Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Protagonistas de escândalos de corrupção discutem via weblogs


No início de maio, boa parte da elite político-empresarial de Santa Catarina foi parar nas celas da Polícia Federal em Florianópolis em conseqüência de um escândalo de tráfico de influência e falsificação de licenças ambientais para construção de dois shopping centers bem como de uma penca de outros empreendimentos imobiliários de luxo.


 


A chamada Operação Moeda Verde ficou nas manchetes da imprensa local durante quase duas semanas, mas quando todo mundo pensou que ela seria substituída por uma “operação-abafa”, o bate-boca entre acusados, suspeitos e interessados transferiu-se para a internet, mais especialmente para a blogosfera catarinense.


Dois blogs se encarregaram de manter o assunto em evidência e alimentar pelo menos seis outros com material para comentários e posts. Enquanto a imprensa barriga verde trocou a perplexidade inicial por uma cobertura quase burocrática, a preocupação em levantar dados novos passou aos blogs, o que é um fato inédito na mídia e na política locais.


 


O blog Moeda Verde Floripa  foi criado logo depois da prisão de 22 empresários do ramo imobiliário, políticos e funcionários públicos estaduais e municipais. Quando a cobertura do assunto começou a ficar rarefeita na imprensa surgiu o blog do empresário colombiano Carlos Amastha, um dos responsáveis pela construção do Shopping Floripa, sobre quem pesam suspeitas de corromper funcionários públicos para comprar licenças ambientais.


 


O Moeda Verde Floripa procura adotar uma postura mais informativa, o que acabou se refletindo num maior número de “desabafos”  de leitores, em sua maioria manés (apelido dos moradores de Florianópolis) mais informatizados e que não têm acesso às páginas de cartas de leitores no jornal Diário Catarinense, que domina toda a imprensa estadual.


 


Já o weblog do empresário colombiano foi criado em apoio às pesadas acusações que ele faz contra o prefeito da capital catarinense, acusado de favorecer os interesses de um shopping concorrente, da rede Iguatemi, inaugurado no final de abril.


 


Mais recentemente, Carlos Amastha tenta neutralizar uma série de boatos sobre sua carreira e sobre a origem de seus recursos financeiros, através de posts onde conta a sua história pessoal.


 


O mais interessante neste processo é a participação das pessoas. Embora reduzida em termos absolutos se comparada com os números de sites do Rio e São Paulo, ela marca uma mudança no comportamento do público consumidor de informações numa cidade pequena (400 mil habitantes), onde quase todos os principais veículos de comunicação são propriedade do conglomerado gaúcho Rede Brasil Sul (RBS).


 


Os blogs começam a entrar no quotidiano da agenda das pessoas, mesmo fora dos grandes centros urbanos. Isto marca uma importante mudança de comportamento e assinala, sobretudo, a perda de controle da imprensa convencional sobre a cobertura de temas que afetam interesses comerciais e financeiros.