Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Um outro olhar sobre os cansados

Por Luiz Weis em 01/08/2007 | comentários

O que tinha a dizer pessoalmente sobre o ‘Cansei’ está na nota do último dia 29, ‘O cansaço e os cansados’. [Ver em http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs.asp?id= {097FF137-402B-4DE3-A0A1-0F4388D06FC1}&id_blog=3]


Hoje quero compartilhar com o eventual leitor um trecho da crônica de Marcelo Coelho, na Folha, que me parece figurar entre o que de mais arguto saiu na mídia a respeito.


Dizer ‘cansei’ não é a mesma coisa que dizer ‘fora Lula’, embora muita gente provavelmente gostasse de derrubá-lo. O que prevalece na frase, mais do que um programa político qualquer, é o espírito do ‘não brinco mais’.


E do que se estava brincando, afinal? Creio que de algo não muito diferente do que se viu na medalhomania do Pan. Trata-se da ficção de um Brasil que está ‘quase chegando lá’, no Primeiro Mundo.


Sem conhecer o cotidiano de trens e ônibus da periferia, o cidadão de classe alta estava acostumado a belos aeroportos; certamente não iguais aos de Frankfurt e Paris, mas afinal a diferença era apenas de grau. São Paulo não é Nova York, mas tem lá suas Daslus e seus musicais copiados da Broadway.


A ilusão foi abalada com a crise aérea. Numa imaginária redoma de Primeiro Mundo, é a própria presença de Lula, mais que seu desempenho, o que mais incomoda. Na política econômica, os ricos lhe devem gratidão. Mas ele não ‘é do time’, como o foram Collor e FHC.


De minha parte, não vou ironizar um movimento só porque é ‘dos ricos’. José Arthur Giannotti desqualificou a invasão da reitoria da USP, classificando suas reivindicações como ‘pequeno-burguesas’. Inércia de linguagem, a meu ver.


O movimento ‘Cansei’ deve ser jugado pelo que propõe. Nesse ponto, nutro expectativas reduzidíssimas, para colocar a coisa em termos educados, quanto ao que João Dória Junior tenha de importante a sugerir para o futuro do país.


***


Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

  1. Comentou em 13/08/2007 guto manifestante

    contra o movimento cansei, fizemos um outro protesto que pelo menos fala sobre o que vc esta cansado, envie sua versão deste movimento silencioso para este site

    http://entaosenta.blogspot.com

    abraço

  2. Comentou em 02/08/2007 Alexandre Carlos Aguiar

    ‘iniciativa do João Dória pelo Brasil não vale’. Caramba! Achei que já havia lido tudo, mas sempre tem alguém a nos assombrar com mais estultices. Quando que essa gente ‘cansada’ quis algo para o Brasil? Se puderem, trocam o S pelo Z, estabelecem que o idioma oficial será o inglês e trocam o verde e amarelo pelo azul e vermelho. Ah, e instituem o salmão como prato principal de nossa culinária.
    E ainda vêm com essa bobagem de ‘eu pago os meus impostos’. Pagam nada, caras-pálidas. Nunca pagaram! Eu é que estou cansado de vocês. Vão passar férias na Disney, e com passagem só de ida.

  3. Comentou em 02/08/2007 Ivan Moraes

    ‘O PT leva 100 mil pessoas a Brasilia sob o lema Fora FHC.A manifestação é considerada democrática.; 3 ou 4 mim pessoas fazem uma manifestação silenciosa e é considerada tentativa de golpe’: todo o patrimonio daquelas 100 mil pessoas junto nao daria 20 por cento do patrimonio dos 3 ou 4 mil de SP. Traducao: golpe. Nos ja vimos isso antes. Eh so marcar no calendario, acontece a cada 20 anos.

  4. Comentou em 02/08/2007 Ivan Moraes

    ‘Daí ser apropriado lembrar da Marcha com Deus pela Liberdade’: e essa eh so mais uma razao que eu quero lembrar a todos os brasileiros que a concentracao de proselitismo religioso eh em Sao Paulo. Que a partir dos anos 80 a religiao brasileira foi invadida por tecnicas mediaticas, importadas, sofisticadissimas, de manipulacao de massas. Que isso era e ainda eh parte da ‘Nova Ordem Mundial’. Que ela tem como alvo o proprio espirito do Brasil. E que quem vai ganhar essa guerra eh Ivan Moraes. Ninguem mais.

  5. Comentou em 02/08/2007 Henry Soares

    Curto, grosso e perfeito o comentário da Sra. Solange Pereira, Aposentada (RJ/RJ) logo abaixo. Realmente, gente rica e fútil reivindicando nas ruas é golpe na certa!

  6. Comentou em 02/08/2007 Carolina Trevisan

    Muito bom! Assino embaixo.

  7. Comentou em 02/08/2007 José de Souza Castro

    Antes de embarcar nessa campanha, vale meditar sobre o que disse Luís Fernando Veríssimo (‘Veja onde você está metido, com quem está fazendo coro, de quem está sendo cúmplice. A companhia do que há de mais preconceituoso e reacionário no País inibe qualquer crítica ao Lula, mesmo as que ele merece. Enfim: antes de entrar num coro, olhe em volta’) e sobre um artigo de Otto Maria Carpeaux, que está sendo divulgado pelo Boletim Mineiro de História (http://boletimmineirodehistoria.blogspot.com), que analisa o papel da classe média nos movimentos facistas. Diz: ‘Fato fundamental do nosso tempo: o fascismo propaga-se e vence através das classes médias, das quais é a expressão triunfal’. Ricos como Dória Junior e o presidente da Phillips do Brasil fazem dessa classe média uma massa de manobra de olho em seus próprios interesses, como fizeram no passado os idealizadores do golpe contra Jango. Daí ser apropriado lembrar da Marcha com Deus pela Liberdade, quando se manifestam os que se dizem cansados da corrupção, por exemplo, mas se calam sobre a corrupção no Judiciário, da qual se beneficiam. Uma parte dessa corrupção, estou relebrando no livro ‘Injustiçados – o Caso Portilho’ que começou a ser publicado nesta semana, em capítulos, no blog Tamos com Raiva (www.tamoscomraiva.blogger.com.br).

  8. Comentou em 02/08/2007 Paulo Pereira

    A Folha Online, de 30/07/2007, publicou a coluna do Fernando Canzian, esclarecendo:

    “Nos últimos dias, Dória recebeu em Campos do Jordão várias eminências tucanas, entre elas Geraldo Alckmin, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador José Serra”

    “É difícil avaliar do que essa gente está falando. Afinal, no dia a dia o Brasil não está muito diferente, nem muito melhor, ou pior, do que nos anos FHC, quando o ex-presidente se orgulhava do fato de sua empregada poder passar férias fora do Brasil.
    O juro das aplicações continua gordo, o capitalismo capenga, o que permite margens gordas, e a Oscar Freire e Campos do Jordão caras o suficiente para que esse pessoal possa se sentir ainda mais rico.”

  9. Comentou em 02/08/2007 Gabriel Sitônio

    Cansei de ler tanta besteira dos articulistas do OI. Meus olhos e ouvido estão muito gratos. Fui.

  10. Comentou em 01/08/2007 nilton azevedo

    Curioso.O PT leva 100 mil pessoas a Brasilia sob o lema Fora FHC.A manifestação é considerada democrática.;
    3 ou 4 mim pessoas fazem uma manifestação silenciosa e é considerada tentativa de golpe. Não tem jeito. Nós da classe média nascemos para pagar impostos e enriquecer jornalistas

  11. Comentou em 01/08/2007 Michel Sandes

    As dondocas já começaram cansadas. È melhor acabr com essa brincadeira, escutem o presidente, ele tem por trás 60% da população. Imaginem se 30% for pra rua defender o Lula?

    Vou dar um conselho, vão passear no Shopping.

    Enquanto vocês estão cansados, nós estamos vitaminados, sedentos para ir às ruas defender o presidente e o Estado de Direito.

  12. Comentou em 01/08/2007 Thomaz Magalhães

    Engraçado vocês petistas, iniciativa do João Dória pelo Brasil não vale, mas de um Stédile, por exemplo, vale.

  13. Comentou em 01/08/2007 Bira Mariano

    Mal conheci e já cansei do Cansei. Aff…quanta bobice!!!

  14. Comentou em 01/08/2007 Solange Pereira

    O mais inusitado é ver ricos nas ruas reividincando alguma coisa. A gente sabe muito bem que os ricos tem amplo acesso aos gabinetes dos políticos para fazer suas reivindicações, portanto quando eles estão nas ruas só pode ser para dar o golpe.

  15. Comentou em 01/08/2007 jorge cordeiro

    O João Dória Jr. deu uma ´entrevista´ divertidíssima para um blog esta semana, confiram: http://escriba.org/novo/?p=1154

    Tá cansado, bem? Então senta!

  16. Comentou em 01/08/2007 ITAMAR RODRIGUES TOSTES

    LUIZ WEIS, O MAIS GRAVE É O USO DE FAMILIARES QUE PERDERAM ENTES QUERIDOS NO ACIDENTE TAM.
    SÃO INOCENTES ÚTEIS, FRAGILIZADOS PELA SITUAÇÃO.
    ACREDITO QUE ESSE MOVIMENTO VAI TER O MESMO FIM MELANCOLICO DO ‘BASTA’ NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

  17. Comentou em 01/08/2007 Edemerson Aquino

    Todos no entorno do meu convívio, até quem não gosta do Presidente Lula estão percebendo o cheiro de golpe no ar. Essa turminha de riquinos certamente não tem mais nada o que fazer, pois se tivessem estariam ajudando o país nesse momento e não atrapalhando com suas ‘brincadeiras’ inconseqüentes.
    Estou cansado dessa mídia ‘escrota’. Eles não tem mais o poder que acham que tem. ‘GRAÇAS À DEUS’. O povo não está mais comendo na mão dessa súcia!

  18. Comentou em 01/08/2007 Lucas Cassol Gonçalves

    As parlapatâncias não cessam no mundo dos “pequenos-burgueses”, que agora deram-se conta que temos um problemas sistemático e em crescente evolução (é meus amigos, acordem! pois isso é a sociedade indo ladeira abaixo). Reclamam de barriga cheia, agitando seus bracinhos rechonchudos enquanto marcam suas férias na Europa… E a imprensa lá acompanhando, só vendendo os docinhos e vestindo um chapeuzinho ridículo.

  19. Comentou em 01/08/2007 Carlos Silva

    Apoio o movimento Cansei, pelo motivo simples de que há realmente muito que mudar neste país. E precisamos deixar bem claro aos governantes, que exitem pessoas que querem que tudo melhore, mesmo que eles achem que está tudo muito bem.
    Não sou rico nem político. Sou um assalariado que batalha para criar os filhos, dar bons colégios, prepará-los para a vida. E tudo que vemos neste e em outros governos, desdizem tudo que digo para eles, que precisamos ser honestos, sérios e que precisamos respeitar o direito dos outros, desde que não prejudiquem os nossos.
    Simples assim! Parafraseando o velho ‘Águia’: Cansei de ver triunfar nulidades…

  20. Comentou em 01/08/2007 Alexandra Garcia

    O Sr. Doria pode ser tudo, menos burro (já foi secretário em SP e ministro do Sarney), de modo que o movimento não é tão vazio, despretencioso ou bobinho como pretente o autor do texto acima. Tolos, vazios e verdadeira massa de manobra são os que ele consegue manipular. Ele, não! O movimento é, sim, mal intencionado, na exata medida em que pretende colar a crise aérea e as vítimas do acidente da TAM contra o governo. Não ver isso, é sofrer de uma miopía profunda e incurável.

  21. Comentou em 01/08/2007 Guilherme Mallet

    O problema em julgar o Movimento ‘Cansei’ pelo que propõe, como sugere o prezado autor, é que tal Movimento não propõe nada. Se não tivessem nada para fazer e/ou dizer, não fariam um Movimento. Com isso, o assustador é: afinal, o que eles querem? Dizem-se apartidários e apolíticos. Podem não ter cargos e não serem filiados, mas fazem política e têm fortes vínculos com partidos.

  22. Comentou em 01/08/2007 Antônio Mário Azevedo

    De fato, concordo. Eles não gostam do Lula pq o Lula não é do time deles. É muito preconceito! No mais, trata-se de um movimento inconsistente e fraco. O João Dória, coitado, é um indigente intectual e a OAB-SP está jogando na lama sua história de luta contra o autoristarismo. Silêncio eterno para eles!

  23. Comentou em 01/08/2007 Marco Antônio Leite

    Cansei de ganhar um salário irrisório, cansei de comer arroz com zoião, cansei de tomar tubaina, cansei de comer cachorro frio com salsicha de terceira, cansei de fazer lazer na pracinha pública aqui no bairro onde moro, cansei de conviver com pobres, consei em morar em bairro de pobres, cansei de ser pobre. O que fazer com o meu cansaço, será que a média burguesia virá fazer um passeata em solidariedade a minha necessidade de tornar-me um classe média, peço ajuda a OAB para me salvar dessa pobreza, quem sabe um dia viajarei de avião e sentir um friozinho na barriga com as peripécias que o comandante da aeronave fará. Quem sabe ficarei com medo de morrer de avião.

  24. Comentou em 01/08/2007 Ivan Moraes

    Infelizmente esta mais claro que leite de camela ‘movimento’ Cansei terminou com esse nome porque se engasgou na propria pretensao. O nome completo eh de fato Cansei do Lula. E eles podem tirar o albino cavalinho da chuva, pelo menos ate o dia que eles se cansarem das cpis apagadas do mapa de SP, ou o dia que eles cansarem dos gastos da gasolina oficial de SP, e outras coisas mais. Cansar do centro das atencoes eh facil. Eh as periferias, estupidos.

  25. Comentou em 01/08/2007 Kleber Carvalho

    Digitei seu nome com Z, não foi para provocar como fez o PHA, peço desculpas.

  26. Comentou em 01/08/2007 Kleber Carvalho

    Luis Weis, de tão cansado o movimento ‘CANSEI’, retirou os comentários do site e ainda proibiu a continuidade das manifestações, como pode ser legítimo um movimento que já começa com censura prévia??? difícil né.

  27. Comentou em 01/08/2007 Carlos N Mendes

    Também concordo que os mais abastados tem direito de protestar, são cidadãos, mas constantemente me pergunto : o que essa gente perdeu com o governo Lula ? Antigamente, o medo era : ‘se os vermelhos assumirem o poder, quem possuir 2 bicicletas deverá dar uma para o Governo’. A princípio, se você estiver resolvendo a questão econômica num ambiente de liberdade, você está no melhor dos mundos, e tirando a Veja (que deve ser um órgão partidário disfarçado de periódico) e a Folha (que escreve em TODAS as manchetes econômicas : ‘a economia está bem, MAS…’), a direita reconhece que estamos progredindo. Logo, há de se concordar com o Marcelo Coelho – o movimento Cansei parece birra de garoto que é dono da bola. Ainda bem que eles não são.

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem