Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

CÓDIGO ABERTO > Código Aberto

Os weblogs de weblogs

Por Carlos Castilho em 22/04/2005 | comentários

Já são sete milhões de weblogs em todo mundo e se você quiser ficar minimamente informado não terá outro jeito senão recorrer a intermediários. São os weblogs que resumem outros weblogs. Páginas web que dizem o que há de melhor noutras páginas web. Nos Estados Unidos, este tipo de função é chamada de news aggregator (agregador de notícias) e é uma das modalidades de prestação de serviços que mais cresce na Internet.


 


Na área dos blogs com notícias sobre jornalismo já existem pelo menos 7 grandes projetos norte-americanos centrados na preocupação de orientar usuários sobre o que há de melhor no setor, segundo um levantamento feito por Mark Glaser, da Online Journalism Review.


 


Os melhores são o Today’s Blogs, da revista online Slate e o Blog Report, da revista acadêmica Columbia Journalism Review. Nós, em breve iniciaremos aqui no Código Aberto uma seleção semanal das melhores notas postadas em sites de jornalismo online no Brasil e no exterior.


 


Este tipo de informação sobre a informação passa a ser essencial num ambiente onde há um excesso de oferta informativa, cada vez mais segmentada enquanto temos cada vez menos tempo para leitura e navegação. É uma atividade capaz de gerar muitos empregos e empreendimentos online para jornalistas.


 


Na área literária já existem sites que fazem a review de reviews de livros, como o Beatrix enquanto no segmento dos museus há o curioso Museum of Online Museums, que orienta os visitantes sobre novidades e o que há de melhor entre os museus virtuais ao redor do mundo.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem