Quinta-feira, 21 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

CÓDIGO ABERTO > Código Aberto

O poder dos blogs é menor do que o esperado

Por Carlos Castilho em 16/05/2005 | comentários


Os blogs não são tão influentes como se pensa segundo revelou uma pesquisa conjunta  do Pew Center e do site BuzzMetrics, realizada entre setembro e outubro do ano passado e divulgada neste domingo nos Estados Unidos.


O trabalho comparou o impacto político dos blogs conservadores e liberais com a cobertura da mídia convencional, fóruns online e páginas web de candidatos presidenciais nas eleições norte-amerianas do ano passado.


O gráfico da Pew mostra o interesse e nível de influência de cada canal de informação está diretamente ligado o teor e relevância do material divulgado. O público, portanto, estava mais atento à informação do que ao veículo.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 



O estudo da Pew envolveu 40 weblogs, 16 órgãos da imprensa convencional (jornais,revistas, TV e radio) bem como cinco grandes fóruns online (de tendência convervadora e liberal), boletins de imprensa dos candidatos e os sites do Partido Republicano e do Democrata. A medição aconteceu no período de maior efervescência do chamado escândalo 60 Minutos, o programa jornalístico da rede de TV CBS que divulgou documentos falsos sobre o serviço militar do presidente George W. Bush.


Os responsáveis pela pesquisa alertam que seus resultados ainda são preliminares porque foi usada uma nova tecnologia para medir níveis de atenção e influência. Mas destacam que os blogs conseguiram chamar a atenção do público só depois que a mídia convencional divulgou o que eles estavam publicando na Web. Por isto, a pesquisa conclui que os blogs não foram capazes de exercer uma influência exclusiva sobre os eleitores e que comportaram-se mais como ‘seguidores da agenda, do que como criadores de fatos novos’.


Mais detallhes no site Personal Democracy  e quem desejar fazer o download da pesquisa pode visitar o site da Buzz Metrics .

Todos os comentários

  1. Comentou em 29/05/2005 Suzana Gutierrez

    Teu blog não tem link permanente para cada post. Isto dificulta a referência.
    Também não distribui o conteúdo por RSS.
    Estas são coisas facilmente contornáveis e que dariam mais qualidade à página (do ponto de vista técnico 🙂 )
    abraço,
    Suzana

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem