Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

OhmyNews parte para a globalização do jornalismo cidadão


O jornal online sul-coreano OhmyNews acaba de receber um reforço de caixa da ordem de US$ 5,2 milhões de dólares para ampliar o alcance de sua exitosa experiência de publicação de notícias e informações produzidas por leitores.


Trata-se da primeira vez, em todo mundo, que um projeto de jornalismo cidadão (que incorpora não profissionais na produção de notícias) consegue financiamento de uma instituição bancária de nível internacional. O SoftBank é um banco de investimentos em projetos de tecnologia que já financiou o sistema de buscas Yahoo, o site de hospedagem de homepages GeoCities e a editora Ziff Davies.


A parceria entre o banco norte-americano e o site sul-coreano permitirá o surgimento da versão japonesa do OhmyNews e a ampliação do ambicioso projeto OhmyTV , a primeira televisão online, baseada na convergência de meios, onde os espectadores podem inserir vídeos produzidos por eles.


O financiamento recebido pelo OhmyNews mostra que os investidores estão perdendo o medo de apostar em projetos de jornalismo cidadão, um dos fenômenos mais inovadores da internet. O jornal sul-coreano, fundado há seis anos, é lido atualmente por cerca de cinco milhões de pessoas, tem quase 40 mil colaboradores e um staff de 80 profissionais entre jornalistas e pessoal técnico.


O sucesso da fórmula está na cobertura dos temas locais pelos próprios leitores, razão pela qual a ampliação do projeto só poderia ser feita através da criação de outras versões nacionais. O financiamento recebido permitirá a globalização da experiência pois já existem outros países interessados em integrar a futura rede mundial do OhmyNews.


Trata-se de um projeto que ainda é dificil de ser reproduzido em países latino-americanos, por exemplo, devido às especificidades da Coréia do Sul, um dos paises com maior índice per capita de conexão à internet via banda larga no mundo, sem falar no elevado grau de escolaridade do país.


O complexo sistema de avaliação de confiabilidade dos colaboradores, um elemento chave para garantir a credibilidade do jornal, ainda não foi testado em ambientes sociais com grande polarização econômica e ideológica. Mas apesar disto, o desempenho do jornal está sendo acompanhado com lupa pelos principais estudiosos da mídia online porque é considerado um paradigma mundial de jornalismo cidadão.


O aval bancário ao OhmyNews deve reduzir ainda mais as resistências ideológicas ao jornalismo com participação dos leitores em geral. Duas outras experiências parecidas, as revistas eletrônicas Slashdot e Digg já são consideradas projetos consagrados, mas seu público é formado basicamente por especialistas em tecnologia e nerds (fanáticos pela Web).


Aos nossos leitores: Serão desconsiderados os comentários ofensivos, anônimos e os que contiverem endereços eletrônicos falsos.