Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1018
Menu

CÓDIGO ABERTO >

Matança só vai piorar as coisas

Por Mauro Malin em 18/05/2006 | comentários

Leitores defendem a truculência policial como único caminho para enfrentar a criminalidade. (Outros não cometem esse equívoco. Vide comentário de Rogério Ferraz Alencar ao programa 270, de 17/5).


A polícia é paga para combater o crime com eficácia. É mal paga e não faz direito seu trabalho. Isso para não falar de conivências e cumplicidades de variada natureza.


É preciso pôr na cabeça o seguinte: no Brasil, o aparelho policial tem segmentos que são elos do crime organizado. Os outros policiais sabem, mas também ficam sob ameaça. É uma situação muito complexa.


O principal é que as estruturas são burocráticas, corporativistas, pouco competentes. E sair matando a torto e a direito não resolve, só complica.


Vou repetir, para ficar bem claro meu pensamento: a matança promovida por policiais, sem critério, para mostrar ‘firmeza’ (no fundo uma monumental insegurança), vai piorar as coisas. Não adianta se iludir. Quem parou o terrorismo foi o crime organizado, depois de uma negociação. O Estado vencerá a partir do momento que se organizar, isolar os parceiros do crime, conquistar o apoio da população, focar suas ações. Para isso será necessário afetar privilégios, silêncios mafiosos, tomar providências antipáticas, preocupar-se um pouco menos com a campanha eleitoral e um pouco mais com a prestação de um serviço público decente. Vale para todos os candidatos.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem