Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CÓDIGO ABERTO > Desativado

‘Nunca lhe ofendi’. Nunca?

Por Luiz Weis em 24/05/2006 | comentários

No mundo de hoje, a memória dos povos, pelo menos a memória recente, depende em primeiro lugar da memória dos seus jornalistas. Por isso é que eles são chamados ‘historiadores do presente’.


Muitas vezes, o que historiam são detalhes. Mas, como se sabe, é nos detalhes que mora o demo.


É o caso de um precioso lembrete com que a Folha de hoje enriqueceu a cobertura da ida do presidente Lula a Tocantins. Ali ele e o ex-presidente José Sarney disseram maravilhas um do outro.


Em dado momento, Lula se penitenciou por ter falado que a Ferrovia Norte-Sul, a menina dos olhos do seu antecessor de vinte anos atrás, ‘ligava nada a nada’. Mas ressaltou, no seu improviso:


‘Uma coisa eu tenho tranquilidade, Sarney. Nunca lhe ofendi.’


A Folha não deixou barato. Publicou a frase, acrescentando, ‘disse Lula, que em 1987 chamou o presidente de ladrão‘.


Lula pode ter esquecido do que disse. Sarney, decerto não. E o leitor que sabia, mas esqueceu, ou que nunca soube, saiu ganhando.


***


Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.


 


 

Todos os comentários

  1. Comentou em 25/05/2006 jayme guedes

    quando diz que nunca ofendeu após ter chamado de ladrão pode estar sendo sincero, pode estar dizendo que para ele, ser chamado de ladrão não ofende…lembrar que em relação ao PT, que proporcionou o maior episódio de corrupção já visto nesse país, ele se referiu como ‘o PT errou’, apenas errou, e errar é humano…estamos perdidos

  2. Comentou em 25/05/2006 zaidem Tufaile

    Será que a Folha não se lembra que seu comentarista Clovis Rossi, vivia publicando que ‘para o PT quanto pior, melhor?’ Hoje sabemos que esse bordão serve exatamente para o proprio jornal e tambem a TV. Vide o prejuizo que causou em São Paulo, com as noticias do PCC.

  3. Comentou em 25/05/2006 Filipe Guedes

    O problema é que o Sr. Sarney sempre pautou sua vida pública através do adesismo ao poder de plantão. Seja na ditadura, seja hoje em dia, o que interessa é estar, se não no poder, junto a ele, usufruindo das suas benesses. Não importa o que o dono do poder pense ou já tenha pensado sobre Sarney. Ele se sente feliz assim…

  4. Comentou em 25/05/2006 Célio Mendes

    Sobre este assunto não podemos esquecer de mencionar nosso acadêmico príncipe dos sociólogos que teria cunhado a famosa frase ‘esqueçam o que eu escrevi’, onde o próprio emplumado ser convida seus contemporâneos a exercitar a amnésia coletiva sobre o passado. Fico pensando porque alguém depois disso ainda perde tempo lendo o que ele escreve.

  5. Comentou em 24/05/2006 Luciana Covolan

    Interessante, a imprensa brasileira tem memória só quando interessa, nos eventos em São Paulo, ninguém ‘lembrou’ das respondabilidades do PSDB, e agora ninguém lembra de contar que a crise do gás na Bolívia não era pra tanto. Nesse país a memória é seletiva.

  6. Comentou em 24/05/2006 armando dias

    Que bom que a Folha tem memória!!!Acreditava que sómentea partir de 2002 constava algo dos arquivos da Folha!!! Agora que relembra um fato de 1987 para desfazer do Presidente LULA acredito que sua memória é ainda mais seletiva. Seus caminhos não são os mesmos do Presidente LULA e do PT. São os caminhos da ‘burguesia branca e cìnica’ , da burguesia ‘rica e raivosa’ Quem sabe que após 2010 quandoLULA deixar a Presidencia da República volte a ter memória comnparativa. É o que todos esperamos após esta rodada de pesquisas da CNT/Sensus. Mais quatro anos vão mudar um pouco mais este país na direção da ética e dos bons costumes. Os pobres deste pais poderão ter um pouco mais de esperança após o domínio por mais de 500 anos desta mesma burguesia que andou mamando nas tetas do governo.

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem