Um, dois, feijão com arroz | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Um, dois, feijão com arroz

Por Bruno Blecher em 07/07/2006 | comentários

A imprensa fala tanto de soja, de cana (álcool e açúcar) e de café, que faz tempo que não vejo uma boa matéria sobre feijão, alimento básico na dieta do brasileiro. Ou seja, os cadernos de economia só se preocupam com as turbulências do mercado financeiro e esquecem de fazer também o “feijão com arroz’’.


Aposto que poucos jornalistas sabem que, de 1975 para cá, o consumo per capita de feijão no Brasil caiu quase 12%. De 18,5 quilos por ano para 16,3 quilos. Algumas causas apontadas pelos pesquisadores são o êxodo rural e a mudança de hábitos alimentares. Diante do tempo de preparo na panela de pressão, o feijão, nestes tempos de fast food, passou a ser considerado um produto de pouca praticidade.


Outro dado curioso. O Brasil planta cerca de 4 milhões de hectares e produz em torno de 3 milhões de toneladas de feijão por safra. É o maior produtor mundial do grão. Mas ainda temos que importar 100 mil toneladas todos os anos para atender a demanda.


Aqui vai então uma dica para os pauteiros da economia. Feijão vai ser o principal prato de uma reunião que será realizada pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), dias 11 e 12 de julho, em Londrina (PR). Vale a pena cobrir.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem