Quarta-feira, 23 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

CÓDIGO ABERTO > Desativado

PSDB mapeia amor e ódio do PT à Veja

Por Mauro Malin em 03/11/2005 | comentários

O PSDB tomou as dores da Veja e publicou, em seu boletim distribuído por correio eletrônico, uma compilação de declarações petistas sobre a revista que oscilam da antiga admiração ao atual repúdio. Saiu assim:


Revista era exemplo de jornalismo para petistas durante governo FH


Levantamento da Agência Tucana revela que os mesmos petistas que hoje atacam a revista Veja não poupavam elogios ao semanário em um passado recente, sobretudo durante os oito anos do governo FH (1994 a 2002).


PENSAMENTO CURIOSO – Um exemplo típico é o deputado Nilson Mourão (PT-AC), que na última terça-feira rasgou a revista após discurso na tribuna da Câmara, em sinal de protesto pela reportagem sobre os dólares que o PT teria recebido de Cuba. Segundo o petista, hoje a revista “merece o lixo”. No entanto, o mesmo deputado foi à tribuna em 2000 para cobrar do governo a apuração de denúncias do semanário, que trazia “brilhante matéria” sobre grilagem de terras na Amazônia.


As declarações do deputado Fernando Ferro (PT-PE) também ajudam a mostrar o intrigante pensamento petista sobre a revista. Também em discurso, Ferro classificou Veja de “imprensa fascista” na última segunda-feira. Não era o que ele pensava quando elogiou reportagem publicada em 1998 sobre torturas praticadas no regime militar. O petista se esqueceu que, em 2001, subiu à tribuna para usar reportagem do semanário em um discurso de ataque ao governo FH.


O comportamento se repete com o hoje líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Em 1995, o petista se baseou em reportagem da Veja para pedir a demissão do então secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda José Milton Dallari. Mas hoje o petista desqualifica a revista que outrora elogiava.


Derrubado pelo escândalo do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino (SP) cansou de pedir transcrições de reportagens de Veja nos anais da Câmara. No caso de uma reportagem sobre aborto, o pedido foi justificado “pela importância da revista e da matéria” que prestavam “um excelente serviço ao debate democrático”. Debate esse que o partido de Lula parece agora querer interromper.


Some-se a esses exemplos discursos como o do hoje presidente do PT-DF, Chico Vigilante. Em 1994, o petista elogiou reportagem sobre o jornalismo da Radiobrás. Três anos depois, o hoje ministro Jacques Wagner (BA) louvava reportagem de Veja sobre o programa Bolsa-Escola do então governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque.


Curiosamente, após a ascensão ao poder, em 2003, o PT passou a criticar a mesma publicação que elogiava no passado e usava para atacar o governo FH, também alvo de acusações do semanário da Editora Abril. A julgar pelos discursos petistas, Veja só é boa quando ataca o PSDB. Quando mostra os podres do governo Lula, a maior revista nacional transforma-se em panfleto.”

Todos os comentários

  1. Comentou em 07/11/2005 Intel Art

    Caros Amigos: Quando lançamos o http://www.robertocivita.com, sabíamos do poder e da fama da revista Veja, fundada não pelos Civitas mas sim pelo grande italiano Demétrio Carta, hoje editor chefe da revista Carta Capital. Esse sim, desbravador e desafiador da ditadura corrupta do golpe de 64 aonde sumariamente auxiliou ‘fazendo vista grossa’ e em troca de algumas garrafas de Chivas, facilitou o enriquecimento ilícito de várias famílias com Maluf, Civita, Frias, Marinho, entre outras. Com a chegada da Internet, e a reeducação dos jovens, muitos plugados, não terão mais desculpas para se informar do que realmente se passa na mídia brasileira, e se desejarem seguir o caminho corrupto, imoral e facista de seus pais, será por livre e espontãnea vontade. Fica aqui o nosso desejo de que o falecido Victor Civita descanse em paz e ilumine seus filhos a serem mais justos e principalmente imparciais no exercício da dissiminação da informação e encoragem o governo do presidente Lula a banir o uso de dinheiro público para publicidades em Vejas, Jornais Nacionais e Outdores da vida Brasileira, enquanto para isso, muitos brasileiros vendem seus almoços para comprar as suntuosas jantas de Roberto Civita, Duda Mendonça e Otávio Frias da vida. Espalhem o http://www.robertocivita.com & http://www.victorcivita.com e mostrem ao Grupo Abril que a justiça digital tarda mas não falha e levemos esta discussão ao PONTO COM Digitalmente. Intel Art

  2. Comentou em 05/11/2005 José Edi Nunes da Silva

    O PSDB pautou a Veja ou foi o contrário? Que doce coincidência…

  3. Comentou em 04/11/2005 jorgeoliveiradepaula oliveira

    Faltam dados importantes neste mapeamento. Um deles é informar o nome de deputados do PSDB que tiveram campanha financiada pela Veja. Não é, Mauro?

  4. Comentou em 04/11/2005 Iorgeon Haenkel

    Pergunto aos leitores do Observatório: Quantas daquelas denuncias contra o FHC foram apuradas? Muita conversa, muito barulho, e depois? Quantas CPIs foram à frente? Ao que me parece, calaram a boca da maior parte da imprensa! Hoje só escutamos o eco do passado. E hoje, como vai o grupo Abril? Será que é coicidência a defesa do PSDB? Podemos ignorar que um dos maiores acionistas do grupo abril é o Cisneros, o mesmo megaempresário que articulou junto com os americanos o golpe contra Hugo Chavez? Será que de forma ‘ingênua’ a imprensa pode estar conduzindo o Brasil para uma Venezuela? Graças a Deus que o povo brasileiro parece está amadurecendo. A maioria da população do país está cultivando eventos passados, sabe ser importante recorrer ao passado para não cometer os mesmos erros, ou ser manipulada com facilidade. Na verdade, isto parece ser uma tendência da maioria dos países ocidentais, saber que por traz de qualquer notícia existem interesses de grupos poderosos, sendo necessário filtrar cada vez mais as informações. Vide a crise dos grandes jornais americanos.

  5. Comentou em 03/11/2005 Thiago Lopes

    Uma tipica estratégia do PSDB e de outros partidos de direita, usar informações fora de contexto para manipular as pessoas! Qualquer um sabe que a Veja é elitista e quem é de esquerda nunca gostou dela!

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem