Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Não culpem a mídia pelo arranca-pluma tucano

Por Luiz Weis em 23/02/2006 | comentários

Como se dizia no tempo em que também se dizia que come o pau na casa do Noca, é só pena que voa.


O ninho tucano está muito mais abalado pela disputa Serra-Alckmin do que o eleitor poderia imaginar.


Não são apenas os partidários de um e de outro que se bicam com crescente ferocidade e plantam na mídia horrores sobre o time adversário [mais sobre isso logo adiante].


Também os tucanos que não são políticos profissionais ou candidatos a cargos eletivos, mas têm anel de doutor no dedo, resolveram botar para quebrar.


Parece o PT em 1980, diverte-se Lula, citado nos jornais de hoje.


O locus, como diriam alguns daqueles, do seu arranca-rabo, ou arranca-pluma, limitava-se praticamente ao site e-agora [http://e-agora.org.br]


Na imprensa, o primeiro a chamar a atenção para isso, salvo erro ou omissão, foi o colunista Nelson de Sá, da Folha, semana passada.


Mas agora os personagens tiraram as luvas, com perdão pela inadequação da metáfora à ave-símbolo do PSDB.


Sob o título “Tempo”, o criador do e-agora, Eduardo Graeff, secretário do então presidente Fernando Henrique, anunciou ontem no site que resolveu bater asas, ao menos por ora:


“Vou suspender por algumas semanas ou meses minha participação no e-agora. O tempo útil para escrever tem sido mesmo escasso, por razões fora do meu controle. E não vejo graça em gastar o pouco tempo e energia que sobram fazendo contraponto – inútil – à choradeira dos meus amigos Augusto de Franco e Antonio Fernandes. Você já sabe o que penso a respeito, ou pode checar com facilidade se quiser. Acho o coro do já-perdemos analiticamente inconsistente e politicamente prejudicial. A insistência nessa tecla frustra qualquer tentativa deles mesmos, e minha, de fazer daqui um espaço interessante de crítica a Lula e sua turma e discussão de alternativas. É pena, porque custou tempo e trabalho criar esse espaço. Augusto [de Franco] ou [Antonio]Fernandes podem tratar com o Instituto Social Democrata os detalhes práticos sobre a manutenção do site.” [grifo meu]


As razões fora do seu controle são de natureza pessoal – e eu, em nome de nossa estima recíproca, acima de divergências políticas, torço para que desapareçam o quanto antes e da melhor maneira possível. À parte isso, porém, decerto ele já sabia que Augusto de Franco resolvera tornar pública a rinha.


Está lá, na página 3 da Folha de hoje, o seu artigo intitulado “O iminente suicídio do PSDB”. Dele, o jornal escolheu a dedo, para o destaque que acompanha os artigos na seção Tendências/Debates, a seguinte passagem:


“Alckmin x Serra é uma disputa de vaidades, motivada por pretensões pessoais colocadas acima de qualquer projeto coletivo’. [grifo meu]


O que me leva ao que aludi no começo deste texto – a plantação, na mídia, de cascas de banana por uns tucanos contra outros.


Escreve hoje no Estado a colunista Dora Kramer:


“É ser posta esta obviedade à mesa [o fato de que, no período da realização das pesquisas que mostrariam a recuperação de Lula, o PSDB só fez falar de si], “para surgir logo alguém para argumentar que o interesse nas chamadas futricas é alimentado pela imprensa, pois aos jornalistas pouco importam as questões de fundo, os debates de conteúdo, a discussão sobre o essencial.”


Tenho a pretensão de achar que nenhum outro jornalista critica mais do que eu a acabrunhante escassez de “questões de fundo, debates de conteúdo, discussão sobre o essencial” no noticiário político.


Mas, desta vez, assino embaixo da crítica de Dora aos que culpam os mensageiros pela esqualidez das mensagens.


Sim, existe – e como! – o jornalismo futriqueiro, que não só não se limita a publicar intrigas políticas, fazendo crer que política é essencialmente isso, mas ainda induz os políticos a falarem abobrinhas estragadas uns dos outros.


Só que no caso do PSDB, como basta ver pelo artigo de Augusto de Franco, a imprensa nem precisa estimular o aviário a trocar as questões de fundo pela fofocaiada superficial.


Quando o que move – ou imobiliza – um partido são as “pretensões pessoais acima de qualquer projeto coletivo” denunciadas pelo tucano de Franco, não há hipótese de a imprensa fazer pelo partido o trabalho deixado para lá de abordar as questões de fundo, os debates de conteúdo, a discussão sobre o essencial.


E justiça se lhe faça, mais de uma vez os jornalões cobraram dos tucanos, em editoriais, menos vaidades, rasteiras e desnorteamento e, se não um projeto coletivo, um mínimo de idéias sobre os rumos que o país deveria tomar.


***


Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

  1. Comentou em 06/03/2006 Maria José D´Aloia

    Pela minha profissão, conheço bem o governo tucano, estão há muito tempo, não pagam o que devem, não dão aumento, só arrecadam cada vez mais. O que dizer do ego do Doutor que deixou o poder, e viu um metalúrgico assumir, estruturar uma equipe que consegue manter pelo menos o básico num nível decente, e elevar em muito o Brasil lá fora. Danem-se os pessimistas, os que amargam o que poderiam ter feito e não fizeram, acredito que o país está se recuperando, apesar de estarmos pagando muito caro o que foi dado de graça e por contratos mal feitos por esses que querem voltar.

  2. Comentou em 02/03/2006 Gilson Raslan

    Infelizmente, a gripe aviária está chegando ao Brasil. O TUCANO sem penas corre um risco muito grande de contrair a terrível doença. Se tal acontecer, a sua morte é certa. Já há algum tucano falando em adotar o pavão como novo símbolo do partido. Idéia brilhante, pois todos os bsdbistas povoneiam como a linda ave. E o DIMASDUTO, heim? Com as declarações de um alto funcionário da Toshiba, ficou comprovado que a lista dos corruptos do PSDB/PFL é mais do que verdadeira.

  3. Comentou em 02/03/2006 Gilson Raslan

    Primeiro foi o PT, o partido da ética, cuja estrela vermelha amarelou pelo VALERIODUTO. Nestes tempos, são os TUCANOS que se arrogam em paladinos da honestidade e da ética, cujas penas ficaram abaladas com o caso DIMASDUTO, em cuja lista são citados 156 políticos ligados ao PSDB/PFL (JOSÉ SERRA, GERALDO ALCKMIN, AÉCIO NEVES, ACM NETO, EDUARDO PAES, EDUARDO AZEREDO, dentre outros). Agora, com o depoimento de um alto funcionário da Toshiba, confirmando que no (des)governo FHC FURNAS mantinha um caixa dois para alimentar corrupção, as penas do tucanato começam a voar mesmo. É SÓ PENA QUE VOA. AGORA É QUE O TUCANO VAI CONTRAIR A GRIPE AVIÁRIA!

  4. Comentou em 02/03/2006 MANOEL PINTO

    Nunca fui petista e muito menos lulista. Te acompanhei, todavia, companheiro, durante 20 anos como cão fiel na busca do poder. Hoje, diante dos fatos de uma realidade tristonha para todos nós brasileiro, prefiro refletir, contar até 10 e pensar definitivamente Rui Barbosa: ‘Vou rir da minha honra e ter vergonha de ter sido honesto toda a minha vida!’. Até quando Catilinas, até quando?!

  5. Comentou em 26/02/2006 Carlos Odas

    Realmente, se algum tucano quiser botar a culpa na mídia pelos seus entreveros será cômico e ridículo. fhc prefere serra porque sabe que alkimim irá dizer na campanha que não tem nada a ver com os fiascos do seu governo. Com a força da imprensa paulista conseguiria se desvencilhar da figura maldita de fhc, da qual até serra foge, mas está fortemente ligado no imaginário popular.

    Tanto a mídia não tem nada que ver com o arranca-rabo das vestais, que, ao contrário, uma disputa que é das mais sujas e infames da história democrática do país, com direito a dedo no olho, canelada, acusações as mais graves (eles se conhecem bem), que expõe um partido absolutamente fisiológico, é vendida como se fosse um leve desentendimento entre compadres, entre gente de bem que, pelo bem do Brasil, vai se entender ali na esquina.

    Pois pelo bem do Brasil: matem-se!

  6. Comentou em 25/02/2006 joão rezende

    Questões de fundo, de conteúdo, discussão do essencial é o que não falta,não faltou e não faltará.Basta ver a situação a que chegamos com tucanos ou sem eles, com a tal ‘democracia’ social ou sem ela. A desigualdade social já comentada por J.J.Rousseau é uma realidade que mostra a inutilidade de discussões do tipo mencionado no inícicio. O jeito é mesmo ´arrancar as plumas’ mesmo porque com a turma que aí está não há outro jeito!

  7. Comentou em 25/02/2006 MANOEL PINTO

    dizer que a educação é única solução para o Brasil é muito fácil! por que não colocaram em prática quando a oportunidade lhes sorriu? afinal foram oito anos de absoluto domínio! também de absoluta hipocrisia, cinismo e mentira! inclusive de estupidez e falta de boa educação com palavreados como neobobinos, vagabundos, etc. perderam feio, não educaram, não se prepararam e agora na hora de voltar usam da mesma estratégia! saibam os tucanos e o tucanismo que os que quiserem continuar na política políticos terão conhecer e praticar política com ética acima de tudo. terão que respeitar o povo brasileiro. todos sabemos que não foi Lula o grande vencedor, assim como sabemos que Fernando Henrique foi o seu maior parceiro na vitória.Aécio Neves, teu avô vai te cobrar caro se não saires o mais rápido possível dessa espelunca que hoje é o PSDB. pense no teu avô, no Brasil e no povo brasileiro que te espera ancioso.

  8. Comentou em 24/02/2006 Gilmar Correia

    Dar a César o que é de César;
    Ao povo o que é do povo; (re-eleição de Lula)
    A Deus o que é de Deus; (O mais poderoso e rei dos reis)
    Ao PSDB o que é do PSDB ( Os mais profundos e ardentes escaninhos do inferno)

    E assim será feita a verdadeira justiça!

  9. Comentou em 24/02/2006 Jaiel de Assis Lopes

    Prezado Jornalista a gripe tucana e a falta de credibilidade dos ex-emedebista que certificaram o congresso da ditadurra e agora atendem por psdb ou simplesmente tucanos não se deve a briga entre Serra x Alckmin , mas a falta de um programa até de direita para ajudar aos saudositas do regime militar. Nem são pavões nem tucanos, querem o seu interesse pessoal desde FHC até os que hoje estão em luta. Como representam a direita envergonhada, como grande parte da imprensa, pensaram que mentindo conquistariam corações e mentes, e hoje, estão vendo seu plano cair juntamente com a credibilidade de uma mídia parcial que trata o povo brasileiro como um bando de imbecis. Eles gostariam de vender o resto do Brasil, de lotear as grandes empresas como Furnas sem que nadaa fosse investigado, mas isso já não pode ser assim, estamos de olho nos tucanos e na sua mídia.

  10. Comentou em 24/02/2006 Sérgio Piccinato

    Prezados,
    acredito que a mídia não deva ser culpada pelo arranca-pluma tucano.Deve-se refletir
    sobre os meandros armados para não serem
    esquecidos por essa mesma mídia.Por outro
    lado,a chamada está errada:GAFANHOTOS não
    têm plumas!!!

  11. Comentou em 23/02/2006 Lucinei Lucena

    O PSDB está pagando o preço de estar em campanha desde que perderam as eleições. Fazer campanha é legítimo, porém, deve-se assumir que está fazendo.

  12. Comentou em 23/02/2006 CARLOS morais

    Ainda temos que nos orgulhar: Lei De Responsabilidade Fiscal, Controle inflacionário, Respeito Internácional, premios Internacionais, o não uso do estado em benefício do partido, ter trabalhado p/ o pais e não para o partido, ter errado mas, com a vontade de acertar,acertado com umildade sem arrogância, ser democrata aO dividir o poder e ao perder o poder, não ver o poder pelo poder,ter projetos p/ o pais tornando possível a sesquÊncias administrativas, ter um lider com estatura de Estadista, sempre ouvido nacional e internacionalmente, não cultuar as Bravatas E Arrogâncias, educação em primeiro lugar SEMPRE,ter organizado o cadastro social do Pais, permitindo distribuição de beneficíos de forma organizada e usada por outros governos, respeitando a Bandeira do Brasil e não a bandeira do Partido, A MÍDIA NÃO ARRANCA-PLUMAS DOS TUCANOS E SIM AS COLOCA, DE FORMA QUE A ÉTICA SEJA SUA BANDEIRA.
    AINDA TEMOS EM QUEM ACREDITAR PELO BEM DO POVO BRASILEIRO.

  13. Comentou em 23/02/2006 Umbrus Angelis

    De fato. Eu concordo. Eles estão abalados demais e não conseguem se decidir. Creio que devam se descidir logo! Pois os tempo está ugindo. Não tenho certeza se vou votar nos tucanos. Ainda estou vendo. Mas o Alckmin parece ser honesto, do meu ponto de vista. Ainda preciso pensar bem e vê se há algum dentre os canditatos que valha a pena (o que não creio muito). Acessem meu flog: http://www.flogao.com.br/umbrusangelis

  14. Comentou em 23/02/2006 Claudinei Zunino

    Creio que o artigo ‘Verbo Solto’ faça o retrato mais próximo da realidade que li nestes últimos dias.

  15. Comentou em 23/02/2006 petronio alves ribeiro

    Entendo o tamanho da preocupação dos tucanos. Imagine o Serra saindo candidato, perdendo e entregando a prefeitura ao PFL. o Alckimim saindo a senador e perdendendo para o Suplicy. Acaba o PSDB. Eles têm que discutir muito mesmo. Afinal é uma questão de sobrevivência da legenda. e tem mais. mais um mês, no máximo, as pesquisas e a mídia estarão anunciando que Lula irá ganhar no primeiro turno. Vai sobrar até para o Aécio. Abaixo a direita. Viva LULA!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Comentou em 23/02/2006 manoel nunes

    …hoje a turma esta sem inspiração adequada para comentar, é melhor dá um tempo turminha!

  17. Comentou em 23/02/2006 luis flavio friedrich friedrich

    Näo sou Petista , muito menos tucano . Me incomoda essa aparente vantagem de Lula , ele foi tâo ruim quanto FHC.
    É deprimente ter dois políticos e , igualmente , dois partidos que se equivalem na prática de uma política rasteira , reles , sem planos definidos a nivel desenvolvimento industrial , social , educacional .
    A cartilha que ambos rezâo é a do egoísmo , do causuísmo , da corrupçâo e do pouco caso com essa populaçâo aínda inocente e mal informada sobre oquê rege esses políticos . Essa eleiçâo está indigesta .

  18. Comentou em 23/02/2006 O GENERAL

    LULA E FHC SÃO AMIGOS DESDE A ÉPOCA EM QUE OS DOIS PANFLETAVAM NAS RUAS, SUAS FAMÍLIAS E ESPOSAS SÃO AMIGAS DESDE ÁUREOS TEMPOS. PORTANTO, ISSO QUE PRESENCIAMOS HOJE, ESSA “GUERRINHA” ENTRE OS DOIS É UMA TRAMA FABULOSA, UMA CONSPIRAÇÃO PARA PASSAR A IMAGEM DE RIVALIDADE, DE PASSAR A FALSA EXISTÊNCIA DE DUAS POLÍTICAS DIFERENTES NO INTUITO DOS DOIS SE PERPETUAREM NO PODER GRAÇAS A IMATURIDADE DA POPULAÇÃO. FHC FAVORECE A CANDIDATURA DE LULA NA MEDIDA EM QUE SERRA E ALKIMIN SÃO CANDIDATOS FRACOS PERANTE A OPINIÃO NACIONAL, UMA DESTAS CARACTERÍSTICAS SÃO A AUSÊNCIA DE CARISMA, ALÉM DISSO FHC CRIA INSTABILIDADE DENTRO DO PRÓPRIO PARTIDO SEM DEFINIÇÕES DE ESCOLHA DE CANDIDATO.

  19. Comentou em 23/02/2006 Roberto Hansen

    Opus Dei X Sem Palavra.
    Ainda bem que nenhum dos dois vai governar o meu país. Era claro que o Serra (o único nome no país que bateria Marta) não tinha a menor vontade de cuidar dos problemas de minha cidade, um enfado para quem acha que nasceu para ser presidente.

  20. Comentou em 23/02/2006 JOSÉ ROBERTO CAPELLI

    o que esta acontecendo com os tucanos, é culpa nossa ,eleitores, que vemos tudo o que acontece lá em brasilia e não temos vergonha na cara de falar p/ todo mundo que o pt roubou ,desviou,embolsou,e ainda tem gente que acha que ele, o pt é bonzinho, o presidente, não sabia, isso sim é conversa p/ boi dormir

  21. Comentou em 23/02/2006 ADRIANO FALCÃO

    E ainda tem gente que acredita em fada madrinha. Adoro isso. HEHEHEHEHE…

  22. Comentou em 23/02/2006 Odracir Silva

    Acho q toda esta discussao ee boa para o partido. Acredito q o partido, q sempre foi pela discussao e entendimento, saira dessa numa boa. Toda essa discussao ee valida, e acho q soo mostra q haa uma boa parcela do partido tentando influir nas decisoes da cupula tucana. Acho isso saudavel… se o partido tiver dono(s), como os outros partidos, entao ee melhor ser evidente.

  23. Comentou em 23/02/2006 Flavio Francino

    Pra perder qualquer um é a mesma coisa, porque em vez de Alckmin ou Serra o PSDB não sai de Regina Duarte ou será que ela ainda está com MEDO .

  24. Comentou em 23/02/2006 Luiz Carlos Macmartan

    Parabenizo ao Senhor Luiz Weis, pela brilhante, alusiva,imparcial e cheio de verdades em relação a materia Não culpem a mídia pelo arranca-pluma tucano.
    Até que fim, alguem sensato nas colunas de opinião.

  25. Comentou em 23/02/2006 Célio Mendes

    O problema do PSDB é que escolheu a ave simbolo errada, não deveria ser o tucano mas sim o pavão pois todos eles se acham o maximo, a começar pelo ex-presidente que passou 8 anos pavoneando e recebendo titulos ‘honoris causa’ e devido ao desempenho pifio não conseguiu fazer o sucessor, mas covenhamos na sua avaliação só ele merecia ocupar tal posto mas sem milagre do real e dolar barato ficou dificil tentar a re-reeleição.

  26. Comentou em 23/02/2006 Bruno Silveira

    O que está acontecendo no PSDB é impressionante. Sempre achei que essa disputa Alckmin x Serra era estratégia do partido para manter os 2 na mídia. Será que era mesmo e o tiro saiu pela culatra, por causa do crescimento do Lula? Ou a briga é pra valer mesmo, desde o começo? Não sei. Aliás, tô tão perdido quanto a cebola do comentário do Marcelo Rezende (que não cansa de mandar e-mail pra mim falando bem do Lula/ PT) aí embaixo.

  27. Comentou em 23/02/2006 José Carlos dos Santos

    Quem diria que a briga do picolé de chuchu contra o Tio Fester fosse virar guerra de vaidades, o chuchu dizendo que vai fazer um governo chuchuzinho, só se for para os detentos que se rebelam um dia sim e outro também, e o Tio Fester dizendo que o povo o ama tanto que irá desobrigá-lo da promessa que fez de ficar até o fim do mandato na prefeitura, e que por isso é o melhor candidato para perder para Lula.

  28. Comentou em 23/02/2006 marcelo rezende

    O alto tucanato reunindo-se na casa do NOCA?Nunca imaginei que chegaria a ler que as PLUMAS fossem esparramar pelos assoalhos dos gabinetes perfumados e refrigerados dos palácios.Esses caras não entendem nada de NOCA.Daslú,Vuiton,Lacoste, são seus vocabulários.De POVO não sabem nada!!Não sabem organizar prévias, como vão realizar uma??Lembram-se do pé na cozinha??Buchada de bode??Agora o Alckmin é baiano??Realmente, virou a CASA DO NOCA!!Estão mais perdidos que CEBOLA EM SALADA DE FRUTAS!!Essa TUCANADA!!!

  29. Comentou em 23/02/2006 Carlos Duarte

    Creditar ao ´´ arranca-pluma tucano“ o crescimento de Lula, é tentar tapar o sol com a peneira. Afinal o que faz a mídia? Lula e o PT são esquecidos quanto aos roubos e desvios da ética em troca da propaganda pública e das estatais, e o pouco que se fala é quase em forma de desculpa. Errar é humano, e é, mas o que se vê é a formação de quadrilha, uma gang que se preparou para roubar o país para o bem de um partido ou grupo.
    A mídia se preocupa com a disputa tucana, ou simplesmente usa desta para abafar e fazer vista grossa ao que acontece com este pobre país? Com tudo que Lula e os seus fizeram e fazem com o Brasil, nem precisava de oposição, bastaria vergonha por parte de nós eleitores. Prá mim ,Lula e boa parte do PT nunca mais, perco a eleição mas não a ética e dignidade.

  30. Comentou em 23/02/2006 mauro delfino da costa

    Em primeiro lugar, o que já tinha percebido ha muito tempo, uma grande parte da mídia é partidária do PSDB, tanto que não vê tanto a Revista VEJA, por exemplo, falar sobre a acusação de caixa 2 do PSCB.Ísso é no mínimo muito triste, pois tira totalmente o objetivo da imprensa, que é de informar, e não de formar opiniões, como tantos pensam. Acho que o objetivo da imprensa é apenas informar e não exprimir opinião, tentando induzir o leitor a agir como ele, jornalista, agiria. Isso é desvirtuar a notícia. É exatamente o que se vem fazendo já ha muito tempo em São Paulo, cuja imprensa é claramente comprometida com idéias partidárias. Tal comprometimento não é financeiro, penso eu, mas simplesmente ideológico. Ora se pende para um lado, ora para outro, quando o certo seria apenas informar, sem pender para lado algum. Mas inormar tudo, sem exceção, como fizeram com o PT. Devem fazer também com o PSDB, PMDB, PL, PP, PTB, PDT, PSOL, e todos o partidos envolvidos em disputa eleitoral. O caixa 2 deve ser investigado para todos os partidos, sem distinção de nome entre os investigados.

  31. Comentou em 23/02/2006 Lica Cintra

    O PSDB que criticou e responsabilizou o PT pela eleição de Severino Cavalcanti por conta da falta de unidade partidária, agora faz igualzinho. Egos em chamas!!!

  32. Comentou em 23/02/2006 José de Souza Magno

    O PSDB é um partido de acomodações dos frustados políticos, aqueles que não se conformavam no antigo MDB. São como aves retirantes em busca de algum verão.É dificil acomodar diversas tendencias: comunista,reacionária,socialista,neoliberal e até facista.Agora surge a ‘opus dei’

  33. Comentou em 23/02/2006 Francisco das Chagas Alves

    Seria a crise tucana o primeiro caso de gripe aviária no Brasil? Outra coisa: prefiro ‘arranca-rabo’ ao eufêmico ‘arranca-pluma’

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem