Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Receios sem fronteiras

Por Luiz Weis em 03/08/2007 | comentários

Os jornais de hoje registram desigualmente a manifestação da ONG francesa Repórteres Sem Fronteiras, a mais respeitada entidade de defesa da liberdade de imprensa no mundo, sobre a proposta do PT de revide aos ‘setores da mídia’ brasileira que seriam cúmplices de uma ‘grande ofensiva da direita’ contra o governo Lula.

A Folha deu uma noteta de 16 linhas a respeito. O Estado, 1/4 de página. O Globo, chamada na primeira e manchete interna. Nenhum deles publicou a íntegra do documento dessa organização apartidária, uma espécie de Anistia Internacional voltada especificamente para a proteção do jornalismo. Lá vai então:


Exmºs Srs.


Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República Federativa do Brasil, e Ricardo Berzoini, presidente do Partido dos Trabalhadores.


Repórteres sem Fronteiras manifesta sua preocupação sobre as conseqüências da decisão adotada no dia 31 de julho pela Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), convocando detentores de mandatos públicos à mobilização contra uma ‘grande ofensiva da direita aliada a certos setores da mídia contra o PT e o governo do presidente Lula’, fundador do partido.


Gléber Naine, responsável pela comunicação do PT, destacou o canal de televisão privado TV Globo e os diários Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo, O Globo e Folha de S. Paulo como veículos que ‘nunca fizeram antes oposição a um governo como o fazem agora’.


Esta decisão nos parece inoportuna e sem fundamento. De um lado, se é verdade que a mídia privada do país não poupou críticas ao presidente Lula e seu governo quando de sua chegada ao poder, a relação entre o governo federal e a imprensa evoluiu de forma favorável desde então. Por outro lado, os veículos citados não deixaram de criticar representantes dos partidos de oposição citados em casos de corrupção, abuso de poder e fraude.


É nosso dever lembrar, contudo, que a revelação, às vésperas das eleições de outubro de 2006, de um escândalo envolvendo membros do PT – que tentaram comprar um falso dossiê contendo acusações contra candidatos de oposição – provocou a reação de militantes do partido contra a imprensa. Na ocasião, os demais partidos representados no Congresso que tomaram parte nessas manifestações também tiveram parte na responsabilidade pelas agressões dirigidas contra a mídia, para as quais não servem de justificativa as alianças políticas vigentes.


A resolução que o PT acaba de aprovar ocorre poucos dias após a ampla cobertura pela mídia das manifestações que se seguiram após a catástrofe aérea no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 17 de julho, e as vaias dirigidas ao presidente Lula por ocasião da abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Tais manifestações devem ser vistas como uma crítica sistemática às autoridades de Brasília? Deveria a imprensa se calar diante desses eventos, deixando-os passar de forma despercebida? É possível responsabilizar a mídia pela insatisfação provocada pela emoção coletiva decorrente da tragédia de Congonhas?


Repórteres sem Fronteiras vem por meio desta chamar as autoridades de governo ao bom senso. A decisão do PT não nos parece em acordo com um partido democrático. Ela só pode alimentar o rancor, e deve ser reconsiderada.


À espera de que nossas considerações sejam ouvidas, queira, Exmº Sr. presidente, receber os nossos votos da mais alta estima e consideração.


Robert Ménard Secretário Geral


P.S. A ponte sobre o Mississippi


Com todo o respeito pelas vítimas da queda da ponte em Minnesota, nos Estados Unidos – quatro mortos, 30 desaparecidos e 79 feridos até o momento em que redijo esta nota – é inteiramente descabido o destaque que o Estado vem dando ao acidente: ontem, todo o espaço útil da página de abertura da seção Internacional, hoje chamada na primeira e o equivalente a uma página e meia dentro.


Já a Folha, acertadamente, abriu ontem a seção Mundo com a perigosa iniciativa russa de considerar o Pólo Norte, rico em petróleo, extensão do seu território. E hoje, mais acertadamente ainda, com as novas revelações sobre o abafa da polícia metropolitana de Londres depois da morte do brasileiro Jean Charles de Menezes. [O Globo, errando ora por falta, ora por excesso, praticamente ignorou ontem a tragédia americana para abrir com ela, hoje, o noticiário do exterior.]


A julgar pelo retrospecto, a mídia brasileira daria uma fração desse espaço a um idêntico acidente que tivesse acabado de acontecer em algum país asiático ou africano. Dali, só mesmo um tsunami para sacudir a imprensa daqui.


***


Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

  1. Comentou em 06/08/2007 roelf cruz

    Cério e Cido. Estou trocando as bolas terrivelmente. Ora chamo o Cido de Cério, ora o Cério de Cido. Isto porque tenho um conhecido chamado Cido Cério!
    Só não respondo à altura sua última provocação (distorcer os fatos) porque ainda estou em estado de graça ante a fantástica vitória do grandioso Tricolor do Morumbi que, em disputada lide, derrotou o aguerrido Grêmio de futebol portoalegrense, resultado que nos coloca onde sempre deveríamos estar, no primeiro lugar. Sei que a imprensa bolchevique dirá que temos um jogo a mais, mas tudo isso é perseguição ideológica.
    Por outra parte (o famoso “in addition” dos nossos sempre amigos e aliados), estou começando a suspeitar (e agora tanto faz se é cido ou cério) que os Srs. não estão, por dizer de alguma forma, muito inclinados a mudar de idéia, seja qual for o argumento apresentado.
    Assim, este anatomista (não se impressione demasiadamente com meu Lattes, não é para tanto), aqui se despede, sem responder sua capciosa indagação.

  2. Comentou em 06/08/2007 Ivan Moraes

    ‘Por que não se faz um retrospecto detalhado dos acidentes aéreos ocorridos no Brasil nos últimos dez anos? Quantos foram da TAM?’: porque o Brasil eh anarquia portanto preprogramado pra falhar a todos os niveis.

  3. Comentou em 06/08/2007 Cid Elias

    Vamos desmontar de vez o discurso dos que, segundo o anatômico facial, ousam pensar, ôps, ousam distorcer os fatos com sua própria cabeça, e para tal, basta que a Paula ao invés de mandar os outros estudar, me responda sem enrolar: Os meios de comunicação, ditos da Grande Imprensa – Globo, Folha e Estadão, quando do GOLPE MILITAR, qual atitude tiveram? Apoiaram os golpistas ou os’camaradas de esquerda’? Cite qual destes NÃO se beneficiou ao apoiar os DITADORES, TORTURADORES E MATADORES da turma ‘democrática’ que extinguiu por duas décadas a liberdade de expressão, de informação, de escolher seus representantes, etc.? A senhora sabe o que significa ‘atraso mental’?

  4. Comentou em 06/08/2007 EVANDRO TRIGUEIRO TAVARES

    1) Enquanto o Governo é submetido a um corredor polonês, em redor da TAM a mídia constrói um corredor sanitário, como se a empresa do finado Rolim Amaro tivesse pouco ou nada haver com a tragédia. Onde está a cobertura jornalística? Por que não se faz um retrospecto detalhado dos acidentes aéreos ocorridos no Brasil nos últimos dez anos? Quantos foram da TAM? A propósito, as famílias das vítimas das tragédias anteriores já foram indenizadas? Gostaria de saber… 2) Não foi essa RSF que há uns anos propôs que se invadisse o Brasil para criar um ‘estado ianomâmi’ sob supervisão da ONU?

  5. Comentou em 05/08/2007 Rogério Ferraz Alencar

    ‘É possível responsabilizar a mídia pela insatisfação provocada pela emoção coletiva decorrente da tragédia de Congonhas?’ Alberto Dines, por acaso, é o editor-responsável dos Repórteres Sem Fronteiras? A lenga-lenga é a mesma: a mídia só noticia o que acontece. Será que a RSF resistiria a uma CPI das ONGs? De tudo só me resta uma conclusão: o golpismo midiático extravasou fronteiras. A porpósito: na Folha de hoje, 05/08, a coluna de Eliane Cantanhêde não deixa dúvidas: a mídia tentou usar o desastre da TAM para derrubar Lula. É patético o incoformismo de Eliane com a pesquisa Datafolha, que não detectou queda no prestígio de Lula, após o desastre. Ela começa dizendo que ‘Cai avião, sobre avião(…) e algo continua imutável: a popularidade de Lula.’ É ou não confissão de que a mídia, com o desastre, quis atingir Lula?

  6. Comentou em 05/08/2007 Cério S. dos Santos

    A julgar pelo que já dissera, acredito que a Sra. Paula não terá grandes dificuldades de responder o seguinte: Quais dos veículos da grande imprensa que, na sua produção jornalistica, especialmente no que tange a mídia televisa e aos grandes jornais da imprensa escrita, manifestamente refletem relações de urbanidade ou afinidade ideológica com o petismo, no que concerne ao Governo Lula, ou que, ao menos se posicionam de forma imparcial ? Para facilitar, exemplifique fazendo referências à postura da linha editorial dos jornais de grande circulação de São Paulo , onde a Sra. mora, sabidamente o maior pólo informativo do País.

  7. Comentou em 05/08/2007 Ivan Moraes

    A carta foi extremamente bem cronometrada pra fazer estrago porque se os brasileiros acordarem vao descobrir que a ‘coalizao partidaria’ que Lula foi forcado a fazer esta cheia de sabotadores que NAO trabalham nem a poder de decreto, que sequer aparecem no congresso apezar dos gastos de gasolina. O que a direita latina faz e sempre fez no continente inteiro eh emperrar tudo e todos se nao tiver o poder. Se governo nao funciona -e o Br nao tem governo ha decadas- acusem os que nao trabalham hoje. Lula? Eh de uma infantilidade anal acusar Lula de tudo, enquanto os outros 500 ladroes fazem… o que? E o judiciario faz o que em Brasilia, remenda saiote, penteia peruca? O que fazem as cortes brasileiras?

  8. Comentou em 05/08/2007 Fernando Teixeira

    O que não se pode conceber é uma ‘democracia sem povo’. Mas, infelizmente, todo este panorama atual nos mostra que esta é uma aspiração que ainda existe.

  9. Comentou em 04/08/2007 Paula Abreu

    E quanto às relações históricas do petismo com a imprensa, o senhor Cério também está completamente enganado e o que diz dá a exata dimensão do quanto desconhece a grande imprensa e as relações de camaradagem que parcela esmagadora da classe jornalística manteve e, em muitos casos, ainda mantém com o petismo. Vá estudar digo eu, Sr. Cério! Apesar que eu acho que o regime de restrição de informações a que esteve submetido devido a militância partidária dificilmente lhe permitirá tirar tantos anos de atraso mental algum dia. Mesmo porque tudo indica que em seu caso já se deu um um processo de ruptura comleta com a realidade.

  10. Comentou em 04/08/2007 Ivan Moraes

    ‘Ou alguém conhece uma critica que seja da RSF, para ficarmos no cenário externo, à FoxNews ou ao império NewsCorp?’: existem criticas a Sarney na imprensa brasileira menos ainda, e se voce ja deu uma olhada no que esta acontecendo no Amapa nesse exato momento, ou na prisao do governador do Maranhao, voce saberia porque. Na direita continental nao se encosta nem com uma flor. A RSF, como a media brasileira, faz propaganda politica, eh paga pra isso, sabe muito bem o que esta fazendo, e no caso da ‘carta’ especificamente, cronometra sua interferencia para o maior estrago possivel, como toda a media alimentada a espionagem do Brasil. EUA, no entanto, eh democracia. A RFS nao toca democracias, eh por isso que esta ai enchendo o saco do Brasil. Que nunca foi democracia, mas se ilude que ser de ‘direita’ o faz ‘democrata’. Anarquia, isso sim: o primeiro sistema governamental legalmente anarquista do mundo eh o do Brasil, e a sociedade brasileira eh anarquica do comeco ao fim. So Pode Ser Culpa De Lula, cujo governo esta expondo toda a corrupcao brasileira ao ar livre pro mundo inteiro ver.

  11. Comentou em 04/08/2007 Cério S. dos Santos

    Cansadíssima Paula, essa ficção é tão real. Poderia jurar que é compartilhada e ratificada pela maioria esmagadora dos milhões de brasileiros, especialmente os mais humildes, o que não é o seu caso. A Globo apoiou Lula durante boa parte do primeiro mandato??? Acho que o cansaço está confundindo a sua cabeça. Não confunda apoiar com tolerar. No mais, já que está cansada, coloque a sua cabecinha inchada no travesseiro e durma, somente assim poderá esquecer o inconformismo que tanto a perturba. Cuidado para não ter pesadelos!!!

  12. Comentou em 04/08/2007 Felipe Faria

    Não custa lembrar que se o relatório do RSF fosse favorável ao governo, seria alardeado, como já foi, pelos 4 cantos do mundo.

  13. Comentou em 04/08/2007 roelf cruz

    A truculência democrática dos companheiros Cidos e não Cidos, mostra como está alta entre eles a chama democrática. Ante a menor divergência, já partem para a hostilização e para a tentativa de desqualificar os debatedores. Desta vez, a vítima é a Paula, que por insistir em não ser petista (que vergonha Dona Paula, como se atreve!) e ter a audácia de pensar com sua própria cabeça, é brindada com os já conhecidos neste blog agrados Cideanos, tipo “Vá estudar menina!!! Mente vazia é oficina do DEMO”. Nada como um debate em alto nível!

  14. Comentou em 04/08/2007 Paula Abreu

    Sr. Cério, não só não me esqueci como Collor venceu as eleições como sei que é hoje aliado de primeira hora daquele que à época foi seu adversário. Só que baseio meu argumento em fatos que acompanhei, ao contrário do senhor, que fala de uma realidade que só existiu em seu universo de ficção alimentado por militância partidária e desinformação. Se o senhor de fato lesse os bons jornais à época saberia que Collor foi alvo de ataques frontais da mídia ainda quando candidato, com exceção da Rede Globo. A mesma Rede Globo que apoiou Lula descaradamente durante boa parte de seu primeiro mandato.

  15. Comentou em 04/08/2007 Reginatto Rochianni

    Só uma contribuição sobre a questão da democracia colaborando com nossos comentaristas Paula e o Sr. Cério: se a democracia não ampara a ditadura da maioria a fortiori ela não legitima a ditadura da minoria (que indubtavelmente é o que está acontecendo na mídia). Parabenizo o sr. Cério pelos comentários postados. Os dois são excelentes recomendo a todos conferir.

  16. Comentou em 04/08/2007 José Paulo Badaró


    Cuando Reporteros Sin Fronteras encubre a la CIA – Por Thierry Meyssan | París (Francia) | 27 de abril de 2005 | Voltaire, édition | Reporteros Sin Fronteras goza, en Francia, de una honorable reputación, aún cuando diversos medios latinoamericanos acusan a la organización de estar a sueldo del binomio NED/CIA. RSF recauda entre el público francés más de dos millones de euros al año para acudir en auxilio de los periodistas oprimidos en el mundo. En realidad, sólo el 7% del presupuesto general de RSF está dedicado a esta tarea que es su principal misión. Su verdadera actividad, desde que firmó un contrato con la maquinaria de propaganda de Otto Reich, es la lucha contra los regímenes progresistas latinoamericanos (Cuba, Haití, Venezuela). —
    Las mentiras de Reporteros Sin Fronteras – Por Salim Lamrani | París (Francia) | 7 de septiembre de 2005 | Voltaire, édition internationale | La ONG francesa Reporteros Sin Fronteras, consagrada a la defensa de la libertad de la prensa, es hoy objeto de polémica. Para algunos, constituiría un vector eficaz de libertad en el mundo, para otros –entre los que nos encontramos– se ha convertido en correa de transmisión del Departamento de Estado y manipula una causa al servicio de la estrategia de Estados Unidos. Salim Lamrani, investigador de la universidad de la Sorbona, analiza detalladamente acusaciones y respuestas

  17. Comentou em 04/08/2007 José Paulo Badaró

    Cuando Reporteros Sin Fronteras encubre a la CIA

    Por Thierry Meyssan | París (Francia) | 27 de abril de 2005 | Voltaire, édition internationale | Reporteros Sin Fronteras goza, en Francia, de una honorable reputación, aún cuando diversos medios latinoamericanos acusan a la organización de estar a sueldo del binomio NED/CIA. RSF recauda entre el público francés más de dos millones de euros al año para acudir en auxilio de los periodistas oprimidos en el mundo. En realidad, sólo el 7% del presupuesto general de RSF está dedicado a esta tarea que es su principal misión. Su verdadera actividad, desde que firmó un contrato con la maquinaria de propaganda de Otto Reich, es la lucha contra los regímenes progresistas latinoamericanos (Cuba, Haití, Venezuela).

  18. Comentou em 04/08/2007 Cério S. dos Santos

    Sem profissão, Sra. Paula ? Esse pessoal desocupado só pode ser da turma do “Cansei”. Está cansadinha de não fazer nada. O ócio não está fazendo bem à mesma. Esqueceu como Collor conseguiu vencer o segundo turno eleitoral, em 1989 ? Esqueceu como se deu a eleição e reeleição do Sr. FHC ? Ocasiões em que venceu o pleito, justamente, o candidato apoiado pela grande mídia. (coincidência, não ?). A eleição do Sr. Lula deu-se devido à saturação de um processo, no qual a mídia sempre conseguia conduzir a vontade popular. Ocorre que o povo rebelou-se, resolvendo construir a história com as próprias mãos. Dessa forma, o poder da mídia, ao contrário de outras oportunidades, foi insuficiente para interferir no resultado do processo eleitoral, efetivando-se a verdadeira Democracia. Vá estudar menina!!! Mente vazia é oficina do DEMO (que nesse caso pode significar aquele partido político, dá no mesmo).

  19. Comentou em 04/08/2007 Carlos Martins

    Não vou embarcar em teorias conspiratórias de que a RSF é financiada por X, Y ou Z, co-optada por A, B ou C. Tem uma nódoa séria em seu histórico recente: omitiu-se diante da subserviência da ‘mídia’ euense ao governo Bush pós-911, e aos inúmeros atos de coerção do mesmo governo contra os (poucos) setores da imprensa – não confundir com ‘mídia’ – daquele país que insistiam em dizer que o rei estava nu. Mas a grande deficiência da RSF é outra: é, também ela, corporativa, o que hoje em dia, como a ‘mídia’ é dominada e controlada por meia dúzia de teracorpoarações, tem duplo sentido. Quer queira quer não, ao pretender defender uma hipotética e na prática inexistente ‘liberdade de imprensa’ descontextualizada, acaba se posicionando do lado das mesmas teracorporações. Ou alguém conhece uma critica que seja da RSF, para ficarmos no cenário externo, à FoxNews ou ao império NewsCorp?

  20. Comentou em 04/08/2007 Vivian Stipp

    Onde será que o sr. Robert Ménard foi buscar informações para afirmar coisas como ‘Por outro lado, os veículos citados não deixaram de criticar representantes dos partidos de oposição citados em casos de corrupção, abuso de poder e fraude.’????? Quem terá lhe dado essas e outras informações absurdas? O que esse sr. entende da historia recente do Brasil e do atual momento político brasileiro, dos interesses em jogo e das forças que estão por trás de uma manipulação de informações atroz? Ao que tudo indica até ele FOI MANIPULADO, pois ingenuamente está repetindo o discurso daqueles que confundem LIBERDADE DE IMPRENSA com licença para mentir, falsear, distorcer e tentar manipular a opinião pública para a satisfação de seus mais vis nteresses. Antes de escrever bobagens, essa ONG francesa (amigos de FHC?), deveria pesquisar mais e fazer o que aqui não se faz: ouvir o outro lado.

  21. Comentou em 04/08/2007 André Bezerra

    Caro Luiz, sobre a decisão russa, vale pena ler o curto comentário do físico Bob Park na sua coluna semanal What´s New (em http://www.bobpark.org): 3. PLANTING THE FLAG: THE NORTH POLE IS CLAIMED FOR RUSSIA.
    A Russian nuclear-powered icebreaker and two mini-submarines planted the Russian flag on the sea floor at a depth of 2.6 miles. No one takes that flag stuff seriously anymore, but the North Pole has more recoverable resources than the Moon.

  22. Comentou em 04/08/2007 Cid Elias

    Sr Weis, “Uma das formas de se medir a credibilidade de qualquer órgão é examinar suas fontes de financiamento.’ Bingo!
    Antes de mais nada quero dizer que vi sua resposta ao comentário do professor João-Londrina. Porém, penso que pela relevância desta informação, ela deveria ter sido publicada junto com o artigo. Todos sabemos o que eles querem…e pra quem não sabe:
    ‘“Financiada pelo governo dos Estados Unidos e por empresas multinacionais, a ONG deveria mudar seu nome para Repórteres Com Fronteira”, afirma Dr. Rosinha. “Uma das formas de se medir a credibilidade de qualquer órgão é examinar suas fontes de financiamento. E o governo Bush tem injetado recursos nessa ONG.”
    Não poderia ignorar a brilhante Paula Abreu: maravilhoso comentário, menina! Apenas confundistes os partidos, mas isso é besteira, né? Depois de reler isso ‘…democracia que certos partidos(PT) tentam difundir para transformar as massas em curral eleitoral, reinstituindo o velho voto de cabresto…’ cheguei a conclusão que te enganastes apenas nos autores que eternamente protagonizaram isto que dissestes, e, a todo custo, querem voltar a fazê-lo. Voto de cabresto eu, a senhora, e 180 milhões de pessoas, sabemos beeeeeem direitinho quem, deste expediente, sempre usou e abusou. Ou vais me dizer que só tu nunca soubestes?

  23. Comentou em 04/08/2007 Paula Abreu

    Ubirajara Souza, quais foram essas ‘melhoras’ tão gritantes do Brasil sob a gestão Lula, será que pode nos contar?
    OBrasil melhorou muito, sim, e piorou também. E muito dessa piora (inclusive a deterioração de nossa política, em que cargos são loteados com um descaramento que jamais assisti, entre outros vícios que chegaram ao extremo na gestão petista) se deve à atual administração. Assim como muitas das melhores que se atribui a Lula foi construída lá atrás (caso do desenvolvimento do agronegócio, do assentamento de sem-terra, de políticas sociais bem-estruturas — não arremedos como um tal de Fome Zero que naufragou em menos de um ano, caso da estabilização da moeda, caso das desigualdades sociais, que vêm caindo no país DESDE 1993 e não de hoje, embora a imprensa se esqueça de dizer em editoriais que festejam os ‘bons’ indicadoes sociais do governo Lula, caso das privatizações de sangradouros de dinheiro público, caso da redução da exploração de mão-de-obra escrava, que, depois de sofrer queda antes de Lula chegar ao poder, voltou a subir na atual gestão, caso da redução dos índices de evasão escolar, etc, etc.).

  24. Comentou em 04/08/2007 Ivan Moraes

    Carta CRONOMETRADA pra chegar exatamente aa hora que chegou e fazer o maior estrago possivel no PT e no governo Lula. Carta CALCULADA para NEGAR AO MUNDO a venezuelizacao do Brasil. Carta que ‘denuncia’ um partido politico inteiro enquanto finge nao ver o que o brasileirs esta passando com sua media. Carta que IGNORA a espionagem que a media pratica no Brasil, impune. Carta PRE-PROGRAMADA para ser ‘repercutida’ o mais ‘livremente’ possivel no mundo todo. CARTA PLANTADA na media mundial. Essa eh a carta do Reporters Sem Fronteiras.

  25. Comentou em 04/08/2007 Fábio de Oliveira Ribeiro

    Ué… não entendi porque o PT se diz vítima da direita. Afinal, o próprio PT se comporta como a PIOR DIREITA que já tivemos pois: 1º combater a violência com polícia MILITAR federal e a construção de presídios; 2º pretende controlar a mídia através de um famigerado Conselho Nacional de Jornalismo; 3º gasta 150 bilhões de juros com os banqueiros todo ano enquanto ficamos sem estradas, sem portos, sem aeroportos, sem universidades federais e, sobretudo, sem paciência; 4º pretende fazer uma reforma política que centraliza ainda mais o poder nas mãos dos Partidos quando é notório que os mesmos não são nada representativos (ou só representam os interesses de seus caciques); 5º apesar de se dizer éticos os ‘petistas’ gostaram do estilo administrativo de seus oponentes direitistas (aumento de cargos públicos de confiança, recebimento de presentes, direcionamento de concorrências, etc, etc, etc); 6º O Brasil ainda tem o 10 orçamento militar do planeta muito embora as Forças Armadas só comprem equipamentos obsoletos no exterior…. Querem mais? A questão do PT é a seguinte: chegou ao poder e agora não quer nem pode mais sair dele. Acho que seus líderes já perceberam que o PT não demora para DESMORONAR quando seus quadros ficarem sem cargos, salários, dignidades, passagens de avião, Land Rovers, Jet Skis, skis em Bariloche para discutir religião, etc….

  26. Comentou em 04/08/2007 Ivan Moraes

    ‘http://www.voltairenet.org/mot120787.html?lang=es’: O RSF esta morto e enterrado. O unico sub sub sub sub sub segmento populacional brasileiro que tinha tudo a ganhar com a carta deles a Lula eh a Opus Dei, uma organizacao secreta POLITICA e ELEITORAL de desestabilizacao POLITICA e ELEITORAL para fins POLITICOS e ELEITORAIS. A cronometragem dessa carta foi exata demais pra ser verdade: tudo que eles juraram ao mundo jamais ter acontecido na Venezuela esta agora acontecendo no Brasil. O Reporters Sem Fronteiras, organizacao nao-secreta de propaganda politica e eleitoral para fims politicos e eleitorais, esta morto e enterrado.

  27. Comentou em 04/08/2007 ubirajara sousa

    Que tal perguntar a Míriam Leitão, aos jornalistas que, como ela, consideram os EUA um exemplo a ser seguido, bem como alguns comentaristas que aqui se manifestaram, como vão as pontes dos EUA? Estradas esburacadas, neste Brasil, pode ser novidade para quam viaja apenas de avião. Já fiz trechos de 250 km em 12 horas e não foi no governo Lula. Ora senhores, o Brasil melhorou muito, mas a imprensa não quer enxergar, bem como alguns comentaristas ‘do outro lado’. Xô urubus!

  28. Comentou em 04/08/2007 roelf cruz

    Bom dia Weis. Teu texto ‘O Príncipe e o Terrorista’ sumiu da web. Onde o encontro? Abraço

  29. Comentou em 04/08/2007 Paulo Henrique

    Para quem quiser se informar sobre Reporteres sem Fronteiras, vá este link (em espanhol), existem versòes em outrs linguas. Só como gato por lebre quem quer.

    http://www.voltairenet.org/mot120787.html?lang=es

  30. Comentou em 04/08/2007 Sérgio Piccinato

    Li o texto e os comentários,e como não conheço o RSF me abstenho
    de considerações.Contudo, não resisto a comentar sobre a Democracia do Gov. Lula;sua maior proeza política,um verdadeiro assombro,foi demonstrar e continuar dia-a-dia demonstrando que
    a maioria pode estar errada!Saudações a todos.

  31. Comentou em 04/08/2007 jorge cordeiro

    O dia que o RSF criticar um órgão de imprensa, mesmo os mais golpistas, a gente conversa… corporativismo sem fronteiras!! (www.escriba.org)

  32. Comentou em 04/08/2007 Paula Abreu

    ‘Um dia, essa resposta chegará à sociedade, quando a mídia parar de censurar quem dela diverge.’

    Eduardo Guimarães, jura que vc não tem nem um pouquinho de vergonha de repetir uma teoria conspiratória furada e esfarrapada como esssa? Vc realmente lê os bons jornais, para sair afirmando que eles não dão espaço ao contraditório de maneira generalizada? Além disso, você lê os panfletos petistas, que existem às pencas na praça, para passar por cima do fato desse jeito de que ELES não dão espaço ao contraditório e, assim, fizeram a cabeça de pessoas como vc que enxergam o mundo como se dividido entre petistas e ‘direitistas’, como se o problema do país fosse mera questão de rótulos e não de vícios antigos da política que se perpetuam e são radicalizados na gestão petista, que tem o apoio das piores raposas, inclusive oligárquicas!

  33. Comentou em 04/08/2007 Paula Abreu

    Cério dos Santos parece se esquecer ou desconhecer algumas noções básicas sobre democracia, que, em suas palavras, parece se confundida com DITADURA DA MAIORIA. A democracia é um sistema político que respeita as leis e direitos de minorias, ao contrário do conceito de ‘democracia’ que certos partidos tentam difundir para transformar as massas em curral eleitoral, reinstituindo o velho voto de cabresto.

    Em segundo lugar, o equilíbrio democrático depende da livre manifestação dos mais distintos segmentos da sociedade e de uma imprensa forte e atuante, bem diferente da imprensa idealizada pelos simpatizantes do PT, para os quais esta deveria funcionar como órgão de propaganda do governo petista.

    Em terceiro lugar, a opinião do ‘povo’ é móvel. Foi com o mesmo ‘povo’ que Collor chegou ao poder. Foi também com voto da maioria que, finalmente, um intelectual chegou a ocupar o cargo de presidente da República. E, da mesma maneira, com o voto do povo, Lula chegou ao poder, mas com grande débito à classe média e principalmente à imprensa sem as quais não teria se transformado em mito sem passar por um só cargo no Executivo ou por uma atuação expressiva num cargo Legislativo, como é o mínimo que se espera de qquer político que constrói uma carreira realmetne sólida, a custa de sacrifícios pessoais exigidos para se ter algum preparo para o cargo de maior mandatário da nação.

  34. Comentou em 04/08/2007 Jose de Almeida Bispo

    O impressionante no editorial de Monsieur Ménard é que a exemplo de t-o-d-o-s os seus pares brasileiros envolvidos na campanha de golpe contra Lula, ele também esquece de lembrar o estudo do IUPERJ sobre o comportamento da midia brasileira em relação a Lula. Já não basta a turma da Opus Dei levando todas as empresas públicas lucrativas do Brasil de graça mediante afagos em certos brasileiros e transformando isso aqui numa colônia espanhola, com suas editoras de livros didáticos, revistas, portais de internet, cursinhos para ‘jornalistas amigos’…. EU QUERO OS GRINGOS DE VOLTA. Socorro! A América para os americanos.

  35. Comentou em 04/08/2007 nilton aldrighi

    É fogo!
    Se o Estadão dá pouco destaque à notícia, logo dirão que ele está escondendo o fato que existem catástrofes em países do primeiro mundo, com o objetivo de prejudicar Lula.
    Se ele dá destaque é um destaque indevido.
    Êta!!!

  36. Comentou em 03/08/2007 roelf cruz

    Marco Antônio Leite, T.P.A. (São Caetano do Sul/SP), você é quem descobriu meu achismo?

  37. Comentou em 03/08/2007 João Maria Fernandes

    BACANA….. uma ONG que o autor diz ser a anistia internacional do jornalismo… Que Jornalismo????? Uma entidade financiada pelo governo Bush…. faz-me rir….

  38. Comentou em 03/08/2007 Osvaldo Souza

    ‘Por outro lado, os veículos citados não deixaram de criticar representantes dos partidos de oposição citados em casos de corrupção, abuso de poder e fraude.’ – Como é que é? Em que mundo vivem os repórteres sem fronteiras? Se for no planeta Terra, então tudo indica que eles não são muito imparciais… Financiados pelo governo americano e pela Ford Foundation (ops, o OI também é financiado pela Ford Foundation)… isso cheira mal. Mas pode ser que eles vivam no mundo da lua mesmo, afinal, eles não são ‘sem fronteiras’?

  39. Comentou em 03/08/2007 Thiago Costa

    É só uma brincadeira de 1º de abril atrasada da RSF… Só pode ser isso…

  40. Comentou em 03/08/2007 Fábio Carvalho

    ‘É possível responsabilizar a mídia pela insatisfação provocada pela emoção coletiva decorrente da tragédia de Congonhas?’. Com a manchete ‘Tragédia Anunciada’ no Globo, ‘O que aconteceu não foi acidente, foi crime’, na capa da Folha de S. Paulo, e com a ‘A tragédia que deixaram acontecer’, no blog Verbo Solto, não há a menor hipótese de a imprensa ser responsabilizada. Acho que RSF deveria apuarar melhor as coisas. E tem mais um detalhe que a mídia, toda ela, não gosta de falar: as fotos do ex-ministro José Serra ao lado de vários sanguessugas, entregando ambulâncias em Mato Grosso, foram publicadas pelo blog do Fernando Rodrigues no dia 3 de agosto, muito antes de Valdebran, Gedimar e outros aloprados entrarem no jogo sujo da imprensa vendida. Mas a Folha não publicou as fotos. O Estadão não publicou as fotos. O Globo não publicou as fotos. O Correio Braziliense não publicou as fotos. O Jornal Nacional publicou as fotos… do dinheirama, vazada pelo delegado republicano. O PT, sem dúvida, merece inúmeras críticas. Causa espéci, todavia, que a imprensa seja tão avessa às críticas (algumas corretas) que lhe são feitas.

  41. Comentou em 03/08/2007 Marcelo Ramos

    Aos colegas blogueiros, a política de hoje é como 50 anos atrás em uma cidadezinha no interior. Se você trem um jornal e o prefeito é seu amigo, o que você publica no jornal? Elogios. Se você tem um jornal e o prefeito não é seu amigo, o que você publica? Todos os tipos de porcaria que conseguir encontrar, inclusive inventa alguns. A sociedade brasileira ainda está crescendo nesse aspecto. Supreendentemente, ao conversar com pessoas mais humildes, elas estão vendo exatamente isso, e com essa simplicidade. Os principais maus exemplos vêm das camadas economicamente mais abastadas, que deveriam dar um exemplo sadio. A mentira, o burlar da lei, o ganho escuso, a devassidão, são maus exemplos publicados nos jornais e novelas diariamente. Os donos do poder estão esperneando porque quem está no poder está mostrando que com apenas simplicidade e trabalho se pode fazer o Brasil andar.

  42. Comentou em 03/08/2007 Cério S. dos Santos

    A chamada liberdade de expressão das empresas midíaticas merece proteção desde que venha a atender ao direito sagrado de cada cidadão a uma informação confiável, que seja isenta e responsável. A um direito corresponde-se um dever na exata medida. O cumprimento deste (dever) é pressuposto de existência para aquele (direito). O comportamento da mídia tem sido de afronta e desafio à opinião pública (a opinião da maioria esmagadora do povo brasileiro). Na grande mídia televisiva não há sequer um contraponto. A população (sua opinião, seu pensamento), neste sentido, está completamente órfã. Para alguns “iluminados” a população não pode pensar nem ter opinião. Já disse aqui e repiso: A DEMOCRACIA É UM SISTEMA POLITICO E SOCIAL CUJO NÚCLEO É A OPINIÃO DA MAIORIA. Agora, a opinião desta maioria esmagadora está sendo esmagada para atender aos caprichos e aos interesses escusos da ínfima minoria. Temos que nos submeter a isso? NÃO!!!

  43. Comentou em 03/08/2007 Isabel Silva

    O acidente da Tam provocou: a lamentável morte de tantas vidas e a perda de credibilidade da imprensa. Que essa ong respeite a nossa dor.

  44. Comentou em 03/08/2007 cacalo kfouri

    Corroborando o que você escreveu sobre as coberturas dos acidentes: na pág A13 do Estadão de hoje, além do que há na pág. A12, quase toda ocupada por matéria sobre a queda da ponte nos EUA, tem uma notinha dando conta de um acidente de trem no Congo em que morreram, no mínimo, cem pessoas. Mas, o que são cem crioulos pobres para merecerem mais que isso, não é?

  45. Comentou em 03/08/2007 Ivan Moraes

    ‘tentando fazer ligação entre fatos desconexos e fingindo não ver outros fatos.’: a tentativa da ong eh a de reescrever a historia num palco mundial porque a cada dia que passa a media brasileira esta visivelmente mais infiltrada de agentes externos cujos interesses bancarios internacionais sao mais importantes que a **existencia** da propria media. A hipocrisia reside em fingir que media nao faz parte de infratestrutura de um pais. Se nao fizesse nao teria o poder que tem. E nao estaria se autodestruindo. Infraestrutura brasileira eh como todos os aspectos sociais brasileiros, falha ate nos minimos detalhes porque esta pre-programada pra falhar em todos os seus aspectos.

  46. Comentou em 03/08/2007 Ivan Moraes

    ‘Hoje a casa dos prazeres que funciona abertamente há mais de 10 anos foi fechada’: eh, mas daqui a 20 anos o EDIFICIO DE 11 ANDARES NA BEIRADA DO AEROPORTO DO QUAL A PREFEITURA NADA SABIA vai estar la ainda.

  47. Comentou em 03/08/2007 Marcelo Ramos

    Rapaz, pelo texto, parece é que essa ONG não é muito apartidária, apenas para ficar no eufemismo. Ela está tentando fazer ligação entre fatos desconexos e fingindo não ver outros fatos.

  48. Comentou em 03/08/2007 alfredo sternheim

    A julgar pelos jornais, rádios e TVs de SP, a mídia não está cumprindo de forma ampla e objetiva o direito de informar. E opinativamente, é um descalabro: pauladas em Lula todo o santo dia, manchetes tipo goveno assassino por causa do desastre da TAM (um pré-julgamento asqueroso), Mirian Leitão colocando aculpa em Lula e nas estradas pelo aumento de mortes em desastres automobilísticos sem ao menos investigar se os motoristas não foram imprudentes, eassim por diante. Por outro lado, total blindagem a fatos que respingam no governo Serra. Um exemplo? As 20 chacinas que só em 2007 ocorreram em São Paulo e que mataram cerca de 87 pessoas, a maioria jovens. O que fez a polícia? Nâo sabemos, nenhum jornal se manifestou a respeito. O Estado (e olha o que já reclamei, em vão, sem nenhuma resposta ) continua arrogante e ignora o assunto. Noticiou a 20a matança e depois, o silêncio. Em compensação, o mesmo Estado dá 8 a 10 páginas diárias sobre a tragédia do avião da TAM, faz editorial contra o dono do hotel-casa dos prazeres na rota dos aviões em um texto que poupa este e outrosprefeitos que, apesar do tamanho do prédio, ‘nada sabiam’. Hoje a casa dos prazeres que funciona abertamente há mais de 10 anos foi fechada. Quanta hipocrísia. A imprensa sim, está se comportando de forma partidária e agressiva, chegando inclusive a desqualificar de forma rude os eleitores de Lula. Lamentável

  49. Comentou em 03/08/2007 Felipe Faria

    Engano dos comentaristas pró-governo em acreditar que quem viaja de avião de carreira é rico…rico é quem viaja em seu próprio avião. Talvez os comentaristas tenham sofrido na greve do metrô de São Paulo o que os usuários da aviação comercial sofrem meses a fio.

  50. Comentou em 03/08/2007 Paulo Bandarra

    “Será que não sabem as condições das estradas ou mesmo dos motoristas que são obrigados a trabalhar muitas horas sem descanso e a probabilidade de acidentes é muito maior?” Uma coisa é certa, o governo lula ‘não sabe de nada disto’! Me parece um estranho argumento de que tudo está normal e que a mídia está malhando o governo injustamente. O que sobraria se além das estradas e do transporte urbano e interurbano, ainda levantasse a questão da saúde, da segurança e da educação? Não creio que seria melhor para o mesmo! Afina, o PAC não prevê melhora das estradas, pontes e vias de escoamento seguras!

  51. Comentou em 03/08/2007 Eduardo Guimarães

    Há milhões de brasileiros que poderiam responder, ponto por ponto, à carta do RSF. Um dia, essa resposta chegará à sociedade, quando a mídia parar de censurar quem dela diverge. A mídia tratou desigualmente o governo FHC e o governo Lula, e a oposição petista e a oposição tucano-pefelista. A mídia tem partido. Esses jornais todos têm partido. A verdade ainda prevalecerá. Ela é como uma força da natureza, como o vento ou a chuva. Essa manifestação da RSF está cheia de mentiras. Um dia serão desmascaradas. Por enquanto a censura midiática não deixa, mas um dia, um dia…

  52. Comentou em 03/08/2007 Iorgeon Haenkel

    Será porque a mídia não ataca os empresários como ataca o governo. Talvez a resposta seja: os empresários financiam os jornais. Vide grandes empresários do setor aério, que em virtude da maior procura pelos vôos, estão superutilizando os aviões e seus pilotos. Infelizmente a mídia brasileira não costuma se retratar, a não ser para padres em confessionáeio.

    O Airbus-A320 que explodiu no aeroporto de Congonhas em 17 de julho teve um problema com a turbina esquerda na tarde do acidente, foi levado à manutenção pela TAM e liberado para voar quatro horas antes do acidente, segundo reportagem da Folha nesta sexta-feira (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL).

    O problema foi detectado pelo piloto do vôo 3219, que fez o trecho Confins-Congonhas no dia do acidente. A TAM nega. O vice-presidente técnico da companhia, Ruy Amparo, disse que não houve ‘nada de anormal’ (só para assinantes) com o avião nos 90 dias anteriores ao acidente em Congonhas.

  53. Comentou em 03/08/2007 Maria Izabel Ladeira Silva Silva

    Você acredita mesmo que o Presidente e seu partido, tal qual mulher de malandro, tem que apanhar sistematicamente, e ficar calado, sem esboçar nehuma reação??? A nota é um primor de sofisma, por que nos induz a pensar que a Imprensa é qualificada, democratica e séria. Uma Imprensa que manipula, distorce, omite, provoca e mente, não merece uma nota como essa. O PT tem todo o direito sim de manifestar seu repudio e colocar nas ruas sua militancia, patrimonio incontestavel do partido, construida ao longo dos ultimos 30 anos, como já o fez em outras tantas ocasiões. Democracia é só para a Imprensa??? Para os partidos a reclusão e o confinamento???? Que história é essa????

  54. Comentou em 03/08/2007 Rafael Ramos

    Post do Azenha em seu blog, informa o seguinte (em síntese): Eva Golinger é uma advogada americana. Escreveu dois livros com provas de que, desde o ano 2000, o governo Bush usa dinheiro público para financiar a oposição a Hugo Chávez. Um dos canais é o National Endowment for Democracy, criado pelo governo de Ronald Reagan para ações a descoberto que ‘promovem a democracia’. O NED é a CIA que mostra a cara. Distribui dinheiro público americano a ONGs. Eva Golinger descobriu que a Repórteres Sem Fronteiras recebeu dinheiro não só do NED, mas da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, a USAID. Tanto o NED quanto a USAID são subordinados ao Departamento de Estado americano. O RSF admitiu oficialmente que recebeu 40 mil dólares do NED. Segundo o RSF, o dinheiro foi usado para ajudar jornalistas presos na África. O RSF disse que o valor é irrisório diante do orçamento do grupo, que é de cerca de 5 milhões de dólares. Mas Eva Golinger diz que isso não é toda a verdade. ‘Esse não foi o único dinheiro que eles receberam do NED, esse é o mais atual. Eles vem recebendo há anos dinheiro do NED e da USAID’, afirmou. Ela também denunciou o Instituto de Prensa y Sociedad (IPYS), com sedes no Peru e na Venezuela, por receber tanto dinheiro do NED quanto da USAID. O IPYS é integrante do Repórter Sem Fronteiras. A Fundação Ford é patrocinadora do RSF e do IPYS.

  55. Comentou em 03/08/2007 xico a

    A mídia está isenta – vide o Jornal Nacional do dia 18 – Uma aula de bom jornalismo

  56. Comentou em 03/08/2007 Antonio Luiz Teixeira

    ‘Sem Fronteiras’

    Talvez pudesse também ser: ‘Sem Limites’, ‘Sem Pudores’, Sem o Que Fazer’ e ‘Sem Vergonhas’.

  57. Comentou em 03/08/2007 ubirajara sousa

    Ora senhor Weis, essa ONG é mesmo séria? O senhor poderia atestar isso? Só os mais ingênuos, ou partidários da classe dominadora (que ora estrebucha por causa o bolsa-família) pode aceitar um texto desse como apartidário. Se Charles de Gaulle afirmou que o Brasil não era um país sério, eu apenas pergunto: Essa RSF é mesmo séria? Como diria um amigo paraibano: –Me compre um bode!

  58. Comentou em 03/08/2007 Eduardo Tenório

    Gostaria mesmo de saber, sem mais delongas, a opinião do Observatório: Afinal de contas a parte da mídia brasileira citada no texto do PT faz ou não faz oposição ao Governo Lula? Um exemplo: No caso do acidente da TAM, esta obcessão em provar que o acidente fora causado pelo estado da pista – ligada a INFRAERO e, ao Governo – e não por uma possível falha mecânica ou mesmo humana, não lhes parece uma demonstração de ausência de imparcialidade? A dramatização exibida em qualquer comentário – chega a ser ridículo e cômico – do Sr. Alexandre Garcia, no Bom Dia Brasil, não é mais um comportamento que denota a existência de mensagens subliminares contra o Governo do Presidente Lula? E o que dizer do Sr. Arnaldo Jabour e do Sr Mainard, o que esses cidadãos imaginam? Fica tão claro quanto bisonho. A Revista veja… Essa já extrapolou a barreira do aceitável. Mais uma pergunta ao Observatório: Esse comportamento, desta fatia da imprensa, não lhes parece uma covardia descomunal? Sim, porque eu posso chamar o Presidente da República de irresponsável, beberrão e assassino e, depois, me esconder sob os Direitos Internacionais de Imprensa. Por isso sou a favor da indicação do Presidente da Venezuela, Senhor Hugo Chaves para ser o mesmo o nosso Ministro das Telecomunicações. Aí eu queria ver a turminha chefiada pelo Sr. Ali Kamel cantar de galo. Acho que nem no banheiro eles cantariam mais.

  59. Comentou em 03/08/2007 Cério S. dos Santos

    Inoportuna e sem fundamento é qualquer tentativa de ingerência de qualquer entidade estrangeira. O Apoio do qual o Presidente precisa é o do povo e este efetivamente ele tem. E o tem cada vez mais (quem duvida que faça nova pesquisa e não se norteiem por vaias cansadas) O Sr. Luis Inácio Lula da Silva, como Presidente, sempre se pautou dentro dos preceitos da boa convivência democrática com todos os setores. Entretanto, diante da reincidência dolosa e renitente da mídia, que nosso Presidente vá em frente e faça o que tiver de ser feito, pois essa guerra onde só um lado leva tiro não pode continuar assim. O povo não tem voz nem vez nesta mídia espúria, então que ela responda sozinha por seus excessos e sua irresponsabilidade. Diante do amplo apoio da população ao presidente da República a oposição (desesperadamente) em um conluio infame com a mídia oligárquica tenta (sem efeito, mas tenta e tenta fazendo uso da mentira, da distorção dos fatos, da manipulação etc.) desgastar o governo e esta atitude irresponsável vem prejudicando toda a nação brasileira. Só surdo, ouvidos moucos ou seletivos não percebem o aumento do tom ameaçador que aspira subverter a ordem democrática.

  60. Comentou em 03/08/2007 Flavio Miller

    Cada vez mais eu me convenço de que a razão está com o Chavez.

  61. Comentou em 03/08/2007 Eduardo Goulart

    Tentarão, os mesmos de sempre, desqualificar a ong e seu trabalho…afinal, acreditam que o partido dos trabalhadores está mais uma vez sendo caluniado…mais uma vez sendo perseguido…e essa desculpa basta…
    Basta para explicar a corrupção (encontrada pela PF)…
    Basta para explicar compras de dossiês…
    Basta para explicar a incompetência em administrar a crise aérea…
    Basta para explicar as vaias do pan…
    Afinal…se trata de um complô da direita…e que agora se tornou internacional…até mesmo essa ong está interessada em desestabilizar o governo Lula…
    Gostaria de saber se essas pessoas do PT olham todo dia debaixo da cama antes de dormir…afinal, eles podem vir a achar que tem um jacaré debaixo da cama…
    Acho que o governo poderia aproveitar e pagar um psiquiatra para tratar desses ‘companheiros’. Paranóia tem cura.

  62. Comentou em 03/08/2007 Augusto P. Sollo Sollo

    Que a mídia no Brasil é contra o PT e o Lula, e partidariamente DEM/PSDB, é reconhecido, e a organização REPÓRTER SEM FRONTEIRAS deveria saber disso. Não é justo apanhar o tempo todo e não reagir, porque a imprensa é santa, inatingível. Teremos uma ditadura da imprensa. A nota do PT merece todo o apoio, pois está fresco em nossa memória, na memória nacional – inclusive da imprensa anti-PT – a violenta campanha de Carlos Lacerda e da UDN antes de 1964 contra o governo de Juscelino Kubitschek e de João Goulart, que desaguou no golpe. Além da campanha da TFP. Pensar que a direita é incapaz de emergir das cinzas é ingenuidade. Não queremos censurar ninguém. O que o PT quer é igualdade, democracia, uma imprensa crítica, mas verdadeira, uma mídia democrática. O dia que a ONG REPORTER SEM FRONTEIRAS, talvez uma aliada do DEM/PSDB, compreender e entendeir isso, ela mudará de posição. Se depender da imprensa brasileira (90% dela), o Brasil continuará governado pelos ditames do FMI, analfabeto, e os pobres, os negros e os índicos nunca terão acesso à universidade. Para a imprensa, melhor a fome grassando, que não exista Bolsa Família – para a imprensa brasileira, o que é bom para o povo é ruim para ela. Se quiser ser DEM/PSDB, tudo bem, vamos para o debate ideológico. Se os REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS quiserem também entrar nesse debate, às ordens.

  63. Comentou em 03/08/2007 Paulo Hemnrique

    A IMPRENSA BRASILEIRA É DE DIREITA. DAR CREDITO AO REPORTERES SEM FRONTEIRAS SÓ VOCE LUIZ WEIS. VEJA QUEM FINANCIA ESTA ENTIDADE.
    CRIMES CORPORATIVOS NUNCA SÀO PUNIDOS,
    INCLUSIVE OS COMETIDOS PELAS CORPORAÇOES MIDIATICAS.

  64. Comentou em 03/08/2007 Rossana Lana

    Luiz, você fez uma clara opção pela ONG RSF, mas gostaria de informar que não há, na resolução da Executiva do PT, nenhuma referência a revide. O que existe no documento é um alerta aos militantes petistas sobre aquilo que vem acontecendo, sistematicamente, em setores da mídia, como já foi objeto de discussão neste observatório. Essa situação em nada contribui para o direito democrático à informação. A maneira irresponsável com que a mídia culpou o governo e o presidente Lula, no caso do acidente da TAM e hoje, mais uma vez, no caso dos Correios, dando a informação errada, como bem observou Luciano Martins no seu comentário radiofônico.

  65. Comentou em 03/08/2007 ITAMAR RODRIGUES TOSTES

    LUIZ WEIS, O SOBRENOME [MÉNARD] DO SECRETÁRIO GERAL DA ONG FRANCESA NOS FAZ LEMBRAR DAQUELE REPORTER DA REVISTA VEJA, TÃO CONHECIDO DE TODOS NÓS COMO FERRENHO ADVERSÁRIO DO GOVÊRNO DO PT. ESTARÍAMOS DIANTE DE UMA CPRRUPTELA OU MERA COINCIDÊNCIA?

  66. Comentou em 03/08/2007 Henry Fulfaro

    1 – Gostaria muito de saber pela cabeça de quem, ou junto a quem, uma organização que está a milhares de quilometros daqui se informa a respeito do que está acontecendo no Brasil. Junto ao Olavo de Carvalho ou junto ao Mainardi?! – 2 – Essa gente não assiste televisão, e nem viram a cobertura do acidente segundo o Datena, o apresentador da Rede TV e nem fazem idéia do que venha a ser o Bom Dia Brasil. – 3 – Teriam eles, realmente, atentado que uma parte da mídia se colocou à disposição do movimento ‘Cansei’, e que não é exatamente com ela a preocupação, mas com esses golpistas, não sendo demais lembrar que um dos mentores do movimento é diretor da Abril?!? – 4 – Estaria a RSF treinando e/ou se amoldando a governos de direita, como aquele que os franceses acabaram de eleger???

  67. Comentou em 03/08/2007 Bira Mariano

    RSF….séria..valeu quem escreveu que ela deve viver em Marte, pois, o que há, hein Weis, que isso..velho..Taí..CANSEI desta mídia ridícula…se há alienados que a defendem…que peguem um avião da TAM e desçam em Congonhas..para sentir na alma o quanto vale ser usado em favor do golpismo.

  68. Comentou em 03/08/2007 José Ayres Lopes

    Repórteres Sem Fronteiras, a mais respeitada entidade de defesa da liberdade de imprensa no mundo recebe dinheiro do Partido Republicano e do Bush e sua camarilha. Não é preciso dizer mais nada. Credibilidade zero. Só mesmo para satisfazer tucanos desesperados.

  69. Comentou em 03/08/2007 Cesar Lenzi

    Que instituição é essa da mídia que não admite nenhuma crítica. Está provado estatisticamente que a cobertura das eleições de 2006 foi claramente tendenciosa contra Lula e o PT. Os movimentos sociais são tratados invariavelmente como arruaceiros e quadrilheiros. O presidente Lula vem sendo sistematicamente apontado como culpado de tudo o que de ruim acontece no país. E por fim, esse acidente com o avião da Tam. Quer cobertura mais criminosa que esta. Acordem, senhores da mídia. Voces estão se desmoralizando. Infelizmente aqueles que se propõem a servir de críticos do comportamento da mídia estão servindo apenas para coonestar a canalhice em que se transformaram os meios de comunicaçao no Brasil.

  70. Comentou em 03/08/2007 Marcos Oliveira

    RSF – Corporativismo sem fronteiras

  71. Comentou em 03/08/2007 Ivan Moraes

    Ate mesmo a palavra ‘democracia’ eh infiltracao no Brasil porque o BRASIL NUNCA FOI DEMOCRACIA: O Brasil eh uma anarquia de poderosos.

  72. Comentou em 03/08/2007 maria paula cunha

    Porque os PTistas acham que o monopólio do protesto è deles? Que eu saiba em uma democracia todos podem e devem protestar quando se sentem insatisfeitos. Eu não defendo nenhum partido politico ,mas não gosto do Lula e do PT,por isso amanhâ às 14;00 estarei vaiando o Lula e seu governo em repudio às suas atitudes ou a falta delas.

  73. Comentou em 03/08/2007 Marco Tognollo

    1. Taí uma ONG que se fosse brasileira poderia fazer parte da CPI do Heráclito Fortes. A RSF ve ameaça a liberdade de imprensa em tudo, só não ve as interferências politicas e criminosas que meios de comunicação fazem em diversos países. (leia-se Globo e RCTV).
    2. ‘que tentaram comprar um falso dossiê contendo acusações contra candidatos de oposição’ Como a RSF sabe que o dossiê é falso, o Wllian Waack que disse isso aos dirigentes desta organização, ou ligaram para o Serra?
    3. ‘É possível responsabilizar a mídia pela insatisfação provocada pela emoção coletiva decorrente da tragédia de Congonhas?’ é possivel sim, se não totalmente, mas em grande parte sim. Primeiro tentaram jogar no colo do governo um acidente que nada tem a ver com atraso, fila, indignados chorando em aeroportos. Depois pelas matérias sensacionalistas que provocam medo de voar em muita gente. Teve jornalista por aí dizendo que ir de onibus é melhor. Será que não sabem as condições das estradas ou mesmo dos motoristas que são obrigados a trabalhar muitas horas sem descanso e a probabilidade de acidentes é muito maior? Bom, acho que não, muito embora jornalistas se achem peritos em tudo.
    A RSF é uma piada por completo. Se bem que acho a tal convocação contra a direita uma bobeira, haja vista as manifestações dos cansados nao ir muito longe. As madames nao cansarao seus luluzinhos de tanto caminhar…

  74. Comentou em 03/08/2007 carlos ribeiro

    É muito bom que uma ONG, com passado de reconhecidos esforços em prol da liberdade de imprensa no mundo, tenha tocado no tema com tanta propriedade. Para esvaziar o velho (e gasto) balão de ensaio de que toda notícia contra o governo é fruto de uma conspiração da imprensa (colocando todos os órgãos no mesmo balaio) e das elites (como se classe média fosse elite). Se os mesmos comentaristas identificam no presidente Lula os resultados positivos do governo (estão certos assim fazendo e há pontos onde o governo merece elogios), não podem se esquivar da responsabilidade pelos fatos negativos, como se tudo fosse uma conspiração contra um governo popular, de esquerda (que está longe de ser já que o próprio presidente disse que os ricos são os mais beneficiados em seu governo, com o que eu concordo).

  75. Comentou em 03/08/2007 Ivan Moraes

    Em que planeta vive o RSF? Marte? So mais um exemplo de como a media **se ajuda** em crises nacionais com interferencia internacional. Foi tambem exatamente isso que aconteceu com a entrada de Chavez no Mercosur e o honestissimo senado brasileiro. Em termos bem simples: nao so o RSF esta errado como esta interferindo em assunto brasileiro numa hora quando esta mais que claro que espionagem e sabotagem estao infiltrados ate o ultimo cabelo da media brasileira. Could they please take their little horses out of the rain?

  76. Comentou em 03/08/2007 Silvério Cardoso Corrêa

    Em primeiro, essa ONG Reporteres Sem Fronteira está longe de ser a mais respeitavel do mundo, vide sua relação promiscua com o governo Busch.

    Em segundo lendo a carta verifica-se um total desconhecimento da realidde brasileira, apresentou dois pontos ao qual há uma conovação da militancia para debater ‘a vaia ao presidente’ e o ‘comportamento da média com relação ao acidente da TAM’. Mas a carta só disserta sobre a primeira que é aceitavel. Não se aprofunda na segunda que onde ai sim, parte a indignação do partido, do presidente e de grande parte da população brasileira, quando esta (mídia) lançou a culpa ao governo de modo irresponsavel e predatorio.

  77. Comentou em 03/08/2007 Felipe Faria

    Parece que mo PT, acostumado a ser pedra, não gostou da experiência de ser telhado. Ainda mais porque parece de vidro.

  78. Comentou em 03/08/2007 Marco Antônio Leite

    A imprensa nacional esta cumprindo com o seu papel institucional de informar, se ocorre algum acesso, isso pode ser visto como matéria para faturar uns trocados a mais. Nos episódios que envolveram o presidente Lulla e seu petezinho, não existe nenhum exagero pôr parte da imprensa, visto que nesse governo já aconteceu de tudo um pouco. Quedas de AVIÕES, foguete no mundo do mar, corrupções em todos os níveis e de todos os tipos, que deixa com vergonha qualquer estilista de fundo de quintal. Essa posição radical e esse rancor que os ex-puritanos de plantão tem contra a imprensa e querem ir a forra de qualquer forma, demostra o grau de amadorismo democrático que o governo Lulla atingiu em todos esses anos de carreira política. Democracia não se faz com ódio, mas com sabedoria e profissionalismo.

  79. Comentou em 03/08/2007 Luiz Carlos Bernardo

    Luiz Weis, eu já comentei alhures que o governo e o PT têm que se preocupar em governar o país e deixar a mídia para a própria mídia. Aliás, como a mídia pode atrapalhar se o presidente Lula foi reeleito com uma expressiva votação de 65% de todos os eleitores brasileiros? Ademais, essa mesma mídia, agora combatida, esteve sempre ao lado do PT quando este fazia severa oposição ao Collor, Itamar e FHC. É aquela história: uma vez é pedra, a outra é vidraça. Até parece que o PT perdeu o seu senso democrático e está se contaminando com o seu próprio veneno. Corretíssima a atitude da ONG francesa Repórteres Sem Fronteiras, pois o revide simplesmente vai gerar o ódio e de ódio o país já está cheio. O Brasil mais do que nunca precisa de concórdia e de pessoas públicas dignas, éticas, ousadas e competentes. O resto é a depuração da própria mediocridade.

  80. Comentou em 03/08/2007 Paulo Bandarra

    Engraçado que a turma do ‘governo paralelo’, dos caras-pintados que adoraram dar o golpe em Collor, que gritavam fora FHC, pedindo a sua renuncia nas ruas mal passado a posse do segundo turno, tenham o desplante agora, no poder, e com as atitudes nada republicanas, de loteria de cargos e salários entre seus militantes e da sua base aliada, se coloque como vítimas agora, quando sempre foram golpistas e difamadores! Os corruptos de agora devem ser intocáveis e o Presidente nos surpreende todos os dias afirmando não saber de nada e surpreso com as sucessivas crises no seu governo! Top-Top agora virou cult!

  81. Comentou em 03/08/2007 Paulo Bandarra

    Engraçado que a turma do ‘governo paralelo’, dos caras-pintados que adoraram dar o golpe em Collor, que gritavam fora FHC, pedindo a sua renuncia nas ruas mal passado a posse do segundo turno, tenham o desplante agora, no poder, e com as atitudes nada republicanas, de loteria de cargos e salários entre seus militantes e da sua base aliada, se coloque como vítimas agora, quando sempre foram golpistas e difamadores! Os corruptos de agora devem ser intocáveis e o Presidente nos surpreende todos os dias afirmando não saber de nada e surpreso com as sucessivas crises no seu governo! Top-Tpo agora virou cult!!!

  82. Comentou em 03/08/2007 Kleber Carvalho

    Luiz o texto ‘o cansaço e os cansados’ que você escreveu em 29/07/2007 está indisponível , algum problema no link? ou você solicitou a seua retirada??

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem