Quinta-feira, 21 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

CÓDIGO ABERTO > Desativado

O leitor participa

Por Mauro Malin em 09/01/2006 | comentários

Um dos atributos notáveis deste Observatório é a participação dos leitores. Em 2005 foram publicados neste site 5.178 textos incluídos e 4.339 cartas no Canal do Leitor (aí não estão contadas as que foram arquivadas por falta de foco, ofensas ou inconsistência nos dados de identificação do remetente). As cartas correspondem a 45% do total de 9.517 textos. Não estão computados os textos inseridos nos blogs e os respectivos comentários. Nesse caso, o número de intervenções de leitores é bem maior do que o número de tópicos que as suscitaram.


Freqüentemente, os leitores introduzem novas e boas informações. O fazer jornalístico – aqui, jornalismo sobre o jornalismo – é alterado o tempo todo por essa participação crescente dos que, não muito tempo atrás, apenas recebiam o fluxo de informações e opiniões.




Todos os comentários

  1. Comentou em 10/01/2006 Haydn Pimenta

    Tenho procurado participar da discussão do momento político-institucional do país por meio da seção de Cartas dos Leitores de grandes jornais, como Jornal do Brasil e O Globo, emitindo minhas opiniões ou sugestões de matérias e colunas. Tarefa inglória! Esses jornais, pelo menos, têm acolhido, crescentemente, opiniões sobre assuntos de menor relevância ou de importância local ou regional e publicado, repetidamente, cartas dos mesmos leitores, o que é pior. Serão, de fato, leitores? O espaço da seção do JB, por exemplo, tem diminuído, talvez em sintonia com a redução do próprio jornal que, infelizmente, faz decrescer a importância dia a dia de um jornal que, sem dúvida, foi um dos mais importantes instrumentos nacionais de informação, cultura e debate. A de O Globo tornou-se mero intrumento de expressão carioca ou fluminense, num jornal que se diz nacional. Estarão os profissionais, que cuidam dessas seções, realmente qualificados para a tarefa? Agradecido pela atenção que derem a esta queixa!

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem