Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

CÓDIGO ABERTO >

Superblogs geram polêmica na Web

Por Carlos Castilho em 06/11/2005 | comentários


Um grupo de jornalistas norte-americanos lançará no proximo dia 16 um controvertido projeto de superblog onde vários profissionais pretendem unir forças para, entre outros objetivos, tentar obter maior cacife nas negociações com anunciantes e financiadores.


O Pajamas Media ( Imprensa dos Pijamas) surgiu inicialmente apenas como uma proposta comercial, mas depois evoluiu para um projeto editorial. Em si, a idéia parece ótima e sinaliza uma alternativa para centenas de profissionais que não encontram colocação no mercado da grande imprensa.


O problema é que os 16 sócios fundadores do Pajamas são quase todos eles conhecidos por sua tendência conservadora, o que imediatamente desatou uma apaixonada polêmica entre grandes nomes da blogosfera norte-americana.


Os criadores do projeto afirmam que não haverá discriminação ideológica e que os blogs associados serão chamados na página de abertura em função da qualidade da informação públicada. Os blogueiros liberais duvidam que isto vá acontecer e levantam também dúvidas sobre a transparência da política de distribuição de receitas geradas pela publicidade.


A guerra está esquentando a media em que se aproxima a data do lançamento do site, que pode ter outro nome para evitar trocadilhos e piadas. Surgiram rumores de que a igualmente controvertida repórter Judith Miller fará a apresentação solene do projeto. Judith é hoje uma figura estigmatizada na imprensa americana por ter protagonizado uma farsa para ajudar um figurão do governo Bush.


Mas independente do bate-boca ideológico, a estratégia dos superblogs representa um novo formato informativo que combina características de portal, revista, coluna pessoal, diário individual e site especializado. Tudo numa plataforma blog, onde o autor tem autonomia total e a centralização pode ser reduzida ao mínimo desejado. Na verdade trata-se de uma espécie de federação de blogs individuais.


A associação de vários autores dentro de uma determinada especialização (podem ser outras atividades além do jornalismo) para criar um superblog pode viabilizar financeiramente aqueles que levam o seu trabalho informativo mais a sério, seja qual for a sua área. O diferencial é a qualidade da informação, o estilo de apresentação e a frequência de publicação.


Como tudo na blogosfera é descentralizado e democrático, o surgimento de polêmicas como a dos Pajamas é inevitável e imprevisível. Afinal são posições ideológicas, interesses e egos em jogo, uma mistura de fácil combustão.


Aos nossos leitores: Serão desconsiderados os comentários ofensivos, anônimos e os que contiverem endereços eletrônicos falsos.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem