Domingo, 16 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1041
Menu

CÓDIGO ABERTO >

Pimenta nos olhos dos outros

Por Luiz Weis em 01/08/2009 | comentários

Vejam só a ironia.

O Estado de S.Paulo deu em manchete, como tinha de dar, a notícia da censura prévia que acaba de sofrer – um juiz do Distrito Federal o proibiu de publicar reportagens sobre a operação Boi Barrica da Polícia Federal que levou ao indiciamento de Fernando Sarney, filho do presidente do Senado; a cada nova matéria, o jornal será multado em R$ 150 mil.

Na edição de 22 de julho, o Estado saiu com a transcrição de telefonemas interceptados pela PF com autorização judicial entre 30 de março e 2 de abril do ano passado. Neles, Fernando, a filha e, enfim, o próprio Sarney, acertam a nomeação do namorado dela para um cargo no Senado.

Na segunda tentativa junto à Justiça, Fernando Sarney conseguiu o embargo a novas matérias sobre o inquérito de que as gravações fazem parte e no qual ele foi indiciado, junto com a mulher, por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, entre outros delitos.

Mas, dos três principais diários brasileiros, o Estado foi o que registrou com menos destaque, numa nota de pé de página, na seção “Pelo Brasil” deste sábado, 1, o protesto da Associação Nacional de Jornais (ANJ) contra outra decisão judicial do gênero – a que proibiu A Tarde, de Salvador, de divulgar matérias sobre um possível esquema de venda de sentenças envolvendo um desembargador.

A ironia é sintomática. Em geral, a grande imprensa se limita a registrar burocraticamente o amordaçamento de publicações regionais e de menor porte, que a própria ANJ observa que “tem ocorrido com frequência”. Lembra a história da pimenta no olho dos outros.

O problema é rigorosamente o mesmo: em todos os casos, trata-se de decisões que contradizem as garantias constitucionais à liberdade de expressão.

Com ou sem Lei de Imprensa, um periódico não pode ser impedido de divulgar algo. Pode ser processado pelo que publicou. Simples assim.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem