Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Para ouvinte, Silvio Pereira inocenta Lula, o governo e o PT

Por Mauro Malin em 09/05/2006 | comentários

O ouvinte Bernardo Jurema, de Brasília, envia o seguinte comentário:

Estou impressionado com a maneira como a grande imprensa está repercutindo a entrevista do ex-secretário-geral do PT, Sílvio Pereira. Fica parecendo que as pessoas não leram a entrevista. Deram destaque ao fato de que Marcos Valério tinha como objetivo arrecadar R$ 1 bi e que o presidente Lula fazia parte da cúpula do PT. O primeiro ponto diz respeito a algo que teoricamente iria ser feito, mas não foi. O segundo, é a constatação do óbvio. É o império da não-notícia.

A manchete não corresponde ao conteúdo da entrevista. Vejamos: ‘plano era faturar R$ 1 bi’. O plano era do Marcos Valério, um corrupto tradicional do sistema e não do PT, como fica claro nas declaracões do entrevistao. ‘Quem mandava era Lula, Genoino, Mercadante e Dirceu’. Quem mandava no partido, pois são dirigentes, e não na corrupção. Faz-se ilação descarada, de má-fé. Silvio, ao contrário do que faz parecer o destaque d´O Globo e a repercussão dos outros meios, defendeu todos os petistas. Não acusou ninguém. Afirmou, ainda, que se fossem ampliadas as investigacões, as denúncias atingiriam todos os partidos – e por isso mesmo que as investigacões não seguiram adiante – e cairia a República. O que houve de grave foi a perda de controle sobre Marcos Valério. Um corrupto experiente e inteligente. Tratou-se, de fato, de um eloqüente testemunho de que Lula é inocente em relação ao Valerioduto.

Outros pontos muito mais substanciais da entrevista simplesmente têm passado batido. Acho natural que a oposição tente propagar uma versão que lhe seja favorável – está apenas cumprindo seu papel. Mas à imprensa caberia destrinchar a entrevista e identificar o que é mais significativo, e não jogar o jogo da oposição, que, com água na boca, já volta a falar em ‘
impeachment‘, único meio de que dispõem para tomar a Presidência do PT. A sanha da oposição e a parcialidade da imprensa ficam claras na maneira sensacionalista e desinformativa como essa entrevista tem sido repercutida, e explicam o fato de que, um ano após a ‘a maior crise política do país’ (como querem nos fazer crer), não se tenha aprovado no Congresso Nacional uma reforma político-eleitoral que sane as falhas sistêmicas que tornaram possível os problemas de que tomamos conhecimento.

Ao repercutir a entrevista de forma truncada e tendenciosa, a Imprensa ajuda a oposição na sua tentativa de forjar uma crise artificial, porque fundada em dados falsos ou deturpados, para que atinjam seus objetivos eleitorais ou golpistas. Este, sim, é o verdadeiro escândalo.

Por que a Imprensa não dá ênfase a outras questões mais relevantes levantadas na entrevista? Permanece a dúvida. Como o presidente da Controladoria Geral da União, Jorge Rachid [Hage; Rachid é o secretário da Receita Federal], disse em entrevista à imprensa, a corrupcão não é a novidade. Sempre se fez esse tipo de coisa por meio de licitações viciadas. A verdadeira notícia, por trás da pseudo-notícia, é que agora essas coisas estão vindo à tona, sendo apuradas, investigadas, divulgadas. As instituições estão funcionando, e a CGU, o Ministério Público e a Polícia Federal estão investigando e a imprensa, divulgando
.”

Comentário ao comentário:


O ouvinte me parece muito influenciado pela imprensa. Além de generalizar, exagera um pouco. Como se as declarações de Silvio Pereira não tivessem substância ou sua substância fosse uma ode à retidão do presidente Lula na vida partidária e pública, o que não são. Para começar, Marcos Valério não agiu no vácuo.

Todos os comentários

  1. Comentou em 09/05/2006 Gilmar Francisco

    Bernardo tem toda a rasão, achei muito sensato seus comentários, aliás não é de hoje que a imprensa usa do poder que tem de influenciar a opinião pública para apoiar determinados políticos, vale lembrar do caso do então ministro fazenda Ricúpero na eleição de 1994, em que confessa (sem saber que estava sendo filmado) o apoio da rede globo à eleição de Fernando Henrique. Pergunto eu: Não seria esta também uma forma ilegal de se fazer doação para campanhas eleitorais, ainda mais porque esse apoio não é declarado ?

  2. Comentou em 09/05/2006 Jorge Lima

    Não entendi o comentário ao comentário. Parece que o colunista é que está muito influenciado pela mídia, tanto que sua comprensão está prejudicada. O que o ouvinte disse é o que qualquer indivíduo com um mínimo de capacidade de interpretar textos, e que tenha lido a entrevista, entendeu da entrevista de Sílvio Pereira.
    Já o senhor Mauro Malin adotou o comportamento da mídia em geral, e da oposição em particular, para dizer que o ouvinte generaliza e exagera. Não há nenhuma generalização, porque tal coisa supõe atribuir a todos o comportamento de alguns, o que não é o caso, já que a leitura deturpada foi levada a efeito por 99% dos meios de comunicação. Também não há exagero algum. O que o ouvinte afirma é a pura expressão da verdade.
    A mídia repercutiu a entrevista da mesma forma com que vêm divulgando todas as notícias referentes à crise política: com viés golpista e submisso aos opositores do governo. A propósito, é bom que os ‘paladinos da moralidade’ ponham as barbas de molho. A Polícia Federal acaba de identificar, através de depoimento de uma das presas na Operação Sanguessuga, mais 170 ladrões encastelados na Câmara dos Deputados. Tenho certeza de que todos estão ansiosos por saber quantos dos cruzados da moralidade estarão entre eles.

  3. Comentou em 09/05/2006 Iorgeon Haenkel

    Realmente, Marcos Valério não agiu no vácuo, já vinha agindo há muito tempo, quem agiu no vácuo foi o Delúbio Soares, que foi enredado pelo experiente Lobista. A não ser que alguém quer nos fazer crer que este esquema nasceu com o PT.

  4. Comentou em 09/05/2006 Giovanni Carvalho

    O Bernardo Jurema está certissimo , parabéns , tô contigo e não dou bola para quem tentar me empurrar churumelas . O mal é que os jornalistas estão acostumados a escrever o que convém e o povo ignorante engole tudinho . Faço minhas todas as suas sábias palavras, existe vida inteligente atrás dos PCs. e os jornalistas deveriam se atentar para isto…Em tempo… só uma obs… Todos estão satisfeitos com esta ação da PF né? Mas me desculpem mas tem muito mais carne neste angu…Gostaria de ver algum jornalista realmente competente fazer um trabalho investigativo nos bancos de fomento oficiais , por exemplo quantos políticos pegam dinheiro no BNDES , FINOR , ADA , SUDENE … Aí eu faço reverência … FOLOW THE MONEY !!!!!!!!!

  5. Comentou em 09/05/2006 L. Paulo Azevedo

    Pelos depoimentos da própria Heloísa Helena (e tb pelo óbvio!), a verdadeira máfia é que está tentando prejudiar o trabalho da mídia, lançando uma campanha golpista que visa desqualificar toda e qualquer investigação ou denúncia.

  6. Comentou em 09/05/2006 Elton Titonelli

    Jornalistas quando querem ironizar o Lula dizem que ‘êle não sabe de nada’. Mas você Malin, um jornalista bem informado, como demonstra seus comentários que sempre leio com prazer, deixou-me desconfiado ao responder a Norméria dizendo que ‘não tem conhecimento sobre a entrevista do Arcanjo’. Com todo respeito, não acredito e estou achando muito estranho esse desconhecimento…

  7. Comentou em 09/05/2006 Daniel Campos

    Mauro, eu não sei por que você diz que o ouvinte parece influenciado demais pela imprensa. O que ele escreveu está mais próximo do que consegui levantar como fato do que a versão da grande imprensa (da TV nem falo porque há tempos que eles se vendem, portanto a imparcialidade dela é nula). E sim, temos uma tentativa de golpe ‘light’ em curso, temo o que acontecerá se o PFL/PSDB resolver partir para a tomada do poder à força

  8. Comentou em 09/05/2006 Jussara Seixas

    A OAB teve juízo ao não pedir o impeachment do presidente Lula. Os advogados que fazem parte da OAB já foram ou são advogados de muitos políticos, empresários e artistas, que apoiavam e queriam o impeachment de Lula, eles sabem mais do que ninguém com quem estão lidando, eles sabem muito bem os crimes financeiros cometidos por essa casta, os crimes contra o erário publico, os crimes de sonegação fiscal, crimes políticos entre muitos outros. Todos algum dia precisaram dos serviços advocatícios para se defenderem, todos têm direito a defesa. Resolveram encaminhar ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, notícia-crime contra Lula, pelo aprofundamento das investigações sobre ele. Aprofundar investigações sobre o presidente Lula? Faz exatamente 3 anos e cinco meses que a oposição ao presidente Lula não faz outra coisa. O PSDB/PFL, a grande mídia, os jornalões, desafetos como a Heloisa Helena, promotores e juizes a serviço do PSDB/PFL não fazem outra coisa desde eleição vitoriosa de Lula. Eles investigaram tudo, eles não deram um minuto de trégua; eles noticiaram, fotografaram, esmiuçaram, ameaçaram depoentes, quebraram sigilos com e sem autorização. Nenhum outro presidente em exercício neste país teve a vida tão investigada e devassada como o presidente Lula. Todas as CPIs investigaram só o presidente. Em vão.

  9. Comentou em 09/05/2006 Norméria Santos

    Quinta dia 04/05 – Um jornalista da Globo vai na penitenciária e entrevista João Arcanjo (o Comendador), o homi solta a língua e dá alguns nomes de caciques do PSDB, PFL e de empresarios… Tudo peixe grande, ou melhor, tubarão! Ele diz, nomes, valor e datas… Tudo comprovado nos processos que seguem em ‘segredo de justiça’… No noticiario on-line, diziam até que hospitais de Mato Grosso ja estariam de plantão para o caso de um surto de infartos… Tudo pronto pra sair no Fantástico… Mas cadê a reportagem bomba??? Não aparece nada… Por quê??? Ninguém explica… Uns dizem que o PSDB entrou com uma liminar na justiça, outros dizem que entraram mesmo foi com um deposito $$$ na conta da Globo e os demais dizem que não haviam provas pra que a reportagem fosse apresentada… Bom…, exatamente uma semana depois, a Globo faz uma entrevista com o Silvio Pereira que não apresenta nada de concreto, não dá nomes de pessoas e nem de empresas, não aponta valores pagos e recebidos, sem documentos… E o que a Globo faz??? Bom… todos já estão carecas de saber… Tô ficando de saco cheio disso! Não é à toa que o mais sensato comentarista politico, Franklin Martins, foi demitido por esta máfia, eles não querem que digam a verdade, só meia… ou nada.

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem