Segunda-feira, 18 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Relato de incidente lembra o que não se pode esquecer

Por Luiz Weis em 25/01/2006 | comentários

Pode não parecer, mas a atividade parlamentar a portas abertas, como na tomada de depoimentos em CPIs, é altamente coreografada – devido à presença da mídia.


Raras, nessas situações, são as manifestações verdadeiramente espontâneas dos políticos. Lembram-se de quando o senador petista Eduardo Suplicy foi à tribuna anunciar bombasticamente o seu apoio à CPI dos Correios? Eram 7 da noite, a tempo, portanto, de entrar no Jornal Nacional de logo mais.


À falta de um instrumento para medir objetivamente o oportunismo dos políticos quando se manifestam ou se exibem no Congresso, a imprensa não tem outro remédio a não ser registrar o que lhe é dado ver, e o leitor ou espectador que julgue por si.


Isso não quer dizer que não aconteçam no dia-a-dia do Legislativo fatos fora do script. Mas, por serem geralmente tidos como irrelevantes, não entram para a história.


É onde a mídia erra: irrelevante pode ser o fato em si, mas não o que eventualmente revela sobre o caráter do político que o protagonizou – ou confirma o que se sabe sobre.


Palmas para a Folha, portanto, por não ter “deletado” da edição de hoje o incidente entre o senador Antonio Carlos Magalhães e uma senhora, desempregada, cujo pai, segundo ela, foi torturado e morto pela ditadura.


Embora errasse ao colocar no mesmo saco o incidente da véspera e o bate-boca de cinco dias atrás entre ACM e o senador petista Aloizio Mercadante – porque este é da vida política e aquele é vida real –, só a Folha, entre os três grandes, noticiou que “senador xinga mulher que o acusa de ter apoiado a ditadura”.


Na sessão da CPI dos Bingos em que foram exibidas imagens do corpo do assassinado prefeito de Santo André, Celso Daniel, com marcas de tortura, ACM pediu um replay para depois deixar o senador Suplicy numa saia justa.


O PT sustenta que Daniel foi vítima de crime comum. A tortura indica o contrário. Exibidas as fotos, ACM voltou-se para Suplicy, perguntando-lhe se ele achava que o prefeito havia sido torturado. O petista disse acreditar que sim.


Depois, no momento em que saía da sala, ACM foi abordado por Rosa Cimiana dos Santos, de 46 anos. “Você não tem moral para falar em tortura porque você fez parte e apoiou a ditadura responsável pela morte e tortura de muitos brasileiros”, acusou-o Rosa, segundo a Folha.


ACM pode ter sido a favor ou contra a tortura. O certo é que, salvo prova em contrário, nunca a condenou enquanto era prática corrente no regime do qual era um dos baluartes civis.


A reação de ACM, de 78 anos, conforme registrada na matéria da Folha: “Venha conversar comigo aqui [fora da sala], sua p…’ [no jornal o palavrão está por extenso].


Alguém poderá dizer que do quase octogenário político baiano não se poderia esperar outra coisa. Ainda assim, a Folha fez a coisa certa ao descrever o episódio, contar quem é a acusadora e fechar a matéria com estas irrefutáveis palavras:


“Fiquei espantada com a posição do senador ACM, que disse ter ficado chocado com as imagens das torturas sofridas pelo prefeito Celso Daniel. Se ele e outros senadores quiserem saber o que é tortura, bastam cinco minutos de conversa com integrantes de famílias que tiveram parentes desaparecidos durante a ditadura.”


É também um alento quando um grande jornal, pela voz da protagonista de um episódio aparentemente sem importância, traz a valor presente as dívidas dos políticos que contribuíram para um passado cujos horrores não se podem esquecer.


***

Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

  1. Comentou em 28/01/2006 Luciano Baia Meneghite

    A desgraça nossa, é que a mídia só apresenta como alternativa eleitoral ao desgoverno do PT,figuras podres do PFL,PSDB etc…ACM é uma dessas figuras.A vida toda teve como escudo a lhe protejer a GLOBO,VEJA…Nunca porém aceitou um debate frente a frente com Leonel Brizola.Qualquer adjetivo pejorativo é pouco pra classificar ACM.

  2. Comentou em 28/01/2006 Marco Carvalho

    Esse famoso pássaro da fauna nacional, na verdade; se você prestar bem atenção, verá que é um urubu disfarçado de tucano.

  3. Comentou em 26/01/2006 Marcio Amaral

    Caro Luis Weis,
    Uma pergunta sempre vem em meus ouvidos, quando surge uma situação como a descrita no seu texto: A quem serve o Jornal? Qual o papel do jornalista?
    A 20 anos atrás trabalhei na redação do Correio Braziliense como diagramador. Foi uma experiência enriquecedora. Me sentia um felizardo, mesmo trabalhando numa área mais técnica. Respirava-se os ares da liberdade de opiniões e da divergência de posições, bastante agradável. Mas, percebia-se uma dicotomia. Essa tal liberdade de ‘expressões’ que havia no coração da redação, de lá não saía e nem era externado em suas páginas impressas. Muito pelo contrário; era considerado à época um jornal tendencioso e comprometido.
    ‘Malufou’ e depois ‘Colloriu’.
    A minha indignação aumentava, quando a classe, pouco, ou quase nada, fazia para impedir que o direito de exercitar sua profissão fosse cerceado. Não pode o poder de pequenos grupos controlar a informação e desfigurar a ética.
    Não deve ser excessão a situação descrita na sua nota (Valeu, Folha). Dona Rosa trouxe de volta, com o seu questionamento, a sujeira que os meios de comunicação colocaram embaixo do tapete.
    A internet tem dado sua contribuição para uma mudança no tratamento da questão da informação (é um veículo novo e diferenciado, é verdade). Torço pela contaminação de outros meios de comunicação por essa maneira interativa de informar e investigar os fatos.

  4. Comentou em 26/01/2006 Maurício de Campos Araújo

    Só queria entender porque a suposta tortura no caso do Celso Daniel comprova que foi um crime político? Vários sequestros que se tem notícia as pessoas são torturadas e nem por isso se caracteriza como crime político.
    A imprensa e a oposição estão procurando pelo em ovo. Porque ninguém questiona os métodos do Ministério Público de São Paulo nesse caso? É sempre bom lembrar que o chefe do Ministério Publico de São Paulo na época do crime é atualmente o Secretário de Negócios Jurídicos do prefeito José Serra (PSDB), será que é mera coencidência?

  5. Comentou em 26/01/2006 antônio t m de carvalho

    O professor universitário que ousou criticar o método pouco ortodoxo do JN – W Bonner – escolher os temas diários, quase foi levado à fogueira. Com a recente divulgação da constante queda de audiência do JN parece que a opção preferencial pela mediocridade não é mais desejada pelo telespectadores daquele jornal. Aliás, matérias jornalísticas em televisão, além de serem obrigatórias por lei (inclusive com tempo definido), devem atentar que televisão se trata de uma concessão pública. O padrão ‘homer’ de qualidade deveria ser avaliado e, se for o caso, substituído por outro que considere a realidade pé-no-chão de nosso telespectador apenas sob o aspecto econômico e não quanto ao ‘achismo’ relativo ao grau de entendimento dessas pessoas quanto a realidade que nos cerca.

  6. Comentou em 26/01/2006 Alessandro Carvalho Vilarins Vilarins

    Apesar de ser um mero leitor, esta matéria mim chamou muito a atenção. Por se tratar de um tema tão polêmico:a ditadura militar e ACM. Estar de parabéns a folha, e este observatório. Que nos deixa mais por dentro do que acontece na mídia e faz com que vejamos os jornais sempre com o olhar crítico.

  7. Comentou em 26/01/2006 Jorge Washington Astigarraga

    Desde que me conheço por gente,ouço falar do senador,como uma pessoa truculenta,que não respeita nem acata opiniões contrárias as suas,que não mediu esforços para se encastelar no poder e,dêle usurfruir em benefício próprio.Após ser flagrado no caso das escutas no senado,renuncia deixando em seu lugar um parente como suplente,voltando agora,como ‘exemplo’de dignidade e,se não bastasse,pondo novamente as garras de fora.É fato sabido que,este senhor,deu total apoio a tudo que aconteceu durante a ditadura militar,quer por ação ou por omissão,sempre procurando tirar vantagens da situação.Agora,sem nenhuma prova,apenas por ouvir dizer,levanta suspeitas sobre um episódio que ainda está sob inquérito,tendo mais um dos seus rompantes catrastróficos.Por favor senador,aposente-se.Vá para casa.Não necessitamos mais dos seus’serviços’.Caso o senhor não tenha reparado,o país está mudando e,seu estilo de fazer política,acabando.

  8. Comentou em 26/01/2006 will borghi

    Luiz, meus parabéns.

  9. Comentou em 25/01/2006 Jurandi Libero da Silva

    ACM sempre foi assim pois viveu muito sendo capacho dos militares, puxando seus sacos enquanto estes matavam e torturavam gente inocente. Este senhor renunciou a pouco tempo por fazer falcatruas no Senado (caso dos paineis) e ainda quer passar por bom samaritano. Ele deveria olhar o seu proprio rabo em vez de ficar puxando o rabo dos outros.

  10. Comentou em 25/01/2006 Gps

    É impressionante como a imprensa neste país é parcial quando o assunto é este senhor (o ACM). Será que o perdão de dívidas previdenciárias e outras coisinhas mais ainda calam fundo no chamado espírito de corpo (ou será de porco?) de nossa mídia? Realmente devem ser muitas dívidas com relação a este indivíduo. Entretanto, todos sabem o valor deste Senador e de todos os demais que posam de bonzinhos e arautos da ética e da moral (que tal o acordo do PFL e do PP para livrar a cara de seus respectivos parlamentares na CPI do mensalão?). O bom é que o povo brasileiro está mais do que avisado sobre o caráter de todos esses que hoje tentam se sobressair sobre os despojos do PT, incluindo o ‘nobre’ Senador (ACM). Parabéns à senhora destemida, que fez o que outros parlamentares deveriam e devem fazer toda vez que se queira ludibriar os valores democráticos, assaltando-se os púlpitos do parlamento para destilar a hipocrisia e toda forma de estultície que atrasa e sempre atrasou o nosso país. Basta de tudo isso!

  11. Comentou em 25/01/2006 RONISON BARROS DOS SANTOS Barros dos Santos

    A crise da currupção é triste em todos os aspectos, é triste quando vemos um coronel deste querer passar uma imagem de uma pessoa de moral, um ACM da vida que é acusado de ter mandado mantar o próprio genro, de apoiar a ditadura, e tantos outros casos no estado da Bahia, que este senadozinho fez. Este tipo de político tem que ser banido do senado federal, espero que o povo baiano tome vergonha e espusse este cidadão e toda familia dele da vida pública, que ele e a corja dele não ganhe nem para porteiro de bordel.

  12. Comentou em 25/01/2006 orgulho de ser brasileiro

    Gostei tanto deste comentário que está nas últimas linhas deste que peço permissão para repeti-lo agora. Parabens! Belo comentário.
    ******************************************
    ACM, o Torquemada
    Esse senhor que infelizmente representa a Bahia, no Senado, nenhum estado o merece, muito menos a Bahia de Castro Alves, que defendeu a ditadura e todos os métodos por ela utilizados, prisões sem provas, mortes , torturas, etc.vem agora falar que ficou chocado com a tortura de Celso Daniel, e que quer por quer quer que o PT responda por isso, mas o que mais me espanta, é ver a mídia repercutir com alarde que a tortura infligida ou não a Celso Daniel, seria uma prova irrefutável do envolvimento do PT, e esquecem que o ex-prefeito era coordenador de campanha de Lula, além de amigo pessoal, e que o crime aconteceu durante a Gestão de FHC no governo Federal e já estava a frente do Estado Geraldo Alckmin, o que me leva a perguntar de onde viria o poder do PT para influenciar o inquérito policial que diz que foi crime comum? Eu desconfio sim, de crime político mas com certeza tem outra cor partidária, talvez de um pássaro da fauna nacional.
    *****************************************
    Completando o comentário: Que a gripe aviária extermine esta raça do mundo, a raça dos TUCANOS, A TUCANALHA e junto os PEFELISTAS.

  13. Comentou em 25/01/2006 joão batista carvalho da rosa

    tomara que este tipo de politico não emplaque os 79

  14. Comentou em 25/01/2006 razão

    ACM já fez parte da ditadura, agora a ‘dita’ não está tão ‘dura’ assim….hahaha Graças a Deus!
    Fora! Senadorzinho.

  15. Comentou em 25/01/2006 A VIDA

    QUEM GOSTAR DE ACM, QUE LEVE ELE PRA CASA E FAÇA BOM PROVEITO! ‘Se o ‘diabo’ não tivesse simpatizantes, o mundo seria um eterno paraíso, mas infelizmente, não é bem assim…que pena!’ Cada país tem, infelizmente o ‘diabo’ que o povo pede. Que Deus nos ilumine e nos livre destes simpatizantes e todo o mal.

  16. Comentou em 25/01/2006 Antônio Rosa

    QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA! ACM, meu filho, tens os admiradores que merece!!! Sinonização!!! Bicho, você É o passado. Teu fim é o mesmo do dinossauro baiano: a EXTINÇãO!

  17. Comentou em 25/01/2006 italo ruy

    ele como um senador da república mostrou pouca intimidade com a moral e os bons costmumes, como sempre faz.(iso é fato!). No brasil todo mundo sabe da arrogância predominante naquele senhor. É de suma importância abrirmos os os olhos e lutar contra tudo que representa a fase ‘negra’ do nosso país. Não proliferemos esses aristocratas, disfarçados de democratas. Vale ressaltar que incluo nesse pacote uma grande parte do partido dos trabalhadores.(não ternho vínculo com nenhum partido político, minha ideologia é ver um pais onde a democracia tenha sustentabilidade na EDUCAÇÃO). Obrigado pelo espaço.

  18. Comentou em 25/01/2006 João Santos Martins

    Pelo que se depreende deste imbróglio, esta ilustre senhora quer que os atos de tortura praticados por pessoas que estão no poder sejam acobertados com o manto da impunidade, tal como aqueles praticados durante o regime militar, ou então que a discussão sobre este assunto se limite aos tempos de um regime autoritário.
    Na minha modesta opinião, tanto o Senador Antonio Carlos quanto a Sra.Rosa deveriam trabalhar unidos na investigação e combate a essa malsinada pratica, independente de quem tenha praticado.

  19. Comentou em 25/01/2006 JOÃO BATISTA XAVIER ROCHA

    ‘Mulher coloca ACM em seu devido lugar’.
    É claro que vai dar na TV.
    Não percam. Amanhã, às 20:15h., na Globo, no programa ‘Amaral Neto, o repórter’.

  20. Comentou em 25/01/2006 Andrea Lugli lugli

    Totura seja como for é um crime contra a humanidade.
    No Brasil os crimes dos torturadores e dos terroristas engajados na luta armada , foram anistiados.
    A tortura sofrida por Celso Daniel não.

  21. Comentou em 25/01/2006 marcelo rezende

    Logo após o entrevero entre o velho malvadeza e a senhora, postei em vários blogs o fato.Esperava que hoje fosse aparecer em notas importantes da imprensa.Triste ilusão!!Na mídia televisa nada e olha que todas as emissoras estavam por lá, cobrindo a CPMI.Mas o importante é que não esqueçamos do nosso passado.ACM e quadrilha nós já conhecemos.

  22. Comentou em 25/01/2006 leonel bronstein

    O ACM, que apoiou e se beneficou da ditadura e do governo do PSDB/PFL, tem me surpreendido com atitudes cada vez mais irresponsáveis para recuperar seus benefícios.

  23. Comentou em 25/01/2006 gilson brito

    ele acha que todo lugar é igual a bahia, o fundo do quintal da casa dele.

  24. Comentou em 25/01/2006 Ig Barros

    Senhores
    Agiu bem o Senador, diante de acusação leviana, feita por aproveitadora. Aliás ,hoje em dia, prá quem não viveu no período do ‘regime militar’, é fácil acusar e mentir com base em fatos inexistentes.
    Na verdade essa senhora deveria reclamar dos
    ‘anistiados’ (de um lado só) que sangram o tesouro e o nosso dinheiro obtendo indenizações vergonhosas, enquanto áqueles que realmente defenderam o país contra a cubanização e a sinonização (eufemismo), são atacados injustamente, quando não vivem na extrema pobreza e no esquecimento.
    Vida Longa ao Senador ACM!!!!

  25. Comentou em 25/01/2006 Francisco C.Silva

    O ACM corrupto já deveria ter sido varrido do cenário político brasileiro.

  26. Comentou em 25/01/2006 brasileira

    Sr. Sidney de Rosa, se o senhor se ofendeu é porque deve comer no mesmo prato o resto do que os torturadores deste país deixaram. Não sou covarde exatamente por ser ‘brasileira’. Não adianta colocar um nome aqui de ‘mentirinha’ como deve ser o seu, não vai dar em nada. Tenho orgulho de ser brasileira, só tenho vergonha de alguns que se dizem ‘cidadãos’ e vivem alimentando essa ditadura do passado que quer voltar. Meu e-mail é este se quiser falar comigo, apesar de não ter nada pra falar com o senhor. Está usando do mesmo expediente do ACM, me desafiando? Coitado! Não sou de correr de desafios, mas não enfrento qualquer um porque eu tenho o que perder, não sei o seu caso. Não falei sobre ‘cidadão’ com o senhor mas se isto o incomodou, talvez o senhor covardemente tenha usado este nick em algum momento. Vamos usar este local para debates e não afrontas, que tal? Tenho direitos de mim expressar aqui e em qualquer lugar como o senhor, ou vai querer me calar, como faziam na ditadura? Perda de tempo. Tchau! Tenho mais o que fazer que ficar aqui debatendo com o senhor. Gosto de debates inteligentes, só respondi por ter educação, mas não falarei mais.
    Meu e-mail está aí, é só falar. Se eu fosse covarde, não colocaria e-mail, porque o meu eu garanto, xiste, já o seu…..não deve existir. Portanto, covarde é o senhor, com todo respeito que o senhor não merece, mas eu confiro.

  27. Comentou em 25/01/2006 ROBSON DE ANDRADE CANDIDO

    ACM – Este político não estaria hoje no poder se fosse o Brasil um país sério e ordeiro pois alguns anos atrás o mesmo renunciou por ter fraudado o painel de votação da câmara, e o povo ainda votou nele para o senado.Fazer o que né? Mas parabéns para essa srª que o desafiou tomara que o exemplo seja seguido.

  28. Comentou em 25/01/2006 pierre reyes

    UMA CPOISA QUERO AGRAGAR, SIM TEMOS PESSOAS COM DUVIDAS E MUITO BOM ESCLARECER QUE :’QUEM INVESTIGA E CONDENA E O PODER JUDICIAL, COM TODAS AS PRERROGATIVAS DA LEY.’E SOMENTE NELA QUE DEVEMOS ACREDITAR E EN MAIS NINGUEN.
    O JORNALISMO TEM A FUNÇÃO DE FORNECER A NOTICIA CLARA SEM ANTAGONISMO POLITICO, E VERDADEIRA. O QUE NESTE ULTIMOS ANOS NÃO ACONTECE. OS JORNALISTAS DA MIDIA E ESCRITA SE ESTÃO DANDO O LUXO DE ACUSAR,CONDENAR, E INSISTIR PARA CONVENÇER, AO POBRE OUVINTE QUE ESTA ATRAS DO TV SEM MUITA ESCOLARIDADE PORQUE E A ESTE PUBLICO QUE ELES QUEREN ALCANZAR PARA LES ENCHER DE RAIVA E APOS UTILIZARLES, COMO ANTAGONISTAS, O JA NOS ESQUECIMOS DA ESCOLA BASE E OTRAS TANTAS ABERRAÇÕES QUE A TV GLOBO E VEJA ATUARON NESTE CASO E QUE APOS CONPROVADAMENTE, NADA FOI VERDADEIRO , E ELES NÃO TIVERON NEN SEQUER O RESPETO PELO CIDADAO QUE PERDEU MULHER CASA, CARRO OU SEJA TUDO ATE INCLUSO A DIGNIDADE QUE PARA O CIDADÃO, MAIS POBRE E O DON MAIS LINDO QUE ELE TEM E QUE OS POLITICOS NÃO SABEN QUE E DOM, OU SEJA DIGNIDADE, O PODER PUBLICO INSTOU A PAGAR AREDE GLOBO E A REVISTA VEJA R$400,000 MIL REAIS E ELES RECURIERON, OU SEJA NÃO QUEREM PAGAR, E ASI QUE ELES ATUAM, A FAMOSA MAFIA DA INFORMAÇÃO.CIDADÃOS NÃO ENTREMOS NO QUE DIZ O NOTICIARIO, ANALIZEMOS MELHOR AS NOTICIAS E NÂO NOS DEIXEMOS LEVAR POR INFORMAÇÕES ENGANHOSAS E EMBUSTERAS,LA BOA VESTIMENTA DE UN JORNAL NÃ O FAZ SER SERIO.

  29. Comentou em 25/01/2006 adilson araujo

    Parabéns a este jornal!! Que sirva de modelo aos outros!! Que os outros jornais se sintam devedores do país, da verdade e da justiça. Muitos políticos que fizeram parte da ditadura e dos crimes ali cometidos, estão andando por aí, foragidos na vida pública.

  30. Comentou em 25/01/2006 willin rodrigues rodrigues

    toninho malvadeza nao tem moral para falar de tortura,pois no minimo foi conivente durante o regime militar,se aproveitou dele para cosolidar seu nefasto poder

  31. Comentou em 25/01/2006 George Luis de Amorim Gomes Amorim Gomes

    O Senador eleitopela querida Bahia, ACM , deve muitas explicações à sociedade.Ele sempre aparece nos noticiários de forma polêmica, seja bom ouruim para ele, Contudo, desta vez o senador foi surpreendido por uma mulher corajosa e destemida, por mais que a sua situação não esteja boa, pois está desempregada, não lhe tira o direito de indignar-se daquele que um dia lhe tirou e ainda tira, os prazeres da vida, a possível morte de seu pai na ditadura, que foi apoiada pelo ACM. Parabéns minha senhora, e que muitas pessoas vítimas desta época que nãopode ser esquecida, tenham a coragem de expor o que sentem, e que o povo da Bahia se atentem a este homem do qual o povo brasileiro não aguenta mais.

  32. Comentou em 25/01/2006 Sidney De Rosa

    Quem não dá o nome e se diz cidadão, com certeza é um covardão. Não sei porque perdi meu tempo…

  33. Comentou em 25/01/2006 jarbas Pessoa

    O povo brasileiro devia riscar o nome desses políticos do país, inclusive seus familiares que são farinha do mesmo saco. O povo tem que tirar esses nomes da politica pra sempre, esses nomes tradicionais, como esse velho safado do ACM.

  34. Comentou em 25/01/2006 Elida Borges de Paula

    E triste ver que politicos como o sr.ACM e familiares,sejam considerados exemplos no Brasil,porque o que se deste senhor e que em todos os governos militares la estava ele com um cargo de senador,governador ou ministro e hoje quer pousar de bom moço e oposição provavelmente porque o Lula não lhe ofereceu um ‘carguinho’.Já se esqueceram que este senhor renunciou ao mandato por violar o painel de votação do Congresso.

  35. Comentou em 25/01/2006 Marco Antônio Melo

    Num país onde corre-se o risco do governante transformar o poder supremo em partido político, só temos que contar com a impressa séria e comprometida com a verdade, para podermos livrar o país desse verdadeiro mal que é os pessimos politícos que habitam Brasília. Pessoas que deveriam estar atrás das grades, conseguem ser deputado. Ninguém aguenta mais ver figuras como este tal e Painho, desfilando pela camara com ar de intocável, e ainda por cima fazendo palhaçada com assunto do crime que vitimou Celso Daniel. Só pode ser brincadeira um homem como ele ter ficado impressionado com as imagens de Celso Daniel.

  36. Comentou em 25/01/2006 Walmir Santos

    A oportunidade do comentário do prof.Breyer,
    pela lucidez do enfoque, foi o que de melhor
    aconteceu sobre a reportagem da Folha e sobre
    o artigo do Weis

  37. Comentou em 25/01/2006 Sidney De Rosa

    O comentário do Sr. Carlos Morais (engenheiro?) é mais uma agressão a este pais tão humilhado. Engenheiro, deixe suas paixões de lado e analise os fatos (o que me parece não é próprio de seu viver). Quando o assunto é o Toninho Malvadeza, que fez fortuna na ditadura militar, o Sr. coloca o PT, Celso Daniel, etc. etc. A Fôlha publicou um fato e o Sr. desvia-se do mesmo por nutrir, quem sabe o porque, um ódio incontido por ter um Presidente que não possui curso superior. Não se amargue, não se mutile, não grite (deixe para seu padrinho bahiano esta parte). Qual sua idade? O Sr. sobreviveu (não sei se bem ou mal) aos 20 anos de regime de ‘bôca calada’? Já foi preso por não concordar com a ditadura? O Sr., tão indignado, sabe quantos milhões foram-nos surripiados em 20 anos? Se respondeu sim a uma unica pergunta, considero-o um desprovido de inteligência. Fique com o Senhor do Bom Fim e com o ACM neto, já que o avô, a não ser o Sr., o Brasil conhece.

  38. Comentou em 25/01/2006 justo

    ACM sabe demais! Por que será que ele sabe de tantos detalhes dessa morte, dessa tortura? Precisava estar no local pra saber tanto, ou até ter estado com o assassino logo depois, para ter essa riqueza de detalhes….sei não!…Sei não! A Oposição é capaz de tudo pra culpar o PT, o LULA. É bom investigar.

  39. Comentou em 25/01/2006 rose Frazão

    SÓ A COMPRA DE VOTO DIRETA JUSTIFICA QUE UM BANDIDO RECONHECIDO COMO ACM CONSIGA CONTINUAR NO PALAMENTO, PIOR AINDA ,LEVAR PARA ELA GRAMPO E GRAMPINHO(SEU FILHO E NETO) QUE CRESCERAM VENDO SUAS PRÁTICAS PODRES E NATURALMENTE VÃO APERFEIÇOAR SUAS TÉCNICAS DESTINADAS AO CRIME. O PODEROSO CHEFÃO OU L…OU GRAMPÃO…OU COR… OU …TUDO QUE NÃO PRESTA QUE FAZ SANGRAR A BAHIA E O BRASIL. POR DEUS, CHEGA DE ACM`S NA POLÍTICA!!!!!!

  40. Comentou em 25/01/2006 alberto lobo

    NÃO SEI PORQUE NINGUEM COMENTA UM FATO QUE JÁ FOI ATÉ PUBLICADO EM LIVRO AQUÍ NA BAHIA. FALA-SE DA FILHA DO ‘senador’ , QUE
    COMETEU SUÍCIDIO PELO FATO DE QUE O ‘senador’ ACM, TERIA ASSASSINADO O MARIDO DELA (DA FILHA), GENRRO DELE(ACM). ACHO QUE A POPULAÇÃO TEM QUE ACHAR UM JEITO DE INVESTIGAR MAIS A VIDA DESSES POLITICOS SUJOS, O QUE OCORRE É QUE NOS FICAMOS A MERCÊ DOS ORGÃOS PÚBLICOS ‘COMPETENTES’ PARA ESSA FUNÇÃO, E NUNCA SABEMOS SE ESTÃO OCULTANDO ALGUMA COISA.

  41. Comentou em 25/01/2006 Nelson Rodrigues

    Lí a poucos dias à respeito de comentários que ferem e aviltam a dignidade de pessoas.
    Alguns que passeavam pelos blogs da internet já foram cortados, processados e tiveram uma lição de como não se deve acusar sem provas.
    Aqui alguns ainda não entenderam que são responsáveis pelo que dizem ou postam.
    Carrasco que o diga.

  42. Comentou em 25/01/2006 Leonardo Rocha

    Sua voz mudou mas, seus cabelos continuam os mesmos. Vão-se os avós, ficam os netos. Quando isso vai terminar? Estamos perdidos? O culturinha irraigada e forte essa né?! Aliás, o que faz a cultura de um povo? Qual a fórmula? Só de imaginar a resposta já da calafrios… Já dizia o outro: ‘Quando se está perdido, é preciso voltar ao principio.’

  43. Comentou em 25/01/2006 brasileira

    Para CARLOS MORAIS:
    Vocês agora pegaram a mania de ‘Desviar foco’, que desviar foco que nada! Esses TUCANALHAS e PEFELISTAS CORRUPTOS, querem voltar a poder de qualquer jeito. Não existe desvio de foco, se existe coisa errada , pode-se apurar tudo, por que, NÂO? Vocês atacam e correm para trás da frase: ‘DESVIO DE FOCO’….muda o disco cara, isso não dá mais. O ACM para não ser cassado, renunciou, lembra? O caso do apinel eletrônico, não existiu? Será? Talvez seja pra desviar o foco, não é? Ou você é inocente, Carlos, ou como no mesmo prato dele, só que come os restos. A comissão para purar a compra de votos para reeleição do FHC foi encerrada, por que? Será que foi para desviar o foco? ‘QUE É ILSO, PARA COM ILSO, DEIXA DILSO…HAHAHA Só rindo pra suportar. Seja macho como esta senhora foi…risos e assuma que é TUCANALHA e que vai ter que engolir o LULA Em 2006, novamente.

  44. Comentou em 25/01/2006 glauco costa

    Fiquei contente em ver uma senhora desafiar o todo podero Toninnho Malvadeza, e mostrar pra ele de onde ele veio.
    É pena que a imprensa de pouca importância com assuntos referente aos crimes da ditadura militar. Poucos de nossos filhos sabem o que aconteceu. Talves muitos pensem que foi ficção.

  45. Comentou em 25/01/2006 Luiz Carlos Carlos

    a verdade e que acm disfaça muito bem mas…
    valta e meio ele desliza no seu proprio veneo que ele não presta todo mundo ja sabe so precisamos e colocar isso as clara.

  46. Comentou em 25/01/2006 henrique oliveira

    Achei até graça vendo o ACM falar para Aloisio Mercadanti que ficou indignado com a tortura de Celso Daniel justo ele que éra apoiador da ditadura, os assasinos de Celso pelo menos o mataram com uns tiros, e a familia Magalhães que mata o povo do sertão baiano de fome lentamente a cada eleição, se não bastasse isso o coroné e o povo baiano ainda elege um neto aprendiz de corrupto, que se acha o maximo. ACORDA BAHIA, voces são muito mais doque os corruptos da praia de ondina, e viva lampião

  47. Comentou em 25/01/2006 Nelson Rodrigues

    O chamado mensalão, já teve inúmeras denominações, o passado está repleto de doações caridosas em retribuição a votos de toda sorte e coloração.
    Pergunto.
    Porque o espanto???
    Porque o estardalhaço da imprensa???
    Por acaso o Valério não é cria do PSDB???
    PFL – PT – PSDB – PP – PL – PTB todos usaram e abusaram do pobre Valério.
    É por isso que o Lula vai se reeleger.
    A mentira tem pernas curtas, como disse a senhora ao ACM, o Sr. não tem moral para acusar ninguém de tortura…

  48. Comentou em 25/01/2006 Danilo Gonçalves Gonçalves

    È inaceitável que este homem,continue no elenco da politica Brasileira,já estamos cansados,pelo memos o restante do Pais,pois na Bahia,com td respeito,ACM é como torcer para um time de futebol,que ganhe o ACM o reso não interessa e mem como ganhou ou o que fez.Ele iltrapassa todo e qualquer limite e nenca responde por eles,quando tem usa-se de recursos sujos,como renuncia e outros mais….È realmente vergonhoso…

  49. Comentou em 25/01/2006 antonio kleinsorge

    Este tal de congresso nacional, é a vergonha da democracia.O Sr. ACM, apoiou sim a ditadura, de onde tirou partido.Ele não tem moral para falar sobre tortura com ninguém, pois até hoje o coronelismo é forte em seu estado, BAHIA, e Ele nada faz para isso acabar.Devido ao corporativismo do sendado, não foi cassado e pôde renunciar, depois que seu caráter o desmascarou.Pena que o povo baiano se faz de esquecido e o matém no poder, o que contribui em muito para a desmoralização do legislativo, e da democracia brasileira.

  50. Comentou em 25/01/2006 Sidney De Rosa

    Parabenizo a Folha de S.Paulo ao comentar e dar nomes ao incidente com o pseudo democrata ACM., entretanto, quero deixar bem claro que quando estive em S.Paulo (domingo passado) e li a Folha, que alias fui assinante por longos anos quando ali residia, notei, entre tantas notícias, só comentários e matérias contra o Brasil (o contra é por minha conta). A mídia, a meu ver, o segundo poder deste país, parece-me estar num momento de ‘só criticas vendem’ e aí incluo todos os veículos de comunicação. O fato, relevante por si envolvendo uma figura que já deveria ter sido prescrita da politica brasileira é por si só um exemplo. O ‘parlamentar’ já renunciou uma vez para não ser cassado, foi um baluarte da ditadura militar, é como pessoa um autoritário mor, no entanto, graças a memória (pouca) do povo da Bahia e o pouco empenho da mídia continua ‘senador’ e, possivelmente, já octagenário tornar-se governador de um Estado tão importante como a Bahia. Finalizando, gostaria de lembrar a todos da mídia que ‘recuperar a memória de um povo também faz parte da profissão’

  51. Comentou em 25/01/2006 brasileira

    GIOVANI RODRIGUES, você não precisa ter curso superior, pois tens o dom da palavra. Parabéns!
    Concordo com você. Tantos políticos têm curso superior, mas não têm o principal, respeito pelo povo, não têm compromisso com nada neste país. Salvo alguns políticos, o Brasil estava muito mal, agora está caminhando pra respirar e esses políticos ‘vampiros’, querem atrapalhar, tomar de volta o ‘poder’, mas não vamos deixar.

  52. Comentou em 25/01/2006 IASMYM SHERLA

    Não entendo como a sociedade permite uma pessoa como ACM chegar aos 80 anos com tanta força. Não entendo porque a imprensa, com exceção da revista Carta Capital, não divulgou o escândalo recente descoberto pelo TCE/BA que aponta desvio na cifra de 100 milhões da BAHIATUR. A impressão que tenho é que todos tem medo desse cidadão, exceto essa grande mulher, que apareceu na ora certa e teve coragem de enfrentar o bode velho.

  53. Comentou em 25/01/2006 José Magalhães

    E tratar desta forma uma cidadã não se configura falta de decoro parlamentar?
    É o sr ACM continua ‘pra lamentar’

  54. Comentou em 25/01/2006 silvio roberto amaro faria amaro

    sempre que este homen abre a sua boca,sempre
    se espera cobras e lagartos, esta na hora de passar a borracha nele.

  55. Comentou em 25/01/2006 carlos morais

    SEMPRE APARECE UM PETISTA PARA DESVIAR O ‘FOCO’ QUANDO SE FALA DA MORTE DO PREFEITO DO DO PT E CORDENADOR DA CAMPANHA DO LULA, O TORTURADO E MORTO COMO ANIMAL POR CORELIGIONÁRIOS PETISTAS.(para lembrar:carro para; a porta abre, o era blindado; sergio o petista dentro do carro armado, não reage;e oprefeito é retira do carro sem reações; precisa MAIS !!!
    OS LULITAS QUEREM DESVIAR O ‘FOCO’ PARA O SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES.

  56. Comentou em 25/01/2006 joao roberto toledo

    É como disse nosso Presidente da República, quanto ao cx. 2 do PT… ele não errou… porque todos praticam essa modalidade…ou seja…a tortura do Celso Daniel…praticada pelos petistas, não constitui crime, pois a ditadura já o fez…é o lema do Presidente do Brasil !!!!

  57. Comentou em 25/01/2006 brasileira

    Uma pessoa se diz ‘cidadão’ e fale em sorte por ter torturado pessoas inocentes…..graças à Deus que essa ditadura ficou no passado, apesar de termos algumas mentes pervertidas querendo de volta. Daqui a pouco vão dizer que o PT, come criancinhas…..hahahaha Além de torturados, são LOUCOS.

  58. Comentou em 25/01/2006 francisco arraes

    realmente nao da para entender o senador Antonio Carlos Magalhaes acusar tanta gente de corrupcao e outras coisas mais, quando ele perdeu o mandato ha tempos atras justamente por ser chegado a tocar um PIANO.

  59. Comentou em 25/01/2006 Antônio Silva

    Olá senhores!
    Fico feliz em constatar que, apesar de todo o lixo que empurram para nossas vidas, ainda há jornalistas sérios. Particularmente, acredito que o próprio ACM tenha tirado ou ordenado de muita gente; eles fazem tudo por amor ao poder e/ou dinheiro.

  60. Comentou em 25/01/2006 giovani rodrigues

    ‘LOBO MAU’

    Não tenho curso superior, vivo de pequenos ‘bicos’, não pertenço por tando a elite intelectual nem econômica deste país.
    mas não sou burro sempre gostei de saber sobre a história do meu país e do mundo como um todo e ter que agüentar um político como seu ACM, Jorge Bornhausen, Roberto Jefferson
    entre outros falando de ética, tortura, corrupção, omissão, etc é me chamar de idiota ou por acaso quem apoiou abertamente regimes de opressão (ditaturas), corrupção (governo collor), escândalo do painel eletrônico, os quatro milhões de reais não declarado e não devolvidos até agora entre outras coisitas mais é bricadeira e não me venham falar que o momento era outro e você não entende o que estava acontecento, porque os chefes Nazistas quanto foram presos na 2º guerra, tambem disseram. Isso então não venham dar uma de chapeuzinho vermelho que vocês estão mais para Lobo Mau.

  61. Comentou em 25/01/2006 Italo Rezende

    Juro que no dia em que ACM morrer darei uma festa de arromba em minha casa. Será um dia de extrema felicidade e merece se comemorado

  62. Comentou em 25/01/2006 brasileira

    O Celso Daniel foi convidado por Lula para integrar o seu governo, por ser um homem digno. A oposição sim tinha interesse que esse convite não fosse aceito, para que lula não juntasse forças para seu governo, mas o Celso Daniel aceitou o convite e ficou muito orgulhoso. Logo depois aparece morto…..a quem interessava a morte dele? Na época do assassinato, Lula pediu pessoalmente ao presidente FHC, que apurasse e o mesmo socilitou que a Polícia Federal tomasse conta do caso, se a polícia federal disse que foi crime comum, quem é o PT pra dizer o contrário? Porque a Polícia Federal do foverno FHC confirmou ser crime comum? Isso precisa ser investigado, afinal de contas quem tem história de torturas e ditaduras, não é o PT, muito menos o Lula. Se investigar de verdade, descobre.

  63. Comentou em 25/01/2006 Ricardo Silva

    Parabens a folha e a este Observatorio por relatar e comentar livremente todas as noticias sobre este tema, que sem duvida, foi aterrorizante em nosso pais.
    A senhora que se manifestou,a fez como desabafo,pois ACM de fato,sempre esteve ao lado dos militares,portanto não tem moral pra falar em ditadura !!!!!!

  64. Comentou em 25/01/2006 Bras Il Eiro

    Para nossa sorte, vencemos os comunas em 64 senão o que o PT esta fazendo com o Brasil é só uma amostrinha do que teria acontecido.

  65. Comentou em 25/01/2006 André Schoellkopf

    Deste senhor, esperar o quê mais? Agiu dentro de sua normalidade. Ruim mesmo é o fato de sua cria (ACM Neto) estar se criando.

  66. Comentou em 25/01/2006 Elias Haddad

    Impressionante como somos capazes de considerar grandes democrátas aqueles que como ACM, Jarbas passarinho e ourtos que foram ‘baluartes ´civis´’ da ditadura militar. Já estava com saudades da ‘velha Folha’. Parabéns

  67. Comentou em 25/01/2006 brasileira

    Não conheço a senhora que falou, mas pela reação do ACM, ela está com toda razão. Provar sobre ele, ela não pode, mas mesmo sem provarem o mensalão, ele julgou e condenou Lula……Está pagando com a mesma moeda. ACM, não tem moral pra condenar ninguém, ele sabe. O pessoal do PSDB e PFL usam deste expediente, tocam fogo no ‘rabo’ dos outros e tem o dele de palha. Eu no lugar desta senhora teria saído, ido ao encontro dele e queria ver sua valentia, mas não ia ficar barato.

  68. Comentou em 25/01/2006 tulio silva

    até hoje, a maioria dos editores tem medo das cansequencias de uma investigação de ACM nos moldes da investigação de José DIrceu. medo.

  69. Comentou em 25/01/2006 JOSE GERALDO CALMON DE ALMEIDA

    SEMPRE ACREDITEI QUE O PREFEITO CELSO DANIEL TENHA SIDO TORTURADO, TANTO QUANTO O TONINHO DO PT (PREFEITO ASSASSINADO DE CAMPINAS), EXISTE ALGO DE PODRE ATRÁS DESTAS MORTES, E EU NÃO ISENTO DE CULPA A CÚPULA DO PT, COMO JOSÉ DIRCEU / JOSÉ GENOINO E O PRÓPRIO LULA. ELES SABIAM DEMAIS, ESTAVAM ATRAPALHANDO AO PT E TINHAM QUER SER ELIMINADOS. BOM, QUANTOS AS TORTURAS SÃO CRUEIS, AS FÍSICAS SÃO HORRÍVEIS, MAS AS TORTURA MENTAIS SÃO PIORES AINDA. POUCOS SABEM O QUE É INDIVIDUO SE ENCONTRAR RECLUSO NUMA CELA E CHEGA UM DOS SEUS ALGOZES E LHE DIZ: ‘ VOCE VAI CAGAR FULANO’, OU SEJA VOCE TER QUE ENTREGAR OU DIZER O PARADEIRO DE ALGUÉM QUE VOCE NÃO SABE AONDE ESTA A MUITO TEMPO. ACONTECEU ASSIM COMIGO NOS QUARTEIS DA POLICIA DO EXERCITO DE BRASÍLIA. AGORA, TANTO ACM, QUANTO O SR. PAULO MALUF (GOVERNADORES DA DITADURA) SABEM SIM, O QUE É TORTURA. PARA MIM NÃO É NENHUMA SURPRESA O DIALOGO DO ACM COM ESTA SENHORA QUE LHE FOI RECLAMAR DA TORTURA DO PAI. ESTES POLITICOS NÃO TEM NEHUM ESCRUPULO, CARATER E PERSONALIDADE. OFENDE-LOS É MUITO POUCO PELO QUE JÁ FIZERAM DE DANOSO AO PAÍS. LAMENTO, SIM, QUE O NOSSO PAÍS, AINDA NÃO SEJA UM PAÍS SERIO.

  70. Comentou em 25/01/2006 Nelson Rodrigues

    Cada vez mais os políticos vão se desnudando e mostrando as suas partes intímas.
    O povo vai entendendo que políticos são sinônimos de mentiras, indecência, corrupção e outros adjetivos menos apropriados para o blog.
    Sendo assim todos mentem, atiram pedras, acusam, perdoam, conforme a ocasião.
    Brant e Queiroz que o digam…

  71. Comentou em 25/01/2006 Ana Paula Lins Araujo

    O que há no Brasil é a existência da impunidade que perpassou séculos de evolução política e nos legou indíviduos iguais a ACM que mancha a nossa história regional. Não acho que foi um oportunismo da senhora ao comentar aquilo, ainda bem que ela estava lá para lembrar a divída que a justiça e a sociedade cega brasileira têm com essas pessoas que morreram por causas nobres.

  72. Comentou em 25/01/2006 Paulo Cardoso

    Quando se trata de politica, tudo que se pode falar que um ser humano possa ter de negativo, vem a tona quando vira um politico, e que o tem como profissão. Onde o que querem realmente defender seus interesses. Temos politicos em nossa cidade que nunca venderem um copo de pinga para ninguem, mas estão milionário, é só pesquisar.

  73. Comentou em 25/01/2006 Alexsandro

    O senador ACM é um homem de temperamento aguçado. Aqui na Bahia há os apaixonados e uma minoria que o odeia. Eu observo sem paixões a história deste homem que há mais de meio século faz história na política brasileira.
    não acho certo o que ele disse, mas a maneira que a sra o abordou não foi educada também.

  74. Comentou em 25/01/2006 Vitor Costa

    A simples mençao de qualquer um dos nomes arrepia a alma de qualquer brasileiro. O primeiro pelo seu passado jamais escondido, de apoio a ditadura.
    O segundo, pelo seu passado fingido, de falso moralismo, mais maniqueísta que a ditadura, lobo em pele de ovelha.
    A falta de classe, educaçao, respeito e isonomia do ACM justifica a reaçao dele diante da senhora. É natural dele. Como também é natural a cara-de-pau de jogar na cara do PT a acusaçao de que, agora, todo mundo sabe de que são parceiros do mesmo crime: tortura.

  75. Comentou em 25/01/2006 Josá Almi Oliveira

    Parabens à Folha pela publicação e à Senhora por colocar o ACM em seu devido lugar. Ele, Bornhausen e outros próceres da ditadura não têm moral para se dizerem chocados com tortura e muito menos julgar ninguém. Durante 20 anos estiveram apoiando essa prática ou, na melhor da hipóteses, sendo cúmplices.

  76. Comentou em 25/01/2006 jamile Fonseca

    Gostaria de deixar meu relato de indignação às pessoas que participaram do fórum afirmando que ACM é representante Baiano. Aqui na capital, nós soteropolitanos(que somos a população mais esclarecida, segundo o IBGE com relação às outras cidades do Estado Baiano)à muito a grande maioria não vota mais em ACM e sua corja… para citar um breve exemplo, fomos a capital que mais votou Na oposição para presidência, com 85% dos votos em Lula. Nosso prefeito é João Henrique do PDT OPOSIÇÃO CARLISTA E em NIVEL NACIONAL OPOSIÇÃO DE GOVERNO TAMBÉM. Então, pelo amor de Deus, ACM, MEUS CAROS, pode até ser baiano, mas não está mais influenciando o cenário político na Bahia à muito tempo. E se ele não está ‘com esta bola toda’ aqui, imagine então no restante do país. Vamos parar de vincular ações políticas dos nossos governantes à população que num dia ‘LONGÍGUO’ o colocou no cenário político. PQ, SE ACM É A BAHIA, MALUF É SÃO PAULO E JK O MOCNHO DA MINI SÉRIE DA GLOBO, É MINEIRO.

  77. Comentou em 25/01/2006 Luiz Carlos da Silva

    ACM e outros artigos do Observatório.

    Parabéns por dois motivos: a pertinência e conteúdo dos fatos e pela beleza do texto.
    2. Há um bom tempo que só passo o olho pelos jornais. Costumava ler até três jornais por dia. Mas os assuntos sã repetitivos, os conteúdos são os mesmos.

    Fico muito feliz em ler artigos do DINES. E agora gostei muito do artigo desse jornalista que escreveu sobre o ACM – não somente do assunto mas da forma como foi escrito.
    O Observatório merece mais espaço na m´dia.
    Um abraço e Obrigado.

  78. Comentou em 25/01/2006 Palmyra Therezinha Gonçalves Sottomaior

    Parabenizo a Folha pela CORAGEM!!! de publicar o que ocorre práticamente diáriamente com nossos políticos minusculos…., é uma afronta ao povo brasileiro, ética para eles não existe….precisamos tomar as rédeas desse páis do contrário nossos filhos sofrerão muito, pois a minha geração atual já se encontra desesperançada, até que que enfim aparece uma luz no fim do tunel. PARABÉNSSSSS…..

  79. Comentou em 25/01/2006 Amilcar Ribeiro

    O que não podemos esquecer é que essa corja de bandidos que se apossaram do poder eleitos por ignorantes, apoiados por uma imprensa incompetente e comprometida por interesses financeiros incapaz de levantar os fatos narrados pelo Roberto Jefferson sobre todas essas falcatruas É QUE NUNCA PODERÃO SER ESQUECIDOS PELOS BRASILEIROS DE BEM.

  80. Comentou em 25/01/2006 alexandre peçanha

    acusar sem provas, acho que este fato é a continuidade da demagogia política instalada neste país.Não podemos desviar o verdadeiro foco…JUSTIÇA

  81. Comentou em 25/01/2006 Flávio batista

    Pior que isso, é lembrar que, quando imaginávamos que logo logo estariamos livres desta nefasta figura,em razão de seus derradeiros anos de vida, aparece seu querido netinho (o menudo), para dar continuidade à política reacionária que sempre foi o norte para esta família.

  82. Comentou em 25/01/2006 Rafael Torres

    Não é de agora que a Folha se posiciona de maneira aberta e correta em relação a assuntos ´polêmicos´ ou que passam despercebidos da grande mídia, da qual ela faz perte.
    Dar voz e vez a anônimos, que expressam parte do pensamento das ruas é uma virtude que deveria ser copiada por toda a imprensa.
    Independente de denunciar este ou aquele político – vale para toda a sociedade civil, médicos, profissionais liberais, etc – a hipocrisia de muitos, lastrada pela posição e/ou importância e destaque que a mesma mídia dão a essas pessoas, não pode, nos dias atuais, permanecer impune (no sentido de deixar de ser denunciada).
    Palavras ofensivas, de baixo calão como a proferida pelo velho senador, embora todos saibamos que faz parte da verborragia natural do mesmo, não podem mais ser aceitas sem uma resposta contundente, tanto dos meios como da mesma sociedade.
    Parabéns à Folha. Continue de olho nesse tipo de pessoa que, pelos anos de poder, a maior parte deles em conluiu com os homens da ditadura, pela força e recursos que dispõe ainda pensa que hoje pode continuar agindo como um coronel do sertão.
    Que o neto tenha aprendido a lição e não tente perpetuar na política brasileira esse tipo de atuação e conceito.

  83. Comentou em 25/01/2006 james torres

    Luis Weis, apesar de reconhecer sua carreira e sua alta qualificação, fico triste em perceber em seu artigo um certo parcialismo, entendo que todos somos movidos por interesses, concordo em gênero, número e grau quanto as observações feitas com referencia ao senador ACM, porém não concordo com as observações feitas para AM e ES (Não sou petista ou partidário de nenhuma espécie). Concluindo o que mais me causou mal estar foi elogio a Folha de SP, sempre exponho a vergonha que sinto da imprensa brasileira e principalmente a este jornal, pois acredito que a imprensa reflete a consciencia de um povo, por isso me envergonho. Tal qual ACM, que históricamente é uma vergonha à nação a Folha deveria perder sua concessão, por manipular, fabricar e adulterar informações. Perdoe-me por minha mal versada opinião.

  84. Comentou em 25/01/2006 Claudio Cesar D´Emilio

    Que o Sr. ACM tem um passado político que o compromete quanto a tortura ninguem tem dúvidas. O estranho dessa situação é que no dia que a CPI ouviu o médico legista que falou sobre tortura em Celso Daniel, apareceu milagrosamente, coincidentemente alguém para falar do passado de seu pai que foi torturado. Estranho ou arranjado? Ou foi só para tumultuar ou tirar o foco?

  85. Comentou em 25/01/2006 douglas lobo

    O tempo é o senhor de tudo. Tanto para lembrar quanto para esquecer. A sociedade não pode esquecer os terríveis tempos da ditadura. Para que seus possíveis sustentadores não passem como bemfeitores da humanidade.Sem nenhuma mácula. Sem nenhuma conta a pagar.

  86. Comentou em 25/01/2006 Tadeu Suckow de Barros

    A questão é simples: quem ganha ou ganhou com a eliminação do Sr. Celso Daniel do cenário político?

  87. Comentou em 25/01/2006 Eli Leandro da Silva

    A reação dele, acredito, teria sido pior em seus domínios na Bahia. É fato a existencia de pessoas torturadas, ou coisa pior, a seu mando; pesoas estas, que não aparecem por medo de represálias de sua parte. Duvidam! procurem no orkut por depoimentos de facetas o ACM.

  88. Comentou em 25/01/2006 CARLOS HENRIQUE GUIMARAES SIQUEIRA

    o apelido do acm não é tuninho malvadeza? o que se discutir mais…vá a bahia e saiba quem ele é…

  89. Comentou em 25/01/2006 leandro garcia

    temos todos que nos voltar contra nosso silêncio e começar a cuspir todas a verdades que os polítiqueiros brasileiros mercem escutar. basta de nós fecharmos os olhos para tanta hipocrisia.

  90. Comentou em 25/01/2006 Eduardo Pimenta

    Não sabemos se ACM aprovou torturas na época da ditadura, e de qualquer forma o povo brasileiro precisa de algúem para cobrar a resolução do caso em questão. De maneira alguma ACM estaria proibido de demonstrar seu repúdio contra a lentidão que está havendo. Este caso já virou novela, até quando teremos testemunhas??

  91. Comentou em 25/01/2006 Fabrício Dias

    É triste um país que tem como um dos seus principais homens públicos uma figura como ACM. Autoritário, totalista e ainda se aproveita de fatos politicos e graves do país para fazer promoção pessoal! Temos que banir da política pessoas com ACM.

  92. Comentou em 25/01/2006 Delson Figueiredo

    ACM representa o que tem de pior na nossa politica, oligarquico, coronel, conveniente com o sistema, sem educação, pertencente a uma politica podre do nosso pais, que só consegue se manter no poder com a miséria e ignorancia do povo. Enquanto tiver analfabetos, necessitados a pontos de vender seu voto por kg de farinha, e pessoas corruptiveis na Bahia, ACM e suas gerações que ai chegam, estaram sempre no poder. ACM pertence a um tipo de politico que acha a politica um feudo e o poder algo que justifica a todo, inclusive os principios, a moral e etc.

  93. Comentou em 25/01/2006 Ronaldo Almeida

    Realmente tem algumas pessoas que só olham para o próprio umbigo, pois se virem a Bahia vão ver os votos que o Sr. ACM tem são os votos de cabrestos que ele mantem até hoje devido a ser dono da afiliada da Rede Globo aqui. A grande quantidade votos que ele recebe são de pessoas analfabetas, que se vendem por uma simples cesta básica para não ver a familia passar fome. Então o que dizer disso???? Acredito que deveriamos é ter vergonha na cara e assumirmos que somos coniventes com tudo isso. Nunca dei um voto a ACM e nem muito menos a corja dele, mas como a grande maioria do estado vive em estado de miséria, o mesmo e seu grupo se aproveitam disso, como na maioria dos estados do Brasil. É muito fácil criticar o povo baiano generalizando a todos.

  94. Comentou em 25/01/2006 Dupla dos ACM´s Baianos Barbosa

    A dupla dos ACM´s baianos, quase parecida com a dupla ‘O GORDO E O MAGRO’.Um grandão e um baixinho.Dupla baiana admirada e aclamada pelo voto do povo baiano!Quem diria,já comeram no coxo da ditadura…E agora farinha do mesmo saco.Que vexame!O que dirá agora o CAETANO VELOSO.O eleitor trapalhão as vezes comete êrros irreparaveis fechado os olhos para as ações determinados candidatos.Como os eleitores de São Paulo que colocam na frente das pesquisas eleitorais o ‘QUERCIA’.E agora assistiremos o’MALUF’ se candidatar novamente confiando no seu eleitorado.
    São vexames normais na vida política do Brasil.

  95. Comentou em 25/01/2006 JOSE MARIA GUERRA GUERRA

    SE O POVO BRASILEIRO LEMBRACE UM POUCO , VERIA QUE O SR. ACM É CHAMADO DE TONINHO MALVADEZA, UMA FAMILIA MUITO RICA COM A DITADURA DOS MILITARES/ FOI MINISTRO DAS COMUNICACOES ONDE CRIOU UM IMPERIO DE COMUNICACAO PARA SI PROPRIO/ APENDICE DE TODOS OS GOVERNOS DE DIREITA DESTE PAIS/ JA RENUNCIOU MANDADO PARA NAO SER CASSADO/ DEVIA ESTAR NA NA PRISAO ONDE PESA INUMEROS CRIMES COMTRA SUAS COSTAS INCLUSIVE DE ASSASINATO.

  96. Comentou em 25/01/2006 Azarias Cavalcante de Alencar

    Não se pode e não se deve esquecer as torturas da época da ditadura militar. Da mesma forma não se deve esquecer quem, a exemplo de ACM e Sarney, apoiou tal ditadura.
    Se Celso Daniel foi torturado ou não e se foi um crime político ou não, tudo deve ser muito bem esclarecido. Torturador, quer seja da direita ou da esquerda, tem que ir para a prisão.

  97. Comentou em 25/01/2006 JORGE LOPES

    ES BAIANO?

  98. Comentou em 25/01/2006 José Geraldo da Silva Silva

    Realmente a Sra. Rosa tem toda razão, pois este Sr. ACM não tem competência para falar sobre este assunto (torturas), visto que o mesmo, se não participou, foi omisso durante a ditatura. Já passou da hora desse sujeito cair fora da política. Pensem bem srs. eleitores do ACMalvado.

  99. Comentou em 25/01/2006 Maria de Lourdes Cardoso Lima cardoso

    Normal ,muito normal! o acm de tão pequeno q / está na vida , querer se defender como nos velhos tempos,(também da DITADURA) com palavrões e escárnios contra 1(uma) entre MILHARES de vítimas q/ele fez no Estado da Bahia, inclusive dentro da ordem parental;o pior é a HERANÇA MALÈFICA q / ainda sobrevive nas CRIAS POLÌTICAS.MALÙ / BA

  100. Comentou em 25/01/2006 Marinaldo Oliveira

    Realmente é de causar espanto (ou deboche) um canalha conhecido nacionalmente como ´Toninho Malvadeza’ acusar alguém ou grupos de praticar torturas.

    Com muito respeito aos nobres eleitores baianos que o elegeu, acredito que esse cidadão deveria, há muito tempo, ter sido banido da cena política. Infelizmente depois de renunciar ao mandato de Senador para não ser cassado pelo Congresso, inacreditavelmente, foi reeleito.

    Com um currículo político assim (é de causar inveja até a Pinochet),qual é a moral que tem aquele ícone de apoio inconteste da ditadura militar – que tanto torturou e matou – tem para para usar a tribuna do Senado, como se fosse um democrata e defensor dos direitos humanos, para falar de torturas sem que seja daquela que ele apoio e, como já se noticiou, que tanto se beneficiou?

    Como se não bastasse sermos obrigados a pagar as suas despesas e de todo o seu gabinete (batalhão de choque),ainda temos que ver e ouvir através da imprensa aquele cidadão causar desmandos, acusar e agredir. Pobre de nós contribuintes!!!

  101. Comentou em 25/01/2006 Crigor

    Realmente, se o Brasil aposentasse, esses políticos de carreira com 65 anos, certamente teríamos uma grande renovação política e nos livraríamos desse oportunistas encostados nas cadeiras públicas para sempre. Acho que não preciso nem citar nomes, pois eles já estão aí há muito tempo, e nós todos sabemos quem são.

  102. Comentou em 25/01/2006 Givaldo Paulo

    ACM foi pária da didatura militar, portanto se dispensa comentários. Entretanto, reprovo a indignação da senhora Rosa Cimiana, em que pese ter sido seu genitor vítima do regime militar, mas não poderia manifestar tal insulto, pois trata-se de um senador da República.

  103. Comentou em 25/01/2006 Ricardo Soares

    Weis… como vai ? fomos colegas na CNT/Gazeta ( onde chefiei a redação na época do Marquinho Coelho) e , creio hoje, na Tv Cultura… curto e grosso : viva a tal Rosa Cimina que não é a Rosa de Hiroshima mas enfrentou com galhardia essa verdadeira bomba política que nos acompanha desde sempre, o malfadado senador Antonio Carlos ‘Estreito’ de Magalhães… esse estilhaço da ditadura sempre se comportou da maneira mais truculenta possível e deve sempre estar saudoso dos tempos em que podia vociferar sem ser molestado…enfim a Rosa teve coragem de fazer o que os homens de Brasília não fazem… afrontar esse ‘homem público’ que envergonha o Senado, a Bahia e o Brasil… ponto pra Folha por ter publicado o fato ( logicamente ignorado pela Globo) e por vc ter repercutido aqui… tomara todos nós vivamos para um dia olhar o cenário republicano e ver que espécimes adiposas de arrogância como ACM e Ciro Gomes não mais existam…

  104. Comentou em 25/01/2006 Henrique Dantas Mendes

    A única coisa que posso te dizer é que esse lado espúrio dessa mentira representativa que é ACM vai aparecer pois a arte existe pra isso. É um projeto lento, mas está contecendo e espero não ter mais que passar a vergonha de ver um dos integrantes desse passado sombrio, falar como Ariete da liberdade.
    As máscaras estão em ruínas!

  105. Comentou em 25/01/2006 Sergio Alves

    Verbo Solto
    Quarta-Feira, 25 de Janeiro de 2006

    Relato de incidente lembra o que não se pode esquecer
    O que não se pode esquecer é o que artistas e jornalistas escondem. Muito provavelmente o pai dessa senhora é cúmplice de um sistema qua matou mais de 30 milhões de pessoas só na União Soviética, sem citar Cuba, China, Albânia. E você aceita esses assassinos. se não aceita fale deles para que nossa juventude não seja dominada física e intelectualmente por eles.
    Quanto à senhora se o pai era inocente nosso sentimento, caso contrário sem sentimentos já que ele assumiu os riscos de sua luta a favor do crime internacional.

  106. Comentou em 25/01/2006 Jasson Oliveira Andrade

    A participação do senador ACM na Ditadura Militar está relatada np livro Memórias das Trevas – Uma devassa na vida de Antonio Carlos Magalhães, de João Carlos Teixeira Gomes, que está merecendo reedição. Em 22 de janeiro de 1997, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, daclarou à Istoé: ‘O Antonio Carlos é tão truculento, mas tão truculento, que foi capaz até de dar um tapa na cara do próprio filho quando Luiz Eduardo já era deputado estadual’. Lamentavelmente, continua truculento até hoje ao designar de ‘p.’ a filha de um torturado!

  107. Comentou em 25/01/2006 Jorge Rodrigues

    No Brasil de hoje, felizmente, há registros vários que retratam o que fez e continua fazendo o Sr. ACM. ESte homem é tão obsecado pela perpetuação do poder na família que depois da morte de seu filho, e saber que já está mais pra lá do que pra cá, não teve dúvida! Tirou o neto da vidinha de play boy e o fez Dep. Federal, vejam vcs (aquele fedelho). Mais o que surpreende não é ACM, mais sim quem continua votando nele! E no neto!(???) ACM adora virar notícia, (falem mal ou bem, mais falem!). Curioso que outro da corja dele já caiu (MALUF),mais ele continua, mesmo depois de tudo que fez, e não foi pouco. SENADOR e ditando regras no país, não há como negar, influente em seu partido. Porém o que vale registrar é que ACM só continua no cenário porque os Baianos o fazem um político vitorioso nas eleições, inclusive elegendo também o seu neto Dep. Federal. Diante disto há que ser respitado como representante político. Se existe um culpado por ele permanecer na ativa, mesmo sendo conhecido o seu histórico, este culpado é o coletivo formado pelos eleitores que nele votaram. Hitler sozinho não seria ninguém sem seu exército, assim como ACM não seria mais político influente se não tivesse um exercito de eleitores na Bahia, portanto, carrasco, hipócrita, mentiroso, soberbo, etc. é ele representante do povo Baiano, o resto que o aguente!

  108. Comentou em 25/01/2006 Freitas

    Bem que o Brasil poderia ser o primeiro pa´s no mundo a estabelecer limite máxima de idade para que uma pessoa pudesse se eleger que tal até 65 anos no máximo, assim teríamos uma renovação constante de parlamentares e senadores etc…
    E baniríamos da vida pública sem muito esforço, pessoas como este Senhor ACM que em nada contribui por esse ‘rico’ país.

  109. Comentou em 25/01/2006 manoel nunes

    ..alguem desconfia que o citado cidadão Citatino tem algum tino de sanidade?!!! e que seja Bahianíssimo?..

  110. Comentou em 25/01/2006 enius marcus ferreira coelho

    Sábia crônica em ‘Verbo Solto’ subscrito por Luiz Weis, versando sobre ACM, que para mim, é um exemplo vivo da prepotência ‘coronelística’ nordestina, um mal ambulante que a burrice eleitoreira e a banda podre da política baiana continuam a idolatrar! That is Brazil!!!

  111. Comentou em 25/01/2006 Edson Gonçalves

    Nada mais natural do que a reação do sr. ACM
    que fica se fazendo de ofendido com tudo o que está ai em nossa politica, mas que se esquece que ele ajudou a criar esse monstro que está ai. Corrupção, violação do painel de votação, apoio a ditadura, desvio de verbas até acusações de assasinatos na Bahia pesam contra esse senhor, esse é o corriculum desse senhor um verdadeiro Coronel do séc 21. Nunca quando governo quis investigar nada e fazia de tudo para arquivar processos e abafar escandalos, agora se ofende, acusa, pede transparência, mas tudo isso somente com o intuito de desestabilizar o governo federal.

  112. Comentou em 25/01/2006 franklin figueiredo

    OS PODRES DE acm, SÓ AS AUTORIDADES NAO VEEM, MAS, MAS, E O acm(n), O CHAPOLIM COLORADO DO congresso?, SE QUISER FALAR DE HONESTIDADE E MORAL, DEVERIA JOGAR, O DIPLOMA, TODA ‘EDUCAÇAO’ QUE RECEBEU, INCLUSIVE OS BENS DE FAMILIA FORA, PORQUE SABE LA DE PROVEEM.

  113. Comentou em 25/01/2006 LUIZ CARLOS MARTINS

    Por fim, a mascara caiu, tanto de ACM, como do comunicador deste jornal quando fala que a imprensa nem sempre publica materias realmente interessante, apenas aquelas que, mesmo sabendo que são apenas oportunismo dos flash,vão a publico. Isso vem mostra o que eu sempre mando em meus email, que nunca são respondido. A IMPRENSA É SUJA, HIPOCRITA,FARISAICA, CONTUDENTE,SÓ DE CEZA,VIVE NA LEI DE GERSON, E PROSTITUTA DA MENTIRA. E SEM QUALQUER SERIEDADE QUE TRATA O POVO EM SI, COMO DOENTES MENTAIS,ANALFABETOS, HOMER SIMPSON, PORTADORES DE SIDROME DE DOW, E ENES ADJETIVOS DE INCAPACIDADE MOTORAS,INTELECTUAL. QUANDO SERA QUE A IMPRENSA VAI AGIR DE FORMA LIVRE, COLOCANDO NO PAPEL E NAS TELINHAS, O QUE REALMENTE É. QUANDO ISSO ACONTECER. POLITICOS SERÃO POLITICOS, EMPRESARIOS SERÃO EMPRESARIOS, POLICIA SERA POLICIA. ELEIÇÃO SERA COISA SERIA.

  114. Comentou em 25/01/2006 CITATINO

    VOCÊ PROVAVELMENTE VIVE EM OUTRO PAÍS.
    A CORRUPÇÃO GRAÇA SOLTA NO GOVERNO PETISTA. NUNCA SE OUVIU FALAR DE TANTO ESCÂNDALO

  115. Comentou em 25/01/2006 jander cristian peixoto peixoto

    Como pode uma pessoa igual a ACM falar alguma coisa de tortura, sendo que ele foi a dos manda chuva na epoca da ditadura, será que ele pensa que o povo ja esqueceu das crianças que morreram de forma misteriosa de magia negra.

  116. Comentou em 25/01/2006 Citatino

    QUEM DIZ O QUE QUER, HOUVE O QUE NÃO QUER. QUEM ACUSA OUTROS DE SEREM TORTURADORES E ASSASSINOS SEM PROVAS, AINDA QUE OS FATOS SEJAM VERDADE, ESTÃO SUJEITOS A OUVIR ALGO QUE NÃO DESEJAM. NÃO VEJO NADA DE MAIS. SE A MULHER NÃO GOSTOU DO QUE OUVIU NÃO PROVOCASSE UM SENADOR DA REPÚBLICA QUE É CONHECIDO POR SER OFENSIVO.

  117. Comentou em 25/01/2006 Richard Breyer

    Alguem ficou espantado com o ACM?
    A mídia de uma maneira geral acusa o PT de criar o maior escandalo de corrupção que o pais já viu.
    Tudo mentira
    Figuras como FHC – ACM – Serra – Alckimin e outro lendários oportunista estavam no poder por décadas e nada fizeram
    Agora que o Brasil cresce e que o projeto de governo do PT seria de pelo menos 20 anos de governo, a burguesia nacional e a impresa burguesa atacam um partido que tem história e que colocou o Brasil nos trilhos.
    Se a imprensa conseguir desestabilizar o Brasil derrotando o PT e o Lula, sobrara o ACM e a sua prole para dominar o país

  118. Comentou em 25/01/2006 Otávio Joge Caldas

    Por quê todos tem medo de ACM? por quê ninguém o denuncia? por quê até mesmo adversários políticos não o enfrentam? talvez porque o Brasil não seja um país sério, como já disse alguém. ACM é um reflexo claro e nítido do nível moral da classe política brasileira.

  119. Comentou em 25/01/2006 Teresinha Oliveira

    Parabéns pela matéria sobre o incidente entre ACM e a Sra. Rosa, que disse o que está engasgado na garganta de muitos brasileiros. Parabéns a Folha, por ter a coragem de mostrar a sujeira que outros veículos jogariam para baixo do tapete.

  120. Comentou em 25/01/2006 DIRDELULA GENOINACIO SILVA LULALA

    ESTA PSEUDA DEPENDENTE DE PSEUDO TORTURADO,COM CERTEZA ESTÁ ATRÁS DE UMA POLPUDA INDENIZAÇÃO E RICA PENSÃO VITALÍCIA QUE É FÁCILMENTE DADA A TODOS OS QUE ROUBARAM,TORTURARAM,MATARAM,SEQUESTRARAM,JUSTIÇARAM SEUS COMPANHEIROS.
    VOCÊS SABEM DISSO TUDO MAS COMO FAZEM PARTE DESTA LAMA,MENTEM SOBRE O QUE REALMENTE ESTES FACÍNORAS QUE ESTÃO NO PODER FIZERAM E ESTÃO FAZENDO COM O POVO BRASILEIRO.
    FORA TRAIDORES DA PÁTRIA.
    TENHO FÉ EM DEUS QUE TUDO SERÁ ESCLARECIDO E FINALMENTE A JUSTIÇA SERÁ FEITA.
    SEI QUE NÃO TERÃO CORAGEM DE PUBLICAR O MEU COMENTÁRIO PORQUE SABEM O QUE ESCREVI É A PURA VERDADE.

  121. Comentou em 25/01/2006 Celso Moraes de Souza

    Na minha opinão o senador ja mais poderia ter falado tamanho palavrão para uma senhora, mesmo porque ele foi indagado e não julgado, ele poderia ser mais eduacado, coisa que não acredito mas se fosse com um homem muito provavelmente teria sido mais educado, lembrem o Sr.Jose Dirceu que levou umas boas bengaladas.

  122. Comentou em 25/01/2006 julio araujo

    DoO do senador ACM só poderia esperar isto, uma agressão verbal a uma senhora, pois na Bahia ele é considerado um Coronel, uma Pergunta: Como foi a morte do Genro dele, até hoje se descute o assunto ?

  123. Comentou em 25/01/2006 antonio arruti

    esse fato é corriqueiro na bahia ele ja fez isso em dia de eleição quando se dirigia a votar tb ja AGREDIU COM PONTAPES E PALAVRAS JORNALISTAS DE EMISSORAS CONTRARIAS A DELE. É LAMENTAVEL ESSE SUJEITO DIZER Q AMA A BAHIA.PARABENS PELA MATERIA

  124. Comentou em 25/01/2006 Marcio Prado

    Não é justo criticar o Senador,pois neste episódio , ele´ está corretíssimo,Tantas evidências e tantos cadáveres,em torno da morte de Celso Daniel,que o país todo já sabe que o crime não foi comum.

  125. Comentou em 25/01/2006 Stela Barcelos

    E alguém ainda se supreende com as atitudes truculentas do ACM?
    Bem típico dele, com o seu dedo caindo de sujeira apontar a sujeira do outro.
    Nem me supreende o fato deste acontecimento ter sido tão pouco divulgado, ao contrário do auê que foi feito em torno das bengaladas que Zé Dirceu recebeu.

  126. Comentou em 25/01/2006 franklin figueiredo

    Essa, realistica senhora, quem que tomar cuidado com o cel. ACM, ele pode atentar contra a vida dela, ou colocar escuta tel, como sempre faz, na Bahia e no senado, vide painel de votacao.

  127. Comentou em 25/01/2006 Múcio Melo

    O que deixa inquietude é que membros do PT não tenham tido a reação da mulher que enfrentou ACM.
    Isto deixa dúvidas quanto a Celso Daniel.
    ACM, todos já conhecemos, o que foi muito bem posto na matéria.

  128. Comentou em 25/01/2006 ADEMIR LIMA

    BEM FEITO PRO POVO, ELE JA FRAUDOU PAINEL ELETRONICO , É CHAMADO DE ‘TONINHO MALVADEZA’ E JA FEZ DE TUDO , COM TODOS.
    POREM O POVO INSISTE EM VOTAR NELE ( NÃO SE ESQUEÇAM QUE A FAMILIA DELE JA ESTA NA TERCEIRA GERAÇÃO DE POLITICOS ), ELE TEM QUE XINGAR E DEBOCHAR DE TODOS MESMO, AFINAL AINDA ASSIM ELE É IDOLATRADO NA BAHIA E TEMIDO POR TODOS.
    ACM ESCULHAMBE TODO MUNDO, O BRASILEIRO É PACATO DEMAIS, ACEITA TUDO, ATÉ VOCE, EM TROCA DE CARNALVAL, FERIADO E FUTEBOL!!!!!!!!!!!

  129. Comentou em 25/01/2006 carlos hamilton santana

    Lamentável a atitude do senador ACM por ocasião do evento em que foi verbalmente acusado de apoiar a ditatura por uma senhora. Referida senhora alegou que a ditadura foi responsável pelo desparecimento e morte de inúmeras pessoas. Não se pode questionar os excessos e arbitrariedades que certamente ocorreram durante o regime de exceção, que, vale dizer, é característica tanto de regimes da espécie sob o domínio de partidos de esquerda como de direita. No enanto, o apoio a um regime não implica necessariamente o apoio a atos praticados pelos integrantes do governo. O senador ACM, assim como outros, inclusive aqueles que, posteriormente, se bandearam para o lado da oposição, apenas apoiou o desmonte de um plano que pretendia transformar o Brasil em uma republiqueta subordinada a interesses da então toda poderosa União Soviética. Já as pessoas que estavam contra a ditadura, é necessário que se pregunte o que pretendiam e se desconheciam que a luta contra um regime de força pressupõe uma reação violenta e sem controle por parte do poder. Além disso, os nossos ‘heróis’ que pretendiam combater a ditadura, na verdade, queriam entregar o país submisso nas mãos de uma ditadura onde morte e tortura sempre foram comuns. Nâo lutavam pela independência e sim pela submissão a outra ideologia e, portanto, não merecem ser considerados defensores da pátria. É preciso acabar com esses mitos.

  130. Comentou em 25/01/2006 Dupla dos ACM´s Barbosa

    A dupla dos ACM´s baianos, quase parecida com ‘O GORDO E O MAGRO’.Um grandão e um baixinho.Dupla admirada e sacramentada pelo povo baiano!Quem diria,já comeram no coxo da ditadura…E agora farinha do mesmo saco.Que vexame!O que dirá agora o CAETANO VELOSO seu exime admirador.

  131. Comentou em 25/01/2006 Joana Santos Silva

    É triste saber que pessoas como essa (acm), consigam passar tanto tempo ‘mamando’ sem mover uma palha. Ele conseguiu mudar o nome do nosso Aeroporto para luis eduardo magalhães, daqui a algum tempo irá mudar o nome da Cidade, é até cômico para não dizer que é trágico. E o povo!!! Esse vive a pão e circo…infelizmente.

  132. Comentou em 25/01/2006 HERALITO BRANDI

    O QUE NOS PODERIAMOS ESPERAR DE TAL SENADOR O MANDATARIO DA BAHIA, FOI SIM CONVIVENTE COM O REGIME MILITAR, OLHE LA SE NÃO PARTICIPOU DE NENHUMA SEÇÃO DE TORTURA NAQUELA EPOCA…

  133. Comentou em 25/01/2006 manoel nunes

    …Responsabilize-se o povo da Bahia por esse tipo de Bahiano.

  134. Comentou em 25/01/2006 Cláudio Umpierre Carlan Carlan

    Só a folha de S. Paulo para ter uma atitude política dessas. O Globo nunca faria, não esqueçamos quem apoiou a Ditadurae, o Brasil, está nesse sufoco graças A Ditadura e seus organizadores, civis e militares

  135. Comentou em 25/01/2006 Edivelton Tadeu Mendes

    A ditadura realmente não deve ser esquecida,sejam pelos excessos-de ambos os lados,ou seja pela forma que hoje são tratados aqueles que transgrediram leis -são tratados como heóis e isto nunca foram, pois transgredir lei é estar à margem ou melhor é ser marginal.Agora a Sra(?)Rosa, comparece a CPMI-Correios,onde estava depondo o legista (ainda vivo)que tinha constatado tortura no ex.prefeito Eng.Celso Daniel e fez acusações, da época da ditadura – 1964/1968-,ao Sen.Antonio Carlos Magalhães,que não é nenhum anjo e faz somente o jogo do maior interesse pessoal ou de seus mais próximos!É lamantável a situação observada no país, onde a inversão de valores é que vale!

  136. Comentou em 25/01/2006 JOSE RESENDE ANDRADE RESENDE

    NÃO É DE SE ESPANTAR COM TAIS OFENSAS POIS, DESTE SENHOR PODE-SE ESPERAR TUDO.

  137. Comentou em 25/01/2006 jose sa

    triste brasil que acomoda politicos da estirpe do senador sr. Antonio carlos Magalhães. triste eleitorado brasileiro que vota em politicos deste porte. triste PFL, que nunca aprendeu a ser astro principal, conformando-se em ser satelite, gravitando em torno do poder. e o sr acm, politico que vem possar de santo e etico. e este partido que arvora para todos os quatros cantos, moralidade e honestidade. esqueçamos do escandalo do painel eletronico, da compra de votos p/ emenda da re-eleição, da privatização das estatais.

  138. Comentou em 25/01/2006 Flávio Castro

    Caros amigos,

    O senhor citado nesta materia é um ‘cidadão’ com uma vida totalmente obscura. Muitos podres viram a tona. É um politico que estragou e estragar a imagem da Bahia. Um politico que não tem mais prestigio. Um politico que atua com golpes baixos. Fica um recado: Tenham cuidado com esse ‘cara’ porque de besta ele não tem nada, inclusive já está implantando um sucessor (ACM Neto).

  139. Comentou em 25/01/2006 MÁRIO CESAR CAMILATO

    ACM – assim como o seu neto, que adora se exibir diante dos holofotes, e nada mais – não tem autoridade moral para acusar o PT de nada.
    Além de ser um dos símbolos da ditadura militar, que torturou e matou muitos brasileiros, foi um dos expoentes do governo passado, período no qual ocorreram os mais escabrosos casos de corrupção, todos covenientemente varridos para ‘debaixo do tapete’ com a ajuda da mesma mídia que hoje tenta – mas não consege – desestabilizar o governo Lula.
    É nítido o desespero da oposição: mesmo depois de mais de seis meses dos mais levianos e irresponsáveis ataques, vê que o presidente Lula está conseguindo governar o país de forma transparente e responsável – obtendo, dentro do possível, inúmeros avanços -, e mais, consertar os inúmeros estragos provocados pelo governo do ‘preparado’ FHC.
    A oposição vê as eleições chegando e sabe que, mesmos com todos os golpes baixos aplicados contra o governo Lula, o mesmo pode se reeleger. Isso seria um golpe muito forte, senão fatal, nos pseudo-preparados-corruptos-ladrões da oposição.

  140. Comentou em 25/01/2006 Alvaro Amorim

    É duro ter que aguentar:
    1-Truculência do ACM
    2-Ideologias agredindo a lógica e negando evidências cristalinas.
    3- Guerrilheiros de esquerda posando de democratas. Chegam a dizer que devemos nossa democracia à sua luta quando queriam substituir uma ditadura por outra que todos sabem muito mais impiedosa.
    4- A falta de ética e de princípios dos que receberam aposentadorias milionárias e vitalícias muitas vezes por alguns dias na cadeia. ( E o que é pior: com o meu dinheiro, que naquela época eu dava duro trabalhando 12-14 hs/dia)
    5- A desonestidade intelectual daqueles que até hoje execram a ditadura militar no Brasil e batem palmas para Fidel e Hugo Chaves. E se dizem democratas… E falam em leis e direitos humanos…
    É duro aguentar, é duro ter que calar!

  141. Comentou em 25/01/2006 André Sânderson

    Considero uma falta de respeito para com o povo brasileiro, principalmente as vitimas da ditadura militar, ora ‘sr. acm’!. Considero uma reforma política necessária para o país, para que inclusive, possamos banir de vez esses tipos de politicos, que só enxergam a sua região e seus próprios interesses,e que só travam o desenvolivimento do páis.

  142. Comentou em 25/01/2006 Robson Silva

    Rene Furlan tem que ser internado com urgência, deve ser trancado em uma quarto sozinho e jogar a chave fora. PSDB e PFL são filhos do PDS, da ARENA, da ditadura, representam o que existe de podre, de pior, na polititica brasileira.

  143. Comentou em 25/01/2006 Nilson Brito Santana

    Li varios comentarios dizendo que a desempregada que foi xingada pelo senador ACM foi implantada por alguem na CPI. Pergunto, E o idoso que aplicou varias bemgaladas no Jose Dirceu foi implantado?, Vcs perceberam que o episodio da desempregada não teve a mesma repercusão na tv ou jornal da Globo?
    Será que tem alguma coisa haver por o senador ter sido Ministro das comunicações e feitos varias concessões para a emissora Global?, Ou será que é por ser dono de uma afiliada da Rede Globo?.

  144. Comentou em 25/01/2006 Railton Santos

    Como baiano, não poderia me espantar com essas atitudes do ex-governador da Bahia.
    Com relação aos comentários do Senador, a respeito da tortura sofrida pelo Prefeito Celso Daniel, ele e expert nesse assunto, e não precisa ir muito longe, é só verificarmos a história e veremos que até parentes do nobre Senador, já sofreu torturas, praticadas não sei por quem.

  145. Comentou em 25/01/2006 Wilson Oliveira

    O BRASILEIRO NÃO SOFRE POR FALTA DE MEMORIA,EDUCAÇÃO,CIVILIDADE OU PRINCIPALMENTE FALTA DE ‘ Q.I’ O QUE FALTA MESMO É ‘ K. Y ‘

  146. Comentou em 25/01/2006 joaopito pito

    Olá! muito interessante essa senhora estar justo frente ao ACM. Lógico que foi colocada lá para isso, deve ser mais um daqueles que tramam para criar fatos pró PT
    Desempregada, esposa de torturado ? ora logo não terá um ‘herói’ neste País que não tenha sido torturado. Pena que todos os amigos do sistema já foram apaniguados. Que culpa tem O ACM com o desemprego… e os 10 milhões…Boa tarde eu acho que um forum destes é mais util com coisas sérias.

  147. Comentou em 25/01/2006 Aylson de Jesus Ferreira da Silva

    Quero dar meus parabéns para essa Senhora, que diante de tantos que omitem a verdade, usou seu direito de cidadã, e esplanou o que esse Senhor, vestido de cordeiro, mas quando na verdade é um grande lobo.
    Ouvir dizer que esse Senhor é quase um coronel na Bahia e agora vem falar bobozeiras.
    Já passou da hora desse Senhor se aposentar e deixar o lugar para outro. Mas pensando bem, o outro é o seu neto. É, coitado dos baianos, não tem opções. E nós temos que ouvir e ver essa falta de educação em pleno senado Brasileiro.
    É lamentável!

  148. Comentou em 25/01/2006 Fernando Diniz

    É pelo menos vergonhoso um Parlamentar,com tantos anos de Governo,esquecer de ser EDUCADO,SENSÍVEL e,sobretudo um Senador de República.

  149. Comentou em 25/01/2006 PAULO BORGONOVI

    NADA A ACRESCENTAR AOS COMENTÁRIOS SOBRE ACM, ELE É UM DOS QUE CONSOLIDARAM SUA CARREIRA POLITICA, SOBRE O MANTO DO REGIME MILITAR. MAS E SARNEY? SIM, SARNEY, O POETA, PRESIDENTE DA ARENA, HOJE AMIGO DO LULA, NÃO MERECE COMENTÁRIOS? PODEMOS CHAMAR ESTA RELAÇÃO DE HOJE ENTRE SARNEY E PT DE PRAGMATISMO?

  150. Comentou em 25/01/2006 Robson Silva

    Isso é café pequeno para o que Toninho Malvadeza costuma fazer. ACM é sinônimo de mau-caratismo, cinismo, arrogância e prepotência, além de coisas muito piores. Como baiano sinto imensa vergonha por ele também o ser. A verdadeira data de idependência da Bahia será o dia da sua morte.

  151. Comentou em 25/01/2006 Luiz Claudio Santos

    AMIGOS:

    POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, SEMPRE QUE OUÇO A MÚSICA DE GERALDO VANDRÉ (TEMA DO PROUNI) VEM, VAMOS EMBORA QUE ESPERAR NÃO É SABER…, EU IMAGINO GENTE COMO ACM E BONHAUSEN MANDANDO DESCER O CACETE. SERÁ PORQUE?

  152. Comentou em 25/01/2006 jose antonio rocha

    O Sr. Rene Furlan, deveria ficar calado, pois a partir domomento que o PSDB tem como apoio pessoas da qualidade do SR. ACM, o partido mostra seu lado podre também. Além do mais, muito me admira este tipo de opinião de um ‘estudante de medicina’, coitado daquele que necessitar dos seus serviços como médico. Procure descobrir se você não está na profissão errada!

  153. Comentou em 25/01/2006 Paulo Garde

    Interessante como sempre volta ao noticiário pessoas que relembram os sofrimentos dos torturados pela ditatura. Por que não relembram os militares e civis mortos, muitos deles sem saber, pelos subversivos que atuavam à época. Observem quanto eles ganham hoje. Veja se o pobre assalariado que sofre todo o dia tem o direito de receber a gorda aposentadoria que eles recebem?

  154. Comentou em 25/01/2006 sidnei santos

    Estas pessoas que se beneficiam do Estado, esmagando adversários só serão varridos com brasileiros patriotas que resolverem tomar ações por contra própria!!!!

  155. Comentou em 25/01/2006 Oswaldo Marques

    Quem me dera defender o Toninho Malvadeza,gosta de jogar em time que está ganhando.Igual a uma emissora….bom.Agora que essa mulher foi pau mandado não tem dúvida.Tive pai preso na ditadura, persequição,etc,etc.Não temos aposentadoria e muito menos jornalistas ,jornais e donas Rosas nos defendendo.É uma vergonha….

  156. Comentou em 25/01/2006 Dominogs Bezerra

    FALTA DE RESPEITO SENADOR!!!NÃO SE FAZ ISSO
    COM MULHER NENHUMA!!!COMO O SENHOR SE SENTI
    RIA SE CHAMASSE A SUA ESPOSA DESSA FORMA???
    VOU RESPEITÁ-LO NESSE MOMENTO SOMENTE PELA
    SUA IDADE (idoso), MAS COMO POLÍTICO E COMO
    HOMEM NÃO!!!MUITO FRACO!!!OFENSIVO POR DEMA
    IS!!!O POVO INTELIGENTE DA BAHIA SABERÁ DAR
    O TROCO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!!! QUEM VIVER
    VERÁ!!!

  157. Comentou em 25/01/2006 pedro nastari

    è bom lembrar, Muitos jovens que escrevem na mídia não se interessam pela histório desse País. Nem o próprio neto neto nãp conhece a verdadeira face do avô, ou se conhece é um perigo.

  158. Comentou em 25/01/2006 jose antonio rocha

    Com todo Respeito à idade do Senador ACM, mas êle é um daqueles políticos que já deveriam ter sido excluídos da vida pública, uma vez que êle não tem moral para julgar ninguém, tendo em vista que ao ter seu mandato ameaçado por falta de decoro parlamentar um pouco antes das eleições de 1.994, renunciou. è notória também sua vida pregressa, já que quando tentou-se instalar a CPI das empreiteiras êle foi um dos que votaram contra, pois àquela CPI o atingiria em cheio,uma vez que o mesmo é ligado a um grande grupo da Bahia. Mas, enfim, temos uma mídia atuante, que nos tranquiliza e ajuda a fiscalizar e mostrar que são os coronéis da política brasileira.

  159. Comentou em 25/01/2006 Eustaquio Silva

    BENGALADA:
    Estranho: o cara que deu bengalada no Zé Dirceu só faltou ganhar o Roquete Pinto. Mas a tal mulhher… não vi um só foto. TV nenhuma se referiu ao episódio. Mas para o Observatório da Imprensa não existe golpe da mídia…

  160. Comentou em 25/01/2006 rene furlan

    o Sr Antonio Carlos Magalhaes eh uma vergonha para o melhor partido do brasil(PFL+PSDB), entao petistas, olhem para o seu partido e vejam que 90% dos seus integrantes sao corruptos. Parem de culpar o PSDB por tudo q ocorre no pais, como meu professor diz, ‘tudo de bom que esta acontecendo, foi o PSDB que plantou, e tudo de ruim que esta havendo, eh culpa do PT e seus aliados’.

  161. Comentou em 25/01/2006 Jorge Braz

    Vale lembrar o apelido do senador: é ‘toninho malvadeza’. Desnecessário dizer porque!

  162. Comentou em 25/01/2006 Roberto B

    Sou da cidade de Santo André (ABC paulista). Por aqui ninguém descarta envolvimento de integrantes do PT. Mas, dvemos lembrar que o Sr. Celso foi o ‘melhor’ prefeito que esta cidade já teve; estava no seu 3º mandato e com 70% de aprovação; com isso; já garantiria o 4º mandato e também de seu sucessor. Pensem nisso! A cidade e o próprio partido, são os maiores interessados em desvendar este crime. Antes mesmos que o restante do país e do nosso sistema eleitoral!!
    Abaixo, li comentários sobre a desempregada, cuja as regalias concedidas e os motivos da sua presença não nos cabe jugar, não são desculpas para a postura do nobre senador ACM. Nem a sua idade lhe dá o direito! Este Sr, Coronel das antigas, possui poucos adjetivos que o coloca numa condição de ‘defensor moral, de direitos, ou qualquer coisa’, que enobreça algum ser humano. O seu oportunismo é escancaradamente vulgar e de uma falsidade sem escalas. Causa-nos repúdio de vê-lo a frente de quaisquer tese. Parabéns à folha, que além de tudo caminha em favor da imparcialidade.

  163. Comentou em 25/01/2006 jarbas Santos da Rocha

    Parabéns sr.Cimiana dos Santos,pois foi corajosa,e acho que de agora em diante tudo pode mudar,pois você inspirou o povo brasileiro a fazer o mesmo,é o que espero,estava precisando disto na verdade,na Bahia mandado lamentavelmente pelo império senador ACM,não estar mais aguentando mais,de tenta injustiça, o povo chofre,morre por causa deste homem.

  164. Comentou em 25/01/2006 Hamilton Marques

    O ‘Exelentissimo’ ACM, esquece com a mesma facilidade que eleitor lembra de ter votado em um político desonesto, os crimes acontecidos no período da ditadura.

  165. Comentou em 25/01/2006 ARMANDO RICARDO ALMEIDA COSTA

    Caro comentador do ‘Denúncia Implantada’, concordo quase que 100% referente a coincidência dos fatos e hora, mas que ACM é ou vai ser qualquer coisa que seja, já é um pouco de imprudência com a sua e a minha inteligência. Todavia, respeito seu posicionamento.

  166. Comentou em 25/01/2006 Paulo Tamiazo

    Vai ser muito bom quando o povo, confundido habilmente pela ‘imprensa’ e a coligação PSDB-PFL, ver em que enrascada se meteu, ao se dar conta de ter eleito Alckmin ou Serra. Aí já será tarde.

  167. Comentou em 25/01/2006 Flavio Francino

    Parabéns Folha por ter desnudado esse senador baiano que se diz estarrecido com as imagens de Celso Daniel morto e com marcas de tortura, que outrora era do cotidiano desse senador que quando na época do regime militar bajulava os generais e hoje posa de franciscano para o sociedade Brasileira a quem que ele quer enganar. O Brasil não é a Bahia , graças a Deus.

  168. Comentou em 25/01/2006 Genésio José Santos

    CAROS AMIGOS,
    Morei em Salvador, durante boa parte da minha adolescência e já naquele momento, preocuva-me bastante com a ação dos ‘Carlistas’, termo usado para os devotos de ACM na Bahia e não surpreende-me qualquer notícia que mostre o seu verdadeiro caráter, pois o povo só conhece o político (chamo de politiqueiro) e não o homem, pois este é um verdadeiro mau caráter e não é a toa que ele é conhecido por baixo dos panos e na intimidade de alguns com ‘Toinho Malvadeza’.
    Pela denominação pode-se imaginar do que este homem é capaz de fazer com os seus súditos e/ou empregados… Vá ver o que é que a baiana tem, mas, não esqueça de procurar saber o que é que este baiano tão adorado tem ‘por baixo dos panos’. Na ditadura ele deitava e rolava e na democracia ele rola e deita seus adversários políticos ou não.

  169. Comentou em 25/01/2006 Celso Ferreira Barbosa Barbosa

    Sentar no rabo pra falar do rabo alheio, não pode ter telhado de vidro ACM.
    Que vexame!
    Que coisa feia!
    Seu passado te condena…
    Do,
    Celso

  170. Comentou em 25/01/2006 Ronaldo Ribeiro

    para mim é uma tristeza ver alguem defendendo o sr ACM, ou qualquer outra raposa do poder, nós brasileiros temos a mania de condenar sem provas, mas o pior é que tambem absolvemos dos crimes, aqueles que conseguem enganar a justiça, a imprensa e parte da população.

  171. Comentou em 25/01/2006 ricardo pillar

    de parabens ao jornalista Luiz Weis e ao jornal Folha. Esta desempregada só disse a verdade. ACM e Sarney são os ultimos parias e lorpas, ainda na mídia, da ditadura militar. Pena que a Globo (orgão oficial dos militares) não fala nisso.

  172. Comentou em 25/01/2006 ARMANDO RICARDO ALMEIDA COSTA

    Sinceramente não sei o que tem haver a tortura de antigamente com a torutura de hoje. São diferentes, pois antes, podia, hoje não pode mais. E acho que esse fato não é relevante agora, a senhora tem que reclamar é com o LULA. O que eu entendi nesta matéria é que há uma embromação a respeito do fato concreto: ‘A morte do prefeito Celso Daniel’.

  173. Comentou em 25/01/2006 rolando rodrigues da silva

    Não poderia esperar comportamento diferente deste Sr. Aprendi que o aeroporto de Salvador se chamava dois de julho devido ao independencia da Bahia ter acontecido um ano no ano seguinte no mesmo dia 02 de julho.Pra minha surpresa o aeroporto agora se chama Luis Eduardo Magalhães, tudo na Bahia cheira a família Magalhães, portanto não se poderia esperar nada diferente deste Sr. que sempre se achou acima do bem e do mal, bbasta lembrar o caso da quebra de sigilo no painel do congresso.

  174. Comentou em 25/01/2006 Jarbas Santos da Rocha

    Se fosse ele deveria ficar calado e quieto.

  175. Comentou em 25/01/2006 sebastiao oliveira

    É muita cara de pau do ACM. Nós, Baianos, bem sabemos das suas perversidades com o povo baiano. Principalmente, aqui em Vitória da Conquista porque tem um governo do PT na prefeitura e ele sempre relegou a a cidade a um segundo plano.O episódio da ditadura, lembrado ontem por aquela senhora, é apenas a ponta do iceberg, do mundo de imundícies e de malvadezas do Senhor ACM, que agora conta com o descendente, Neto. Parabéns a esta corajosa senhora!!!

  176. Comentou em 25/01/2006 Marco Braga

    A maior suspeita recai exatamente contra o babalorixá baiano no episódio da morte do seu genro Juca Valente. O Senador Mercadante ou esqueceu desse tema ou foi bonzinho demais para não lembrá-lo. Só aqui na Bahia para uma pessoa suicidar-se e o corpo ser encontrado com a arma ainda no coldre.

  177. Comentou em 25/01/2006 sandro silva

    Bem – acertou o Jonal Folha de SP em publicar… Acertou a mulher em lembrá-lo o quanto é sufismo o que sai de sua boca.
    Bom o importante é que essas noticias apareçam cada vez mais não só nos jornal escrito quanto no televisivo, pois a partir disto – a ‘briga pelo o poder’ seja mais transparente.

  178. Comentou em 25/01/2006 Ivan Oliveira

    E óbvio que só o fato de estar envolvido em alguma situação que possa ser constrangedora , o senador ANTONIO CARLOS MAGALHÃES , será alvo dos holofotes . Não seria muita coincidência a presença desta mulher , justamente quando do episódio em que se referia à tortura e morte do prefeito Celso Daniel ???
    Todos nós temos êrros e acertos , e quem na Imprensa e vida Política , ou qualquer outro segmento da vida , estaria isento de pelo menos uma irregularidade grave cometida ao longo de sua existência . É o preço que se paga por representar no Congresso , um estado nordestino . À frente ACM , continue sempre valente e destemido brigando pelas causas de sua região e por que não …. do nosso país . Você ainda tem muito a oferecer ao Brasil !!!

  179. Comentou em 25/01/2006 Patrícia tavares

    O que se esperar de alguém que é exemplo do coronelismo no nosso país. Esse tipo de gente acredita ser superior e estar acima de qualquer julgamento. Parabéns a Folha.

  180. Comentou em 25/01/2006 sergio tavares

    O SENADOR DEVERIA TER XINGADO MAIS A PETISTA MENSALEIRA.

  181. Comentou em 25/01/2006 José Raymundo Vargas Marques

    O que me deixa absolutamente perplexo é o fato de ainda, apesar das evidências cristalinas no que tange as atrocidades cometidas pelo atual govêrno, apareça essa famigerada militância, firmemente empenhada em minimizar esses crimes hediondos, tentando, frise-se, associa-los aos fatos ocorridos em um regime tipicamente de excessão, como se um erro justificasse o outro.Pobre Brasil!

  182. Comentou em 25/01/2006 Luiz Carlos Borba

    Esse senhor está sempre no ‘palco’. Gostaria de saber o que ele já fez na sua vida diferente da política, ou seja, do alto dos seus 78 anos, se ele já trabalhou alguma vez na vida. É muito tempo mamando…

  183. Comentou em 25/01/2006 PEDRO ANTONIO DOMINGUES

    Quem não conhece o Toninho Malvadeza
    da Bahia velho cacique
    uma vida regada à esperteza
    os porões da ditadura é o seu próprio CIC.

  184. Comentou em 25/01/2006 Luciano JG Souza

    O entrevero ACM/Rosa Cimiana também apareceu no jornalismo do SBT.

    O ano é de eleição e, pra todo ataque, sempre haverá o contra-ataque.

    E tudo me leva a crer que o contra-ataque pode não vir oficialmente do governo ou do PT. Este se dará através de militantes anônimos desorganizados, como o caso da sra. Rosa Cimiana e do servidor público que fez a foto-montagem do ‘Bornhausen Nazista’

  185. Comentou em 25/01/2006 Viliano Lopes de Oliveira Filho

    é sabido que o senador sempre foi grosso. e não é por causa da esclerose da idade. ser bruto é marca sua desde os governos militares.

  186. Comentou em 25/01/2006 Cláudio Maffra

    O Brasil inteiro sabe da fama da familia do referido senador na Bahia, sua arrogância só diminuiu na época da morte do seu filho, mas como o tempo tudo cura, ele está de volta, como se fosse o dono do mundo.

  187. Comentou em 25/01/2006 josé eduardo mendes ferreira

    não defendo o sr. antonio carlos magalhães mas esta senhora desempregada como diz o titulo deve ter sido plantada por alguem dentro do congresso não estaria ali por vontade propria como e costume destes partidos de esquerda já que ela ja recebeu cento e poucos mil de indenização pela morte de seu pai .vai trabalhar minha senhora que e o que falta a um monte de gente no brasil que gosta de sobreviver de indenizaçoes vide as pseudas grandes figuras brasileiras que recebem vultuosas indenizaçoes de perseguidos politicos gostaria de ver receberem em cuba e na russia.vão trabalhar.

  188. Comentou em 25/01/2006 Rogério Gianlorenzo

    Parabéns para a Folha e para o Luiz que notou. Agora para refrescar a memória dos (e)leitores os grandes jornais poderiam fazer matérias, periodicamente, sobre o perfil político e a história de cada personalidade política de nosso país. Poderíamos ler, aos domingos, matérias sobre o passado de nossos senadores e deputados federais, principalmente aqueles mais desconhecidos, aqueles que por vezes nos surpreendem com ‘fatos-severínicos’.

  189. Comentou em 25/01/2006 jorge oliveira

    A policia de São Paulo, diz que a morte do Celso Daniel foi crime comum, o ACM e a midia na sua maioria faz o contrário dizendo que foi queima de arquivo feito por parte do PT, e tem até jornalista que faz o maior esforço para nos convencer, com detalhes a base de suposições e achismos que foi o PT o mandante do crime e o caso do MITRE, comentarista da Bandeirantes, aqui fica a pergunta em quem acreditar na policia ou no ACM/midia?

  190. Comentou em 25/01/2006 José Carlos dos Santos

    Esse senhor que infelizmente representa a Bahia, no Senado, nenhum estado o merece, muito menos a Bahia de Castro Alves, que defendeu a ditadura e todos os métodos por ela utilizados, prisões sem provas, mortes , torturas, etc.vem agora falar que ficou chocado com a tortura de Celso Daniel, e que quer por quer quer que o PT responda por isso, mas o que mais me espanta, é ver a mídia repercutir com alarde que a tortura infligida ou não a Celso Daniel, seria uma prova irrefutável do envolvimento do PT, e esquecem que o ex-prefeito era coordenador de campanha de Lula, além de amigo pessoal, e que o crime aconteceu durante a Gestão de FHC no governo Federal e já estava a frente do Estado Geraldo Alckmin, o que me leva a perguntar de onde viria o poder do PT para influenciar o inquérito policial que diz que foi crime comum? Eu desconfio sim, de crime político mas com certeza tem outra cor partidária, talvez de um pássaro da fauna nacional.

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem