Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1006
Menu

CÓDIGO ABERTO > Código Aberto

Fotos estrangeiras recebem mais destaque que as nacionais nas principais páginas noticiosas na web brasileira

Por Carlos Castilho em 21/03/2008 | comentários

Procurado pelo Observatório para resposta, o gabinete do governador Luiz Henrique não se manifestou.

Esta é uma tendência que vem se mantendo ao longo dos últimos 40 dias de  monitoramento das páginas web dos jornais Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil, O Globo e do portal G1.


 


A preferência por fotografias e vídeos estrangeiros na área nobre das páginas foi observada inclusive em semanas onde o noticiário foi predominantemente nacional como foi o caso do período de 10 a 16 de março.


 


As páginas monitoradas publicaram 59 manchetes principais sobre temas nacionais, 19 sobre política internacional, 17 sobre temas paulistas e 10 sobre assuntos cariocas, na mesma semana em que foram publicadas 47 fotos estrangeiras no espaço nobre do alto da página, contra 11 nacionais, 24 do Rio e 23 de São Paulo.


 


O monitoramento indicou também que a coincidência de destaque entre manchetes e fotos só ocorre quando o tema predominante é internacional. Este foi o caso da semana entre 3 a 9 de março quando os assuntos dominantes foram a crise entre a Colômbia e seus vizinhos, e os problemas de brasileiros na Espanha.


 


Ambos temas mereceram 62 manchetes principais e 68 fotos de alto de página. Mas na semana seguinte (10 a 16/3 )  voltou a vigorar o padrão tradicional, ou seja, as fotos estrangeiras são mais destacadas mesmo quando o assunto predominante nas manchetes é nacional.


 


A maioria das fotos internacionais publicadas pelas páginas monitoradas estava relacionada à esportes, variedades, protestos e política internacional. Mais uma vez há um divórcio na relação dos temas tratados em manchetes principais onde predominam a política nacional, internacional, economia, tragédias e crime.


 


Os critérios editoriais para seleção de manchetes e fotos são diferentes, mas a procedência das imagens deveria manter uma relação mínima com a relevância dos fatos que mereceram manchetes principais. Fica difícil entender como as fotos internacionais são usadas intensivamente mesmo quando a temática das manchetes é predominantemente nacional.


 


Enquanto as manchetes obedecem à preocupação jornalística com temas relevantes na visão dos editores, nas fotos prevalece a preferência pelo exótico e pelo chocante. A coincidência de relevância entre o material informativo e as ilustrações é uma exceção ao longo dos últimos 40 dias nas cinco páginas monitoradas.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem