Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1008
Menu

CÓDIGO ABERTO >

O making of dos vexames do Congresso

Por Luiz Weis em 05/07/2006 | comentários

A mídia está cobrindo apenas as consequências ostensivas do fato de ser este ‘o pior Congresso da história do país’, como diz – e dele ninguém há de discordar – o presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar.


Mas como é que Cãmara e Senado produzem essa realidade? O que acontece, ou deixa de acontecer, nas entranhas do Parlamento e nas suas relações com o Executivo, que gera os monstrengos legislativos, políticos e éticos que a imprensa divulga um dia sim, o outro também. 


Está na hora de um grande jornal investir numa série de reportagens sobre o making of dos vexames que se sucedem sem que o país venha abaixo e que fazem deste Congresso Nacional um verdadeiro Congresso antinacional.


E está na hora de a mídia encarar uma questão ainda mais cabeluda: quem garante que o próximo Congresso será melhor? Quais podem ser os fatores políticos e institucionais capazes de reverter, por pouco que seja, esse quadro de horrores?


Descartado o voto nulo, por inútil, como pode o eleitor – com as regras do jogo eleitoral que estão aí – fazer a sua partezinha para deter o desastre anunciado?


Dá trabalho, mas não é impossível a imprensa ir além da superfície do problema. É só uma questão de ‘vontade jornalística’.


***


Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem