Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1060
Menu

CÓDIGO ABERTO >

Nuvem Jornalística amplia observação crítica da mídia em escala mundial

Por Carlos Castilho em 15/03/2009 | comentários

Nuvem Jornalística é a tradução do nome do projeto que acaba de ser divulgado pelo Centro Berkman da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, com o objetivo de monitorar como um mesmo fato ou processo é coberto por jornais diferentes, em várias partes do mundo.


 


O projeto Media Cloud pretende ser um megabanco de dados destinado a ampliar de forma exponencial as possibilidades da observação crítica da imprensa ao dar aos pesquisadores e jornalistas elementos que permitirão ver a evolução das notícias ao longo do tempo, bem como comparar a agenda da imprensa com a dos blogs e páginas web.


 



O sistema funcionará com base num software chamado Calais, desenvolvido pela empresa Thomson-Reuters, que captura o material publicado nas páginas web de jornais, em blogs e nos sites noticiosos independentes, usando robôs eletrônicos semelhantes aos do mecanismo de buscas Google.


 


O material é posteriormente indexado, convertido para HTML e submetido a um processo de análise semântica do conteúdo para identificar os contextos de cada notícia. No seu formato final, o projeto oferece mapas com a distribuição temática das coberturas jornalísticas e enfoques predominantes de cada veiculo monitorado.


 


A motivação básica do projeto Media Cloud foi determinar em que medida os blogs estão influenciando ou não a construção da agenda de notícias da mídia mundial. Mas as observações e sugestões feitas pelo público levaram os autores do projeto a ampliar o seu alcance.


 


Os dados recolhidos até agora não permitem conclusões definitivas porque o volume da informações ainda é pequeno. Além disso, o projeto está trabalhando inicialmente apenas com publicações em inglês, e seus responsáveis, Ethan Zukermann e o professor Yochai Benkler, de Harvard, anunciaram que o programa poderá ser adaptado para outros idiomas, porque está sendo desenvolvido no sistema de código aberto (sem caixa preta no código fonte).


 

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem