Sábado, 23 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

CÓDIGO ABERTO > Código Aberto

Projeto da Globo.com leva o estilo CARAS para o mundo dos blogs

Por Carlos Castilho em 02/09/2007 | comentários

Depois do feriadão da Independência entra no ar o projeto BlogLog com o qual a Globo.com pretende explorar o filão dos blogs assinados por ricos e famosos, a maioria dos quais desfila semanalmente nas páginas da revista CARAS (também em versão online) e no programa Fantástico.


 


A versão beta do BlogLog, na Web desde o final de agosto, conta com 150 blogueiros, quase metade deles artistas e celebridades globais. O projeto segue a linha do Gawker,  um site de celebridades novaiorquinas e também um portal de acesso a 14 blogs individuais, entre os quais se encontram o Wonkette (crônica social) e o Gizmodo (novidades tecnológicas) , dois campeões de visitas na blogosfera mundial.


 


O projeto da Globo.com vai dar 80% da receita publicitária de cada blog para o seu autor e é a maior aposta já feita por um dos grandes grupos de mídia no Brasil no universo dos blogs.


 


Ainda é muito cedo para dizer se o BlogLog vai dar certo ou não. Tudo vai depender dos blogueiros convidados, cujo total deve subir para 218 ou mais conforme previsão do blog Baguete, produzido por um grupo de publicitários gaúchos.


 


A Globo aposta no carisma pessoal  de nomes que freqüentam novelas e o Fantástico para atrair visitantes para sua nova página. Mas os globais e personalidades vão ter que produzir textos regularmente para gerar visitantes fiéis e isto vai dar trabalho adicional para quem já tem uma agenda bastante carregada.


 


Produzir textos para blogs exige algumas habilidades que a maioria das personalidades do time do BlogLog ainda não teve tempo de adquirir. A principal delas é a assiduidade na postagem de textos e na conversa com os leitores. Mesmo que muitos dos autores contratem redatores, o grande desafio será achar o estilo mais pessoal, que é o grande atrativo dos blogs de personalidades.


 


O voyeurismo implícito na mentalidade Caras provavelmente não será clonado no BlogLog porque os autores terão o controle dos textos postados e a maioria deles segue o padrão bem comportado. As exceções devem ficar por conta de figuras como a promotora de marketing  Fani Pacheco, que postou vídeos com cenas de sua participação do Big Brother Brasil 7.


 


Os comentários devem ser outro desafio para os autores do projeto. Caso eles sejam administrados, é inevitável uma pasteurização e a eliminação de críticas mais contundentes. Mas será interessante observar qual será a reação dos autores à quase certa tentativa de muitos leitores de estabelecer uma conversa, via comentários, com atores globais.


 

A estratégia das organizações Globo de aumentar a aposta corporativa no mundo dos blogs ainda é uma grande incógnita do ponto de vista do retorno do investimento. Mas ela está ocupando espaços num momento em que outras empresas de midia, como O Estado de São Paulo promovem desastradas campanhas de descrédito dos blogs.

Todos os comentários

  1. Comentou em 18/09/2008 Camila daniela

    Gosto da internet pois nada é manipulado.Bruno Prado do blog log faz agreção ao musicos do Papolog. E acaba fazendo entrigas no blog !!
    Isso mexe com a imagem do blog log.
    Uma pena …..

  2. Comentou em 13/09/2007 Patrícia Valiño

    ‘Produzir textos para blogs exige algumas habilidades que a maioria das personalidades do time do BlogLog ainda não teve tempo de adquirir.’ Oras, pelo amor de Deus! É óbvio que não vai passar de a cara do Bruno Gagliasso com os textos de algum redator do vídeo show que não tem mais nada pra fazer da vida…. A Globo só tem um produto: novela. Aí ela faz 3 horários de novela, exporta novela, dá notícia no JN e no Globo a respeito dos rumos da novela, noveliza notícias e reportagens e agora, com essa iniciativa, bloga novela.

  3. Comentou em 09/09/2007 Ivan Moraes

    Ja ocorreu a alguem que esses blogs serao blogs laranjas? Quantos ‘artistas’ conseguem escrever sem pagar um fantasma? Nao eh so ai nao, eh no mundo todo. Ja detectei fantasmas em algums blogs antes, mas nao de ‘artistas’. Nao vai demorar muito…

  4. Comentou em 06/09/2007 Jose Paulo Badaro

    Também acho que será um sucesso estrondoso, infelizmente. Primeiro, por que o que existe de gente de classe média que se imagina rica ou de uma forma ou de outra quer chegar lá, não está no gibi. Em segundo, porque o que menos se exige nos blogs que esses nerds freqüentam é noções de redação e um português ao menos razoável. Em terceiro, porque são fúteis e então adoram puxar o saco dos ricos, famosos e poderosos. Basta ver o dinheiro que gastam para ver um BBB o dia inteiro, o tempo que um Amaury Jr. da vida está no ar, o fascínio que uma Hebe Camargo exerce sobre essa gente, enfim… É uma lástima, mas esse projeto tem de tudo para bombar!!!

  5. Comentou em 05/09/2007 Célio Mendes

    Infelizmente tem tudo para ser um sucesso, se será perene ou não o tempo dirá, geralmente o publico é atraído por essas personalidades como açúcar atrai formigas, ocorre que essa moçada não é muito chegada a uma leitura o que tornara necessário usar e abusar dos recursos multimídia e deve pesar um pouco o acesso, agora se vai dar retorno financeiro é que são elas, vai depender do nível de atração que a iniciativa vai gerar nos anunciantes, se forem cobrar pelo acesso vão espantar o publico. Vamos ver no que vai dar…

  6. Comentou em 05/09/2007 Jose de Almeida Bispo

    Comunicação de rico, por natureza só tem uma via só: a de ida. Rico, em geral é ‘doutrinador’. A blogosfera é um lugar de participação. De permuta. Na blogosfera os reais valores pessoais acabam por se sobrepor. E não as campanhas de markting, tão bem sucedidas no agonizante mass media cálssica, ou seja, rádio, TV, jornais e revistas. Aos ricos produzidos pelo mass media: mudem de ramo. Já.

  7. Comentou em 05/09/2007 Jedeão Carneiro

    Quem vai arrebentar é a REDE BLOGO, do Azenha, no viomundo.com.br. Já tem até slogan: ‘Blogo e você, tudo a ler’ ou ‘Não caia no engodo, acesse a Rede Blogo’. Lá vai ter tudo que a grande mídia esconde de você. Viu uma notícia distorcida? Viu mais uma hipótese testada? Aconteceu e você não viu? Acesse a Rede Blogo.

  8. Comentou em 05/09/2007 Clovis Segundo

    Será um verdadeiro fiasco!

  9. Comentou em 05/09/2007 Jorge Cortás Sader Filho

    É realmente muito difícil, para quem não está habituado a escrever, produzir um blog limpo, conciso e portador de matéria interessante.
    Mesmo para os jornalistas, o assunto é difícil, especialmente se o profissional atua no campo, colhendo informações, sem ainda ter o preparo necessário para ser colunista ou comentarista.
    Fico a imaginar o que artistas da “Globo” seriam capazes de atrair leitores mais esclarecidos. Muitos deles têm extrema desenvoltura, como José Wilker e José Mayer, por exemplo. Sem querer, naturalmente, tirar o valor de muitos outros. Mas um blog escrito pela última aquisição promocional da Globo, o Diego “Alemão”, vai servir para a galhofa geral dos leitores que sabem onde têm o seu nariz. Que tal um blog da Íris, outra BBB? Seria interessantíssimo! Falar de casas mais sofisticadas do que a dos “brothers”, afirmar que a sua é bem melhor – quando a referida casa é apenas grande e com bons aparelhos domésticos, extremamente vulgar e impessoal – vai ser uma mediocridade só. Estamos nas mãos de uma mídia chata, maçante, cansativa, repetitiva, incapaz de trazer um só fato novo que enriqueça o leitor. Os blogs estão grassando pela internet. Qualquer assunto é válido, e os “gênios” proliferam. Enquanto isso, colunistas famosos pelo trabalho de anos, são chamados de retrógrados na melhor das hipóteses. Vai ser engraçada, esta idéia de blog tipo “Caras”.

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem