Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

CÓDIGO ABERTO > Código Aberto

O enigma do leitor jovem

Por Carlos Castilho em 14/04/2005 | comentários

A preocupação da grande mídia norte-americana com os leitores jovens está se transformando numa verdadeira obsessão. Nada menos que três estudos foram divulgados nas duas últimas semanas envolvendo pesquisas sobre hábitos de leitura e informação de jovens entre 18 e 34 anos.


O alarme tem sua razão de ser. A queda dos índices de leitura de jornais entre os jovens é três vezes maior do que entre os demais leitores e os executivos da mídia sabem que o seu emprego futuro, bem como a sobreviência dos grandes impérios jornalisticos, dependem dos novos consumidores de notícias.


A Fundação Cornegie publicou o documento Abandoning the News, um alentado estudo onde o foco principal é a a atração que a Internet exerce sobre os jovens e os novos comportamentos que estão surgindo em matéria de busca de informações jornalísticas no público com menos de 25 anos. 


A American Society of Newspaper Editors (ASNE) divulgou no seu congresso anual realizado na primeira quinze de abril um trabalho desenvolvido pelo Readership Institute mostrando a intensidade da evasão de leitores jovens entre os grandes jornais.


Finalmente, no Simpósio Internacional de Jornalismo Online, organizado na Universidade do Texas, pelo professor brasileiro Rosental Calmon Alves, foi apresentada uma pesquisa que tenta encontrar explicações sobre porque os jovens se informam mais pela Internet, inclusive em sites que não tem nada a ver com jornalismo.

Todos os comentários

  1. Comentou em 18/04/2005 Daniel Felippe

    Parabéns pela iniciativa Castilho, realmente este blog é uma fonte de referência nesta área tão promissora e ao mesmo tempo tão ‘obscura’ ainda que é o j-online.

    abraço

    Daniel

  2. Comentou em 18/04/2005 Daniel Felippe

    Parabéns pela iniciativa Castilho, realmente este blog é uma fonte de referência nesta área tão promissora e ao mesmo tempo tão ‘obscura’ ainda que é o j-online.

    abraço

    Daniel

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem