Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Arquivos: Código Aberto

Transparência é arma do jornalismo na guerra da informação

Durante a Guerra Fria, quando as grandes potências travavam uma guerra de informação e contrainformação, o jornalismo era tratado como um aliado estratégico por ambos lados. Agora, na realidade digital, a atividade jornalística virou um alvo para governos, não importa a sua tendência. A mudança começou a ficar clara nos últimos episódios envolvendo a publicação de dados […]

Ninjas com J ou sem J?

O fenômeno NINJA entrou na agenda com ares de mais uma divergência entre a velha e a nova mídia. Dito assim pode chocar muita gente, mas para que se consiga entender a situação criada pelo grupo de ativistas da informação é preciso, primeiro, correr os riscos da simplificação para depois complicar. O grupo Narrativas Independentes […]

Venda de jornais indica mudança de prioridades na imprensa

A sucessão de vendas de grandes jornais norte-americanos comprova uma mudança de objetivos e métodos que é muito mais relevante do que a troca de comando e de estratégias empresariais. Não se trata apenas da constatação de que terminou o período de vacas gordas na indústria de imprimir notícias, mas da consolidação dos indícios de […]

Ninja, um novo modelo de jornalismo

A mesmice da imprensa convencional no Brasil começa a ser sacudida pelo fenômeno Ninja, sigla de Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação (no imaginário popular, está associada aos invencíveis guerreiros nipônicos), que pode sinalizar novos rumos para o debate sobre o futuro do jornalismo no país. Isso ficou bastante claro após o programa Roda Viva(5/8), quando […]

Sobre desabafos e o jornalismo do ‘faz de conta’

Está circulando na internet um vídeo com uma entrevista do jornalista Ricardo Boechat na qual ele faz um desabafo, sem papas na língua, que bem poderia ser uma espécie de manifesto contra o jornalismo “faz de conta” que nos é servido diariamente pela maioria dos jornais, revistas e emissoras de rádio ou televisão do país.  […]

O cerco informativo ao governo Dilma

O governo federal está encurralado no cenário político nacional em matéria de estratégias de comunicação e informação, numa situação que pode ter reflexos diretos na campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2014. A imagem pública da presidente Dilma Rousseff foi desconstruída ao longo de um processo em que a imprensa teve um papel relevante, […]

Jornalismo de dados cria primeiro repórter milionário

O repórter Nate Silver acaba de deixar o seu próspero emprego no jornal The New York Times para aceitar uma remuneração milionária na rede de TV ESPN, na primeira grande contratação registrada na imprensa mundial envolvendo um profissional especializado em jornalismo de dados (Big Data Journalism). Nate Silver ganhou visibilidade mundial ao fazer previsões sobre […]

Qual a função do jornalismo em momentos de crise?

A resposta parece óbvia, mas não é. Os manuais de redação ensinam que a função do jornalista é manter o público informado para que ele possa tomar decisões. Num momento de crise, esta recomendação seria ainda mais importante porque a instabilidade da conjuntura torna difícil distinguir a informação dos boatos, o que aumenta a dificuldade […]

Rede árabe de TV entra nos EUA e enfrenta guerra ideológica

O início, em agosto, das operações da rede televisão Al Jazeera nos Estados Unidos é muito mais do que um evento jornalístico. A emissora, criada em 1996 no Qatar, está no centro de uma polêmica ideológica, política, diplomática e comercial porque sua presença gera calafrios no americano médio que ainda mistura islamismo com terrorismo e cultura árabe. […]

Grandes manifestações ou ação local?

Depois da avalancha de manifestações de rua em junho, os protestos do dia 11 de julho perderam muito impacto e só ganharam espaço nos noticiários da TV Globo porque houve um claro interesse da emissora em associá-los à insatisfação contra o governo. Isto aumentou a importância do dilema, o que fazer agora? Este blog é […]

A orfandade política das ruas

O recado das ruas foi dado, mas como acontece em todo processo político, alguém terá que dar continuidade ao clamor por mudanças, expressado em cartazes, pichações, slogans e mensagens via redes sociais. Mas, menos de três semanas depois da onda de manifestações de rua que sacudiu o país do Oiapoque ao Chuí, o que se […]

A síndrome dos caminhoneiros

Quando os caminhoneiros bloqueiam estradas usando como justificativa reivindicações difusas, eu sinto um frio na espinha. Foi exatamente assim que há quase 40 anos começou a cair o governo de Salvador Allende, no Chile. A conjuntura daquela época, a que eu assisti como correspondente do extinto Jornal do Brasil, tem muitas semelhanças com a do […]

O pós-jornalismo entra em cena nas manifestações

A geração com menos de 30 anos comandou os protestos de rua mas não ficou só nisso. Ela mostrou a cara também na complicada arena da comunicação introduzindo formas inovadoras de trocar ideias e disseminar notícias. O fenômeno Pós TV, analisado neste Observatório no excelente artigo de Elizabeth Lorenzotti, marca a expansão para a TV […]

O desafio da complexidade na crise das manifestações de rua

O comportamento da imprensa na cobertura das manifestações em 100 cidades brasileiras mostrou que ela está despreparada para enfrentar um desafio dessas dimensões e, pior do que isso, se comportou como um partido político, o que aumentou ainda mais o seu distanciamento em relação aos manifestantes jovens. Já é um fato de domínio comum que […]

Boca a boca pela web ganha status de estratégia política

Se alguém tinha alguma dúvida de que a internet é um novo ambiente político, esta dúvida desapareceu durante as manifestações de rua que abalaram o Brasil nos últimos dias. E dentro do ambiente virtual, o boca a boca em redes virtuais mostrou-se a estratégia de surpreendente eficiência na circulação rápida de mensagens – não importa a […]

Rugido das ruas assusta políticos, burocratas e governantes

O ruído político produzido pelos milhares de pessoas que ocuparam as principais ruas e avenidas nas maiores cidades brasileiras durante uma semana foi suficientemente forte para provocar um grande susto nas elites dirigentes do país. O resultado da inédita onda de protestos será medido pelo temor despertado entre políticos, governantes, burocratas oficiais e empresários, mais […]

A rua é a maior arquibancada do Brasil

O slogan criado pela Fiat para alavancar seu patrocínio na Copa das Confederações pode também servir para entender por que milhares de pessoas saíram às ruas não para torcer por uma equipe de futebol, mas para mostrar um inconformismo que ninguém conseguiu até agora rotular. Os protestos urbanos dos últimos dias fugiram ao modelo tradicional […]

Arapongagem nas redes sociais coloca governos na defensiva

O caso da espionagem em redes sociais, correio eletrônico e telefones celulares começa a ganhar dimensões de um marco político na era digital. O episódio colocou, pela segunda vez em três anos, a incapacidade de os governos impedirem o vazamento de informações consideradas sigilosas. Também sinalizou uma mudança de atitude dos autores dos vazamentos, que […]