Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Televisões descobrem os blogs


A combalida rede norte-americana de televisão CBS resolveu dar um pulo no escuro para escapar da mesmice. Ela vai transformar os blogs na sua principal ferramenta para interagir com a audiência e reconquistar público, depois do seu catastrófico desempenho no escândalo do Rathergate (documentos falsos sobre o serviço militar do presidente George W. Bush).


A CBS vai lançar um canal de notícias em vídeo especialmente concebido para transmissão por internet banda larga. A emissora vai pular por cima da TV a cabo e aterrissar direto na Web, Além disso pretende estrear em breve on blog chamado Public Eye (Visão Pública) cujo principal objetivo e promover a interatividade entre apresentadores e repórteres de vídeo com o público.


A jogada estratégica da emissora é sair na frente das concorrentes na integração de mídias como rádio e televisão com a internet. Os internautas poderão assistir os noticiários tanto em tempo real como acessar material já transmitido. Mas os críticos afirmam que os riscos são grandes, principalmente por conta da pouca intimidade dos repórteres convencionais de vídeo com a linguagem da internet. Outra controvertida inovação é a digitalização de todo o arquivo de imagens jornalísticas da CBS que serão disponibilizadas para o público, sem custo.


A nova estratégia da emissora coincide com uma iniciativa similar da rede PBS, também norte-americana mas pública, que em setembro próximo iniciará a transmissão de um programa chamado NerdTV  que também estará disponível na Web para ser baixado grátis pelos interessados. A série de 13 programas semanais de uma hora vai reunir as figuras mais badaladas entre blogueiros e gurus de tecnologia, nos Estados Unidos. A PBS não cobrará direitos autorais pela publicação dos programas em blogs e páginas web não comerciais.


As emissoras de televisão estão descobrindo que podem usar a banda larga para ter acesso ao público da internet que é o único que vem aumentando ano após ano nos Estados Unidos. Os jornais perderam 5% de leitores e a TV perdeu 2,6% de audiência nos últimos cinco anos. Em vez de enfrentar os blogs, elas pretendem aliar-se a eles.