Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

CÓDIGO ABERTO >

Ministro contesta editorial ‘leviano’

Por Luiz Weis em 22/05/2006 | comentários

O Valor não é apenas o melhor jornal de economia do país. É também um jornal sério.

Mas hoje a sua seriedade foi posta em xeque – e o jornal acusou o golpe, publicando, sem replicar, esta carta do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro:

No editorial do Valor do dia 19 de maio está escrito o seguinte: “… o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, foi mais longe e declarou, de forma leviana, porque sem provas, que o governo do Estado preferiu negociar com criminosos a aceitar a ajuda do governo federal. Transcrevo abaixo o texto degravado da entrevista: “Nós devemos é nos unir para combater o crime e a violência. E o governo federal ofereceu toda ajuda possível e necessária, e segundo vocês mesmos estão informando, o governo paulista, o governo do Sr Alckmin resolveu ou preferiu negociar com os criminosos do que aceitar a ajuda do governo federal. Não é correto isso que ele está fazendo. Nós temos que tirar isso aí da pauta eleitoral e nos comportar como homens públicos decentes para enfrentar o crime e a violência no país.” Como se vê, a minha declaração sobre a situação da segurança pública em São Paulo não tem a leviandade da simplificação supostamente transcrita pelo editorial. Quando me refiro “e segundo vocês mesmos estão informando”, estou me referindo à enorme massa de informações divulgadas pela própria imprensa. O ex-presidente Fernando Henrique, principal quadro tucano no país, foi quem primeiramente criticou as supostas negociações. Leviana, é, pois, a imputação que me é feita pelo editorial referido.

O editorial criticado e a carta que o contesta me fazem citar pela enésima vez o dito americano que todo jornal sério deveria afixar no lugar mais visível do ambiente onde são produzidos os seus editoriais:

Todos temos direito a opiniões próprias, mas não a fatos próprios.

***

Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem