Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Política rouba a festa da agricultura em Mato Grosso

Convidar presidente para qualquer tipo de inauguração, do ponto de vista do marketing, é uma grande roubada. A festa passa a ser da política, e o anfitrião geralmente é atropelado (e principalmente ignorado) pela mídia. Foi o que aconteceu ontem em Barra do Bugres, no cerradão de Mato Grosso, a 180 km de Cuiabá.


Lá, o presidente Lula e o governador Blairo Maggi inauguram, nesta terça-feira, 21 de novembro, um projeto inovador na área da agroenergia, a usina de biodiesel Barralcool, a primeira do mundo a produzir biodiesel, açúcar e álcool de forma integrada.


O investimento foi de R$ 27 milhões, e a integração com a unidade sucroalcooleira vai trazer uma economia de 20 a 25% no valor, se comparada a uma planta de biodiesel não integrada. Além disso, a nova unidade vai produzir 23 Mw/h de energia elétrica a partir do bagaço da cana: 7 Mw/h para consumo próprio e o restante para as Centrais Elétricas de Mato Grosso.


O projeto se propõe também a ser uma fonte de renda para os pequenos agricultores. A usina vai utilizar diversas matérias-primas, como a soja, o girassol e, futuramente, o pinhão manso. Parte da matéria-prima será adquirida de agricultores familiares da região, que serão apoiados com assistência técnica e terão sua produção previamente contratada. A Barralcool estima empregar aproximadamente 80 pessoas na indústria e cerca de 600 no campo. É pouca gente ? Para um empreendimento na região Centro-Oeste, onde a densidade demográfica é baixa, até que o número de empregos é razoável.


Mas a maioria dos jornais de hoje não deu nem sequer uma linha para a Usina. ‘Lula inaugura estrada que favorece o governador’, destacou a primeira página da Folha de hoje. Nas páginas internas, a reportagem se limitou a comentar a lua de mel entre Lula e Maggi, seu mais recente aliado. Tudo bem. A função da imprensa é informar, criticar, mostrar as relações de poder. Mas, neste caso, o projeto inovador da Barralcool merecia pelo menos um box. Ou não?