Juízes x políticos (2): 'A paranóia de cada um' | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Domingo, 19 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Juízes x políticos (2): ‘A paranóia de cada um’

Por Luiz Weis em 29/11/2005 | comentários

Na sexta-feira, no artigo ‘Juízes x políticos: a mídia não ajuda o leitor a julgar’, cobrei da imprensa que explicasse o que há de igual e de diferente entre um processo político, como o que corre na Câmara contra o deputado José Dirceu, com os seus recursos ao Supremo Tribunal Federal, e um processo judicial propriamente dito.

Hoje, no Globo, sob o título “A paranóia de cada um”, o colunista Merval Pereira entra no assunto, discutindo o caso concreto do ex-chefe da Casa Civil de Lula.

“O deputado José Dirceu”, escreve, “está se valendo das normas democráticas para tentar evitar a cassação de seu mandato, que virá para puni-lo por ter comandado um esquema de corrupção política que pôs em risco o Poder Legislativo, um dos pilares do regime democrático. Mas é preciso que o processo de cassação siga todos os trâmites legais, para que não se dê a ele, nem a outro qualquer, o pretexto de que foi cassado por perseguição política.”

O artigo tem a originalidade de reproduzir notas taquigráficas de uma sessão do Conselho de Ética da Câmara, com um significativo diálogo entre o advogado de Dirceu, José Luís de Oliveira Lima, e o presidente do colegiado, deputado Ricardo Izar.

Clique aqui para ler o texto do colunista

***

Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem