros com um blog dedicado a um tema não comercial. Ele é o autor do blog Lives in Focus (Vidas em Foco) onde conta as histórias de compatriotas seus vítimas da AIDs.


Sandeep não é o primeiro a conseguir transformar seu blog num projeto autofinanciável. Há vários outros exemplos como o professor norte-americano Glenn Reynolds que hoje ganha mais com o blog InstaPundit do que com o magisterio universitario, ou como Ricardo Noblat, hoje um próspero empreeendedor jornalístico, graças ao seu blog sobre politica nacional.


Mas ninguém até agora havia conseguido sobreviver e financiar um projeto sem fins lucrativos usando um blog. Sandeep transformou a sua experiência num estudo de caso cujo resumo acaba de ser publicado na Online Journalism Review , da escola de jornalismo da Universidade do Sul da California.


Vale a pena ler a parte onde ele detalha como começou a buscar recursos para seu projeto e como  conseguiu combinar a atividade filantrópica com trabalhos remunerados como free lancer nas mesma áreas pobres da Índia onde, em companhia do fotógrafo Srinivas Kuruganti, documentava o trágico avanço da AIDS.


O trabalho autônomo no jornalismo é uma das principais alternativas para profissionais que já não encontram mais postos de trabalho nas redações convencionais. Não há mais muitas dúvidas de que daqui por diante os nossos conceitos sobre empregabilidade e sustabilidade terão que ser revistos.


O jornalista profissional terá que ser também um empreendedor, ou seja, ter a capacidade de gerenciar seu trabalho de forma independente sempre de olho no equilíbrio entre receitas e despesas. Parece simples, mas não é, pois tanto os mais velhos como os recém graduados foram formados para trabalhar em empresas, como assalariados.


Hoje, algumas faculdades de comunicação do país já introduziram disciplinas como empreendedorismo, mas a maioria dos currículos mostra uma espantosa defasagem da realidade. Quase todos os professores saíram de escolas de administração e não tem nenhuma intimidade com os problemas que a inovação tecnológica está trazendo para o exercício do jornalismo.


Nestas circunstâncias, não resta outra alternativa senão apreender por conta própria, como fez Sandeep Junnarkar.


Aos nossos leitores: Serão desconsiderados os comentários ofensivos, anônimos e os que contiverem endereços eletrônicos falsos.