Sábado, 17 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº974

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Vexame: dono de rádio socorre Lula em entrevista

Por Luiz Weis em 19/11/2005 | comentários

Só no Estadão de hoje vi, bem contada, a história do serviço prestado ao presidente Lula por um político e dono de uma rádio, na entrevista dele a nove emissoras, ontem cedo no Planalto.

O político é o goiano Sandes Júnior, do PP, um dos partidos da base governista. Ele é dono da Rádio Terra, de Goiânia. Identifica-se como radialista e advogado.

Como inumeráveis outros políticos brasileiros, ganhou sucessivas eleições graças à carreira radiofônica. Em muitos casos, a etapa seguinte consiste em ganhar concessões de emissoras por serviços prestados ou a serem prestados aos governos de turno.

Pois bem. Em dado momento da entrevista que seria de esperar fosse dada a repórteres e não a donos de estações, muito menos a políticos e muitíssimo menos a políticos da base aliada, Lula cometeu o “lapso”, como disse depois, que desde logo dividiu as atenções da mídia com as suas declarações sobre a necessidade de “consertar” a economia e com a violenta discurseira dos tucanos, na convenção nacional do partido.

O “lapso” foi afirmar: “Vou, sim, disputar as eleições.” [Já na convenção tucana, Fernando Henrique provocaria: “Queremos que ele seja candidato outra vez, para derrotá-lo.”]

Cometido o lapso – que o colunista Merval Pereira chamou de ato falho, no Globo de hoje, e fez bem em explicar que a expressão designa a manifestação involuntária de um desejo recalcado -, houve uma pausa na entrevista.

Nesse momento, relatam os repórteres Tânia Monteiro e Leonencio Nossa, do Estadão, o porta-voz André Singer fez ver a Lula que a sua afirmação já circulava a mil pela internet, nos sites e blogues jornalísticos.

“Mas eu não falei isso, falei?”, reagiu Lula, e a entrevista recomeçou. Foi quando o bravo advogado, radialista e político aliado Sandes Júnior resolveu advogar em favor do entrevistado. Estabeleceu-se o seguinte diálogo, para iluminação dos rádio-ouvintes brasileiros:

Sandes: “O senhor quis falar “vou para o debate” e disse “vou para a disputa.”

Lula: “Sandes, a minha convicção era que tinha dito “se for para a disputa”.

Sandes: “Mas foi sem querer.”

Lula: “Foi sem querer, porque […] não decidi se sou candidato.”

Dos presentes, o único a se salvar do vexame – porque os demais entrevistadores enfiaram o microfone no saco, como se o seu “colega” Sandes Júnior não tivesse ofendido os presumíveis brios profissionais deles todos – foi o repórter Fábio Marçal, da Rádio Gaúcha.

No ar, disse o mínimo que se poderia dizer da indisfarçada ação entre amigos que acabara de acontecer no que, supostamente, era uma coletiva de um presidente sério a jornalistas sérios.

“Presidente”, estocou, “o Sandes Júnior […] virou líder governista da entrevista.”

E a matéria do Estado termina informando que assessores do Planalto negaram qualquer acordo com Sandes Júnior para ajudar Lula. Eles argumentaram que o parlamentar representava rádio de “grande audiência”.

Então, tá.

***

Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

  1. Comentou em 30/11/2005 Carlos Alberto Campos

    Fica claro mais uma vez que o presidente sempre tem que ser socorrido por alguém, O Lula deveria saber sobre uma frase popular que diz ‘ quem fala o que quer, ouve o que não quer’, então se o presidente comete uma falha dessas ele é obrigado a ouvir o eco de repúdio da voz dos brasileiros.

  2. Comentou em 29/11/2005 edmundo

    vace é bobo demais lui weis

  3. Comentou em 23/11/2005 Sandes Júnior

    Prezada Juliana, o Presidente Lula, que normalmente só fala para jornalistas, decidiu pela primeira vez conceder uma entrevista para as principais rádios do Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo. A rádio Terra FM, por ter a maior audiência do Centro-Oeste e está há 17 anos em 1º lugar, foi a escolhida da região. O meu programa apresentado das 08 às 12:00 hs, de segunda à sábado, é o de maior audiência da emissora, daí o motivo da minha escolha. Até porque, eu não poderia ser discriminado por ser deputado, pois afinal estou deputado, mas sou radialista.
    Quando a imprensa coloca que faço parte da base aliada do governo é um erro, porque eu voto independente do meu partido.Por exemplo: votei contra a Reforma da Previdência e contra o aumento da alíquota do Cofins, dentre vários outros projetos que poderia citar, como também alguns que votei a favor. Não sou radical. A grande polêmica é que perguntei ao Presidente: “ Presidente, o Senhor vai para a disputa, vai para o debate ou vai para os dois”? No meu entendimento foi uma pergunta esclarecedora, eu me colcoquei no lugar do ouvinte. Os jornais O Globo, Correio Brasiliense e Jornal de Brasília, entre outros de circulação nacional trataram a minha participação com a maior naturalidade. Completamente diferente do site Observatório da Imprensa.

    Atenciosamente,

    SANDES JÚNIOR
    Deputado Federal

  4. Comentou em 23/11/2005 Juliana Valeriano

    Em um coisa nosso caro amigo Sandes Junior tem razão ele não é o dono da radio.Segundo informações o dono da Radio e o Srº Ibere Monteiro, esposo do Sr. linda Mointero da base aliada do excelentissimo Deputado Federal Sandes Junior.Mas o ultimo comentario do nosso colega nus leva a entender que ele esta um pouco alterado. Mas Nobre Deputao, o povo so quer esclarecer as duvidas, Como por exemplo porque ele foi o escolhido?

  5. Comentou em 22/11/2005 Joao Carlos

    Indiferente analisar se o nobre deputado tem ou não interesse em ter sua rádio, ou mais ainda, de que a imprensa comporte-se independentemente. Quem já viu isso? Gostaria de saber se vocês já viram a revista Caros Amigos defender FHC? Ou a Carta Capital? Por outro lado pagando bem a VEJA elogia como ninguém, assim com a Isto É (esta tem matéria paga interessante sobre Goiás na última edição). Quem deve ter discernimento é o leitor, ou tornar-se-á analfabeto das idéias expressas pela imprensa escrita e falada. Independente deve ser o ouvinte. Mesmo assim não custa apontar aos incautos sobre os veículos e os jornalistas e suas tendências ($$$$).

  6. Comentou em 22/11/2005 João Sandes Júnior

    Sr. Luiz Weis,
    1.Obrigado pela observação sobre o erro gramatical, o erro foi de digitação.

    2.Os jornalistas do Estadão, erraram na informação de que a Rádio Terra FM é de minha propriedade. Se ligarem para todos os jornais, rádios e Tvs de Goiás vão constatar o que todos sabem.Sempre trabalhei como empregado nesses 27 anos.

    3.Como quase todas as pessoas imaginam que político é rico, os jornalistas do Estadão, deduziram que a rádio é minha.

    4.Insisto em dizer que a pergunta: “Presidente, o Senhor vai para a disputa, vai para o debate ou vai para os dois?” Eu me coloquei no lugar do ouvinte, onde o Presidente falava de um assunto e terminou em outro. Pergunta que, no meu entendimento, foi esclarecedora. Até porque no intervalo o Presidente disse: “ já está em alguns sites a informação de que sou candidato a reeleição e eu não disse isso”.

    Atenciosamente,

    SANDES JÚNIOR
    Deputado Federal

  7. Comentou em 22/11/2005 Carlos Antonio Guimarães

    Jornalista que se présa não fica com essa puchação de saco deste medíocre presidente, que disse mais não disse, caramba aprendeu depressa com Dr. Babaluf.

  8. Comentou em 22/11/2005 Juliana Valeriano

    Quando chegou à Faculdade a informação de que o Presidente iria dar uma entrevista e que os jornalistas iriam ser escolhidos a ‘dedo’, surgiu uma pergunta na cabeça de todos, quem seria o escolhido em Goiás? Então logo veio a noticia de que o radialista Sandes Junior foi o escolhido. Foi difícil acreditar. Na Faculdade o assunto era o mesmo, porque ele? Sendo que é radialista e não jornalista. Melhor seria se a rádio tivesse caráter jornalístico, mas não, é um radio totalmente voltada para o entretenimento. Será que sua posição de político, interferiu?Por que ele? Sendo que em Goiânia temos vários jornalistas que têm repertório sobre o assunto. Não quis dizer que ele não tem capacidade, de forma alguma, mas sim apenas indaguei!
    Não é ético confundir as coisas em entrevistas! “Vamos inaugurar(comemorar) juntos no palanque’. Então alguém me responda por favor quais foram os critérios de avaliação para a escolha?

  9. Comentou em 22/11/2005 Aléxis Góis

    Não vi, nem veria, tamanha importância da declaração do Presidente querer disputar a reeleição. Isso é cristalino. Assim como Serra e Alckmin disputam espaço dentro do PSDB para emplacar uma candidatura à presidência.
    Quanto ao radialista-deputado, a história é outra… Com todo respeito, só pelo fato de ele estar em uma coletiva como radialista, sendo deputado (da oposição, da situação ou da ala ‘independente’), já é para ficar com o pé atrás.
    O Governo Lula me preocupa muito menos que os erros da imprensa. O mandato só dura quatro anos, renovável por igual período. Pior são os desmandos da imprensa, sem-mandato, e porta-vozes da verdade (principalmente aquela publicada nas coxas, ‘sem tempo’ para checar a informação).

  10. Comentou em 21/11/2005 Silvio Cesar Silva

    Lendo esse debate, vejo apenas duas situação: 1-Os que atacam (aqueles que chamam Lula de analfabeto, traídor, chefe de quadrilha e etc…), usam apenas argumentos de uma pobreza (não aquela do Lula, mais a pior, a de espírito), de uma completa ignorância de todos os fatos que estão aí para serem lidos, vistos e compreendidos, que comprova apenas uma coisa, eles não gostam do Lula e pronto, eles não gostam e está decidido. Não olham para trás, não QUEREM enxergar como estava nosso país ontem, com as mesmas robalheiras, fraudes, tentativas (e sucesso) de abafar escândalos, de desvios, de entrega do nosso patrimônio, do socorro aos banqueiros (ou eles eram POBRES banqueiros). Senhores, podem atacar o presidente (aquele que é ignorante e analfabeto), mais por favor, sejam coerentes, usem o espaço da crítica e o façam com argumentação, não apenas eu não gosto, e pronto.
    2-Que todos aqueles que defendem, sempre o defende de uma forma organizada, coerente, até apaixonada, mais nunca sem o uso da razão e plausível argumentação. Engraçado, e isso já foi falado em outros comentários, que os que atacam o presidente, demonstram apenas preconceito (por todas as razões já escritas nesse debate), preconceito contra o Presidente (com certeza, isso já vem antes da eleição), contra o PT (com certeza, isso já vem antes da eleição também) e esquece o mais simples: Teremos eleições a cada 4 (quatro) anos, e os não satisfeitos podem votar nos outros candidatos disponíveis, ou melhor, se estiverem de acordo com Lei, podem ser candidatos para presidente. Aqueles que se omitem na hora de voto, deve se omitir de dar opinião. É isso aí novamente!!!

  11. Comentou em 21/11/2005 marcio varella

    Só não consegui entender a importância do episódio.

  12. Comentou em 21/11/2005 Sandes Junior

    A/C: Sr. Luiz Weis,

    Lendo o que o Sr. Escreveu no site ‘ Observatório da imprensa’, quero esclarecer que:

    1. Não sou propriétario da Rádio Terra FM, embora seja radialista a 27 anos, nunca fui proprietário de uma emissora de rádio, e nem meus parentes.

    2. Sou Deputado Federal do PP da ala independente, votei contra o governo várias vezes. Ex: Reforma da Previdência, Aumento do Cofins, etc.

    3. NO intervalo da entrevista, depois que o porta voz André Singer, informou ao presidente o que circulava nos sites. No bloco anterior o Presidente falava, que não tinha medo de debater seu governo com os ex- Presidentes, não tinha medo do debate, mas terminou dizendo: ‘- eu vou para disputa!’

    4. Pelo sorteio fui o terceiro a perguntar e perguntei: ‘ – Presidente, o Senhor vai para disputa como disse no bloco anterior, vai para o debate ou vai para os dois?’, imaginei que os ouvintes também estavam na dúvida se ele iria para o debate ou para a disputa? Entendo que não ajudei o Presidente e sim fiz uma pergunta esclarecedora.

    5. Quem disse que o Sandes virou Líder do governo foi o repórter Fábio Marçal, da Rádio Gaúcha e não o Presidente Lula.

    6. Espero que tenha esclarecido, qualquer dúvida é só ouvir a gravação da entrevista.

    Atenciosamente,

    Sandes Junior
    Dep. Federal

  13. Comentou em 21/11/2005 Eduardo Guimarães

    Quero cumprimentar o articulista e o Observatório da Imprensa por permitirem um debate como o que se vê nestas considerações de leitores. Isso é jornalismo, isso é democracia, a linda e florecente democracia brasileira que, um dia, se consolidará no Brasil. Abraços

  14. Comentou em 21/11/2005 Bernardo Lopes

    Qual é problema com vontade do LULA em disputar a reeleição??? não é um direito dele!?

  15. Comentou em 21/11/2005 Berílio Vieira de Souza

    Será que era preciso o presidente Lula contratar trio elétrico e organizar aquela festança na Esplanada dos Ministério para anunciar que vai ser candidato a reeleição? Acho que ele não deveria se desculpar pelo ‘lapso’. Ele fez mais do que certo. Por que se acovardar agora? Enquanto os tucanos põem o bico e as asas de fora, era para ele esconder a cabeça feito avestruz? O momento foi certo, assim não sobrou muito tempo para os tucanos fazerem conjecturas. Eu já esperava essa decisão há algum tempo, independente da crise.
    Um abraço cordial.
    Berilio Vieira de Souza

  16. Comentou em 21/11/2005 Adriano Marchiori

    Parecemos meros figurantes da novela Brasil, uma novela que nunca acaba bem para o povo. Vivemos tantas manchetes e nos deslocamos para tantos cenários que nos confundem e percebemos… mudam os títulos, mas o enredo continua o mesmo e os enredados somos nós. Não podemos chamar esse dono de rádio de jornalista, é na realidade um fisiologista viciado no sistema, amanhã o veremos no pmdb, ou psdb, ou aonde a maré estiver lhe fornecendo boas oportunidades. Voto distrital rápido e um novo prebiscito para com didática fazer com que o parlamentarismo aliado à um Congresso fácil de fotografar… possamos então reorganizar o Brasil.

  17. Comentou em 21/11/2005 Helena A. Prado Bastos

    Se é dono da rádio, o Pepista deve ter ‘cantado’ para o presidente, como sugere seu nome. Dois em um? Como todos e todos, aliás. Palocci e Palocci; Dirceu e Dirceu; Genoino e Genoino; Severino Cavalcante e Severino Cavalcante; PSDB e PSDB; e por aí, por aí…
    Weis, é ótimo o seu blog. Não fosse, não constaria do Observatório da Imprensa. Duro é agüentar os que o freqüentam, partidários e petistas hidrófobos, copiando o sensacional e independente Clóvis Rossi.

    Ato falho, no atual governo, já virou praxe. Lembra-se da defesa de José Dirceu? ‘Cada vez mais estou convencido de que falo a verdade…’

    Claro que todos já sabiam que Lula seria candidato!
    O único que ainda não sabia era ele (?).
    Desde sempre, ele não sabe de nada, nunca ouve nada, nem sequer enxerga nada.
    Pobre de nós brasileiros, que estamos perdidos e sem ter em quem votar. A ‘toda’ meia dúzia de parlamentares que presta, não rouba para fazer sua campanha. Que pena!

  18. Comentou em 21/11/2005 Ricardo Faria

    Hoje tem goiabada?
    Tem sim senhor!
    Hoje tem marmelada?
    Tem sim senhor!
    E o palhaço quem é?

  19. Comentou em 21/11/2005 Lair Martes Jr

    Como assim?!?!?! O Alckmin aqui em São Paulo é oposição e as obras do Metrô vão muito bem, obrigado. Se o pessoal de Salvador não é competente pra tocar a obra, não venha por a culpa no Governo Federal, ok?

    []´s

    MAIS MENTIRA QUANDO ABORDADO SOBRE O METRO DE SALVADOR E FARTALEZA DECONVERSOU E POIS A CULPA NA ADMISTRAÇÃO DAS OBRAS QUE ESTAVA DIFICIL DE SER GERIDAS PELA UNIÃO OU PELOS OS ESTADOS .AS OBRAS PARARAM NO GOVERNO LULA. POIS O MESMO CORTOU AS VERBAS POR PURO REVANGISMO POLITICO EM DETRIMENTO DA POPULAÇÃO ELE NÃO ESTA NEM AI, PARA OS MILHÕES JÁ GASTO PELO GOVERNO ANTERIOR JÁ QUE O GOVERNO ESTADUAL ATUAL É OPOSIÇÃO.

  20. Comentou em 21/11/2005 Marcio Damy Castro

    Antes de escrever este, li os vários comentários aqui postados. Biólogos, jornalistas, pecuaristas, sem profissão esclarecida e etc., escreveram para o Sr. Luiz Weis. Reparei que muitos trataram do assunto como se fossem torcedores de futebol, ou seja: Não falem mal do meu time, mesmo que ele esteja ganhando com a ajuda do juíz.Só que, ao meu entender, o vexame a que se refere o cronista é o do jornalista e seus pares que ao invés de estarem inquerindo o presidente, lá estavam bajulando ou no mínimo se omitindo de captar as informações que porventura teriam interesse público. Achei a crônica oportuna. Realmente, conforme descrito, aquele que deveria buscar a informação, no caso o radialista Sandes Jr.,estava auxiliando a criar o fato. Para complementar, quero dizer que, para construírmos o país que queremos não podemos permitir nenhuma forma de corrupção, seja lá de quem for, e temos que tomar muito cuidado para não nos tornarem(mais uma vez)em massa de manobra.

  21. Comentou em 21/11/2005 Paulo Paula

     FHC tem medo da comparação do seu governo com o de Lula e por isso não se dispõe a ser candidato à presidência. Seria democrático deixar que o povo brasileiro se pronunciasse. Mas consciente de que é o candidato mais rejeitado, FHC se limita a articulações de bastidores – que incluem viagens aos EUA, de onde sai dizendo o que mais agrada ao governo estadunidense: críticas ao governo da Venezuela.
    Porém, em suas costumeiras incontinências verbais, o ex-presidente tucano chegou a afirmar que foi reeleito “sem demagogia” (sic). Confiante em que se esqueça como ele governou, o que prometeu e não cumpriu, desta vez FHC foi longe demais.
     Todos nos recordamos suas promessas iniciais: com a mão espalmada, os cinco ministérios econômicos seriam os centrais no seu governo. Logo ficou claro que ele tinha um primeiro-ministro, Pedro Malan, o homem dos bancos internacionais. Quando terminou, o governo era Malan e mais dez – ou vinte – ministros. Os ministérios sociais ficaram totalmente subordinados à ditadura do ajuste fiscal de Malan, ao longo dos oito anos de governo de FHC.
     FHC dizia, demagogicamente, que “o governo gasta muito, o governo gasta mal”. Seu governo entregou a “herança maldita” para Lula com uma dívida pública 11 vezes maior do que a existente quando FHC assumiu a presidência, graças a seu demagógico Plano Real.
     Já que FHC fala da campanha pela reeleição de Lula, recordemos qual foi o mote demagógico do candidato tucano-pefelista: “Quem acabou com a inflação, vai acabar com o desemprego.” Poderia haver algo mas demagógico?
     Ainda mais que FHC escondeu, durante toda a campanha, que a economia brasileira estava, mais uma vez quebrada, sob sua experta direção. Enquanto ele exaltava as bondades do seu Plano Real, Pedro Malan já negociava em Washington, com o FMI, o novo super-empréstimo. E não de outra. Poucas semanas depois de reeleito, o governo FHC promoveu uma macro-desvalorização da supostamente extremamente estável nova moeda. Com informação privilegiada, mais uma vez os bancos – depois da super-bandalheira do Proer, para ajudá-los mais ainda, incluídos os bancos fajutos Marka e Fonte-Cindam – ganharam bilhões em poucas horas, enquanto o resto do país empobrecia. As taxas de juros bateram o recorde – de que deve ser orgulhar FHC: foram para 49%.
     Esta apenas uma mostra da demagogia frernandohenriquista, responsável pela altíssima rejeição quando entregou o governo e pela derrota do seu candidato à sucessão. O desafio a FHC: candidate-se, para que o povo compare seu governo com o de Lula. Ou cale-se para sempre, ele e sua demagógica trupe.

  22. Comentou em 21/11/2005 Jose de Almeida

    Que é que isso, oh Tadeo?
    Nossos jornalistas são uns primores de isenção. Ninguém se vende. Todos trabalham pela Cau$a.
    Dá so uma olhadinha no meu blog… tô ainda no comecinho do começo mas já dá uma idéia da dimensão da coisa. Vê lá – aliás, obrigado pela visita – e verás uma pequenina amostra de um levantamento que ora faço. O endereço é http//markltda.blog.uol.com.br
    Verás quão é independente e nmão preconceituosa é a nossa impreÇa (com cedilha mesmo).

  23. Comentou em 20/11/2005 Joao Carlos G

    Entrevista de Lulla não é para ser pensada e sim esquecida, o homem de memória curta e serviçais traidores não merece atenção demasiada. Sobretudo em assuntos tão medíocres. Teremos gente boa para eleger e sem dúvida não serão do PT. O partido dos cuecas cheias, malas abarrotadas, fundos de pensão surrupiados, Estatais delapidadas, Caixa 2 inocentes, esta querendo usar desde já toda a máquina de governo para reeleger a maior falácia que o Brasil já viu. Podem chamar de tartaruga em cima do poste, Rei Nú, rato magro, vendilhão do templo, traido e desmemoriado, fariseu; nada seria tão real quanto a maior mentira que o Brasil já produziu. Mérito daqueles que transferiram às Bahamas 10,5 milhões de dólares para pagar um vigésimo de sua campanha. Essa gente que você não vê, faz o Brasil que você vê. Tudo isso se justifica em acrescentar que FHC fazia, Itamar fazia, Sarney continua fazendo e Collor também fez (muito menos que elle, é lógico). Agora sem dúvida terá muita gente a defendê-lo para presidente – sobretudo os banqueiros que com os maiores juros reais que já se viu fizeram festa e obtiveram o maior lucro de suas histórias, um caso especial foi o BMG agraciado com o lobby & monopólio do aposentado endividado. Tudo teve um custo ao Brasil, Fundos de Pensão, IRB, Caixa Econômica e BNDS serviram para financiar as empresas agraciadas nas pilantragens petistas. O partido dos juros altos (real) hoje temos inflação de 4,5% e juros de 18,75% pagos pelo governo petista e dos maiores lucros bancários, nos deve mais essa – o uso irracional de nossos tributos arrecadados. QUEREMOS EDUCAÇÃO e responsabilidade nos GASTOS PÚBLICOS. DÉFICIT NOMINAL ZERO com REDUÇÃO REAL DOS JUROS. REFORMA DO GERÊNCIAMENTO DE NOSSAS INSTITUIÇÕES impondo regras que imputem punições imediatas à malversação de VERBAS PÚBLICAS. EM 2.006 VOTE LULLA PRO XADREZ.

  24. Comentou em 20/11/2005 Priscila Oliveira

    Tudo bem com o comentário, mas há um equivoco. O repórter Fábio Marçal é da rádio Guaiba e não Gaúcha. Klésio Santos foi o enviado do grupo RBS Rádio.

  25. Comentou em 20/11/2005 Tadeo Furtado

    Vi seu comentário no Site do Observatório da Imprensa e achei muito interessante oque vc disse, eu sou estudante de história, pretendo ser professor e mais futuramente empresário. Acredito também que os empresários são as pessoas que tem a maior responsábilidade social e que podem/devem fazer de tudo para melhorar nosso País.

    Muito bom ver um agricultor do interior de SC(terrinha de Jorge Fuher Bornhausen) com sua mentalidade, precisamos de mais pessoas como vc…

    qualquer coisa me adicione no ORKUT (estou com o nome Tadeo¹³ Furtado) ou então no MSN tadeofurtado@hotmail.com

    abraços e a luta continua! 🙂

  26. Comentou em 20/11/2005 Tadeo Furtado

    Sr. Luiz Weis, o PFL pagou quanto para o Senhor postar isso? Está igual a Veja, tentando desmoralizar o Presidente por qualquer pequena gafe cometida, ele não queria dizer que era candidato e ‘escapou’, o radialista por uma questão de educação com o entrevistado, deu apoio a ele. Sinceramente, esperava melhores coisas escritas nesse site do Observatório da Imprensa, e não essa matériazinha de tablóide barato…

  27. Comentou em 20/11/2005 Ewaldo Pinheiro

    Político é assim mesmo. É claro que Lula será candidato à reeleição. O que não muda, entra governo e sai governo, são as famigeradas concessões de rádio e Tv para políticos. Estranho é esse ‘jornalista’ estar participando da ‘Coletiva’…

  28. Comentou em 20/11/2005 Leila Maria Christófolo

    Pelo menos houve UM jornalista presente que soube apontar, no ato, a falcatrua na entrevista.É este o presidente da República que temos: um ignorante, um incompetente. Ou não?E ainda querem alguns puxa-sacos repetir a dose mais quatro anos, só para se ‘igualar’ ao governo anterior nalguma coisa. Em tantos anos de eleitora, nunca tive tamanho nojo de um resultado de eleição neste país! Que Deus nos acuda e que nós brasileiros criemos juízo sério para votar melhor na próxima eleição, se deixarem haver eleição!…

  29. Comentou em 20/11/2005 Paulo Santos

    Ainda bem que vamos reeleger nosso querido Presidente. Pessoa capaz, e que deverá levar por mais 4 anos nosso Brasil ao desenvolvimento econômico que sempre almejamos. Esse próximo mandato será o mandato da consolidação social. Programas de bem estar para toda população serão prioritários, e deverão alcançar os mais longíquos rincões desta nação. Nós empresários , pela responsabilidade que temos, deveremos dar o maior apoio para a consolidãção das políticas públicas que com certeza o Presidente Lula irá implantar neste País. Avante Presidente! Precisamos da sua inteligência para melhoria das condições de vida do nosso povo, pois só quem veio do povo sabe do que ele precisa.

  30. Comentou em 20/11/2005 helio aguiar junior

    É interessante como os políticos brasileiros ainda teem a capacidade de acreditar que o provo brasileiro é idiota. Já passamos dessa fase, estamos aprendendo com nossos erros. Tanto Lula quanto FHC são do mesmo saco e foram gerados no mesmo estrume de boi gordo que emagrece o cidadão brasileiro a cada dia. Esperamos que até a próxima eleição apareça alguém digno de nossa confiança. Bola para frente e vamos continuar rezando. Se Deus realmente é brasileiro, quem sabe ele possa nos ajudar.

  31. Comentou em 20/11/2005 JOEL CONRADO

    Lula não está sozinho….
    Aqui na França,como no Brasil, os políticos morrem pela bôca. Ontem na Convenção do Partido Socialista , Dominick Strauss-Kanhn um dos possíveis candidatos à presidência terminou seu inflamado discurso afirmando:
    ¨Nós vamos mudar tudo a partir do primeiro dia…. nos vamos mudar tudo até o último dia…¨
    Das duas uma: ou ele está insinuando que não haverá tempo para mudar tudo ou ele já pensa em reeleição em 2011 para terminar o que não conseguiu mudar de 2007 a 2011…
    Esses políticos…e essa imprensa que ignora frases como essa…
    JOEL CONRADO
    Editor do Bilhete da Europa

  32. Comentou em 20/11/2005 EMANOEL Barbosa

    Em reportagem publicada no JB-online de 14/11/2005, escrita pelo Reporter Orlando Farias o Senador RROBERTO FREIRE ( PRESIDENCIAVEL, )refere-se ao povo como MASSA IGNARA, QUE O SIGNIFICADO E quem não tem conhecimento, ignorante, estúpido, insensato. etc. sopundo que este senador se condidate para qualquer cargo eletivo vai precisar do povo. o que leva essas pessoas quando estão no poder usar de palavras idecorasas para se reportar ao povo? nós votamos em quem quisermos para isso estamos vivendo uma democracia. será que ele se concidera acima do bem e do mau. AI VAI MINHA INDGINAÇAO. PORQUE ESTE SENADOR DO (PPS) DE PERNAMBUCO JÁ QUE ELE ACHA ISSO DO POVO FALE UMA LINGUAGEM QUE O POVO ENTENDA. PARA MOSTRAR QUE E PERNAMBUCANO ARETADO. DR. SENADOR DO POVO MERESSE RESPEITO INDEPENDENTE DE IDEOLOGIA POLITICA

  33. Comentou em 20/11/2005 Antonio Fujiyama

    Permita me os senhores doutores intelectuais e letrados, mestrados, pos-graduados e profissionais especialistas em jornalismo, me manifestar sobre e porque? Tenho 57 anos e sempre sonhei com um Brasil IDEAL, não só para mim, mas para todos os que aqui vivem… Acontece que entra mandatário, sai mandatário é sempre a mesma coisa… Na teoria quando estão aqui no segundo andar falam uma coisa, mas quando sobem mais um andar, ou esquecem ou ficam com aminésia, como disse o neo-liberal – ESQUEÇAM TUDO O QUE FALEI! Este critica juros altos do Lulla, mas esquece que no seu tempo era bem pior. Além de vender a preço de banana todo o nosso patrimonio aos chamados donos do din-din, a troco da sua reeleição. Oito anos de governo mediocre que só favoreceram os banqueiros e industriais. O atual pregou 25 anos uma coisa, e aderiu ao ESQUEÇAM TUDO QUE FALEI… se adaptando ao SISTEMA imposto pelos poderosos de plantão… Criticou sempre os juros altos, mas o resultado está ai… a mais alta do mundo onde a patuleia brasileiro ganha R$ 300,00. Sem falar na mais perversa distribuição de renda do planeta, sempre favorecendo os mesmos banqueiros com lucros exorbitantes sem produzir um alfinete sequer. Em um país mais sério, as açoes voltadas ao beneficios da população são produtos de um planejamento de longo prazo e não frutos de experiencias de cada mandatário. Gastam se milhões em CPI do nosso dinheiro só para provar ou inocentar uma culpa. Por muito menos politicos do Japão se suicidam para mostrar arrependimento, ~e aqui Dirceu diz, ninguém tem provas contra minha pessoa. E a responsabilidade? Eu não estava lá, mas ele sim… e só por isso, por negligencia deveria não ser cassado, mas pegar prisão perpetua. Sem falar no Lulla, que disse nao saber de nada…. Uma piada! Sabia sim, ou estava tão longe viajando que não tinha tempo para ver seu proprio umbigo. Porisso, meus intelectuais de plantão, este país sempre foi assim…. Entra governo, sai governo é tudo igual, só muda a cor… até que um dia, creio que ainda vai acontecer, aperecer um verdadeiro abnegado que possa realmente, governar para todos, distribuir renda, gerar empregos, e não dar esmolas, tipo bolsa não sei o que, bolsa não sei das quantas… Dar preferencia a produção e trabalhar mais e pensar menos em reeleição… Tenho dito!

  34. Comentou em 20/11/2005 Joao Miramar Poty Guara

    Pelo seu currículo, poderiamos concluir que se trata de um ‘jornalista orgânico’ ou um ‘intelectual transgênico’ ou, ainda um ‘sociólogo de ego exaltado’. Convenhamos, que o que lhe parece ser mérito, para nosotros é uma confissão de subserviência, de ‘bons serviços prestados’ ao andar de cima, com sói dizer aquele que nunca foi do andar de baixo, o Romário da Direita, Elio Gaspari.
    Vou cobrar – e feio – o uspiano que repassou seu blog. A grande rede é para enfrentar, não para enfeitar o grande máquina de fazer idiotas.

  35. Comentou em 20/11/2005 Joao Miramar Poty Guara

    Pelo seu currículo, poderiamos concluir que se trata de um ‘jornalista orgânico’ ou um ‘intelectual transgênico’ ou, ainda um ‘sociólogo de ego exaltado’. Convenhamos, que o que lhe parece ser mérito, para nosotros é uma confissão de subserviência, de ‘bons serviços prestados’ ao andar de cima, com sói dizer aquele que nunca foi do andar de baixo, o Romário da Direita, Elio Gaspari.
    Vou cobrar – e feio – o uspiano que repassou seu blog. A grande rede é para enfrentar, não para enfeitar o grande máquina de fazer idiotas.

  36. Comentou em 20/11/2005 Joao Miramar Poty Guara

    Pelo seu currículo, poderiamos concluir que se trata de um ‘jornalista orgânico’ ou um ‘intelectual transgênico’ ou, ainda um ‘sociólogo de ego exaltado’. Convenhamos, que o que lhe parece ser mérito, para nosotros é uma confissão de subserviência, de ‘bons serviços prestados’ ao andar de cima, com sói dizer aquele que nunca foi do andar de baixo, o Romário da Direita, Elio Gaspari.
    Vou cobrar – e feio – o uspiano que repassou seu blog. A grande rede é para enfrentar, não para enfeitar o grande máquina de fazer idiotas.

  37. Comentou em 20/11/2005 Euclides Oliveira

    O presidente Lula nunca está errado para os seus correligionários. O que ainda me intriga é que, apesar de todos saberem que ele não ganha nem pra síndico de prédio, continuam pensando que ele sempre se sai bem nas entrevistas e discursos. O que ninguém percebeu ainda é que todos o estão elogiando só pra ele pensar que está bem na fita. Daí, ele fica contentinho e disputa as eleições. Então, toma uma bela surra eleitoral e sai com o rabo no meio das pernas. É isso que todo mundo quer ver, e é por isso que todos estão incentivando o Lulinha paz e roubor a se manter ativo. Agora, vamos à do português…

  38. Comentou em 20/11/2005 Iolando Fagundes

    Vocês acreditaram no ato falho? No mesmo dia da convenção do PSDB? Quanta ingenuidade! E ainda chamam o Lula de Analfabeto! Já pensou se o Lula tivesse tido a oportunidade de estudar desde pequeninho? A oposição ficou treslocada com o ‘ato falho’, o FHC, maior cabo eleitoral do Lula, deu piripaque, todos os jornais noticiaram o ‘VEXAME’. A sondagem do ‘Analfabeto’ foi conclusiva, ele está firme e forte, apesar de todo bombardeio. Para confirmar olhem a pesquisa de opinião no Globo online, sobre se Lula deve ou não disputar as eleições em 2006. Se vocês tiraram a mesma que eu sobre os resultados parciais, podemos sepultar de uma vez por todas a idéia ignóbil de que só a classes C,D,E e dos lascados votam em Lula. ´Neste país existe outro tipo de elite.

  39. Comentou em 20/11/2005 Tita Lima

    Quando Fernando Henrique se elegeu presidente, a sua história como
    intelectual lhe rendeu muitas críticas. Diziam que o homem que tinha vivido na academia, metido em livros, tinha punhos de renda e pouco entendia do mundo real. Bom de teoria, mas incapaz de botar a máquina para funcionar, para andar, para se mexer. Teorizava muito sobre o povo, mas, de povo mesmo, nada entendia.

    Logo no início da campanha, FH tirou uma foto montado num jegue, com chapéu de couro de boiadeiro, no meio do sertão nordestino, e isso foi visto como o cúmulo da falsidade, da demagogia. Da mesma forma, a muitos pareceu falta de respeito com o povo a maneira como ele se referira à buchada de bode, um prato típico da região. E houve quem escrevesse o nome do prato em francês, dizendo que, talvez com aquele sotaque, a comida fosse mais do agrado do ex presidente FHC.

    Depois, sem terem lido a sua obra sociológica, um coro unânime de críticas se levantou contra ele, por ele ter dito: ‘Esqueçam o que escrevi.’ As ações de governo de FHC teriam jogado no lixo tudo o que ele teorizou. O seu governo foi de uma incoerência espantosa Enfim, basta uma pesquisa nos jornais para que se constate que ele atravessou o mandato com a pecha de esnobe.

    Fenômeno parecido, mas inverso, parece estar acontecendo com o presidente Lula. Depois da fase inicial, em que todos estavam encantados com ele, agora, passaram a estranhá-lo. Se antes criticavam FH pela distância do brasileiro médio, agora parecem acusar Lula justamente de estar próximo demais do povo criando varios´programas sociais ou, ao menos, de ser povo demais.

    Lula elegeu-se sem esconder as suas origens, sua história de vida, sua formação educacional. Ao contrário, falou dela o quanto pôde e teve de se defender, mais de uma vez, da acusação de que sua pouca escolaridade o impedia de governar bem. Os brasileiros votaram nele sabendo quem ele era, e parecem ter dado razão a ele, rechaçando como preconceituosa a tese de que é preciso diploma universitário para se exercer a Presidência.

    De uma hora para outra, o que se vê é uma postura esnobe de certas pessoas, num pedestal de juiz, que vê constrangimento diante de todas as falas de Lula. É como se exigissem que ele fosse o intelectual que não é. E que nunca tentou ser.
    Será a eterna insatisfação do ser humano? Com FH, queriam um intelectual de macacão; com Lula, querem um operário com punhos de renda.

    O pior é a má vontade em relação ao que ele diz e ao que ele faz. Qualquer um que já tenha estado em recepções formais ou informais em Brasília testemunhou presidentes bebericando uma dose de uísque. Mas sobre o fato nada leu a respeito dos outros presidentes, somente de Lula. Isso cheira a preconceito.

    Em relação ao que Lula diz, temo que o constrangimento que a imprensa vive a descrever seja somente dela. Porque o povo, eu tenho certeza, entende bem o que o presidente diz, e concorda com ele. Li e reli as tais gafes, os tais deslizes, as tais metáforas sem brilho. E não enxerguei nada disso. São frases sinceras, vindas de um homem do povo, vivido, experiente. Não fazem nenhum mal, e podem fazer um bem danado. O povo é mais sábio do que se imagina. Não vou analisar frase por frase, mas me aterei apenas a uma delas.

    Lula disse na Bienal do Livro que uma criança ao iniciar o hábito da leitura enfrenta as mesmas dificuldades que um adulto que começa a se exercitar numa esteira, e concluiu que se ‘no início dá uma preguiça desgramada’, depois surge o prazer. Ora, isso é de uma verdade monumental para uma legião de brasileiros e de jovens, sem o hábito de pegar num livro. Claro, os jornalistas, esses leitores contumazes, esses intelectuais de alta cultura, formados em densas faculdades de comunicação social, espantaram-se.

    Mas o povo entendeu. E eu consigo imaginar um pai de família analfabeto dizendo para o filho, generoso: ‘Filho, lembra do que o presidente disse. No início é difícil, mas, depois, a coisa fica maravilhosa. Vai pegar um livro!’ A frase de Lula não pode ser entendida senão como um estímulo à leitura. Um belo estímulo, um estímulo verdadeiro.

    No início, eu imaginei que as críticas a FH, numa direção, e a Lula, num sentido oposto, viessem de grupos sociais distintos. Mas me dou conta de que não: elas vêm de um mesmo grupo social, uma classe média de média escolaridade, de média generosidade. Ela olha para um, sente-se diminuída diante de alguém mais bem formado e clama por um homem do povo; olha para o outro, sente-se mais inteligente do que alguém que jamais escondeu que sua sabedoria vem da vida, e clama por metáforas mais ricas e verbos mais bem colocados.

    A sorte é que o povo entende tanto um quanto o outro e passa ao largo de tudo isso. E um homem como Lula, que já apanhou tanto da vida, não há de se sentir humilhado por um falso esnobismo de certas pessoas que comem em marmitas com talheres de prata.

    Não importa em quem tenhamos votado. O direito de criticar é sagrado, principalmente quando o governo erra. Mas a crítica baseada em preconceitos classistas é detestável.
    http://www.amigosdopresidentelula.blogspot.com/

  40. Comentou em 20/11/2005 José Milton de Paiva

    Nunca mais para Lula, FHC e cia. do PSDB, ACM(o velho e o novo), Bornhausen, o casal ‘inho’: Garotinho/Rosinha. Não quero votar em branco, mas a decepção com essa turma é muito grande!!!!!!

  41. Comentou em 19/11/2005 George Conrado Luber

    Ficou tão em moda e tão fácil malhar o Lula. Me lembra a época em que o Collor estava para ser cassado em uma votação na câmara dos deputados que acabou se tornando um show de demonstração demagógica do uso da televisão, do rádio e da mídia impressa, aonde cada um que falasse A ou B poderia ter certeza de que teria espaço na imprensa para difundir aquela opinião, que no mais das vezes não dizia nem acrescentava nada.
    Começou-se a discutir um ato falho do Lula, em se dizer candidato a algo que ainda não o é de fato.
    Discutiu-se se foi adequado ou não alguém socorrer o Lula daquilo que havia dito sem pensar. Uns diriam que ele não pensa ou nunca pensou. Outros dizem que é humano dizer e desdizer. O Lula, de um jeito, ou de outro é como se fosse um Judas a ser malhado, e no fim, tanto faz. Se não for por um motivo, malha-se pelo outro. Malha-se quem socorreu por ser político, por ser radialista e político, por ser político, radialista e dono de concessão, etc… Por ser político da base aliada, discutesse se ele não é o novo lider governista. Por ser radialista, por não ser isento e emitir opinição favorável ao Lula. Por ser dono de concessão por estar com vistar a nova concessão, e por aí vai.
    Discutiu-se então sobre quem fez comentários. Se é a favor ou contra seja lá o que for, e cada um atacou e contra-atacou como quiz e quanto quiz, ajudado ou não pela banda larga que tem a felicidade de ter, ou à total falta do que fazer de útil. Quando o assunto inicial esgotou-se, alguém lembrou da gramática, e uma nova linha de discussões teve início, aonde a notícia em sí, desde o começo não teve importância, pois, como a moda é malhar, aproveitase a oportunidade e desce o sarrafo no que quer que seja.
    Fico com a impressão que este Blog, assim como os demais, servem não a àquilo que se quer divulgar e/ou repercurtir, mas sim para satisfazer ao ego de uns e /ou de outros.
    É o que penso… Sei lá…
    PS- Hoje estive numa festa de criança, e num dado momento, falava-mos sobre o mundo que deixávamos para nossos filhos. Pensei comigo: Que mundo deixamos para nós mesmos…

  42. Comentou em 19/11/2005 Dimas Silva

    Estamos tão acostumados a ver donos de radio, TV etc… malhar, malhar e malhar, que quando acontece algo desse jeito voluntario ou involuntário, parece crime! Infelizmente quem malha sem ter certeza de nada dá mais ibope, e não sofre nenhuma represalia! Vamos lá malhem – me é mais facil atirar pedra doque ajudar, nem parece que nós elegemos um presidente para governar, há oque vc não votou nele? tudo bem! oq não se conforma de ter perdido? tudo bem ! continue malhando! mas que hoje temos mais emprego! que em governos anteriores, o pais esta melhor social e economicamente que em governos anteriores! Há é pra pobre? Mas esse governo não é pra dono de radio, TV etc… mesmo! Sou pobre e para mim e meus amigos melhorou muito! è uma pena que existam egoistas que não querem dividir nada! e são a favor do quanto pior melhor…. esses esquecem que não foi o Lula quem criou a reeleição a toque de caixa! Caixa1…Caixa2….caixa3…E porque o Presidente não pode se candidatar? porque existe a lei da reeeleição! Aquem interessa? Que vergonha dessa imprensa!!!………

  43. Comentou em 19/11/2005 Eduardo Guimarães

    190 mensagens foram postadas neste blog até o momento em que escrevo estas maltraçadas linhas. Ufa! Mas valeu à pena lê-las todas, uma a uma. Apesar de penosa devido ao português ao rés do chão de grande parte dos comentaristas, sobretudo dos que acusam o presidente da República de ‘analfabeto’, o espectro opinativo que as mensagens compõem demonstra o quanto a imprensa escrita manipula as manifestações de leitores, priorizando aqueles que atacam o PT, o governo e seu titular. Na melhor (ou pior?) das hipóteses, a sociedade está dividida entre a ojeriza ao presidente e o apoio enfático a ele. E a leitura destas opiniões demonstra cabalmente, a quem tiver olhos de ver e um mínimo de instrução, que é falaciosa a afirmação de que quem apoia Lula são os mais ignorantes. Nas opiniões aqui postadas ficou patente que os que tem maior dificuldade em pilotar a bela e inculta e que demonstram um estado mais preocupante de confusão mental são os petefóbicos. Nada como a transparência. Parabéns a Luiz Weis por permitir a livre manifestação neste espaço.

  44. Comentou em 19/11/2005 Emerson da Mota

    Antes que alguem perca tempo escrevendo uma mensagem para corrigir meus erros eu faco isto por minha conta…:)
    Nao consigo ler mais BeSteIraS =).

  45. Comentou em 19/11/2005 Glaucio Costa Santos

    Caros Companheiros Iludidos e brasileiros.
    Fico pensando quando leio algo sobre os nossos presidenciáveis, vou tendo a clara certeza que o nosso querido Brasil é mesmo um país de sorte. Veja: temos os morros cariocas que foi deixado de lado na passagem da capital federal,Rio para Brasilía.O que assistimos hoje é a indignação de uma cidade sitiada por bandidos. Temos as quadrilhas organizadas que se ramificam em todos os estados e que para a nossa surpresa, como é sempre divulgado na mídia, faz parte destas quadrilhas, gente de calibre grosso,como; Políticos, Empresários, e até Juizes. Pois bem. O que nossa sorte ainda pode nos reservar é não nos indignarmos em um futuro breve, que o nosso Presidente-Lula (não sei de nada) da Silva seja o cabeça pensante dessa lama toda. Até agora somente respingou em suas roupas muito bem cortada, e um alinhamento digno de Italianos da mais alta moda, pouquíssimas pintas de lama, em paralelo, aos seus Ministros.Porém como sempre diz lucrécio: o tempo e a natureza é a mais sábia junção da humanidade. Sua hora vai chegar Sr. Presidente.Aguarde.

  46. Comentou em 19/11/2005 Emerson da Mota

    Qual o problema do presidente Lula ser candidato a presidencia ? ou sera que os senhores querem novamnte FHC e companhia LTDA..que vendeu uma das maiores companhias de mineracao do planeta patrimonio do povo brasileiro como se fosse sua empresa, sem falar nas outras privatizacoes.

    Ates de comecar a escrever besteiras pessoal precurem se informar melhor…enquanto as besterias estao aqui tudo bem, o problema e quando estas besterias chegam ate as urnas.

  47. Comentou em 19/11/2005 JOAO BARBOSA DA SILVA BARBOSA

    va estudar henry.

  48. Comentou em 19/11/2005 JOAO BARBOSA DA SILVA BARBOSA

    Sr. Eustaquio,
    Se fosse na epoca que seu parente(figueiredo)era presidente voce não falaria as ofensas que falou do presidente, chamando-o de Mula.Como se diz aqui em Goias, Voce já tinha caido no guatambú. Por acaso a reeleição é proibida no Brasil? Ou o presidente só pode falar o que a imprensa quer que ele fale? Se eu fosse o Lula ja tinha fechado o congresso e descido a mutamba nessa imprensa que só gosta de elite.

  49. Comentou em 19/11/2005 tadeu cesario da Rosa

    Pobre operário, lider sindical que se tornou presidente. Digo pobre porque julgo infeliz a vida política com seus jogos políticos.Ter que omitir sempre é coisa de político, longe do operário e lider sindical, precisaria ainda muitos longos anos para que ele se adapte nessa estratégia. Nos sabemos que ele quer disputar e muito mais ser reeleito. E além disso, qualquer um de nós sentiria essa necessidade de uma resposta sincera do povo brasileiro que somente poderá ser feita através das urnas: E aí, gostaram ou não

  50. Comentou em 19/11/2005 tovaritch buran

    Olha a concordância!!!

  51. Comentou em 19/11/2005 JOÃO BESERRA

    VIVEMOS EM UM PAÍS DE POUCOS INTELECTOS E QUE QUANDO UM DE POUCOS CONHECIMENTOS CHEGA AO PODER, DÁ NO QUE DÁ. DE QUEM É A CULPA? PRECISAMOS URGENTEMENTE COLOCAR AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS A SERVIÇO DE TODOS, MAS EM ESPECIAL DOS MAIS CARENTES. PARA NÃO TER OUTRO PRESIDENTE COM CRISE DE IDENTIDADE, POIS UMA HORA NÃO SABE O QUE FALOU; OUTRA HORA NÃO VIU…E DEPOIS NÃO SABE NADA. E NÃO FOI PARA ISSO QUE O ELEGEMOS, E, SIM PARA SER O MANDATÁRIO RESPONSÁVEL E COM PULSO, PARA ADMINISTRAR O PAÍS. E CHEGA DE SOCORROS BAJULATÓRIOS.POIS A BOCA FALA O QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO.

  52. Comentou em 19/11/2005 Mauro Bianchin

    Quando começou o governo Lula, na minha cidade um saco de cimento era R$30,00 e agora compro à R$17,00, um pacote de arroz R$12,00 hoje pago R$5,50 uma lata de óleo R$3,20 agora R$1,55. O salário minimo era US$45 agora US$145. O LULA TEM QUE SER PRESIDENTE NOVAMENTE. Estou pagando menos para comer e ganhando mais. Vocês querem o FHC, só porque no tempo deles voces compraram mais dentaduras?.

  53. Comentou em 19/11/2005 ibrium

    caro ‘jornalista’.
    Antes do senhor ou outros Acadêmicos de ‘carteirinha’ tupiniquins corporativistas se preocuparem o que o nosso (seu também) Presidente disse, não procurem notícias novas, tá começando também a ficar repetitivo, parece que os dedos e a mente não se prestam a novos ares, e novas notícias, ou as antigas que cairam no esquecimento, não existem, pelo menos para a ‘mídia’ (falta até originalidade na tradução). O que tá acontecendo com vocês???? não saem mais às ruas com medo da violência (vejam aonde chegou a França), não conversam com o padeiro , com o lixeiro, as pessoas comuns, normais e com menos ego para alimentar (pois ele perde na corrida com o estômago).
    Informem caros profissionais das pseudo-realidades, cadê o restante do dinheiro do caso envolvendo a Georgina aqui no Rio (os Dez ‘merreis’ do Valério é esmola), e o caso do Juiz do TRT de São Paulo, e o Srs. Malufs, cadê a grana, estamos falando de pessoas que ocupam cargo público ad-eternum e não uma pessoa que em 4 anos sairá da posição em que está. Experimenta falar do presidente americano como estão falando do nosso. Precisamos mais respeito e nacionalismo aos ‘signos’ da nossa pátria.

  54. Comentou em 19/11/2005 marcelo rios

    o ruim de democracia é que ela permite que os ignorantes escolham quem vai governar.O pior é que la permite que os ignorantes governem

  55. Comentou em 19/11/2005 Leonardo Oliveira da Silva

    Amigo! Noto que você é tão imparcial quanto O político Sandes Júnior.
    Eu não vejo problema nenhum na entrevista dada pelo Presidente, nem por parte do entrevistado, nem por parte dos entrevistadores.
    Vejo sim uma contradição e certo sensacionalismo da sua parte.
    É contraditório quando você afirma que o político Sandes Júnior, ganhou sucessivas eleições graças à carreira radiofônica e ao fim contesta a sua condição de radialista.
    É sensacionalismo “ao meu ver” quando uma coisa tão natural que é uma falha humana ao falar, é por você denominada VEXAME.
    Não posso negar que já cometi inúmeras vezes falhas semelhantes. Dizer não quando quero dizer sim e outros, e ninguém nunca disse que eu dou VEXAME.
    Um abraço.

  56. Comentou em 19/11/2005 marco dez

    É impressionante a cara-de-pau de certos ‘jornalistas’, em tentar disfarçar, sem sucesso, o seu rancor elitista, em meio às entrelinhas de seus mal-escritos artigos. Contorcendo-se em cólicas, com a podridão neo-liberal a corroer-lhes as entranhas, terão que engolir, mais uma vez, a contragosto, o ‘sapo barbudo’. Ostentam com louvor seus diplomas, embolorados pelo fungo da soberba, enquanto ruminam jactosamente suas Pós-Graduações, títulos Honoris-Causa e Bacharelados, para os infelizes que encontram pelo caminho.
    Convém observar que tais criaturas, longe de serem os verdadeiros Lordes deste império Neo-Liberal globalizado (estes são os mega-investidores, os banqueiros, refugiados em seus bunkers, controlando suas megafortunas diante das telas de seus laptops), são oriundos da classe-média medíocre, aquela que sempre votou nos candidatos da elite, pois sempre achou que ‘um dia eu também chego lá’, que nunca defendeu o ensino público de qualidade, pois assim teria que misturar os seus petizes com os ‘filhos da ralé’, preferindo então pagar um colégio particular. São aqueles que querem ter sempre ao alcance da mão uma maria-da-silva qualquer, sem estudo, sem dignidade, para ser sua mucama, digo, empregada doméstica, trabalhando por comida e uns trocados, que é o que podem pagar.
    É essa escória, travestida de inteligentzia,
    carrapatos agarrados aos escrotos dos nazi-magnatas, que agora zurra ensandecida ao perceber que apesar de todos os seus esforços, Lula irá se reeleger.
    É de dar dó.

  57. Comentou em 19/11/2005 tovaritch buran

    Isso é puro preconceito: Um presidente do PT, uma emissora do Centro Oeste e jornalistas não famosos. E as m*** que vocês do Sul/Sudeste, exportam para o ‘reto’ (ou resto) do Brasil (tipo ratinho, sílvio santos, raul gil, shusha, garotinho, maloof, shasha, fantástico,). Tá bom, ou querem mais ?

  58. Comentou em 19/11/2005 Manoel Pereira

    Significa que teremos novamente o Comando Vermelho (PT) operando dentro da Federação? Robando impunemenente e com grande selvageria, especialmente pela organização demostrada nos últimos episódios!!!

  59. Comentou em 19/11/2005 roberto aguiar

    O que? este bando de novo? Não, de novo, não!

  60. Comentou em 19/11/2005 kkk kkk

    ‘De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes na mão dos maus,o homem chega a desanimar da virtude, rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto’
    Estou de pleno acordo com Ruy Barbosa!

  61. Comentou em 19/11/2005 Sandro Toledo

    Gostaria de saber qual é o vexame?
    O que tem demais em dizer que vai disputar as eleições?
    Ninguém tem certeza se acorda vivo no próximo dia, mas sempre afirmamos porque acreditamos e queremos o amanhã.
    Porque tanto veneno? Porque vcs não procuram ser sérios, e ajudam a produzir para que todos tenham lugar ao sol?
    Deixem as pessoas sérias governarem o País de forma séria e responsável.

  62. Comentou em 19/11/2005 Andre Magalhães

    Isso é tudo muito engraçado, vcs acham que tudo isso que veio a tona somente agora com o lula não acontecia antes? Claro que deveria acontecer, só que a oposição da epoca, PT e companhia , não souberam pegar gancho encontrar uns dois ou três p/ usar de bode espiatório e fazer o reboliço que estam fazendo agora, que nada mais é do que tentar de todas as formas desestabilisar o governo.
    O governo esta fazendo o que pode e tenho certeza de que se o lula se candidatar terá muitos votos, pode até não ganhar novamente, mais o eleitores do PT vota é no PT e em mais ninguem!

  63. Comentou em 19/11/2005 joao figueiredo

    Esse problema com o Lula,e essas gafes , que já não é a primeira vez que aconteçe,é pra disfarçar e fazer que o povo esqueça essa CPI, que no meu entendimento vai dar tudo em Pizza.O povo falava na época do governo militar,mas que na verdade foi um dos melhores momentos da economia que o pais já viveu, e que justamente foi na época do governo figueiredo, e que depois apareceu o Sarnei e, logo a inflação foi lá pra cima.O povo não esquece o governo Figueiredo que quando ele saiu do governo ,ele mesmo comentou para o povo esquecer ele, e que não é verdade, o povo não esqueceu e nunca ira esquecer, pois naquela época não havia essa corrupção que esta acontecendo hoje entre os politicos.
    Queremos o Lula fora, uma pessoa que até o presente momento só deu vexame em cima de vexame, queremos sim o PT fora do governo.

  64. Comentou em 19/11/2005 Silvio Cesar Silva

    Não consigo entender como tem gente que fala mal do presidente. Falam mal porque viaja com o avião da presidência? Por que falou em ser candidato? Por que fala com a língua presa? Por que é do PT? Por que tem apenas o curso primário incompleto e foi ‘apenas’ torneiro mecânico? BALELA. Preconceituosos, superficiais, desinformados, ignorantes!!!
    Ainda falam do avião do Lula. 1°, o avião não é do Lula, é da FAB, era uma requisição da FAB para a compra desse aparelho feita no governo FHC, juntamente com o reaparelhamento e a modernização de todos os aviões de Caça, aquisição de aviões de transporte tático e de patrulhamento aéreo da Amazônia contra o narcotráfico,feito no governo FHC. 2° O ex-presidente usava um avião locado da empresa aérea TAM, cujo custo por viajem era muito maior do que aquisição de um aparelho, que acabou sendo concretizado no governo Lula. 3° Esse ‘jato’ terá um operacionalidade de no mínimo 30 anos, portanto, teremos no mínimo mais 6 presidentes fazendo uso dessa aéronave. Todas as informações acima, estão nas revistas ‘Veja’, ‘Asas’, ‘Aero Magazine’, ‘FAB’, quem puder disponibilizar algum tempo, para estar realmente bem informado, faça-o já, para não cometer uma hipocrisia.
    Sobre as frequentes viagens presidenciais, acho que realmente o brasileiro sofre de memória muito curta. Diversas críticas ao antecessor do atual presidente era sobre o mesmo assunto. A diferença, que no governo Lula, não é turismo, é trabalho. Lula leva em comitiva em suas viagens, empresários, consultores, ministros. Nessas viagens, se as pessoas se detiverem para ler sobre elas, verá, que sempre é fechado negócios pertinentes a exportação de divísas e importação de tecnologia. Vejamos alguns exemplos: Viagem a China, ocasionará um investimento na area de energia no montante de U$2 bi, e em contrapartida o Brasil (não o Lula) implantará em solo chinês, uma das fábricas da EMBRAER. Acorda ASSINADO, que renderá para a EMBRAER a venda de 117 aviões da família ERJ 170/190 (aviões de 70 a 110 lugares) que servirá para vôos regionais em solo chinês. Em uma das ‘viagens’ de Lula, o Brasil, aumentou a exportação para os países do Oriente Médio em 300% e em alguns casos de 900%. Ou alguém tem alguma dúvida disso. Os números estão aí para comprovar. Com toda a crise política, e as turbulências que isso acarreta na econômia, vendemos mais que compramos, teremos a maior superávit da história, será o terceiro ano consectivo de superávit (engraçado que coincide exatamente com o governo Lula).
    Sobre ser presidente, acho que nada o impede, pois é brasileiro nato, maior de 25 anos, com todos os direitos legais em ordem, resumindo, qualquer brasileiro, que preencher esses requisitos, pode ser candidato a cargo eletivo (vereador, prefeito, deputado estadual e federal, senador e PRESIDENTE), não vejo impedimento para que Lula concorra, pois quem decide quem será o seu presidente, é o povo pelas urnas. Há alguma falha nesse raciocínio?
    Sobre a língua presa, ser nordestino, ter o curso primário incompleto e ser ‘apenas’ um torneiro mecânico, não há motivos para nos deter sobre isso, pois será apenas uma defesa contra os preconceitos de uma minoria ignorante (ignorante não por falta de estudo, mais por querer se manter desinformada). Melhor um torneiro mecânico, que um doutor de Souborne (FHC), um empresário do ramo de comunicação (Collor) (concessões adquiridas através do previlégio de seu pai na época que foi deputado e assassino, falo do pai de Collor, o falecido Deputado Arnon de Mello). Estudo não serve de nada, se a intenção não for de ajudar e fazer uso disso para o bem comum, inclusive o próprio.
    Sobre o PT, fica claro que o linchamento político é tendencioso. Não há defesa. Errou? Sim, errou e feio. Porém, qual o partido que não fez uso da máquina do governo quando esteve lá? Qual partido não fez uso do caixa 2? O Mensalão surgiu no governo Lula? Ah, vamos parar de ser hipócritas. O PT se deu mal, pois sempre foi adversário declarado da maior formadora (ou desinformadora, como quiserem) de opinão desse pais desde 1964. Se fosse qualquer outro partido que já governou esse pais, estivesse envolvido, teria no máximo cinco minutos no noticiário do JN, exatamente entre as notícias da Seleção e de algum assunto mais interessante que política. Vamos parar de ser marionetes, de papagaios da opinião alheia. Quero, que todos os envolvidos em todos os escândalos, de todos os governos paguem perante a justiça seus crimes, absolutamente todos sem distinção de credo, partido, cor, estudo (ou falta dele). Peço apenas, que antes de ouvir, julgar e condenar, façam uma análise isenta de opinião alheia. Sejamos maduros, pois agora temos armas para usar, o nosso voto e nossa conciência. Sejamos honestos conosco, sejamos justos com os outros e não embarquemos na canoa comum de deixar que outros coloquem suas opiniões nas nossas palavras. É isso.

  65. Comentou em 19/11/2005 Osmar Quinto Martins Martins

    Pode ser jogo de cena, não sabemos. O Lula tem todo o direito de tentar de novo, ou melhor de consertar ‘isso que está ai’ se é que tem conserto. O Fernando H C teve essa chance e aqueles que detestam a forma com que foram realizadas as ‘famosas’ privatizações foram obrigados a segurar a raiva. Não vejo motivo para tanto alarde, mesmo que não gostemos dele, poh gente, o homem tem direito a tentar novamente. Votar nele ou não, bem isso é direito secreto no voto de cada um. Agora cá entre nós que midiazinha fraca é essa nossa. O homem abre a boca todos condenam(midia), fica calado é covarde, por não vir a público se explicar. Durma com um barulho destes. Enquanto isso no congresso montanhas de pautas trancadas, e nós aqui sim cheios de lapsos por não criarmos mecanismos de cobrança a nossos legisladores.

  66. Comentou em 19/11/2005 MARIA ILMA SILVA MADRONA BATISTA Silva Madrona Batista

    Os eleitores que votaram no Lula, ou pelo menos os eleitores mais cultos, sabiam que em seus dicursos teria pelo menos metade das gafes, erros, vocabulário pobre etc. Mas as pessoas queriam mudança no governo e tiveram.
    ea mídia tambémm quis o Lula como residente, pois se não quisesse, teria interferido e mudado o rumo das eleições de 2002, porque a imprensa sabe que ela tem poder para isso. agora querem que o Lula haja como se fose um Fernando Henrique, um Fernando Collor e outros Fernandos cultos que têm por aí. Esse é o Lula que o Brasil conhece.

  67. Comentou em 19/11/2005 kkk kkk

    Na verdade fica muita dúvida para se decifrar quem foi Bob Jeff, não sei em
    que time ele joga pode ser que jogue no time dos corruptos do atual governo
    ou seja do time dos heróis nacionais que denunciou o esquema de corrupção
    dos governos brasileiros ou é do time dos bobos, dos idiotas, dos inocentes,
    dos cara de pau, dos mentirosos, dos espertos, dos babacas ou de algum outro
    time não definido, na verdadade eu o clasificaria como o principal jogador
    do time dos enganados porque se não tivesse levantado a lebre dos corruptos,
    não teria sido o único punido pelas inumeras safadezas do governo e então
    poderia ter pemanecido numa boa e compartilhando como estão os demais politicos
    das semvergonhices do governo sem se expor como tem feito. Quer me parecer
    que trata-se deste bobão!!!

  68. Comentou em 19/11/2005 yolanda heller heller

    Gostei muito desse blod. Parabens

  69. Comentou em 19/11/2005 yolanda heller heller

    2006 VOTO ZERO para o presidente e a sua ‘turma’
    É a nossa única arma.
    Cadê os ‘caras pintada’?
    Por muito menos gritaram nas ruas
    : ‘Fora Collor’ e agora nada?

  70. Comentou em 19/11/2005 Francisco Gonçalo Moreira Moreira

    A indisfarçatez do presidente é tamanha, que convoca entrevista de meia dúzia de rádios. Depois, na sua vontade reprimida de ser candidato, ainda não publicamente manifestada graças ao péssimo momento porque passa, com d´núncias de toda ordem, inclusive, referente ao seu filho, que recebeu dinheiro de empresa, traiu-se ao manifestar a vontade reprimida, depois, diz que foi lapso. A imprensa chama de ato falho. Mas ato falho não foi do presidente, sim da sociedade brasileira, que o elegeu….

  71. Comentou em 19/11/2005 celina theisen

    ALGUÉM DUVIDA QUE O LULA ESTEJA PENSANDO NA REELEIÇÃO DESDE O DIA EM QUE TOMOU POSSE?SEGUROU O DINHEIRO DURANTE 3 ANOS E AGORA DEMAGÓGICAMENTE VÃO APARECER VÁRIOS ‘PROJETOS’ ELEITOREIROS!MAS, NÃO ADIANTA! O POVO GOSTA DE SER ENGANADO!FAZER O QUE?

  72. Comentou em 19/11/2005 Tony Elton Rocha de Lira

    É uma pena que toda imprensa nacional, tenha tão pouco assunto sério para discutir, principalmente as grandes emissoras, o que se vê e escuta é somente uma imbecilidade depois de outra, ‘eu lá quero saber se o Presidente fala errado,se vai ser reeleito e se falta um dedo na sua mão’ Acho que tem muita gente preocupada com pouca merda ao invés de ir trabalhar

  73. Comentou em 19/11/2005 GUILHERME FERREIRA

    Vexame é esse artigo tendencioso, e sem nexo. Sua exelência o presidente da republica apenas mostrou um sentimento que é da maioria dos brasileiros, que ele DISPUTE a vaga de 2006.

  74. Comentou em 19/11/2005 João Bragança

    Em que mundo você estava até agora?
    Acho que você deveria procurar se atualizar um pouco mais em relação as questões políticas ‘deste País’.
    Ha!!!! quanto a se desabafar, acho melhor procurar um psicanalista.

  75. Comentou em 19/11/2005 Lauro Cabral da Silva Cabral

    Não vejo motivo para crucificar o Pres. LULA. Quem não comete lapso?.

  76. Comentou em 19/11/2005 FABIOLA CASTILHOS

    Com certeza todos os mandatos tiveram sua história de corrupção por baixo do pano, a diferença deste é que tornou-se conveniente escancarar a roubalheira; e o mais triste é que nem disfarçar que será feito justiça, se deram ao tarbalho, isto é no minimo um desrespeito aos brasileiros que pagam a maior quantidade de impostos do mundo VAMOS ANULAR NOSSOS VOTOSESTE É A NOSSA UNICA ARMA E NÃO PODEMOS DAR TIROS PRO ALTO.

  77. Comentou em 19/11/2005 Henry Rivero

    Partindo de um diota (ou seria corrupto?), tudo seria possível. Esse é o presidente do brasil (assim mesmo….em caixa baixa…). Fianlizando, ‘cala a boca, Lula!’

  78. Comentou em 19/11/2005 Maria Jucirene

    É impressionante como os brasileiros desviam a atenção de assuntos sérios para perder tempo com bobagens como o lapso do Presidente Lula. Lapsos são normais entre todo mundo, porquê não a contecer com Lula? O povo, a sociedade em geral precisa urgentemente cobrar a moralidade no Congresso Nacional assim como na política partidaria brasileira pois,é uma vergonha o que está acontecendo. Enquanto isso a região Norte agoniza com a seca, o Nordeste esquecido com sempre, o resto do País convive com problemas que tem solução mas falta vontade política, enfim cadê o trabalho dos polícos em prol da naçâo brasileira? e as pessoas não querem enxergar absurdos inaceitáveis como estes escandâlos veiculados na imprensa.

  79. Comentou em 19/11/2005 João Cavalcante João

    Nosso Presidente é como uma tartaturga em cima de um poste, ou seja, como será que a tartaruga chegou lá em cima, quem colocou ela lá, o que fazer para tirá-la de lá?

  80. Comentou em 19/11/2005 José Fernandes dos Santos

    Na minha opinião vocês deveriam procurar outras coisas mais importantes na vida para fazer ao invés de ficarem torrando nosso saco com um assunto tão insignificante como esse.
    Se o Presidente LULA se candidata à reeleição ou não, isso é um problema dele.
    Eu acho que se cada um nesse país se preocupasse com seus próprios problemas, talvez quem sabe, a fome e a violência teriam outros rumos.

  81. Comentou em 19/11/2005 Jorge Oliveira

    Caro José Thomas, brilhante a sua intervenção, agora de minha parte a recíproca é verdadeira.

  82. Comentou em 19/11/2005 Eduardo Guimarães

    Mais uma vez entrou em campo o maior eleitor de Lula, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na ‘democrática’ convenção do PSDB que confirmou Tasso Jereissati como novo presidente da sigla por conta de um conchavo entre dirigentes tucanos que deixou de fora a militância do partido (se é que ela existe fora dos períodos eleitorais), FHC desafiou o presidente Lula a fazer o que ele mesmo (FHC) não tem coragem de fazer, ou seja, candidatar-se a presidente da República. Depois, FHC criticou os juros petistas (juro que ele fez isso!) e falou de ‘ética’.

    O resultado da fala cara-de-pau de FHC está me parecendo maravilhoso. Em todos os sites independentes da internet que tratam de política e que difundem opiniões dos internautas, o deboche fernandino fez até os maiores críticos de Lula perderem a paciência. Outro indicador que tenho para tomar o pulso dos formadores de opinião é a minha caixa postal eletrônica, que ficou entupida de e-mails que vão do ‘Nem petistas, nem tucanos’ até o ‘Uma única boa razão para reelegermos Lula’. O que não vi em parte nenhuma foi algum ‘Volta, FHC’ ou algum ‘A hora dos tucanos’.

    FHC precisa falar mais. Somente sua verborragia empolada e cínica pode devolver a memória aos brasileiros que vêm comprando o ‘Crise News’ da mídia tucano-pefelê e se deixando embriagar pela publicação nefasta. Viva FHC !!!

    PS 1: O radialista em questão é correligionário de Lula, ficou claro. E daí? Só tucanos podem ter amigos na mídia?

    PS 2: Os comentários sobre o artigo do sr. Weis – sobretudo aqueles que chamam Lula de ‘analfabeto’, etc – são apavorantes, de tão mal escritos. E o pior é que quando se verifica a profissão do comentarista, lê-se ‘professor’, ‘advogado’ e outras profissões onde um português desse nível é mais inadmissível. O Brasil deve ser o país mais inculto do universo.

  83. Comentou em 19/11/2005 j farias junior junior

    Lula:seu eis admirador,nuca viu tanta robalheira neste governo,você esta enterrado politicamente.

  84. Comentou em 19/11/2005 luiz Fernando couto schiavon

    O desespero da direita e, principalmente, o desespero da direita paulista é enternecedor. Dá pena, na verdade. Com efeito, transformar uma entrevista de rádio, em que o Presidente comete um lapso, em cavalo de batalha, é falta de assunto ou, melhor, é falta de mentira nova, mais atual. Assim, pegam as migalhas, como vocês fazem.

  85. Comentou em 19/11/2005 zocor zocor

    Quem é lula? Quem é o presidente? O que o presidente faz? Viaja a jato? Faz parte de três macaquinhos : não vejo, não falo, não ouço! Cego, mudo e surdo? Tenham dó. O homem não existe, pelo menos no Brasil.

  86. Comentou em 19/11/2005 Sarita

    Pra mim tudo isso é balela, tudo, tudo mesmo que Lula fizer é motivo de crítica por alguns meios de comunicações declaradamente assumidos cabos eleitorais do entreguista desse pais ao estrageiro, o PSDB. Independente de qualquer armação dessa imprensa terrorista, e fundamentalista contra um nordestino de curso primário na presidencia da república eu voto nele de novo pra Presidente, pelo Brasil e pelos pobres e se ele não ganhar é problema dos preconceituosos viscerais e manipuladores da opinião pública deste solo.

  87. Comentou em 19/11/2005 Edson Pessoa

    Senhores, por favor, quem ainda duvida que o presidente Lula desde o início do seu mandato encara a possibilidade de se reeleger? Aliás toda a turbulência no cenário político que estamos assistindo desde que Lula assumiu se resume quase que exclusivamente em distituí-lo agora ou, no máximo, nas próximas eleições. Não consigo entender o porquê dessa agonia que a mídia nos impõe, explorando a fala despretenciosa do presidente Lula naquele momento. Alguns dias antes, o presidente, em entrevista coletiva à imprensa, sinalizou que seria sim candidato desde que conseguisse formar uma base aliada no Congresso e Senado que viabilizasse as ações do governo. O que há de mais lógico afinal?…

  88. Comentou em 19/11/2005 José Thomaz

    `Por ventura os erros do FHC, justrificam a bandalheira do Lula e sua gangue?

  89. Comentou em 19/11/2005 Claudia Cristina Goncalves Ferreira Ferreira

    ACHO LASTIMAVEL SE O O POVO BRASILEIRO ELEGER O LULA E SUA CÓRGIA DE POLITICOS BANDIDOS, NUNCA VI UMA PRESIDENCIA TAO AVACALHADA E SEM NENHUM RESPEITO GOSTARIA QUE O PT INTEIRO RISCASSE DO MAPA POIS SO NOS PREJUDICOU ATE AGORA COMECANDO DAQUELA MARTA SUPLICY.
    DESCULPE MAS PRECISO DESABAFAR E SE ESSE LULA TIVER VERGONHA NA CARA NAO SE ELEGE MAIS.

    SEM MAIS;

    CLAUDIA CRISTINA

  90. Comentou em 19/11/2005 TACIANA de OLIVEIRA

    Quem não sabia que Lula era candidato à reeleição? Por que, então, vocês acham que a ‘COALISÃO’ está fazendo todo esse barulho? Vocês acreditam, mesmo, que é pela ética, pela moral, pela decência etc etc etc?
    Rá, rá, rá. (Gargalhadas gerais!) Nem a Velhinha de Taubaté, se fosse viva, acreditava nessa! Oh céus! Vocês realmente acreditam nas ‘caras e bocas’ do angelical Álvaro Dias, na ‘valentia’ do São Virgílio, padroeiro das academias de artes marciais ou na ‘ira santa’ de Beato ACM?
    Estou cansada das cartas marcadas, do linchamento dos ‘cabras marcados para morrer’.
    Quem não acredita que isso é mera luta pelo poder, elevada à quintessência, deixe de criticar a ignorância de Lula e vá estudar ciência política( indico um autor: Maurice Duverger, nem é comunista, nem é brasileiro e muito menos petista) e vá estudar história recente do Brasil – 10,20, 30, 40 50 anos – e verá que crises não são privilégio nosso, do século XXI, nem são originais as expressões ‘mar de lama’, dinheiro de Cuba( era Moscou), nem o desejo golpista eterno de tomar o poder, próprio da UDN, que gerou a ARENA, que gerou o PDS( dos corajosos para enfrentar a pecha de aliados da ditadura) e que gerou o partido,
    ‘ caiu o muro e não sei onde vou cair, aquiiiii’ PFL e os seus filhotes.
    As CPIs são grandes lições de preconceitos explícitos, linchamentos e falta de
    respeito humano e legal. Seus momentos ontológicos são até agora:
    1. O interrogatório da Sra. Simone, mulher, bonita, de vida decente, trabalhadora de classe média, de nível superior que o gosmento Ônix Lorenzoni resolveu humilhar, execrar publicamente ,exatamente pelo que ela era e representava e não pelo que pudesse ter feito de errado: puro preconceito machista e de classe.
    2. A divulgação da fita da VEJA e a cara de desespero e depois de alívio de Buratti, acho que por ver que não havia nada que lhe comprometesse frente à sua família.
    3. A pergunta-afirmação feita por Magno Malta ao Sr.Klinger de Oliveira ‘que ele certamente vinha de classe humilde’,ao que ele respondeu que não e determinou o tratamento respeitoso que lhe dirigiram a partir daí.
    Noutra ocasião eu escrevo mais, pois a fila é grande, só quero reafirmar QUE INFELIZMENTE ESTAMOS PERDENDO UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE REALMENTE FAZER UMA FAXINA NA VIDA POLÍTICA DO PAÍS e fazer uma pergunta à OAB, aos direitos humanos etc.
    – Violar sigilos é legal, desde que autorizado pela justiça, mas, DIVULGAR MATÉRIA RESERVADA, EM CADEIA NACIONAL, PINÇANDO TRECHOS E INTERPRETANDO, É LEGAL?

  91. Comentou em 19/11/2005 Danilo Gonçalves de Oliveira

    Não sou contra a reeleição. Só tô farto de ver corrupto impune. Não tô falando do Senhor Presidente. Sim dos deputados. Cadê os CASSADOS? SÓ O ROBERTO JEFERSON PORQUE FALOU A VERDADE. AQUILO NÃO FOI MENSALÃO? QUAL É O APELIDO?

  92. Comentou em 19/11/2005 Jorge Oliveira

     O governo Fernando Henrique Cardoso, além de ter aberto as portas para a pilhagem nacional e internacional, colocando o Brasil praticamente na condição de colônia, foi pródigo em abafar a corrupção. A implementação de seu projeto neocolonial ocorreu paralelamente a uma sucessão de escândalos. Abaixo, uma pequena amostra das dezenas de escândalos que marcaram a era FHC. O trabalho refresca a memória e serve de contra-veneno à insidiosa campanha que a oposição move contra o governo Lula, usando um caso de corrupção para tentar manchar a imagem de um governo que é o oposto do anterior.
     ABRINDO AS PORTAS PARA A CORRUPÇÃO: Foi em 19 de janeiro de 1995 que o governo do PSDB/PFL fincou o marco que mostraria a sua conivência com a corrupção. FHC extinguiu, por decreto, a Comissão Especial de Investigação, instituída no governo Itamar Franco e composta por representantes da sociedade civil, que tinha como objetivo combater a corrupção. Em 2001, fustigado pela ameaça de uma CPI da Corrupção, FHC criou a Controladoria-Geral da União, órgão que se notabilizou por abafar denúncias. A CGU, no governo Lula, passou a ocupar um papel central no combate à corrupção.
     CONCORRÊNCIA DO SIVAM/SIPAM: O contrato para execução do Sistema de Vigilância e Proteção da Amazônia (Sivam/Sipam) foi marcado por escândalos. Denúncias de tráfico de influência e de corrupção derrubaram o Brigadeiro Mauro Gandra, da Aeronáutica, e serviram para FHC “punir” o embaixador Júlio César dos Santos com uma promoção. Foi ser embaixador do Brasil junto à FAO, em Roma, um exílio dourado. A empresa ESCA, encarregada de incorporar a tecnologia de Raytheon, foi extinta, por fraude comprovada contra a Previdência. Não houve CPI sobre o assunto. FHC bloqueou.
     UMA PASTA ROSA MUITO SUSPEITA: Foi em fevereiro de 1996 que a Procuradoria-Geral da República resolveu arquivar definitivamente o conjunto dos processos denominados escândalos da pasta rosa. Era uma alusão a uma pasta com documentos citando doações ilegais, em dinheiro, de banqueiros para campanhas políticas de políticos que eram da base de sustentação do governo. Naquele tempo, o Procurador-Geral da República era Geraldo Brindeiro, conhecido pela alcunha de ‘engavetador-geral da República’.
     A COMPRA DE VOTOS PARA A REELEIÇÃO DE FHC: A reeleição de FHC custou caro ao país. Para mudar a Constituição, houve um pesado esquema para a compra de voto, conforme inúmeras denuncias feitas à época. Gravações revelaram que os deputados Ronivon Santiago e João Maia, do PFL do Acre, ganharam R$ 200 mil para votar a favor do projeto. Os deputados foram expulsos do partido e renunciaram aos mandatos. Outros três deputados acusados de vender o voto, Chicão Brígido, Osmir Lima e Zila Bezerra, foram absolvidos pelo plenário da
    Câmara. Como sempre, FHC resolveu o problema abafando-o, impedido a constituição de uma CPI para investigar o caso.
     A ESCANDALOSA DOAÇÃO DA COMPANHIA VALE DO
    RIO DOCE: Apesar da mobilização da sociedade brasileira em defesa da CVRD, a empresa foi vendida num leilão por apenas R$ 3,3 bilhões, enquanto especialistas do mercado estimavam seu preço em pelo menos R$ 30 bilhões. Foi um crime de lesa-pátria, pois a empresa era lucrativa e estratégica para os interesses globais do Brasil. A empresa detinha, além de enormes jazidas, uma gigantesca infra-estrutura acumulada ao longo de mais de 50 anos, como navios, portos, ferrovias. Um ano depois da privatização, seus novos donos anunciaram um lucro de R$ 1 bilhão. O preço pago pela empresa eqüivale, nos últimos tempos, ao lucro trimestral da CVRD. Foi um dos negócios mais criminosos da era FHC.
     O ESCÂNDALO DA TELEBRÁS: Foi uma verdadeira maracutaia a privatização do sistema de telecomunicações no Brasil. Uma verdadeira sucessão de denúncias e escândalos. Foi uma negociata num jogo de cartas marcadas, inclusive com o nome de FHC citado em inúmeras gravações divulgadas pela imprensa. Vários “grampos” a que a imprensa teve acesso comprovaram o envolvimento de lobistas com autoridades do governo tucano. As fitas mostravam que informações privilegiadas eram repassadas aos “queridinhos” de FHC.
     O mais grave foi o preço que as empresas estrangeiras e nacionais pagaram pelo sistema Telebrás, cerca de R$ 22 bilhões. O detalhe é que nos 2 anos e meio anteriores à “venda”, o governo tinha investido na infra-estrutura do setor de telecomunicações mais de R$ 21 bilhões. Pior ainda, o BNDES, nas mãos do tucanato, ainda financiou metade dos R$ 8 bilhões dados como entrada neste meganegócio, em detrimento dos interesses do povo brasileiro. Uma verdadeira rapinagem cometida contra o Brasil e que o governo tucano impediu que fosse investigada.
     A privatização do sistema Telebrás – assim como da Vale do Rio Doce — foi marcada pela suspeição. Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-caixa de campanha de FHC e do senador José Serra e ex-diretor da Área Internacional do Banco do Brasil, é acusado de pedir propina de R$ 15 milhões para obter apoio dos fundos de pensão ao consórcio do empresário Benjamin Steinbruch, que levou a Vale, e de ter cobrado R$ 90 milhões para ajudar na montagem do consórcio Telemar.
     Durante a privatização do sistema Telebrás, grampos no BNDES flagraram conversas de Luiz Carlos Mendonça de Barros, então ministro das Comunicações, e André Lara Resende, então presidente do BNDES, articulando o apoio da Previ para beneficiar o consórcio do banco Opportunity, que tinha como um dos donos o economista Pérsio Arida, amigo de Mendonça de Barros e de Lara Resende.
     Até FHC entrou na história, autorizando o uso de seu nome para pressionar o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. Além de vender o patrimônio público a preço de banana, o governo FHC, por meio do BNDES, destinou cerca de 10 bilhões de reais para socorrer empresas que assumiram o controle de estatais privatizadas. Quem mais levou dinheiro do banco público que deveria financiar o desenvolvimento econômico e social do Brasil foram as teles e as empresas de distribuição, geração e transmissão de energia. Em uma das diversas operações, o BNDES injetou 686,8 milhões de reais na Telemar, assumindo 25% do controle acionário da empresa.
     DENGUE, O FRACASSO NA SAÚDE: A população brasileira sentiu na carne a omissão de FHC com a saúde. Em 1998, com uma política tecnocrática, o governo reduziu a zero os empréstimos da CEF às autarquias e estatais da área de saneamento básico. Isto resultou em condições ideais para a propagação da dengue e de outras doenças, já que a decisão decepou um instrumento essencial no combate às doenças e proteção à saúde. Além da dengue, a decisão provocou surtos de cólera, leishmaniose visceral, tifo e disenterias. São doenças resultantes da falta de saneamento. No caso da dengue, o Rio de Janeiro foi emblemático. O ex-ministro José Serra demitiu seis mil matamosquitos contratados para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti. Em 2001, o Ministério da Saúde gastou R$ 81,3 milhões em propaganda e apenas R$ 3 milhões em campanhas educativas de combate à dengue. Resultado: de janeiro a maio de 2002, só o Estado do Rio registrou 207.521 casos de dengue, levando 63 pessoas à morte. É preciso muita competência para organizar uma epidemia daquelas proporções.
     O NEBULOSO CASO DO JUIZ LALAU: Quem não se lembra da escandalosa construção do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, que levou para o ralo R$ 169 milhões? O caso surgiu em 1998, mas os nomes dos envolvidos só surgiram em 2000, com todos eles alegando inocência. A CPI do Judiciário contribuiu para levar à cadeia o juiz Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do Tribunal, e para cassar o mandato do Senador Luiz Estevão (PMDB-DF), dois dos principais envolvidos no caso.
     Num dos maiores escândalos da era FHC, vários nomes ligados ao governo tucano surgiram no emaranhado de denúncias. O pior é que Fernando Henrique, ao ser questionado por que liberara as verbas para uma obra que o Tribunal de Contas já alertara que tinha irregularidades, respondeu de forma irresponsável: “assinei sem ver”. Além de ter pedido para esquecerem o que havia escrito, o ex-presidente tucano aparentemente queria também que a população esquecesse o que assinava durante o seu fracassado governo.
     A FARRA DO PROER: O Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional (Proer) demonstrou, já em sua gênese, no final de 1995, como seriam as relações do governo FHC com o sistema financeiro. Para FHC, o custo do programa ao Tesouro Nacional foi de 1% do PIB. Para os ex-presidentes do BC, Gustavo Loyola e Gustavo Franco, atingiu 3% do PIB. Mas para economistas da Cepal, os gastos chegaram a 12,3% do PIB, ou R$ 111,3 bilhões, incluindo a recapitalização do Banco do Brasil, da CEF e o socorro aos bancos estaduais. Vale lembrar que um dos socorridos foi o Banco Nacional, da família Magalhães Pinto, a qual tinha como agregado um dos filhos de FHC.
     DESVALORIZAÇÃO DO REAL: A desvalorização do real também faz parte do repertório de escândalo da gestão tucana. FHC segurou de forma irresponsável a paridade entre o real e o dólar, para assegurar sua reeleição em 1998, mesmo às custas da queima de bilhões e bilhões de dólares das reservas brasileiras. Comprovou-se o vazamento de informações do Banco Central. O PT divulgou lista com o nome dos 24 bancos que lucraram muito com a mudança cambial e outros quatro que registraram movimentação especulativa suspeita às vésperas do anúncio das medidas.
    Há indícios, publicados pela imprensa, de que havia um esquema dentro do BC para a venda de informações privilegiadas sobre câmbio e juros a determinados bancos ligados à patota de FHC. No bojo da desvalorização cambial, surgiu o escandaloso caso dos bancos Marka e FonteCindam, “graciosamente” socorridos pelo Banco Central com 1 bilhão e 600 milhões de reais. Houve favorecimento descarado, com empréstimos em dólar a preços mais baixos do que os praticados pelo mercado. O pretexto é que a quebra desses bancos criaria risco sistêmico para a economia.
     Apesar da liberação, em um só dia, dessa grana toda, os dois bancos acabaram quebrando. O povo brasileiro ficou com o prejuízo. Chico Lopes, ex-presidente do BC, e Salvatore Cacciola, ex-dono do Banco Marka, estiveram presos, ainda que por pouco tempo. Cacciola vive tranqüilamente na Itália e Lopes foi recentemente condenado pela Justiça, em primeiro instância, a 10 anos de prisão.
     SUDAM E SUDENE , POUCO ESCÂNDALO É BOBAGEM: De 1994 a 1999, houve uma verdadeira orgia de fraudes na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), ultrapassando R$ 2 bilhões. Em vez de acabar com a corrupção que imperava na Sudam e colocar os culpados na cadeia, o presidente Fernando Henrique Cardoso resolveu extinguir o órgão. O PT ajuizou ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra a providência do governo.
     Na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a farra também foi grande, com a apuração de desvios da ordem de R$ 1,4 bilhão. A prática consistia na emissão de notas fiscais frias para a comprovação de que os recursos recebidos do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) foram aplicados. Como fez com a Sudam, FHC resolveu extinguir a Sudene, em vez de pôr os culpados na cadeia. O PT igualmente questionou a decisão no Supremo Tribunal Federal.
     APAGÃO, UM CASO DE INCOMPETÊNCIA GERENCIAL:
    A incompetência dos tucanos, associada à arrogância, por não terem ouvido as advertências de especialistas, levou ao apagão de 2001. O problema foi provocado também pela submissão do PSDB/PFL aos ditames do FMI, que suspendeu os investimentos na produção de energia no país. O fato é que o povo brasileiro, extremamente prejudicado pela crise energética, atendeu, patrioticamente, à campanha de economizar energia, mas foi “premiado” pelo governo FHC com o aumento das tarifas
    para “compensar” as perdas de faturamento das multinacionais e seus aliados locais que compraram a preço de banana as distribuidoras de energia nos leilões entreguistas realizados pelo tucanato. Por causa disso, o povo brasileiro foi lesado em R$ 22,5 bilhões, montante transferido para as empresas da área.

  93. Comentou em 19/11/2005 gabriel vitorino sobreira

    Considero louvavel a posição do presidente em tentar adiar os debates eleitorais para o periodo das eleições.

  94. Comentou em 19/11/2005 João Carlos

    Em 2.006 vote Lulla pro XADREZ. Elle e seus comparsas na maior falácia bolchevique que o Brasil já presenciou.
    Quem tiver estômago que vote na dialética hipócrita do PT, partido de malas, cuecas, fundos de pensão, dos bancos e das BAHAMAS. Caso fosse um cidadão ou uma empresa a fazer o que este partido fez apenas com a remessa de dólares a Duda Mendonça, estaríamos na cadeia e arcando com multas pesadíssimas que obrigariam fechar qualquer empresa, no caso do PT quem rouba tem mérito. Talvez todos nós também devêssemos ter nosso caixa dois, pois como diz Lulladrão é algo comum e corriqueiro. Se FHC roubou, Lulla arrebentou. Por isso vou torcendo que em 2.006 Lulla vá é pro XADREZ, até lá quero usar meu cartão VISA o preferido da Dona Marisa.

  95. Comentou em 19/11/2005 carlos augusto klain klain

    SR. PRESIDENTE, TENHO MUITO RESPEITO POR VOSSA EXCELÊNCIA. NÃO SOU PETISTA, MAS SOU BRASILEIRO. E POR SER BRASILEIRO ESTOU TOR-
    CENDO E ORANDO PARA QUE SEJAS FELIZ.
    A BÍBLIA SAGRADA DEIXOU UM ENSINAMENTO PARA TODOS NÓS ‘É MELHOR CAIR NAS MÃOS DE DEUS DO QUE CAIR NAS MÃOS DOS HOMENS’ . OS HOMENS NÃO TEM MISERICÓRDIA DE NINGUÉM E SÓ PENSAM NO PODER DE MANDAR, MANDAR, E ARRUINAR
    A VIDA DAS PESSOAS, DEPOIS QUEREM LIBERDADE DE IMPRENSA. VÃO PAGAR POR INDUZIR O POVO A ERRO. NÃO ESTOU ME REFERINDO SÓ A ESTE FATO.
    OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE.

  96. Comentou em 19/11/2005 Silvio Cesar Silva

    Não defendo, não condeno, apenas observo. Lendo alguns comentários (alguns bem escritos e sensatos e a maioria de uma infelicidade, hum), bom, acho que não devemos esquecer, que até a eleição temos menos de um ano e tudo pode mudar. Vejamos o caso do Collor, veio do nada e infelizmente tornou-se presidente do país, tsc, tsc,tsc. Alçado a presidência com o suporte da maior formadora de opinião (furada, mais opinão) do país na época e por ela retirada. Acho que não devemos esquecer, que até a eleição tudo pode mudar, pode aparecer alguém, pode não aparecer e vai ser as mesmas pessoas(?) de sempre na campanha de TV, nos debates. Amigos, acho que esquecemos que no fim quem decide é o povo, esse mesmo. Não adianta ficar divagando agora, será apenas um exercício de imaginação e sinceramente uma perda de tempo. Lula será candidato? Provavelmente SIM, porém, acho que o povo usará de bom senso, pois é ele (nós) que diremos nas urnas se o governo Lula foi bom para eles (nós) ou não. Democracia é isso, quem não estiver feliz e satisfeito, pode votar em outro candidato, se quiser pode manter o que está no cargo. Chamar o PT de partido de traídores, para mim é apenas uma troca ingênua. Pois, não pensem que foi apenas o PT e os partidos do atual governo que são corruptos. Se fosse feita investigação séria e isenta em governos passados, não sobraria nenhum, e isso é fato, nenhum partido escaparia da guilhotina. Apenas o fato do atual partido que governa ter sempre confrontado a grande formadora de opinião em toda a sua existência, tal fato de corrupção teria no máximo cinco minutos de espaço na mídia. O que realmente me incomoda não é o fato de denunciar, mais a forma de expor os inimigos, e colocar para baixo do tapete os seus podres interesses. A vida é assim, todos os partidos tem caixa 2, ou tem alguém que acredita em Papai Noel. Acho que filtrar as informações é mais importante posição nesse momento de ‘overdose’ de Mensalão, Correios, Valérioduto, Caixa 2 (PT, PSDB, PMDB, PP, PQP, etc.. TODOS). É isso aí.

  97. Comentou em 19/11/2005 Calypso Velloso

    Nada como evitar a pecha de um presidente,afinal, é com esses gestos que cada UM levará um pedaço do bolo para casa. Calypso

  98. Comentou em 19/11/2005 Calypso Escobar

    Dentre mil incômodos que esse personagem emprega,impiedosamente,aos que se encorajam de ouví-lo,esse é o menor e sempre terá os puxa-sacos para salvá-lo.O homem com o sacrifício de perder um dedo ganha graça de não ser nunca um perdedor nesse país caótico.

  99. Comentou em 19/11/2005 BERNARDINO DE SENA PEREIRA SENA PEREIRA

    MEU CARO WAGNER, O POVO GOSTA DE SER ENGANADO SIM POIS AINDA FALAM EM ELEGER O FHC E COMPANHIA, É PROVA INCONTESTE DE QUE POVO GOSTA DE QUEM ENROLA, ROUBA, ENGANA ETC, SENÃO COMO EXPLICAR ESTES TRASTES SENDO REELEITOS EM CADA ELEIÇÃO? SÃO SEMPRE OS MESMOS DEPUTADOS, SENADORES, GOVERNADORES QUE ESTÃO AÍ , NÃO HÁ RENOVAÇÃO NO CONGRESSO, TAÍ, POVO GOSTA É DE LADRÃO MESMO.

  100. Comentou em 19/11/2005 Marcirio Ferreira de Souza

    O Sr. José Sarney e sua família não satisfeito em ter espoliado, roubado, e masscrado o pobre povo do Maranhão durante 40 longos anos, transformando-se em uma das famílias mais ricas do país, somente com a política; pois os mesmos não herdaram e nunca foram empresários de coisa alguma, que no fim fim de sua malfadada carreira de estadista enganador, que porque quer se apropiar de um patrimônio público do povo do Maranhão; um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, onde já mandou construir até o local onde pretendia ser enterrado. O Padre Antonio Vieira deve está se revirando no túmulo com a petulância deste cidadão. Afinal, para ser comido por vermes pode ser enterrado em qualquer lugar. Ou talvez o mesmo tendo consciência de todo o mal que fez ao povo maranhense em vida tenha receio de continuar fazendo depois de morto. Xô urubu! deixa o povo em paz. Ainda bem que apareceu o gevernador José Reinaldo para estancar a sangria dos cofres do estado. Parabéns governador.

  101. Comentou em 19/11/2005 Mariangela Barreto

    O Lula é o proprio vexame.Quem tiver olhos para ver que veja, está na mídia para todos enxergarem(viva a imprensa livre!!!).
    O ex-lider popular travestido de rei neo liberal, está nú e sujo. Sua arrogância e dos seus asseclas é tamanha que apesar das mentiras, roubos,corrupção, desvio de verbas públicas, crimes contra a ética, contra o povo, contra a dignidade, ainda acreditam que podem ganha uma eleição. Mas que venham, para ser derrotado pelo mesmo povo que acreditou nesses impostores. Venham para ser execrado pela nação que eles trairam, mentiram e ainda pensam que podem enganar,.. que venha o Lula, que venha todo o PT, e todos seus defensores. Nenhum argumento será mais forte que a verdade dos fatos, que a constatação inexorável do desvio de dinheiro, da corrupção, da compra dos votos, do superávit primário para pagamento do capital externo e interno.
    Do contingenciamento das verbas para segurança, saúde, educação, aposentadorias. Já temos até palavras de ordem bem ao estilo petista para lançar em 2006 ..: Lula, a mentira, Pt a traição.. o voto é nossa arma para limpar nossa nação…, isso se o impeachmant não chegar antes,.. se a oposição topar, é fácil, porque sabemos que a tropa do Collor, que nem fez tanto roubo como faz o PT, foi expurgado, porque seria diferente para o Lula? São todos iguais, PT era uma farsa, mas a máscara caiu..

  102. Comentou em 19/11/2005 Carlos Agusto Verçosa

    Olha eu nunca vi tanta oposição a um presidente so pelo preconceito de ele ter sido um operario. vcs so gostam de ser capacho de presidentes formado no estados Unidos como o fhc ate o abiaquel que roubou pedras preciosas qundo ministro da justiça hoje e presidente da comição do mensalão perece píada quem roubou no passado agora é honesto vcs tinha mas que arrumar o que fazer ajudar o homem a governar este paiz em vez de atrapalhar usando o acesso a imprensa que vcs possui tome tento jornalista…..procure o que fazer….

  103. Comentou em 19/11/2005 BERNARDINO DE SENA PEREIRA Sena

    RAPAZ, SE FOSSEMOS ‘XILINDRAR’ TODOS OS QUE TRAÍRAM O POVO, IA FALTAR VAGA PRA BHC, AZEREDO, RORRO, LULU, E ETC….

  104. Comentou em 19/11/2005 BERNARDINO DE SENA PEREIRA SENA PEREIRA

    UAI RAPAZ, O AZEREDO É O CABOCLO MAIS HONESTO DO PSDB, ADMITIU QUE RECEBEU DINHEIRO DO VAVÁ (VALÉLRIO) MAS NINGUÉM FALA MAIS NISSO, É O QUE EU FALO, LADRÃO CHIQUE E LETRADO PODE…

  105. Comentou em 19/11/2005 LUIZ DIAS DA SILVA DIAS

    Todo mundo sabe que o Seu Lula será o candi-
    dato do PT (partido dos traidores), a presi-
    dência.Porque, então,todo esse jogo de cena.
    Sinceramente, não dá pra entender.

  106. Comentou em 19/11/2005 Raul Leão

    Depois do 2º mandato de FHC, achei que não haveria na história desse país uma decepção tão grande. Ledo engano: Lula é a maior piada ( de mau gosto ) que nós, brasileiros, já pudemos colocar na cadeira presidencial. Como sindicalista, Lula fez nome. Como presidente e político, deveria estar no xilindró, que é lugar de ladrão.

  107. Comentou em 19/11/2005 Marcirio Ferreira de Souza

    O mínimo que a população brasileira espera do Presidente da República é que além dele ter responsabilidade na administração da país, é que ele também tenha responsabilidade com o que fala. Com relação ao Senhor Lula, o povo verifica que o mesmo não tem nem uma coisa nem outra. Lamentável

  108. Comentou em 19/11/2005 Geraldo Angelo

    Vamos pensar seriamente nos Senadores Jefferson Peres,Pedro Simon.Procurar ler a história política.Dirão:é do AM ou RG e não são conhecido nacionalmente.Creio,nas próximas eleições,num ‘azarão’correndo por fora.Mesmo sem biografia de domínio nacional,poderá mobilizar os eleitores, com propostas crédulas,sem muito ‘collorismo’.O povo está cansado de promessas de óbras e óbras.Bem explicado o programa,o eleitor vai optar por quem propuzer a varrição do entulho jurídico que atravanca a punição dos maus brasileiros.Necessitamos urgente de duas reformas,pra valer:A jurídica e a política.Sem elas o mensalão vai continuar, com as contribuições pro caixa 2 e as liberações do orçamento, para os ‘mais chegados’.Na inpunidade,obra alguma de cimento e ferro,fará deste nosso país a pátria que almejamos.Nada deterá o crescimento da violência,sem a certeza de que o criminoso será severamente punido, na forma da lei,pois o bandido não tem medo de morrer, mas tem horror de mofar na cadeia;o de colarinho branco treme em pensar na sua ‘nova morada’.Perguntem pro Maluf como foi sua estadia la,de poucos dias.E se souber que a lei é severa e vai ser de anos,com trabalho, segundo a apetidão de cada recluso?
    Sinceramente creio num Sen.Jefferson ou Pedro Simon.É claro que existem outros.
    Os blogs são ferramentas válidas para disseminar a procura de alguém sem comprometimento com o passado nojento, de políticos chafurdados nesta lama fétida.Militam como verdadeiros donos do nosso voto.A democracia nos dá um valioso instrumento, para arreda-los de onde estão.Basta ter vergonha na cara,optar pela moralização, e ‘trair’a quem prometemos o nosso voto(ninguem tem compromisso com o erro).So não podemos trair o Brasil.

  109. Comentou em 19/11/2005 wagner ROBLES

    QUANDO VEJO O FANATISMO DOS PETISTAS ME RECORDO DOS ELEITORES DE PAULO MALUF QUE DIZIAM ‘ROUBA MAIS FAZ’, ME ASSUSTA O PONTO QUE CHEGA UM SER HUMANO MESMO SABENDO DAS’QUALIDADES’ DE UM POLITICO AINDA VOTA NELE, ISSO QUE EU CHAMO PODER DE PERSUADIR, ELES TEM UM ALIBI QUE ME ASSUSTA, SÃO OS FAMOSOS 171 , OU SERÁ QUE AS PESSOAS QUE GOSTAM DE SER ENGANADAS?

  110. Comentou em 19/11/2005 BERNARDINO DE SENA PEREIRA SENA PEREIRA

    SE SÃO CULTOS PODEM ROUBAR À VONTADE, NÃO TEM IMPORTÂNCIA, SÃO LADRÕES CULTOS, TALVEZ O POVO GOSTE MESMO É DE SER ROUBADO POR LETRADOS EM HARVARD…

  111. Comentou em 19/11/2005 Pedro Ramos de Toledo

    André Oliveira escreveu:

    ‘PETISTAS LEITORES: VOCÊS PERDERÃO UMA REELEIÇÃO GANHA PARA A PRÓPRIA BURRICE E ARROGÂNCIA DE VOCÊS,’

    É isso aí, André! Você faz juz à tua profissão. Acho que se você enviar este post para a Folha, talvez te deêm um trampo lá. Afinal de contas somos leitores, mesmo que petistas, e você deixou bem claro como sua classe profissional vê o povo Brasileiro. Já que mesmo petistas, mesmo assim, são cidadãos.

  112. Comentou em 19/11/2005 Omar Thomas

    Para início de conversa gostaria de saber onde está a CPI do Banestado, e os seus CENTO E VINTE BILHÕES DE REAIS, enviados ilegalmente para o exterior, durante o governo mais corrupto que o Brasil já teve, ou seja o de FHC, governo que vendeu, vendeu não deu para seus apadrinhados, com a desculpa de que o dinheiro arrecadado seria para abater a dívida brasileira, está não só não foi abatida, como aumentou de SESSENTA PARA SETECENTOS BILHÕES DE REAIS, aí é muito fácil desviar cento e vinte bilhões via contas suspeitas. Porque será que ninguém mais fala nisto ? – Será porque foram trabalhadores humildes que enviaram estes recursos para fora do Brasil ILEGALMENTE? Aí para encherem páginas de jornais ficam se apegando a disse não disse, houve um lapso não houve. Ora convenhamos vamos tratar de coisas mais sérias do que estas. Também tem cada jornalistinho que é uma vergonha.

  113. Comentou em 19/11/2005 BERNARDINO DE SENA PEREIRA SENA PEREIRA

    É ISSO AÍ COMPANHEIRO, MELHOR LULA LÁ DE NOVO QUE BHC, ESTES DIREITÕES JÁ ESTIVERAM POR AQUI HÁ MUITO TEMPO, NADA FIZERAM PARA O POVO.

  114. Comentou em 19/11/2005 André Oliveira

    Até o rodapé do Palácio do Planalto sabe que o Lula vai se candidatar a reeleição. Agora no tocante a críticas e defesas ao Governo Lula cada um as terá na medida que quiser, mas acho coisa de criancinha ver a turma que defende o presidente delirante e que não sabia de nada mudar de cor como um camaleão: De vermelho socialista para cor de burro quando foge.

    FOI O PRÓPRIO LULA ARMOU A ROUBADA EM QUE SE METEU AO NÃO INVESTIGAR NADA SOBRE O FHC NO INÍCIO DO SEU GOVERNO. ACABOU PASSANDO ATESTADO DE IDONEIDADE A ELES. OU ERA SÓ RETÓRICA OU A LADROAGEM NÃO FOI TÃO GRANDE ASSIM.

    PETISTAS LEITORES: VOCÊS PERDERÃO UMA REELEIÇÃO GANHA PARA A PRÓPRIA BURRICE E ARROGÂNCIA DE VOCÊS, ACREDITANDO QUE NINGUÉM IA SER PEGO. POR MUITO MENOS A MARTA SUPLICY, MESMO APROVADA COMO PREFEITA, FOI DERROTADA POR SUA PRÓPRIA IMPÁFIA.

  115. Comentou em 19/11/2005 José Carlos Gomes Serrão

    Como outros já disseram muito bem, até um recém-nascido sabe que a volúpia de poder do Lula ‘ad caterva’, não se restringe a meros 4 anos de (des)mando.
    Porém, falaram outras verdades, por exemplo, as privatizações de FHC, deixando os mais altos índices para reajuste de tarifas.
    Só nos resta o engajamento em uma campanha universal: anular o voto.
    Já imaginaram o que os políticos fariam sem um mísero voto. É minha utopia.
    E POR FAVOR, NÃO ME VENHAM DIZER QUE É FALTA DE CIDADANIA, QUE É PRECISO ESCOLHER, ETC, ETC.
    Infelizmente, muito pouco se salva entre os políticos e não conheço um só honesto e decente que valesse o meu voto.

  116. Comentou em 19/11/2005 BERNARDINO DE SENA PEREIRA Sena

    Puxa vida, esse povo do PSDb e PFL não querem largar o osso, hein? Já estão aí detonando com o povão faz décadas, por que essa vontade toda de ‘voltar ao poder’? Como se o tivessem deixado alguma vez…

  117. Comentou em 19/11/2005 Ana Maria Bravim Souza bravim

    Se foi um ato falho do sr. presidente, não temos o que discutir.Ele quer ser reeleito. Devemos lutar pela nossos direitos. Vamos as urnas demonstrar nossa vontade, assim como fizemos com o desarmamento

  118. Comentou em 19/11/2005 Odorico Carvalho

    Neste país de vassalos, não admira que uma corja de viúvas de FHC ainda sonhe com a sua – improvável – volta. Não foi esse déspota esclarecido, vendilhão da pátria, que torrou 70% do patrimônio nacional? Não foi ele que chamou os aposentados de vagabundos? Não foi FHC que deixou o funcionalismo sem reajuste por oito anos? Não foi ele que abafou uma dezena de CPIs? Não foi em seu governo que o descalabro da corrupção grassou livre? Quero LULA mantido no planalto. A direita nunca mais!

  119. Comentou em 19/11/2005 wagner robles

    INFELIZMENTE O LULA ESTA FAZENDO TUDO AO CONTRARIO DO QUE DISSE QUE IRIA FAZER, DIZ QUE NÃO SABE DE NADA, DIZ QUE NÃO VIU NADA, AGORA DIZ TB QUE NÃO SABE O QUE DISSE, O POVO TEM QUE PARAR DE TORCER PARA UM PARTIDO OU UM POLITICO COMO SE VC TIME DE FUTEBOL, POIS NÃO É FANATISMO QUE VAI LEVANTAR UMA NAÇÃO, E SIM UMA LIMPEZA EM NOSSO GOVERNO, CHEGA DE MENTIRAS E HIPOCRISIAS

  120. Comentou em 19/11/2005 Pedro Ramos de Toledo

    É interessante ver que a maior parte das críticas feitas ao Presidente (poderia ser o Bush. Foi eleito democraticamente e deve ser tratado com tal, independente se você gosta ou não)Beiram a pura grosseria. A crítica mais decorrente é a afirmação debochada sobre o ‘analfabetismo’ do Presidente.
    E também interessante perceber que os maiores críticos sobre o domínio do nosso Presidente da norma Culta do Português são pessoas aparentemente egressas do nível superior de ensino: Advogados, Contadores, Empresários, comerciantes.
    È ainda mais interessante que tais mensagens contém erros terríveis de português, mostrando assim que os autores tem uma performance linguística, no mínimo, medíocre.

    Sabe porquê? Porque ninguém tem o domínio completo da norma culta, já que esta é uma abstração normativa da língua portuguesa. Se verificar a estrutura gramatical de grupos definidos por classe, região ou mesmo etnia, se verificará que, mesmo fugindo da norma culta, tais linguagens carregam uma estrutura ortográfica e gramatical própria, correta em seu próprio sistema. Logo não existe português ‘certo ou errado’. E se, ainda assim, vocês se identificam com a norma culta da Língua Portuguesa, ao menos aprendam-a.

  121. Comentou em 19/11/2005 Jose Francisco Bento

    Luls é um semi analfabeto não tem nem o ensino médio o curso que tem e profissionalizante nunca foi nada vereador, governador , dep estadual e nem federal ele é como um foquete teleguiado quem governa mesmo são seus assessores. Ele não sabe o que diz, o pt e igual a sarambo da so uma vez.

  122. Comentou em 19/11/2005 Ana Pereira

    Cada povo tem o dirigente que merece! Pobre dos sensatos…

  123. Comentou em 19/11/2005 PAULO SERGIO OLIVEIRA PAIVA

    Sinceramente espero que o Fernando Henrique não se candidate de novo, se o Lula se candidatar tudo bem(mesmo que não ganhe), pois a missão do FHC no seu terceiro mandato será privatizar a PETROBRAS e o resto das estatais Brasileiras, Garfes a parte !!!!!

  124. Comentou em 19/11/2005 Pedro José

    Levaram muito a sério as palavras do presidente. É preciso entender o espírito das coisas. O Programa chama-se ‘café com o presidente’ também conhecido como café com bobagem. Que o pirata do programa da Jovem Pan. Então, tudo certo!

  125. Comentou em 19/11/2005 Maria Elisabeth Almeida Silva

    Lula, o Presidente analfabeto levou o Brasil para o exterior, fez o Bush pedir audiencia, botou americano na cadeia por desrespeitar a nacao brasileira com obscenidades… Mas o FHC letrado, doutor nos states, diploma da Harvard e o caraio chamou o seu, o meu o nosso Brasil de pais de caipiras atrasados e tupiniquins… lembra??? mandou a unica pessoa sensata de seu governo a primeira dama calar a boca porque ele era o presidente e ele deveria falar e nao ela. É isso que voces gostam de ser tratados como subclasse, subdesenvido, sub.. sub… não é seus doutores de gaveta???

  126. Comentou em 19/11/2005 Reginaldo Queiroz

    Quando leio notícias com esse tipo de conteúdo, cada vez mais, fico triste, desolado e temerozo sobre o futuro da nossa nação. Homens de estirpe tão pôdre e pobre em todos os aspectos, ainda tem a audácia de pensar em se manter no poder. Temos que amar mais o nosso país e estirpar de vez esses vermes da política brasileira. Suplico a todos que amam a pátria ‘ AMEM O BRASIL, É A POTÊNCIA DO MUNDO MODERNO’.

  127. Comentou em 19/11/2005 Pedro Ramos de Toledo

    É triste ler neste espaço as mesmas críticas alardeadas na Imprensa Gorda. Não há uma única análise original. Não há senãos. Não há porquês. Há apenas a instauração de uma caça às bruxas sobre o governo Lula e para isso não faltam inquisidores.
    O discurso golpista da imprensa foi absolutamente efetivo, trabalhando em duas esferas distintas: Demonização o Governo atual em cada ato; política externa, economia, projetos sociais, ensino superior, ensino médio e fundamental, planejamento, políticas estratégicas de minas e energia.
    O segundo aspecto é o mais assustador: criou-se o marco zero da corrupção. Desta forma não apenas a bandalheira tucana e pefelenta foi perdoada, como tais partidos, famosos pelo índice altíssimo de corrupção em seus governos, foram alçados pela imprensa – quer de forma ativa ou omissa – como baluartes da prática pública do País. A crise do mensalão e caixa dois soterrou os BILHÕES DE DÓLARES estraviados em práticas corruptas no Banestado e Banco Marka. A partir de agora, esta é a MAIOR BANDALHEIRA DA HISTÓRIA REPUBLICANA. O serjão, que o diabo o tenha, nunca fez nenhuma prática escusa: esquecemos até as gravações COM A VOZ DO FHC, organizando a propina da privatização da Telebrás.
    O governo Lula deve ser isento da culpa pelos crimes cometidos? É óbvio que não. A esquerda Brasileira clama pela punição de todos os envolvidos mesmo que doa na carne do próprio presidente. O problema é utilizar estes escândalos de forma política, alçando os velhos grupos políticos tão conhecidos no Brasil ao poder, isentando-os da culpa histórica pela nossa miséria na qual chafurdam.

  128. Comentou em 19/11/2005 Tarquinius Aguiar

    Sentimento de tristeza, de que a mediocridade a tudo invade, de cidadania no esgoto…..

  129. Comentou em 19/11/2005 Haroldo Dantas Silva

    Tenho assistido entediado o debate político que se estabeleceu acerca da disputa na eleição presidencial do ano que vem. O nosso presidente (a letra minúscula é proposital) e sua turma de dirceu´s, mabel´s, sombras, valério´s etc etc etc têm zombado da cara e da paciência dos brasileiros na certeza de que a letargia que acomete o Povo Brasileiro é eterna, já que foi implantada aos poucos durante os últimos anos, quando nos retiraram a educação pública, a saúde pública, a segurança pública, a esperança etc e nos impuseram uma das mais brutais cargas tributárias do mundo e a maior taxa de juros do mundo. Espero que no ano que vem o povo dê o troco. Contudo o triste de tudo e de nosso futuro é que percebo que o desdem decorre da certeza de eventualmente não termos opção. Não temos homens públicos que pensem na Republica como ‘res publica’. Nossos homens públicos estão pouco ligando para o povo e na certeza de que este está idiotizado, preparam apenas bons discursos (jamais cumpridos) para obter a eleição ou reeleição e o povo, onde está o povo. A ética politica só existe enquanto não se tem o poder nas mãos, depois, vale tudo, inclusive ficar dando uma de tolo dizendo ‘ainda estou pensando se me candidatarei’. ISSO É RIDICULO. É lógico que desde o primeiro dia de governo o lula (e olhem que o idiota aqui acreditou no discurso ético dele) não pensa em outra coisa senão a reeleição, senão como manter a mordonias de silvinhos, delúbios, lulinha júnior e lulinha brother… é preciso manter o poder, mas ao que parece ele acha que também é preciso continuar a enganar os idiotizados. Estou tentando entender o por quê? Acho que estou muito idiota também.

    Haroldo Dantas

  130. Comentou em 19/11/2005 Carmem Arruda Teófilo

    Não adianta esse cara é uma anta.

  131. Comentou em 19/11/2005 Gilson Rogério

    Na altura do campeonato não devemos mais usar o termo lamentável, mesmo porque as gafes, escorregões e outros bichos vem sendo cometidos desde o início desse governo inculto.

  132. Comentou em 19/11/2005 LUCIA

    ACORDAQ VOCE SEU TOLO!!!O QUALQUER OUTRO PODIA ERRAR O LULA JAMAIS´PORQUE SEMPRE SE MOSTROU ACIMA DO BEM E DO MAL,O SEU GOVERNO NUNCA DEVERIA NEM PODIA DEIXAR ROUBAR!!!!!QUANTA HIPOCRISIA E AINDA TEM GENTE QUE É E QUER CONTINUAR SENDO CEGO!!!!

  133. Comentou em 19/11/2005 Kelmo Oliveira

    Disputar a próxima eleição presidencial para tentar se reeleger não seria nenhuma surpresa para nós brasileiros. Agora surpresa será a caixinha de promessas que virão, não só por parte de nosso agora viajado presidente, mas também dos dinossauros mais que oposicionistas, diríamos oportunistas com idéias neo ‘bastilhisticas’ arraigados na sintonia de poder. Serão estas promessas novamente descumpridas? Todos sabem a resposta ou se não sabem irão saber, o tempo não esconde absolutamente nada.
    O crescimento econômico medíocre do país em relação as outras nações, até mesmo das do cone sul, principalmente por causa dos juros que continuam na órbita lunar, mas que foram tão ferozmente combatidos pelo Sr.Lula e seus ‘companheiros’ em um passado tão recente, isto sem falar da saúde pública falida, a educação aos trancos e barrancos, o desemprego ainda em um estágio nada salutar para uma economia tão gloriosamente exaltada,a pasta dos transportes ainda existe? E aquele que era excepcional do extraordinário, o que andará fazendo? O que continuamos (nós o povo)a observar é um tsunami avassalador de corruptos e corruptores todos inocentes (é claro).
    Será que realmente é hora de se falar em eleição???

  134. Comentou em 19/11/2005 Patrícia Dutra

    Gente, leiam os comentários dos jornalistas, dos colunistas, ouçam as rádios, vejam os notíciários da tv e programas sde auditório, observem os comentários e as ações da oposição e também os depoimentos dos nossos amigos nesta lista: é muito engraçado! É um desespero só! kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! LULA PRESIDENTE!!! DIREITONA, FHC E CIA JAMAIS!!!!! LULA 2006 PRESIDENTE!!! TÁ TODO MUNDO QUASE SUICIDANDO SÓ DE PENSAR QUE VAMOS MANTER O LULA PRESIDENTE!!! FINALMENTE QUEM GOVERNA PARA O POVO, PARA A MAIORIA, VAI CONTINUAR NO PODER!!! ISSO É DEMAIS PRA VCS, NÃO É???

  135. Comentou em 19/11/2005 ademar silva neto

    meus amigos leitores, o Presidente LULA, acabou-se, tinhamos esperança mas…ela não veio. O governo mais corrupto que o Brasil ja teve, e Presidente que não cumpre a palavra que dá, não pode ser Chefe Supremo das Forças Armadas, porque nosso lema é: não mentir para os subordinados e ele mentiu para a nação. Adeus LULA adeus PT

  136. Comentou em 19/11/2005 Elival Campos

    Até meu filho de 10 anos sabe que ele será candidato, ou alguém acreditaria que ele quer perder essa ‘BOCA’. além que correr riscos com futuras auditorias

  137. Comentou em 19/11/2005 Patrícia Dutra

    A todos que escreveram atacando Lula e seu governo, saibam de uma coisa: ninguém chuta cachorro morto não!! Se vcs estão chutando tanto e com tanta força é porque nosso Lula tá vivo e com mais força que nunca! Vcs são um bando de conservadores preconceituosos, jamais entenderão o que é governar para a maioria porque vcs se julgam o umbigo do mundo! Vcs jamais vão aceitar o Lula, mas vão ter que engolir porque ele é um sucesso! Se não fosse, vcs não estariam assim tão raivosos!!! bjs pra todos e muita paz!

  138. Comentou em 19/11/2005 magda barros

    na apologia da ignorancia,no exemplo para os mais jovens de que o estudo nao e nesserariao para se governar um pais assitimos as barbaries demagogas,provalvementes mal memorisadas

  139. Comentou em 19/11/2005 José Santos

    Quem pede socorro sou eu como basileiro. Não aguento mais, ver um Presidente tão dúbio em suas atitudes. Só sabe o que lhe interessa (hehehe). O homem está beirando o ridículo. Mais, o povo, já sabe o que fará em 2006. Errar é humano, mas continuar no erro, é burrice. Nunca mais pro ALÍ BABÁ E SEUS 40 AMIGUINHOS

  140. Comentou em 19/11/2005 marco aurelio franco

    devemos sim acreditar na reeleiçao do sr luiz inacio lula da silva pois a ele merecemos. Pessoa de alto nível cultural que sempre é acompanhado pela sua muda esposa em viagens e sempre com sua bolsinha a tira-colo onde deve carregar a agua benta pela qual o mesmo é apaixonado além de não ver sentir e não saber de nada um verdadeiro santo que acredito que após morte será forte candidato a SANTO.
    2006 PARA PRESIDENTE LULALAU E SUA TURMA O PRESIDENTE QUE NADA FEZ E NADA CONSTRUIU NEM UM BARRACO

  141. Comentou em 19/11/2005 Ester

    Cara, vê se acorda!!!!!!!!!!!
    Se o Lula está ‘dando mole’ aos mais favorecideos, aos banqueiros’, o que vc tem a dizer então do sr. FHC, que foi o papa dos mais favorecidos. Foi justamente o governo dele que as empresas brasileiras quebraram em série, por favorecimento do governo ao capital estrangeiro. Teve empresário brasileiro que quebrou e foi morar na rua.
    Acorda!!!

  142. Comentou em 19/11/2005 Marcelo Jatoba Araujo Jatoba

    Infelismente temos um presidente, fraco sem pulso, sem determinação, até hoje só reclama de herança maldita e já se passou 36 meses. A unica coisa que funciona é a econômia, pra atender ao superavit e quanto isso SAUDE, EDUCAÇAO E SEGURANÇA um zero a esquerda sem liberação de recurso. Mais critica governos anteriores, como?.VERGONHA e humilhação para nós brasileiros.O amigo do LULA-LA, fala que vai visitar a terra sem LEI o BUSHE, O BRASIL precisa de inimigo?

  143. Comentou em 19/11/2005 carlos alberto fernandes

    Gostaria de saber porque psdb e pfl nao pedem a saida imediata do lula da presidencia. Até o presidente da oab já afirmou que basta um partido fazer o pedido. È muita lama no pt e eu ainda vou ter que aturar esse analfabeto ate o ano de 2007.Socorro oposiçao me ajudem.

  144. Comentou em 19/11/2005 Lenira Lima Lima

    è vergonhoso para a nação, ver o que este presidente anda fazendo com o pais.Ele esta passando papa na boca dos menos favorecidos, está agradando aos banqueiros, e está sufocando as empresas.Onde vamos chegar se dermos mais quatro anos a este’politico que veio do povo’, e que hoje nao olha para este povo?

  145. Comentou em 19/11/2005 MAGNO REIS ANDRADE ANDRADE

    O político e goiano Sandes Júnior, do PP, percebeu com fantástica velocidade, que jornalista algum havia entendido as palavras ditas pelo presidente da República. O presidente disse que seria candidato nas próximas eleições presidenciais. Equivocadamente os jornalistas presentes assim entenderam. Em tempo, o Sr. Sandes Júnior provocou o esclarecimento final, e todos ficaram sabendo que a expressão “Vou, sim, disputar as eleições” significa, em verdade, ‘Não vou disputar as eleições.

  146. Comentou em 19/11/2005 Ester

    Pois, mesmo não sendoo petista, eu quero ver é o FHC sair candidato, para ser derrotado. Porque se for eleito, desta vez vai privatizar a troco de banana o Palácio do Planato, o Congresso e sei lá o que mais.
    Tomara que o povo não faça essa besteira de colocá-lo de volta lá (se não ficou claro, falo do FHC).
    Aliás, está difícil porque não se tem muitas opções, haja vista as administrações fraquíssimas dos tucanos Alckimin e Serra.

  147. Comentou em 19/11/2005 rafael pinto

    MEU QUE BOBEIRA PROBLEMA É DELE SE ELE VAI SE OU NÃO O QUE VAI MUDA SABE ISSO AGORA VÃO CUIDA DE SUAS VIDAS RS

  148. Comentou em 19/11/2005 einar nobrega

    os comentarios a favor do lula sao muito parecidos com o pensamento do mesmo, nao sabem e nao querem saber de nada, pois nao sabem que o lula e contra a reeleiçao, pois nao sabem que a politica economica e a mesma desde o governo do itamar ao qual fhc era seu ministro da economia, pois nao sabem que lula criticava as viagens de fhc,pois nao sabem que se fhc tivesse privatizado bco. do brasil, correios, petrobras a robalheira de lula teria sido bem menor, pois nao sabem de nada…….

  149. Comentou em 19/11/2005 carlos alberto fernandes

    Esse sr que alguns chamam de presidente passou quatro anos cometendo lapsos, em uma só entrevista ele diz e desdiz várias vezes.O mundo todo viu o waldomiro pedindo dinheiro ao cachoeira em audio e video e ele disse que era denuncia vazia. Cara de pau. Vai arrumar um emprego sr inacio porque voce nunca trabalhou.

  150. Comentou em 19/11/2005 josé henrique paiva dos reis lisboa reis lisboa

    descobriram a polvora!!!
    vamos parar com essa ipocrisia, quem ñ sabe que existem centenas de politicos donos de veiculos de comunicação(‘regalo’deste e de outros governos)
    será que é tão importante saber se o Lula, o Serra, ou seja lá quem for, será candidato
    daqui a um ano?
    É a imprensa que induz a esta antecipação desnecessaria. Há coisas mais importantes para serem descutidas!

  151. Comentou em 19/11/2005 Marcos Melo

    Eu fico me perguntando a relevância desse assunto, para merecer toda essa repercussão. Quem é que não sabe que o Lula será candidato?!

  152. Comentou em 19/11/2005 Claudio Ribeiro

    Não devemos justificar erros da epoca de FHC para defender Lula, devemos SIM, perceber que tivemos um governo ruim com FHC e agora PESSIMO com LULA. Não podemos deixar de punir ladrões, Senadores, Deputados agora,só porque não foram punidos no passado, isso nao!! temos que limpar esse cerne horrivel que ronda nossa Politica Nacional de uma vez por todas, lembrar do passado é sofrer varias vezes no presente….chega disso!
    Acho que se Lula tivesse o minimo de decência..ele não se canditaria nem para Lider Sindical…e FHC tambem abandonasse sua candidatura. Devemos renovar as possilidades de mudança reais em nossa Nação.Colocar gente nova e decente…temos que começar logo…e nao daqui a 20 ou 30 anos.

  153. Comentou em 19/11/2005 carlos ready fochesatto

    Fábio Marçal é da Radio Guaiba e não da Rádio Gaúcha.

  154. Comentou em 19/11/2005 neuzivaldo costa

    Muito agoro acaba afetando as boas pessoas.
    Neste caso, acho que o desejo da maioria dos brasileiros, dos meus amigos , dos meus colegas de trabalho e de minha família, fez com que nosso PRESIDENTE absorvesse nossa corrente de fé em sua candidatura e cometesse o lapso de antecipar oque já sabemos.

  155. Comentou em 19/11/2005 Francisco Tadeu da Silva Tadeu

    Por que não? Quem seria o outro ideal com as diferenças necessarias no panorama politico atual que vemos todos os dias na TV?

  156. Comentou em 19/11/2005 Almir Gomes

    Tem que se tomar muito cuidado hoje e, não somente com os que tem representação politica, quer sejam eles presidentes, deputados ou senadores mas, tambem, com a imprensa pois, dona de um quarto poder também
    comete seus erros e procede em causa própria.
    Todo cuidado é pouco, principalmente o que nos fazem ouvir forçadamente. Antes de se acreditar naquilo que falam, pense, reflita e guarde para você quer seja para politicos quanto para a imprensa, pois a mesma tambem não é ‘flor que se cheire’.

  157. Comentou em 19/11/2005 Paulo Cesar Santos

    A preocupação excessiva com declarações desta natureza é estéril, já que, com todas as condições de ser reeleito Presidente do Brasil é natural que mais cedo ou mais tarde o anúncio seja nesta direção.
    Lula tem todo o direito de concorrer a reeleição. Se anunciar sua intenção agora estará cometendo algum crime? Tenho certeza que não! Então está na hora de deixarmos de ser hipócratas e sermos realistas o Presidente é canditado e será reeleito.

  158. Comentou em 19/11/2005 Roberto Jardim

    Os políticos do PFL e PSDB tem razão em parte. Lula está longe de ser o presidente que o Brasil merece. Só que é o melhor presidente que conheci. Nos eleitores devemos olhar para a frente e procurar alguém melhor que ele e não voltar às RAPOSAS RABUJENTAS DO PASSADO. O bom saldo da nossa balança comercial deve-se à tão criticada peregrinação terceiro-mundista composta pelo presidente e empresários. Quem estudou economia nos anos 50 e 60 aprendeu que o desenvolvimento viria com a industrialização, só que o mundo mudou. A automação industrial baixou os custos dos manufaturados e o que ganha mais volor no mercado é lazer (turismo), energia (alcool=renovável) e comida meeeesssmo!
    Alguns jornalistas de economia, caronas de opiniões alheias, não enxergam o que o nosso presidente ‘quase analfabeto’ já sabe há muito tempo

  159. Comentou em 19/11/2005 Bento souza

    O Lula tem todo o direito de recandidatar. E porque não?

  160. Comentou em 19/11/2005 Dino Mendes Silva

    A culpa do incidente é da assessoria de emprensa da presidencia. Pois todos deputados, senadores passam por aula de dicção e expressão e outras formas, porque nosso presidente não teve????

  161. Comentou em 19/11/2005 Nadia Dias

    Me parece que quanto ao nosso Presidente ele se encontra na época da caça as bruxas. No governo anterior era praticado o tão difamado caixa 2, mas só no governo atual alguém parece estar na iminência de ser punido. Pergunta que não quer calar: o que fez o sr. FHC no governo anterior de tamanha bravura ou ‘ética’? Não vejo hoje nada de diferente entre um e outro, mas o que me faz pasmar é porque o atual Presidente tenha que ser ridicularizado? Percebo aí uma discriminação social com total apoio da mídia. Hoje pagamos os enormes feitos do anterior governo, então porque o nosso Presidente não pode sair para uma releição, se hove também escadalos sucessivos nas gestões anteriores? Realmente tudo acaba em Pizza aqui e os donos das Pizzarias são os Lobistas do Congresso, a Imprensa, e os Novos Romanos (EUA).

  162. Comentou em 19/11/2005 ana cruz

    O Fernando Henrique, criador da reeleiçao, conseguida com verba liberada aos nobres parlamentares, pode. O Lula nao pode. Vcs. estao morrendo de medo do Lula e pode ter certeza, o povão que elege, se identifica com ele, que será reeleito, quer vcs. queiram ou nao.

  163. Comentou em 19/11/2005 Maria Tereza Abreu

    A única opção ao governo Lula (PT) é não largar o poder. Embora esteja naufragando num mar de lama o barquinho da oposição já afundou há muito….E os TITÃS DA MORALIDADE
    VÃO À CAMINHO DO TITANIC.
    . MARIA TEREZA

  164. Comentou em 19/11/2005 Carlos Dias

    Bem, seria de bom senso da parte do Sr. Lula não se candidatar mais nem para presidente do sindicato dos metalúrgicos no ABCD, depois da mudança de rumos que ele deu às esperanças do Brasil, ou seja, dos céus para o inferno…Enfim, e muito melhor seria, é claro, que o outro EX-PRESIDENTE, voltasse prá França…lá é lugar de intelectuais fúteis como ele…Neste momento o Brasil está precisando de Homens, mas Homens mesmo com AGÁ BEM MAIÚSCULO MESMO, para governar como se deve…para o Povo nobre e trabalhador deste País e em prol do nosso País e não a serviço próprio ou de terceiros ou estrangeiros…Mas como disse um dia e faz tempo heim,…o cientista político Bolívar Lamounier….o povo tem que votar e errar, pos só se aprende errando….e nós brasileiros estamos cansados de tantos erros…: Erramos no Collo, erramos no FHC versão 1, erro pior ao elegermos a versão 2 do FHC e agora o pior erro…o erro da esperança, enterrada na falsa dignidade do PT e de seus membros…erro lamentãvel e que não dá prá voltar atrás….mas o nosso consolo (brasileiros) é que teremos novas eleições sempre…(?), assim espero…
    Um abraço a todos os brasileiros de discernimento…PT…nunca mais e PSDB, muito menos…Socorro!!! Precisamos de alternativas!!!!!!
    Carlos

  165. Comentou em 19/11/2005 antonio Pedro Antonio

  166. Comentou em 19/11/2005 antonio Pedro Antonio

  167. Comentou em 19/11/2005 José Irmão

    se alguem não sabe as coisas como sabe governar
    Lula não sabe. Como pode eleger um governante que não sabe.

  168. Comentou em 19/11/2005 Mário Gontijo Gontijo

    Ou eu sou muito burro ou você muito inteligente ou PSDBista com dor de cotovelo.
    Não vi onde está o ‘vexame’!

  169. Comentou em 19/11/2005 vjc

    Lula é candidato sim a ‘maior cara de pau do mundo’, e vai ganhar em todos os países.

  170. Comentou em 19/11/2005 nghg tgthgh

    ghghg

  171. Comentou em 19/11/2005 ROBLEDO LUIZ DE OLIVEIRA

    Acho que os nossos políticos de Governador Valadares estão muito devagar na tentativa de influenciar nossas autoridades maiores no sentido de desvendar e resolver rápido o caso do nosso conterrâneo Jean (Gonzaga-(MG).

    Será que vão deixar os ingleses nos enrolar até o caso cair no esquecimento?

    Se fosse o contrário, já teríamos brasileiros presos e expulsos da corporação, tranquilamente!

    Roblêdo Luiz de Oliveira
    11 7187-2935
    11 3271-1431.

  172. Comentou em 19/11/2005 ismael rejes

    Amigo e os educados o que fizero pelo nosso pais RESPONDA por favor,venderom tudo e muito e nada fizerom por nos o desemprego que deixarom de harança. e uma economia fraudulenta pense antes de falar bobagens sim nossso pais e hum dos mais analfabetos de nossa pobre e rica America Latina, as faculdades são comparadas a qualquer colegio tecnico para se ter educação de classe voce tem que estudar en colegios de primeira linha e quando o povo pode comenzar a ter colegios como os particulares tiram a quem os fez e os projetos são parados verifique os CEUS en saõ paulo, e compare que fez JOSE SERRA, candadatavel a presidente informese e vera a excremencia da politica nestas pessoas que hoje fazem oposição para obscurecer o sucesso do atua presidente que fala como la maioria dos 170 milhoes de brasileiros fala, come e bebe o que a maioria dos 170 milhoes faz, usa zapatos e roupa do que aqui se produz e não como nossos antigos presidentes macaos faziam vestian roups de grifes,e comoaim e bebiam nas nossas costas, do melhor mais o cheiro de macaco fica.

  173. Comentou em 19/11/2005 Ronaldo Gomes da Silva

    Quero que o Lula seja novamente presidente deste país, não podemos voltar a política de privatizações do governo FHC.

  174. Comentou em 19/11/2005 ROBLEDO LUIZ DE OLIVEIRA

    Ora, ora, nós poderíamos todos, ao invés de ficar ‘bisbilhotando’ as falas do nosso presidente, concentrar as nossas atenções e esforços no sentido de trazer à tona as investigações de todo o transcurso da gestão Eduardo Azerêdo, durante sua desastrada passagem pelo governo de Minas Gerais.

    O cara entregou de bandeja, ao Itaú, o Banco do Estado de Minas Gerais – BEMGE. Pior, os funcionários perderam milhares de reais. Isso é que ROUBO QUALIFICADO. Esse Azerêdo, ao invés de numa cadeira do senado, deveria estar é no fundo do ‘xilindró’, pagando pelos seus atos, ‘funestos’ contra a economia mineira, praticados durante o seu famigerado governo.

  175. Comentou em 19/11/2005 Helio Ramos de Oliveira

    Senhor Presidente, é facil entender porque tudo nesse pais é moroso e incerto, pois se nem seu desejo é absoluto como pode uma pessoa assim ser o lider de uma nação.
    Senhor Presidente, fiz campanha para elege-lo contra o Collor, mas hoje devo desculpas ao Fernando Collor de Melo diante das armações que o seu partido e digo seu, porque ele lhe pertence e qual será a ajuda que o povo deve esperar de um ‘Lider’que não acredita nem em sua vontade.
    Senhor Presidente, veja Carlo Magno ao invés de Bush. Construa uma nação ao invés de se apropriar-se dela.
    Não é sempre que temos serviçais dispostos ao nosso lado é melhor ter razão.

  176. Comentou em 19/11/2005 valdir ramos

    É isso ai Lula…
    Vc é uma pessoa simples como 130 milhoes de brasileiros… continue firme.. e se vcs, inclusive o editor da materia, conhecer um jornalista não tendencioso, pode falar… parece-me que todos estão de algum lado. Uns do governo e os outros, os que não estão mamando nas tetas, estão tendendo a opsição ao governo. É tudo farinha do mesmo saco. Sempre estão sub-liminado suas mensagens e nós, os idiotas, com pose de intelectuais ainda caimos nessa…
    Dizem que pior do que não ler jornal é a pessoa que somente ler um jornal. Com os jornalistas que temos, eu estou convicto que pior do que estes dois tipos de pessoas é quem gosta de ler vários jornais…Esse tá ferrado.

  177. Comentou em 19/11/2005 Robledo Luiz de Oliveira

    Pessoal, acho que tem muita gente por aí que não tem o que fazer. Eu fico ‘boquiaberto’ quando vejo comentários a respeito do que disse que ‘disse o presidente da república’. Ora, Lula é um ser humano como qualquer outro. Entretanto, não se admite que ele cometa equívocos, não se admite que ele diga o que não queriam ouvir seus inimigos e, também, não se admite que ele seja espontâneo.

    Se eu fosse o presidente da república, juro que mandaria esse pessoal da mídia impressa, televisiva e radiofônica, todos esses que se ‘auto-julgam’ donos-da-verdade, mandaria-os todos plantar favas.

    No próximo pleito votarei em Lula para presidente, muito embora eu não seja petista. A economia brasileira vai bem, obrigado. Ou seja, suponho que seja essa a particularidade que incomoda tanto as oposições.

    Lula, presidente novamente. E não há esse negócio de que o ‘cara’ não tem escola. Tem sim: ele formado pela Universidade da Vida, que é a melhor na formação de cidadãos. Lula, no caso, é um cidadão convicto de sua responsabilidade em defender os interesses sociais e da população mais carente desse grande país.

  178. Comentou em 19/11/2005 alexsander maciel

    é ingenuidade de nossa parte,acreditarmos que lula não vá se candidatar á reeleição.

  179. Comentou em 19/11/2005 flavio scherer scherer

    Ora Sr estamos vivendo hoje, uma chuva de mentiras, principalmente vinda de políticos, mas não é só mentiras, como o pt, tem o dom para faze-la; pois hoje os acursados e comprovados esquemas de corrupção estão aí para todos verem, mas é passado como se não há nada de errado. Chega-se a conclusão que o que temos que encinar aos nossos filhos é não estudar mais, levar vantagem em tudo e contra todos, como é o lema hoje do PT, aonde iremos chegar com todas essas pizzas assadas em Brasília, uma já ficou pronta, como todas as outras também ficarão, que pena olher este país tão rico e governado por gente tão esperta, para nãoa chamá-los de outra coisa.
    flavio scherer RG 03756438lo-6 Tel 042 32256805
    Ponta Grossa,PR

  180. Comentou em 19/11/2005 ismael rejes

    Meu amigo me diz por favor onde temos jornalistas sim o que nos vemos na midia não são nada mais que BOLOS DE RECEITA que os donos das emissoras de TV querem que saim para o ar.NESTE pais atualmente todos se rindem a la TV GLOBO, porque não conseguierom os emprestimos solicitados para saldar suas DIVIDAS, como os outros governos assim o faziam, eles queriam que o BNDES, financiazem as dividas por eles adquiridas,e como o atual governo não o fez
    tentan velipendiar-lho, e falando e inventando bobagens que en nada a beneficiar a nosso pais, esta na hora de dezirmos BASTA de FHC,GEREISSATI da vida alma da COCA-COLA, porque este fazendeiro dono da fazenda CEARA, e que utiliza el famoso voto cabresto, espia da COCA COLA não defendeu ao Dono da DOLLY porque sera que a COCA_COLA fala ta~alto neste nosso pais,porque sera que este Sr, se elege, o TSE, na epoca das eleições deveria de entra na COCA_COLA de MARACANAU em fortaleza para verificar como este |Sr. distribui, onnibus para levar seus funcionarios a votar, isto na~deveria ser penalizado por ley, de isto ninguem fala menos os trabalhadores que en ela laboram porque sim não perdese o emprego, e podem sofrer outras penalidades piores, isto o SR, gereissati chaman de DEMOCRACIA, atualmente isto e democracia porque o atual governo nada tem impedido, LULA e um dos presidentes post dictadura o mais competente e honesto e me atrevo a dizer o mais democrata de todos, porque tem deixado as CPI funcionar e não como FHC, que todas as impediu e agora quer cantar de galo, no governo dos outros e quando ele estive no poder porque não o fez. simplesmente por pura IMCOMPETENCIA, e o PFL, somente sera governo sim existir outra DICTADURA,como os famosos deputados bionicos.

  181. Comentou em 19/11/2005 binho

    OS TUCANOS DESTRUIRAM O BRASIL DURANTE 8 ANOS E AGORA CRITICAM.EXISTIA MUITO MAIS CORRUPÇAO COMPROVADA E AGORA AINDA NAO CHEGOU ATE O FINAL DAS IVESTIGAÇOES.OS ABUTRES ESTAO JUNTOS DE NOVO:ACM,NETO,BORRANSEM,ETC

  182. Comentou em 19/11/2005 Joselito

    90% dos coisas ruins que acontecem no Brasil são causadas pelos meios de comunição e pela imprensa. São eles que recebem dinheiro dos políticos corruptos para transformá-los em ‘santos’. O que o Galvão Bueno faz para que o RONALDINHO não perca o título de fenômeno é uma depravação. Me lembro quando a Zélia foi anunciada como ministra do COLLOR, o PAULO HENRIQUE AMORIM entrou ao vivo na GLOBO dizendo que a comunidade econômica da europa e Estados Unidos estavam delirando com a escolha (ninguém conhecia a Zélia). A nossa imprensa é mais corrupta do que 1 milhão de maluf´s. Quando se levantou a hipótese de criar um conselho para regulamentar as ações da imprensa, eles acharam um absurdo. Têm medo de perder este poder de barganha, de distrocer a realidade…
    Considero LULA e o PT vítimas de um sistema de corrupção. Lula estava preparando um golpe, não para a nação, mas, sim para essa direita e estes órgãos de imprensa safados que controlam nosso país. Pena que foi descoberto antes da hora. Lula descobriu que só mudaria o Brasil se unisse a essa podridão que aí existe, dando-lhes um golpe. Pena que fracassou !!!!! Mas não existe ninguém com a força do LULA e do PT, que possa combater a bandidagem que impera no país. VOLTA LULA !!!!!!!!!!!!!!

  183. Comentou em 19/11/2005 edson nascimento rodrigues

    em todo o campo de negociação, há o lado que quer ganhar a qualquer custo, e o lado que quer ganhar com responsabilidade, a onde as duas partes ganhem, pois bem o Lula é a parte a onde todos ganham, pois se ele quiser ele diminuiria os juros e daria um bom salario minimo para o povo, e ai o povo brasileiro amargaria um retrocesso financeiro de 10 anos, onde o rombo afetaria toda a nação, não é so ganhar as eleções, e manter o nosso pais em pé de competição no mercado internacional, e não só pensar no mercado interno, pois vivemos de comercio exterior, onde trazemos mais investidores para o nosso pais, criando mais empregos e mantendo uma politica financeira atraente ao mercado externo.
    parabens lula, por pensar no pais, e não pensar em como os governantes do passado, que só quiseram prejudicar o nosso pais, com medidas eletoreiras.

  184. Comentou em 19/11/2005 sergio delgado

    parece que a midia neste pais está tão perdida quanto todos esses governos (atual e anteriores), creio que se a midia fosse um pouco mais inteligente estaria trabalhando em beneficio do povo e nao dessa corja que assola o pais.
    a midia deveria estar informando aos brasileiros quais são as vias para derrubar este sistema sujo e anti-nacionalista, como acabar com a imunidade parlamentar através de plebicito, como mudar as leis absurdas que protegem os que roubam…Uma midia mais inteligente e menos sensacionalista…uma midia democrática e voltada para os interesses do crescimento da nação…de bla bla bla ja estamos cansados.

  185. Comentou em 19/11/2005 Roberto Pacheco

    O Jornalista Bahiano da Rádio Metropole FM de Salvador, que ao perguntar a Lul,a se o mesmo seria candidato, ouviu na abertura da resposta a frase ‘só poderia ser um bahiano pra me perguntar uma coisa dessas’, so poderia sim sr Lula, um bahiano, inteligente, perspicaz e de sacadas geniais em momentos interessantes como o Mario. Comparo ele a Jô Soares, no seu jeitao de arrancar de seus entrevistados o que quer, de forma inteligente. Parabens Mario, continuo seu fã. Bahiano porreta !!!

  186. Comentou em 19/11/2005 MMarcos Tadeu Faria

    É evidente que o PT não possui candidato a Presidêcia a não ser o próprio ‘Lula’. E o mesmo deixou claro em sua entrevista ontem, tentou disfarçar mas todos nós já sabemos que o mesmo é candidato. Ótimo, será a chance do Sufrágio mostrar sua opinião sobre este governo, que deverá ser derrotado não por causa do ‘Mensalão’, mais por incompetência do Sr. Lula.

  187. Comentou em 19/11/2005 Julio

    É impressionante a má vontade contra Lula, qualquer coisa que faço ou diga, é motivo de piado ou chacota. Ele por ter visto um DVD pirata, teve quase pedida uma CPI pra isso. Ora senhores, por favor, vamos deixar de picuinhas e vamos pro debate sério e sadio.Pra encerrar a conversa, vamos falar na eleição de 2010, pois a do ano que vem JÁ ESTÁ NO PAPO. É LULALÁ OUTRA VEZ

  188. Comentou em 19/11/2005 Joselito

  189. Comentou em 19/11/2005 Nelson Morais

    Em que pese ter sido um ato falho do presidente ao afirmar que seria candidato à sucessão, é bom ressaltar que é um direito que lhe assiste pleitear mais 4 anos de governo.
    Ocorre que aqueles que não admitem um cidadão sem raízes burguesas ser o mandatário maior do país, insistem em vilipendiá-lo e tentar arruinar o seu governo, embora todas as estatística tenham mostrado que é bem superior ao dos tucanos que, hoje, são aliados dessa do do PFL.
    Esse ato falho não é nada comparando-se aos metodos utilizados para a aprovação da reeleição do governo anterior.
    Esclareço que não tenho qualquer vículo partidário, muito menos com o PT, tratando-se apenas de opinião de um lcidadão que tem senso crítico, inclusive em relação à imprensa.

  190. Comentou em 19/11/2005 Antonio Paulo CONTINI

    COMO ESTÃO AS *CPIs*DO BANESTADO , CAIMÃ ,PRIVATIZAÇÓES . QUE OS ESCLAREÇÁO OS PARTIDOS ( PSDB e PFL ),QUE FAZEM DE TUDO QUE ESSA GATUNAGEM NÁO SEJAM NOTICIAS ,COM Á AJUDA DOS AMIGOS DA INJUSTIÇA .AFUNDARAM O PAIS E PENSAM QUE O POVO ESQUECEU , E É BOBO PARA NÁO PERCEBEREM ESSAS MUTRETAGEM CONTRA O *PT e o PRESIDENTE LULA *.

  191. Comentou em 19/11/2005 Eloi Lima

    Se Lula disser que não será candidato ‘todos caem de pau’ nele – políticos, politiqueiros, imprensa. Se disser, como é sabido, que será candidato fica esse fuzuê danado que estamos assistindo. Pergunta-se: -Não teria ele direito em se candidatar como o fez o FHC (o entregador de nossas riquezas). Entendo que há muito barulho por coisas que são naturais, até mesmo para os políticos (muitos aproveitadores de uma mídia sensacionalista)

  192. Comentou em 19/11/2005 josé carlos passos

    O que esperar de uma pessoa que não estudou e é presidente da republica.Defende José Dirceu,Genoino.Delubio,essa cambado toda o que esperar.

  193. Comentou em 19/11/2005 paulo autran

    Vexame é essa matéria sem pé, nem cabeça.
    Aliás… a cabeça do meu pau sumiu porque está dentro da bunda do entrevistador…

  194. Comentou em 19/11/2005 Rosilene Barbosa

    Desde dos meus 13 anos que já o admirava o LULA,e agora mais ainda pelo que ele vem fazendo pelo o Brasil. Sou fã, brigo se possível por ele, adoro muito e votei e voto nele. E tomara que ele vá para a reeleição, e terá todo o meu apoio e da minha família também. Trabalharei forte, como trabalhei da outra vez. Parabéns LULA, continue firme. VOCÊ É NOTA MIL… Rosilene

  195. Comentou em 19/11/2005 SERGIO LACERDA

    FHC com muito ‘jogo de cintura’ conseguiu aprovar, na Câmara dos Deputados e no Senado, durante seu 1° mandato como Presidente a possibilidade de reeleicao. Que bom! Agora é chegada a hora do PT se beneficiar com tal decisão. Que ironia do destino!
    Quanto a Lula novamente candidato: EXCELENTE! Teremos a possibilidade de mantermos por mais quatro anos um trabalhador no mais alto cargo do Executivo nacional e desde JK nosso melhor representante. Lula em suas reflexões possivelmente deve parafrasear Zagalo quando de sua inesquecível: ‘Voces vao ter que me engolir!’ Isto é ótimo!!!

  196. Comentou em 19/11/2005 ismael rejes

    E isso ahi meu amigo LULA tem que disputar as eleições,tem sido melhor que o maior SOCIOLOGO que este pais ja tive,mais fomos enganhados 8 anos,com suas mentiras,a oposição esta incomoda porque a economia esta sendo um sucesso,e os viajes do LULA estão trazendo divisas, e o FHC somente viajou e paseo mais nada trouxe,estão incomodados, com PALOCCI, porque esta sendo o alma do LULA, lembremos na dictadura o DELFIM era o BODE expiatorio desta oposição, e agora estão se aliando a ele, que esta oposição defina são de oposição ou GOLPISTAS que n~çao deixam p PAIS caminhar parea ser uma grande nação que es la que todos nos BRASILEIROS desejamos um pais mais justo e que agora esta sendo. com LULA na cabeça.

  197. Comentou em 19/11/2005 Rogério Pires

    Sinceramente: Qual político não quer a reeleição? Claro que todos, mas isso é problema de cada um, e não desses repórteres caçadores de assunto para jogar contra sua própria nação. O que o Brasil precisa é de seriedade, coisa que nunca teve, e depois vêm defender o governo FHC que só faltou privatizar o Brasil, os principais serviços estão nas mãos de estrangeiros, que vergonha. Só não concordo com algumas coisas do governo Lula, a ditadura imposta por eles e a ‘vista grossa’ do presidente para com toda essa maracutaia vergonhosa que aconteceu e está acontecendo, considerando que tudo isso sem dúvida alguma vem de muuuuuiiiiiito longe. EU DEFENDO A TESE DE QUE O VOTO DEVE SER VOLUNTÁRIO, ASSIM COMO O ROL DE CANDIDATOS DEVE SER ESCOLHIDO PELO POVO E NÃO PELOS PARTIDOS.
    PENSEM NISSO!!!

  198. Comentou em 19/11/2005 CLAUDIO Pereira

    VOCÊS QUE SÃO A FAVOR DO LULA DEVERIAM TER VERGONHA!, TEMOS UM PRESIDENTE SEMI-ANALFABETO, QUE NÃO CONSEGUE CONCORDAR E COORDENAR UM PENSAMENTO COMPLEXO!…ESTAMOS A CAMINHO DE UM BURACO GIGANTESCO, AFINAL UM PAÍS DE GABIRUS MESMO!…UM GOVERNO SEM POLITICA DE EDUCAÇÃO, SEM ATUAÇÃO NOS TRANSPORTES, A SAUDE INDO RALO ABAIXO…
    E VOCÊS VÃO VOTAR NESSE BEÓCIO DE NOVO?
    QUE VERGONHA!
    VERGONHA DE VIVER NUM PAÍS (DES)GOVERNADO PARA UMA MINORIA BANQUEIRA, COM UM BANDO DE IDIOTAS SINDICALISTAS QUE SE ACHAM INTELIGENTES…
    É O FIM DO CAMINHO!
    ESTE PAÍS ESTÁ PARALISADO E NINGUÉM PERCEBEU!

  199. Comentou em 19/11/2005 ismael reyes

    Meu amigo não sei porque se preocupa tanto sim sinal de estudio fosse bom o brasil seria melhor que os EEUU, veja os 8 anos de FHC, verifique os 4 anos de SARNEY escritor, o tempo de COLLOR, e a finalização de Itamar, o unico que fez revever o FUSCA era um desejo unico dele, e verifique ainda um pouco sim sinal de educação fosse bom o governo ATUAL DO LULA tem sido espetacular a todos os ja acontecidos apos da dictadura, agora os demas politicos da famosa OPOSIÇÂO tem a salvação do pais e quando foram governo porque não o fizerom e muito facil dar palpites,a oposição inteira nada tem feito por veste pais somente fizerom porcarias, veja o JOSE SERRA< o ALKMIN, somente gasta no rio tiete, ja faz mais de 10 anos e o rio continua igual, Sr, paremos de sermos HIPOCRITAS, este este sendo e sido GOVERNO NOTA !), e viva o LULA,

  200. Comentou em 19/11/2005 Ediel Oliveira

    Caro amigo jornalista, acho que já passou da hora de vcs jornalistas serem imparciais em suas reportagens, pois o dever da midia é informar a população, e deixar que mediante os fatos, que o cidadão forme sua opinião.Estou me manifestando porque não aguento mais ver jornalistas que deixam transparecer claramente que são da ‘Direita derrotada e desesperada’, tentando de todas as maneiras denegrir a imagem do governo, quando deveriam estar mais preocupados com o bem do país e de todo o povo.
    Vou pedir mais uma vez: Informação sim , apelação não !

  201. Comentou em 19/11/2005 Brunella C. fernandes Sachetto

    Gente, vamos caminhar com fé em nosso DEUS e pedir a ele que nos ajude a encontrar a pessoa certa para dirigir nosso país senão estaremos perdidos, por que nosso país está se afundando cada vez mais.

  202. Comentou em 19/11/2005 Antonio Alves

    Ridículo o comentário que a imprensa comprometida com a direita desse País faz sobre o Presidente da República. Essa tentativa de ridicularização está se tornando hipócrita e cansativa. O povo não é bobo.

  203. Comentou em 19/11/2005 aristides miranda miranda

    Será tambem um ‘lapso’ de um reporter no jornal da manha da rede globo do dia 18/11, após ouvir a materia dos reporteres perguntando ao Lula se tinha visto o esclarecimento do Pallocci, na integra, Eu vi a reportagem e ouvi o Lula dizer que tinha visto em parte, pois estava trabalhando, pois bem, O reporter da rede globo nao ouviu ou foi um ‘lapso’comentar na materia que Lula nao tinha acompanhado o depoimento. Será que a imprensa tambem nao está precisando ouvir e dizer o que ocorreu sem criar um clima de ‘picuinhas’ entre parlamentares, sociedade e governo??

  204. Comentou em 19/11/2005 ismael reyes

    E isso ahi LULA tem que ser candidato a presidente do Brasil ja que voce tem feito o melhor governo, 10 vezes melhor qie os mentirosos 8 anos do melhor Sociologo que de sociologia nada fez somente vendeu o pais e bateu nos leiloes de tv vendendo todas as estatais, onde estão os politicos da epoca o senador Virgilio que não levanta onde foi a parar o dinheiro das estatais vendidas, LULA teu sucesso incomoda e com certeza continuara sendo o nosso |PRESIDENTE durante os proximos 4 anos, não existe contendor para voce ja que o PFL so tem donos de fazenda, como ACM dono da fazenda BAHIA, Gereissati dono da fazenda CEARA e outros que não vale a pena explicar, ZANGANOS que nunca tem trabalhado um dia para ninguem são os famosos que vivem da PROSTITUIÇÂO da politica e ahi estão os mesmos de sempre ja que agora não podem continuar roubando, como faziam antes ja que apos dictadura eles assaltarom os cofres publicos, e agora tem achado alguem para culpar , no esquezamos que eses gatunos ja estavan presentes antes e apos da dictadura e agora esta mais dificil continuar roubando seu unico erro LULA foi que o PT sabia antes de ser governo e uds não los denunciarom mais esta na hora de abrir la panela de la politica dos 8 anos de FHC, para sabermos quanta FETIDEZ e podrição vamos a encontra que com certeza vai faltar CADEIA para tanto RATO da politica Brasileira, acabaria com o PFL,e os tucanos, não nos iludamos com os futuros candidatos a presidente, por isto continuo preferendo a voce LULA, e lutaremos para que continue, ao final la ECONOMIA nunca estive assim porque FHC deixou uma merda.

  205. Comentou em 19/11/2005 cid leal

    Realmente, todos vcs que votaram nos IRMÃOS METRALHA, estão tendo o governo quec merecem.
    É uma Vergonha Nacional, os crápulas políticos, após inumeras irregularidades detectadas, renunciarem e, logo em seguida,(uma semana, em média),se aposentarem.
    Trabalhadores que constituem o lastro monetário do nosso País, estão, alguns, a pelo menos, nove anos aguardando pela aposentadoria,(salário mínimo), após anos e anos de trabalho, enquanto essa corja de meliantes, se aposentam rapidamente.
    ACORDEM RAPIDAMENTE!!!
    O MUNDO NESTE MOMENTO ESTÁ NOS ALERTANDO PARA SÉRIAS CONVULSÕES SOCIAIS.

  206. Comentou em 19/11/2005 Edivelton Tadeu Mendes

    Desde o ínico do(des)governo do Sr.Luiz Inácio da Silva, a postura e o comportamento do mesmo, é dirigida para a tentativa da releeição.Num País, com 70 milhões de brasileiros que desconhecem o que leem, isto é prato cheio para os ´espertos´ e o nosso- mais´ético´dos brasileiros, não deixa de demonstrar sua esperteza!Isto continua sendo o Brasil, onde ser sindicalista é marca de sucesso!

  207. Comentou em 19/11/2005 Cristiane Riberti

    Em primeiro lugar a imprensa não é mediocre porque ela simplesmente está relatando o que está acontecendo, o que é obrigação dela, e cada um que interprete da forma que queira.
    Em segundo lugar, respondendo à alguns comentários, o FHC ficou 8 anos e não 9. E outra, aquele que está satisfeito com o governo Lula só porque o salário mínimo foi aumentado, lembre-se que as mensalidades de serviços e os produtos também tiveram seus preços aumentados, principalmente qdo nos referimos a taxas bancárias. (não que eu esteja defendendo a oposição, mas também não sou cega)

  208. Comentou em 19/11/2005 FERNANDO FERREIRA

    É LAMENTAVEL QUE O POVO BRASILEIRO AINDA NAO LEVANTOU O TRASEIRO PARA TIRAR ESTE PRESIDENTE DO PODER. ME LMEBRO QUE O FERNANDO COLLOR POR MUITO MENOS FOI DEPOSTO, TODA ESSA CRISE SERVE PARA NOS AFRONTAR AINDA MAIS, E NOS MOSTRAR O QUAO SOMOS INUTEIS PARA COM A NAÇAO. LAMENTAVEL AINDA É QUE DEPOIS DISSO NAO SÓ UM RADIALISTA DA BASE DO GOVERNO ESTEJA DO LADO DELE, PQ ELE TEM APOIO DA MAIOR MIDIA DO PAIS E ELA CERTAMENTE TEM INTERESSE NISSO!

  209. Comentou em 19/11/2005 Lyvia Putrino

    Pelo amor de Deus gente. Hoje em dia está difícil escolher alguém pra Presidência. O Lula, que era esperança pra muita gente, foi um fiasco total e o FHC todo mundo tá cansado de saber qual é a dele. Se o ego do Lula fosse um pouquinho menor e ele quizesse mesmo que o PT ganhasse a eleição, talvez ele devesse lançar o Sen. Eduardo Suplicy como candidato. Até eu que não sou petista, votaria nele.

  210. Comentou em 19/11/2005 cid leal

    Em época alguma da História Brasileira, aconteceu de um Presidente ser tão cretino, como esse tal de Lula.
    Como pode um camarada que nunca trabalhou, viveu de sindicalismo, nunca procurou ler, estudar, ter algum feeling, sobre seja lá o que for? ELE está muito enganado se pensa que será re-eleito;é bom que se candidate!!Ah, nem o FHC, também.O povo está ficando mais culto.

  211. Comentou em 19/11/2005 nancy duarte wanderley

    estamos bem lembrados do tempo de FHC em passamos 09 anos sem reajuste salarial LULA ajustou os salarios em todos os anos de seu mandato. Isso irrita os ricos!!!!!!! Votaremos em LULA quantas vezes ele for candidato.

  212. Comentou em 19/11/2005 henrique montesino

    Peço ao Presidente Lula que anuncie já sua caditadura à reeleição.
    Assim ele verá a reação do povo e terá tempo suficiente para voltar atrás e desistir desta idéia sem passar vergonha nas urnas.
    obs – votei nele.

  213. Comentou em 19/11/2005 henrique montesino

  214. Comentou em 19/11/2005 henrique montesino

  215. Comentou em 19/11/2005 Aquiles Souza Fonseca Nunes

    Eu acho que a imprensa não tem o que fazer.
    só vive de fofocas falando mal de tudo mundo
    e não prova nada. não tem credibilidade e ainda querem respeito. Sem respeitar ninguem
    Chega de medilcridade.

  216. Comentou em 19/11/2005 Enrique Andres

    É só abrir o IG e encontrar alguém metendo o pau no governo ou no Lula.
    Já virou rotina.
    Parece que falar bem não faz sucesso.
    Já pensaram em mudar, em apoiar alguma vez?

  217. Comentou em 19/11/2005 Rogério Guimarães

    O repórter Flávio Marçal trabalha na Rádio Guaíba, e não Rádio Gaúcha, que tem Roberto Maltchik como seu correspondente em Brasília.

  218. Comentou em 19/11/2005 Alonso Almeida Jr

    A imprensa está esclerosada com o apogeu de LULA. Não entendo. Nunca tivemos tanta liberdade neste país. Falam até em dar uma surra no LULA. Coisa feia. O LULA tem que ser candidato sim, e vai ganhar. O pessoal do PSDB, PFL, Globo, Abril e outros estão é desesperados. Ninguém fez mais pelo povão como o LULA vem fazendo. Os que sempre mamaram realmente têm com que se preocupar. Não é preciso ser doutor para governar, tem ser humano e patriota, isso ELE é de sobra. Vexame foi sepultarem a CPI do mensalão. Claro, ia chegar em gente que tá com aparência de santo. Né ô DUDU.

  219. Comentou em 19/11/2005 ernesto peres de mendonça

    A gente nem precisa mais dos programas humorísticos. O que esta ai no governo Lula ganhou de longe do Zorra Total. É tanta canastrice, nunca vista antes na vida política do nosso país.

  220. Comentou em 19/11/2005 Lucinei Lucena

    Eu tenho as minhas suspeitas. Mas de qualque forma, é bom fazer a pergunta: por que os jornalistas sentem-se superiores ao ponto suporem estar provado que o Presidente vai se candidatar à reeleição se neste instante não há nenhuma candidatura posta devido ao singelíssimo fato de que as candidaturas somente serão oficializadas no ano que vem?

  221. Comentou em 19/11/2005 Aquiles Souza Fonseca Nunes

    Eu acho que a imprensa não tem o que fazer.
    só vive de fofocas falando mal de tudo mundo
    e não prova nada. não tem credibilidade e ainda querem respeito. Sem respeitar ninguem
    Chega de medilcridade.

  222. Comentou em 19/11/2005 Marivaldo do Amaral

    Corrigindo meu erro ortografico.
    Corrigindo uma palavra no texto/critica, que fiz a poucos instantes. A palavra correta é ‘prezar’.
    Nossa lingua portuguesa é complexa e terminamos por cometer estes erros. Porém, nenhum de nós estamos livres de cometer erros desta natureza, o importante é revisar, corrigir e reconhecer a falha.

  223. Comentou em 19/11/2005 luiz fernando santos

    já estamos todos saturados dos desvairios do nosso(‘infelissMENTE’) presidente(em minúsculo de proposito). Diz que viu o que nunca existiu, diz que não viu o que todo mundo viu, não tem o mínimo escrúpulo como pessoa fisica, nunca explicou o seu crescimento financeiro,nem mansões alugadas graciosamente, nem como os filhos estudaram e/ou estudam fora do país, enfim, se nós fizermos uma lei que exigisse ods políticos(todos) um documento que se exige(infelizmente) para os trabalhadores em geral, ou seja, o famoso ANTECEDENTE CRIMINAIS, não teríamos um político atuando(desses que estão aí), e ainda mais, se aplicassem o Estatudo do Desarmamanto, não teríamos um político armado, como acontece.
    Resumido, estamos bem de presidente, que diz que não impede nem tão pouco impediu uma CPI ou CPMI, mentira deslavada. Outra coisa: Qual a diferença em corrupção passiva/ativa com o oferecimento de cargos e liberação de verbas para os politico votarem o que o presidente quer? não seria a mesma coisa ou sou realmente desmiolado.
    Realmente, temos o governo que merecemos, tais como: Lulla, Ackel, Marta, ACM e Neto, Rabello, etc. . . quer mais?

  224. Comentou em 19/11/2005 zilia lima rocha

    Se o Lula for candidato novamente? Só dou uma dica pra galera refrescar a memória se é que esqueceu! Emir Sader na Carta Maior escreveu:’O demagogo FHC’. Não custa nada dar uma olhadinha no texto e custará muitíssimo caro pra todos nós a volta desses abutres ao poder!

  225. Comentou em 19/11/2005 PAUO CIUFFO CIUFFO

    FATOU MAIS UMA VEZ A VERDADE NESTE DISCURSO
    QUANDO FOI ABORDADO SOBRE A DISCORDIA ENTRE A MINISTRA DILMA EO MINISTRO A.PALOFI QUANDO AFIRMOU QUE O PT É UM PARTIDO DEMOCRATICO E QUE ACEITA DISCORDIA. CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTO. O PT EXPLUSOU A SENADADORA ELOISA HELENA E VARIOS OUTROS PARLAMENTARES POR DISCORDAR DA DITADURA PETISTA IMPOSTA NO PARLAMENTO. OU VOTA A FAVOR OU ESTÃO EXPLUSOS ERA ASSIM QUE FALAVA GENOINO E JOSÉ DIRCEU . PORTANTO O LULA MAIS UMA VEZ MENTIU PARA A NAÇÃO.MAIS MENTIRA QUANDO ABORDADO SOBRE O METRO DE SALVADOR E FARTALEZA DECONVERSOU E POIS A CULPA NA ADMISTRAÇÃO DAS OBRAS QUE ESTAVA DIFICIL DE SER GERIDAS PELA UNIÃO OU PELOS OS ESTADOS .AS OBRAS PARARAM NO GOVERNO LULA. POIS O MESMO CORTOU AS VERBAS POR PURO REVANGISMO POLITICO EM DETRIMENTO DA POPULAÇÃO ELE NÃO ESTA NEM AI, PARA OS MILHÕES JÁ GASTO PELO GOVERNO ANTERIOR JÁ QUE O GOVERNO ESTADUAL ATUAL É OPOSIÇÃO. FALTA A VERDADE QUANDO FALA EM BOLSA FAMILIA ESTA ESMOLA NÃO RESOLVE O PROBLEMA DO DESIGUALDADE SOCIAL NEM PODE SER CHAMADA DE POJETO SOCIAL. POIS NA VERDADE É UMA GRAANDE COMPRA DE VOTOS DAS CAMADAS MAIS CARENTE DA POPULAÇÃO

  226. Comentou em 19/11/2005 Rowilson Alves

    Então, tá.
    Regina Duarte tinha razão:
    Infelizmente o medo venceu a esperança.

  227. Comentou em 19/11/2005 Rubert morales

    Então,mas e dai se o Lula é candidato ou não?
    Toda a imprensa’inteligente’ sabe disso….o problema é que se ele confirmasse por um momento que era daria no que está dando.
    A verdade é que nenhum jornalista poderia responder melhor do que ele as perguntas que foram feitas.
    Perguntar não ofende e responder também não!?!

  228. Comentou em 19/11/2005 Marivaldo do Amaral

    Por se tratar de um meio de informação acessado por um publico bem diversificado, gostaria de propor que vcs façam sempre uma revisão do texto antes de publicar.
    Este texto que fala da entrevista do presidente Lula, está bastante confuso. E esta confusão é fruto da faltam de concordância gramatical. Quem ler, tem que tentar advinhar qual a direção da pessoa que escreveu. E um texto jornalistico, que presa pelo bem comunicar não é confuso.
    Por gentileza, considerem esta critica como construtiva. Pretendo apenas contribuir.

  229. Comentou em 19/11/2005 fernando Mello

    Não sei porque isso é um vexame, afinal acho q Lula tem mesmo q disputar as eleições em 2006… O Problema dos Tucanos e q Lula incomodou e muito até agora, pois já fez muito mais…

  230. Comentou em 19/11/2005 carlos cesar

    Muito me estranha todos voces ficarem preocupados com a entrevista do lula. Ele e isso mesmo. Por isso gostamos dele e votaremos de novo. Fa clube do Lula.

  231. Comentou em 19/11/2005 Jonas Moreno

    Tanto o Presidente Lulla como o radialista que o socorreu, com fé em Deus irão passar e nossos netos, terão dias melhores para viverem. Eles não farão as burradas que fizemos pois percebe-se que as crianças que estão nascendo, chegam com mais inteligência!

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem