Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Imprensa latino-americana não dá importância à notícias sobre desenvolvimento econômico

Por Carlos Volkmer Castilho em 09/10/2008 | comentários

As notícias sobre questões de desenvolvimento econômico e social ocupam apenas 13,7% da agenda informativa dos 40 jornais mais importantes em oito paises latino-americanos pesquisados durante quatro períodos diferentes desde dezembro de 2007.


 


A pesquisa foi realizada pelas oito organizações que integram a Rede Latino-americana de Observação da Mídia. Foram selecionadas e analisadas 7.955 notícias em jornais no formato tablóide (41,9% do total de jornais e 51,8% no formato standard.


 


A agenda política dos jornais pesquisados é comporta majoritamentariamente por temas políticos (43,8% dos casos), questões sociais ( 21,5%) , informação econômica (20,2%), delitos e violência (11,2%), acidentes (3,3) e noticias sobre cultura, ciência e educação, apenas 0,1%.


 


Apenas os jornais da Guatemala, Chile e Brasil deram algum destaque, nas primeiras páginas, para informações sobre desenvolvimento econômico . Nos demais paises, este tipo de informação, quando é publicada, sai em páginas internas.


 


A maioria das informações (66,6%) sobre desenvolvimento econômico e social é composta por noticias simples, sem comentários ou análises e o tema predominante (30%)  é a questão do combate à pobreza.


 


Para obter a o texto integral da pesquisa, favor fazer solicitação para conversatorio.blog@gmail.com   

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem