Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Jornais locais dos EUA dão mais voz aos leitores para escapar da crise


Quem diria, o chamado jornalismo cidadão participativo (JCP) tornou-se a alternativa preferida dos jornais locais dos Estados Unidos diante da falta de perspectivas para superar a estagnação nas tiragens, fuga de leitores e a queda nas receitas publicitárias.


O fenômeno que já era tema recorrente em quase todos os seminários e workshops sobre o futuro da imprensa ganhou agora o reconhecimento do The New York Times numa matéria (exige cadastramento grátis) onde o jornal analisa a experiência do News & Record  da cidade de Greensboro, considerada a capital norte-americana dos weblogs.


O News & Record começou a namorar com o jornalismo cidadão participativo há quase dois anos mas agora vai partir para um casamento completo. A partir da semana que vem, o jornal promove uma espécie de haraquiri editorial abrindo todas as suas páginas para comentários não editados de seus leitores, com o objetivo de tornar-se uma espécie de ‘boca maldita’ da cidade.



A expressão ‘boca maldita‘ tornou-se nacionalmente conhecida aqui no Brasil graças à publicidade recebida por um bar no centro de Curitiba onde as pessoas discutem assuntos da cidade, circulam informações, fofocas e novidades. Quase todas as cidades brasileiras tem algum local que funciona como ‘boca’, da mesma forma que na tradição americana a praça em frente a prefeitura é o local onde os habitantes discutem temas comunitários.


A reforma prometida pelo jornal tanto em sua edição impressa como em seu site foi, de certa forma, imposta pelos seus 100 mil leitores diários. Greensboro, com 230 mil habitantes, tem um alto índice de weblogs por habitante, tanto que até mesmo as autoridades municipais tem os seus e furam a imprensa em notícias locais. Além disso o News & Record passou a enfrentar a concorrência de um portal comunitário chamado Greensboro 101  feito basicamente com notícias dos próprios moradores.


Mas apesar do entusiasmos dos repórteres e editores do jornal, as dificuldades que o projeto está enfrentando são grandes. O pessoal das finanças não está convencido de que o investimento feito terá retorno e as pesquisas mostraram que os leitores ainda estão muito desconfiados em relação à sua participação. Tudo indica que a nova fase do News & Record não será um mar de rosas.


Mas ela estará sendo acompanhada muito de perto por quase todos os grandes jornais norte-americanos e poderá ser útil também para nós aqui no Brasil. Nos Estados Unidos o fenômeno do participacionsimo dos leitores já contagiou aproximadamente 40 jornais locais de pequena e media circulação. O sul coreano OhmyNews é considerado por muitos como um modelo da nova geração de jornais online.


O principal executivo do Washington Post, Don Graham, admitiu que está acompanhando muito de perto todas as experiências de participação dos leitores enquanto a revista Forbes publicou no final de junho, uma matéria  sobre as empresas que estão apostando na novo fórmula de jornalismo mas chegou a uma conclusão pessimista: o sistema é bom, vai funcionar mas os lucros ainda estão distantes.