Imprensa acossada | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Terça-feira, 14 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº999
Menu

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Imprensa acossada

Por Mauro Malin em 18/11/2005 | comentários

Volta ao noticiário o conflito entre o fundo de investimentos Private Capital Management (PCM) e a empresa de mídia americana Knight Ridder, abordada em 3 de novembro por Carlos Castilho aqui no Observatório, no blog Código Aberto.


A revista The Economist saiu com reportagem sobre o assunto. Diz que o principal executivo da Knight Ridder – que edita 32 veículos, entre eles o Philadelphia Inquirer e o Miami Herald –, Tonny Ridder, fez cortes de pessoal radicais, que lhe valeram a fúria de jornalistas, mas não convenceu a PCM, que mandou vender a empresa. Se ficar, o bicho come. Se correr, o bicho pega.


Outros tópicos altamente relevantes:


1) Em face dos problemas, o diretor executivo do Departamento de Mídia da Northwestern University, Michael Smith, chega a perguntar: uma empresa puramente de imprensa ainda pode existir nos Estados Unidos?


2) Nos seis meses até setembro a circulação diária média dos jornais caiu 2,6%. Jornais e revistas perdem sua fatia na publicidade há décadas, e um escândalo relacionado com números de circulação tornou os anunciantes cautelosos. Desde 2001, classificados impressos perderam 5% do mercado para novos concorrentes online.


3) A resposta dos jornais tem sido a migração para o ambiente online. O número de visitantes únicos de jornais americanos na Web chegou em outubro a 39,3 milhões, mais de um quarto da população americana de internautas. Foi um aumento de 11% em relação a setembro. Só que o faturamento com publicidade na rede ainda não convence.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem