Terça-feira, 25 de Julho de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº950

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Luminosa iniciativa do Estadão

Por Luiz Weis em 13/05/2007 | comentários

Em matéria intitulada “Um código para a civilidade”, o Estado deste domingo informa:


 


“A partir de hoje, os blogs do estadao.com.br estão regidos por um conjunto de normas que visa a estabelecer parâmetros de comportamento nesse espaço virtual. A idéia não é limitar a liberdade de interação e de opinião que caracteriza o veículo, e sim construir um ambiente de respeito e de civilidade, para que não haja constrangimento de quem queira participar, ampliando, assim, a quantidade de leitores e enriquecendo e multiplicando os debates.

O selo Responsabilidade Online marca essa iniciativa. Clicando no selo, o usuário tem acesso às normas de conduta digital do portal. A iniciativa, segundo Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado, ´reafirma nossa tradição de respeito ao leitor e de valorização do conteúdo de qualidade´.

Com a medida, o estadao.com.br acompanha uma tendência na internet contra o vandalismo online, que se tem tornado comum na blogosfera. A reação começou a tomar a forma atual quando Tim O´Reilly, um dos maiores especialistas americanos em internet, sugeriu a criação de um ´código de ética` para blogs. Em resumo, O´Reilly diz que é preciso dar um basta no mau comportamento dos comentaristas que, escondidos pelo anonimato, provocam outros participantes e criam um clima de confronto que nada acrescenta ao que se está discutindo.’


[Ver o artigo ‘Americanos propõem faxina ética nos blogues’, de 9 de abril, em http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs.asp?id=
{60CB4876-3F05-48D8-8BD6-D470FB764526}&id_blog=3
 ]


Segue o texto do Estadão:


‘Segundo o editor-chefe de Conteúdos Digitais do Grupo Estado, Marco Chiaretti, as regras de responsabilidade online se tornaram necessárias por causa de um paradoxo. ´Pode-se dizer que os blogs têm se tornado vítimas de seu próprio sucesso´, observa. ´A grande importância que eles adquiriram como meio de interação entre os internautas e os jornalistas lhes conferiu enorme visibilidade, atraindo também gente que quer causar confusão e ganhar notoriedade com isso.´”


 


Os seis mandamentos da civilidade:


 


1. ‘Os blogs incentivam o debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião, mas não aceitam ofensas. Serão apagados comentários com insulto, difamação e manifestações de ódio e preconceito.

2. Os blogs são espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (´cyber-bullying´) e qualquer outro tipo de constrangimento.

3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas e mal-entendidos, desfeitos.

4. Os blogs defendem discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo de qualquer natureza.

5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias do debate de idéias.

6. Ao critério do blogueiro, serão bloqueados participantes que não respeitarem essas regras.’


 


O que os outros portais, sites e edições online da mídia impressa brasileira estão esperando?


 


***



Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.


Todos os comentários

  1. Comentou em 15/05/2007 Iêda Martins de Pádua

    Considerando que a iniciativa é muito oportuna e necessaria, o que me impressiona é a aparente ausência de repercussão. Será que o meio jornalístico anda satisfeito com o tom de achincalhe predominante nesses blogs? Talvez o ego dos jornalistas seja mais resistente que o dos mortais comuns…

  2. Comentou em 13/05/2007 Ivan Moraes

    Como dizia o grande filosofo, ‘nao da pra fazer pao pegando no breu’. ‘Porque fica sujo’.

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem