Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Ministro contesta editorial ‘leviano’

Por Luiz Weis em 22/05/2006 | comentários

O Valor não é apenas o melhor jornal de economia do país. É também um jornal sério.

Mas hoje a sua seriedade foi posta em xeque – e o jornal acusou o golpe, publicando, sem replicar, esta carta do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro:

No editorial do Valor do dia 19 de maio está escrito o seguinte: “… o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, foi mais longe e declarou, de forma leviana, porque sem provas, que o governo do Estado preferiu negociar com criminosos a aceitar a ajuda do governo federal. Transcrevo abaixo o texto degravado da entrevista: “Nós devemos é nos unir para combater o crime e a violência. E o governo federal ofereceu toda ajuda possível e necessária, e segundo vocês mesmos estão informando, o governo paulista, o governo do Sr Alckmin resolveu ou preferiu negociar com os criminosos do que aceitar a ajuda do governo federal. Não é correto isso que ele está fazendo. Nós temos que tirar isso aí da pauta eleitoral e nos comportar como homens públicos decentes para enfrentar o crime e a violência no país.” Como se vê, a minha declaração sobre a situação da segurança pública em São Paulo não tem a leviandade da simplificação supostamente transcrita pelo editorial. Quando me refiro “e segundo vocês mesmos estão informando”, estou me referindo à enorme massa de informações divulgadas pela própria imprensa. O ex-presidente Fernando Henrique, principal quadro tucano no país, foi quem primeiramente criticou as supostas negociações. Leviana, é, pois, a imputação que me é feita pelo editorial referido.

O editorial criticado e a carta que o contesta me fazem citar pela enésima vez o dito americano que todo jornal sério deveria afixar no lugar mais visível do ambiente onde são produzidos os seus editoriais:

Todos temos direito a opiniões próprias, mas não a fatos próprios.

***

Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

  1. Comentou em 22/05/2006 Swamoro Songhay

    Quem era governador quando da eclosão dos fatos? Qual lado NÃO está colocando os fatos desagradáveis no centro da campanha eleitoral? Isso foi um desmentido ou uma reafirmação da exploração dos fatos à exaustão na campanha? Então, a proposta de mantê-los à margem da campanha foi válida ou não? O leitor e o eleitor, terão trabalho redobrado nestes tempos. Até o que é claro, passa para as entrelinhas e exige uma enorme capacidade de interpretação. Ou será leviandade querer entender?

  2. Comentou em 22/05/2006 Jaqueline Ruza

    Incautos LEITORES de hoje…. cuidadosos ELEITORES amanhã (mais precisamente em outubro próximo, espero eu). De fato somos responsáveis pelos rumos que nossas vidas tomam, durante toda nossa existência (filosofia de segunda-feira friolenta). É como um teste de múltipla escolha, fazemos o tal ‘X’ e nem sempre escolhemos a opção correta (não acredito que escrevi isto). Algo assim acontece, eventualmente, com as corporações da mídia.Os últimos acontecimento em SP trouxeram à tona toda a fragilidade, o despreparo e por vezes a falta de ética de nossos interlocutores da mídia escrita e falada. As tendências se alternam, vão das holísticas ao estilo ‘atira primeiro e pergunta depois’ do ainda incrivelmente vivo Cel Erasmo Dias). Tremendamente dicotômicas entre sí. Já não conseguimos atinar nos números dessa calamidade e muito pior, vemo-nos reféns da irresponsabilidade daqueles meios de comunicação que considerávamos ‘um pouco mais sérios’. Tudo bem, errar é humano, ultimamente jornalístico até, mas, é necessária uma certa cautela. Ao menos uma tal revisão de texto, por favor!

  3. Comentou em 22/05/2006 Wilson Oda

    O que o Tarso Genro disse foi mentira?

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem