Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

CÓDIGO ABERTO > Desativado

Virar a pesquisa pelo avesso

Por Mauro Malin em 16/02/2006 | comentários

A velocidade da oscilação da popularidade do presidente Lula na pesquisa CNT/Sensus mostra, de duas, uma: ou que a pesquisa, como pretende demonstrar hoje (16/2) na Folha Janio de Freitas, é furada, ou que a cobertura jornalística, apesar de todo o seu dinamismo, que às vezes chega às raias da alucinação, ainda é lenta quando se trata de captar mudanças um pouco abaixo da superfície.


Para o bem da imagem profissional da mídia, é urgente virar essa pesquisa pelo avesso. Ouvir especialistas, políticos, gente que tem muita vivência do assunto. O prefeito do Rio, César Maia, considerado bom leitor de pesquisas, foi o primeiro a pôr a boca no trombone.


Se a pesquisa for furada, é necessário que a mídia promova a devida execração dos responsáveis, porque se trata de ludibriar a fé pública, e em assunto de alta sensibilidade. Mas isso de modo algum pode ser um linchamento midiático. E não vale usar insinuações, declarações em “off”, coisas do gênero. Tem que ser de peito aberto.


Existe forte probabilidade de que as diferenças de resultado se devam de fato a diferenças metodológicas.


Nesse caso, o que se percebe é que os institutos de pesquisa e a mídia não divulgam com a devida clareza os métodos usados.


Se uma pesquisa é feita com outra metodologia e por isso apresenta resultados dissonantes, é preciso que essa diferença seja explicitada com toda a clareza. Caso contrário, trata-se de uma forma de manipulação.


Os institutos sabem direitinho quais são as diferenças de método. Só não as comunicam claramente à imprensa. Diminuiria o efeito político da pesquisa, que sempre beneficia alguém. Pode-se dizer que tudo isso é muito técnico e tedioso. Mas sempre se pode tentar uma maneira de traduzir em linguagem acessível. Não é essa a tarefa cotidiana do jornalista?


Margens de escolha


Mesmo em relação a pesquisas não contestadas, como as do Ibope, a imprensa tem custado a se dar conta da mudança de humor da população. O presidente Lula começou a recuperar popularidade há meses. Os jornais demoraram para metabolizar o fenômeno.


Não tendo registrado devidamente, nem entendido direito, o que aconteceu em 2005, a imprensa se esbalda desde já em tentativas de prever o comportamento do eleitorado em outubro próximo.


É preciso levar em conta que as opções existentes são escassas.


Todos os partidos em destaque hoje são os mesmos que emergiram da redemocratização de vinte anos atrás. Com alguns desdobramentos relevantes, a saber: o PSDB foi inicialmente uma costela paulista que se despregou do PMDB (1988), e o PT pagou o preço de se tornar uma estrutura partidária convencional (desde 1995, sob a direção de José Dirceu).


Mesmo assim, o eleitor tem considerável margem de manobra: vota cinco vezes na urna de 2006 – presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual – e isso permite muitas combinações diferentes.

Todos os comentários

  1. Comentou em 20/02/2006 Nijalma Cyreno

    Na fita divulgada pela Folha, FHC ordena a seu subalterno que favoreça o Opportunity no leilão, autorizando, inclusive, que falasse em seu nome. A propósito, relembremos fatos, personagens e ‘coincidências’ do caso.1)O principal subalterno interlocutor de FHC nas gravações é Luiz Carlos Mendonça de Barros, Ministro das Comunicações à época.2)Ao mesmo tempo, um dos cúmplices de FHC e Mendonça de Barros na armação do esquema de favorecimento ao Opportunity –e também flagrado nas gravações- foi André Lara Resende, então presidente do BNDES, órgão responsável pelos leilões.3)Antes de integrarem o primeiro escalão do Governo FHC, Mendonça de Barros e André Lara Resende já se conheciam de longa data:ambos foram sócios fundadores do Banco Matrix no início dos anos 90.4)Por sua vez, um dos fundadores do Opportunity é ninguém menos que Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central no governo FHC e amigo de longa data do banqueiro André Lara Resende, afinal, ambos compuseram o primeiro time de formuladores do fracassado Plano Cruzado em 1985.5)A mulher de Pérsio Arida, a economista Elena Landau, também foi trabalhar no Opportunity, antes, porém, deu uma “passadinha” como funcionária do BNDES, aonde simplesmente foi a coordenadora de todo o esquema de privatização do setor de telefonia.Charada rápida:filme dirigido por Beto Brant que resume o quadro descrito acima: ‘Ação entre Amigos’.

  2. Comentou em 17/02/2006 Jose Edi Nunes da Silva

    É muita desfaçatez. Quando a pesquisa CNT/Sensus apontou queda nos índices de Lula e alta nos de Serra e Alckmin ninguém levantou nenhuma dúvida sobre a sua legitimidade. Bastou os índices mostrarem recuperação do presidente para a oposição declarar a suspeição do instituto. Que a oposição faça isso, até dá para entender. O deplorável é a imprensa seguir atrás, se esforçando por provar uma suposta fraude na pesquisa. (Diante disso não seria melhor colocar todas as pesquisas sob suspeição, inclusive as do Ibope e do Datafolha, independente do que venham a demonstrar? Ou será que estas, se mostrarem números favoráveis à oposição, serão classificadas como confiáveis?) Nunca é demais repetir: para certa imprensa, vale tudo para derrubar Lula. Tudo. Como disse o articulista no artigo “Golpismo velho de guerra”, o velho golpismo da política brasileira continua vivo. Acrescento: a direita, midiática inclusive, está mais atenta do que nunca.

  3. Comentou em 17/02/2006 Ney Mota

    Quando a mesma pesquisa CNT/SENSUS mostrava junto com o IBOPE e DATAFOLHA, a tendência de queda na popularidade do presidente Lula, ninguém questionou. Nem o PT, que é sabido de todos, nunca foi favorecido pelas pesquisas, a não ser em 2002 que não tinha jeito mesmo do presidente Lula não ganhar. Agora que eles pesquisaram, o que a população já sabe há muito tempo que o governo Lula é no mínimo 5 vezes melhor do que o governo dos tucanos, vem eles – PFL, PSDB e com apoio dos meios de comunicação, principalmente impressa -, dizer que é preciso virar a pesquisa pelo avesso. Coincidência, só coincidência! Na verdade, eles estão é bravos. Foram sempre eles que tiveram o domínio das ‘pesquisas’. Agora me vem essa da CNT/SENSUS, e publica uma coisa dessas, é para eles ficarem desesperados mesmo! Abraço a todos !!!

  4. Comentou em 16/02/2006 Thomas Marx

    Pobre Brasil. A pesquisa só demonstra que o povo não sabe votar. Ou melhor: não tem em quem votar. Na falta de opções, parece que escolheu o menos ruim de todos.

  5. Comentou em 16/02/2006 Tiago de Jesus

    Salutar será averiguar o resultado da próxima pesquisa. Aconteça o que for, este chororô parece coisa do dono da bola que não quer brincar mais.

  6. Comentou em 16/02/2006 Nijalma Cyreno

    Durante oito anos de governo tucano, sob a batuta do leviano FHC, o Brasil presenciou os fatos mais graves de sua história recente e a imprensa não agiu, em nenhum momento, com o ‘afã investigativo e denuncista’ com que se porta frente ao governo Lula. O presidente Lula afirma desconhecer os fatos narrados pela imprensa nos últimos meses. Reação da imprensa: desacreditar o presidente da república: ‘Ele sabia e mente’. Trata-se de uma presunção. Uma mera ilação. Não há provas, depois de meses de profunda investigação de CPI´s e da própria imprensa, do envolvimento ou da ciência do presidente da república em qualquer ato ou procedimento moral ou legalmente condenável.
    O mesmo não se pode dizer de FHC. Em 1998, o governo FHC promoveu o maior processo de privatização do mundo, o do setor de telefonia. Contudo, 46 fitas gravadas à época e divulgadas pela Folha de São Paulo demonstraram que o governo FHC interferiu diretamente no resultado dos leilões, fraudando o processo de privatização.
    Como se não bastasse esse fato gravíssimo, o próprio FHC, então presidente da república participou diretamente da fraude, e não apenas por ter tomado ciência dos atos cometidos por seus subalternos, mas principalmente porque por ter ordenado explicitamente a adoção de esquema para favorecer o Banco Opportunity no leilão de aquisição da Telebrás em julho de 98.

  7. Comentou em 16/02/2006 André Luiz

    MAIS FÁCIL OS FARISEUS, BEM COMO TODA ESSA IMPRENSA TENDENCIOSA QUE ESTAMOS VENDO, MANIPULAREM PESQUISAS DESAFAVORÁVEIS AO LULA DO QUE O CONTRÁRIO.
    O POVO ACREDITA NO POLÍTICO, NA HONESTIDADE E NO NACIONALISMO DO LULA.
    O QUE PRECISAMOS É DISTO: NACIONALISMO E VONTADE POLÍTICA.
    OS CONCORRENTES NÃO CHEGAM AOS PÉS DO LULINHA, CAIAM NA REAL!
    A PESQUISA MOSTRA ISTO E A IMPRENSA, TENDENCIOSA E LOBBYSTA, SÓ ME DECEPCIONA EM TODOS OS LUGARES.
    PSDB NÃO PODE SER CONSIDERADO UM PARTIDO BRASILEIRO – PODE SER DO USA, DA ALEMANHA, DE ISRAEL – MAS NÃO É BRASILEIRO.
    NÃO HÁ CONCORRENTE VIVO À ALTURA DO NOSSO LULINHA PAZ E AMOR(->SÃO GRANDES ARMAS).
    Tentei enviar este humilde comentário mas não apareceu – você não gosta do Lula?

  8. Comentou em 16/02/2006 FAUSER MATTAR

    DIGO E TORNO A REAFIRMAR QUEM ACREDITA NA VITORIA DESTES VELHOS POLITICOS PEFELISTAS E TUCANEIROS DEVIAM SAIR AS RUAS E IR A ONDE O POVO ESTA E VER A VITORIA NÃO DO PT MAS DE LULA, INCLUSIVE A IMPRENSA. SE OBSERVA BEM A PROFISSÃO OU EX-PROFISSÃO DAQUELES QUE SÃO CONTRA A PESQUISA.

  9. Comentou em 16/02/2006 Samuel Firmo

    Tem muita gente desesperada com a retomada do crescimento da intenção de voto do Lula. Não sabem que para o povão toda essa comédia do Pefelê(homéricos ladrões) e do Tucanato vendilhão do Patrimônio Nacional (telefonia, CSN, Vale do Rio Doce), não cola. Sem entender de Câmbio, estão adorando o dolar barato que lhe permite comprar mais carne e mais arroz. VIVA O POVÃO! ABAIXO A HIPOCRISIA DOS ACMs E VIRGILIUS.

  10. Comentou em 16/02/2006 Helena Cunha

    Lamento queridos, mas eh Lula-lá-já!!

  11. Comentou em 16/02/2006 Donaldo de Andrade Silva

    Vocês criticam a censura, mas, eu ja enviei dois comentários e nenhum foi publicado? e eu não ofendi e nem desrespeitei niguém.

  12. Comentou em 16/02/2006 rrp_brasil

    E onde você estava quando FFHH, deu as Teles, a Vale do Rio doce, construiu plataformas no exterior, detonou com a Petros quando obrigou a comprar para o Daniel Dantas as teles leiloadas, fatiou a Petrobras em UN, pediu dinheiro de joelhos por 3 vezes ao FMI, etc…??? Você tem saudades do FHC ou é viuva do SERRA? O PT TÁ FABRICANDO DINHEIRO: 1- PAGOU UMA PARCELA DA DÍVIDA EXTERNA……………………………NUNCA PAGARAM ANTES 2- NÃO PEDIU DINHEIRO AO FMI …………………………………………..PEDIAM SEMPRE ANTES 3 – TEM DINHEIRO NO CAIXA……………………………………………… NUNCA TIVEMOS ANTES 4 – O RISCO BRASIL CAIU ………………………………………………… NUNCA CAIU ANTES 5 – VOLTAMOS A FABRICAR PLATAFORMAS E NAVIOS NO BRASIL…… FECHARAM OS ESTALEIROS BRASILEIRO ANTES. 6 – TEM DINHEIRO PARA OS PROGRAMAS SOCIAIS…………………….. NÃO TINHA ANTES 7 – O PETRÓLEO SUBIU, A GASOLINA NO BRASIL BEM MENOS ………………… SUBIA SEMPRE ANTES 8 – HÁ UM VOLUME DE INVESTIMENTO NO BRASIL …………………….. NÃO TINHA ANTES 9 – NÃO VENDEMOS OU DEMOS EMPRESAS BRASILEIRAS……………….ENTREGARAM VÁRIAS ANTES 10- SÓ NA PETROBRAS, ABRIRAM-SE DEZ MIL VAGAS…………………. ANTES, ZERO 11- APARECEU DINHEIRO PARA FURAR NOVOS POÇOS EM AL. ………. ANTES

  13. Comentou em 16/02/2006 Arnaldo Moura

    Seria cômico se não fosse lamentável. A mídia, tendenciosa e conivente com a oposição, pela primeira vez, tenta achar justificativa para as pesquisas, que não correspondem ao que os meios de comunicação vêem tentando vender. Por tantos anos, pregaram que esse processo era inquestionável, quando lhes interessava. Se há algo a ser questionado, seria o empate técnico de Serra com Lula, que foi noticiado há pouco tempo. É triste presenciar tanta falta de profissionalismo e isenção dos meios de comunicação. Estes, que por vários anos ocultaram fatos e foram omissos à corrupção que assolou o país, e que continua acontecendo nos governos do PSDB e PFL, agora, tentam evidenciar fatos que não existem, através da superexposição de assuntos políticos como as CPIs. Mais uma vez, vale afirmar que é lastimável tanta falta de isenção e tanta cumplicidade com o poder econômico que é perpetuado por tanto tempo e que vez tanto mal ao nosso Brasil. Vamos continuar alimentando figurões como os ACMs e outros da corja do PFL que hoje em dia, posam como empresários bem sucedidos.

  14. Comentou em 16/02/2006 Alonso Almeida jr

    Êta imprensa ‘com pressa’. Os demais comentários falam tudo, só a imprensa brasileira é que não enxerga. Estranho é que são justamente os que deveriam do ponto de visto da sociologia, manter distância dos fatos e relatá-los como são. Infelizmente querem é formar a opinião do povo. A imprensa tem papel fundamental na consolidação da democracia, mas o que vemos aqui, é uma imprensa oportunista, pois tudo o que se denunciou recentemente sempre ocorreu abertamente. Claro, não justifica o PT ter feito o mesmo. Mas vocês nunca bateram tão pesado. FHC fez o que fez e vocês pouco fizeram para denunciar as mazelas daquela administração. Pelo contrário, parecia sempre haver uma manto de proteção para abafar alguma coisa. Gente, não podemos esquecer, a maioria dos meios de comunicação hoje estão nas mãos de velhas oligarquias e políticos, todas concedidas por antigos governantes, que esperneiam a cada ponto que o LULA sobe nas pesquisas.

  15. Comentou em 16/02/2006 Jorge Menses

    Pq. será que esse assunto só veio a tona quando Lula virou o placar?

  16. Comentou em 16/02/2006 Sergio Luiz de Barros Barros

    Engraçado quando o Lula ganhou p/ presidente, inclusive eu votei nele, via uma mobilização muito grande de todas as pessoas que me cercavam, agora muito pelo contrário o que eu vejo é muita frustração, com o partido da ‘ÉTICA’, e do presidente que não ‘Vê’ nada, e da noite pro dia aparece uma pesquisa que mostra uma mudança radical do eleitor, não posso acusar ninquém, mas que é estranho isso é. Se a pesquisa mostra só a verdade, eu quero lamentar profundamente por que o unico instrumentos que nós temos p/ poder protestar contra a roubalheira,as quadrilhas, político desonestos é o nosso voto, perdendo isso eles riem de nós e continuam nos enganando.

  17. Comentou em 16/02/2006 augusto Lenartovitz

    ?? Pq a minha opinião não apareceu ainda nos comentários ??

  18. Comentou em 16/02/2006 Ciro Matuck

    Hoje a Folha mostra que dois deputados de MG endossaram títulos da SMPB no Banco Rural, em 2004, veja bem em 2004. Pouca divulgação e sem ênfase na notícia. Nem uma manchete em nenhum jornal nacional. Hoje a Folha mostra o envolvimento do PSDB com o crime organizado, mais diretamentedo Senador Antero Paes de Barros com a VIP Factoring de propriedade do traficante campeão nacional de fraudes o Senhor Arcanjo, que está de férias no Uruguai, onde tenta aguardar aue os processos contra ele ‘caduquem’ e ele possa voltar às suas atividades ‘normais’ de corrupção, tráfico de drogas, sonegação e financiamento de políticos via CAIXA 2, que o PSDB combate e condena com tanta ênfase. O processo contra o senador foi aberto com base em cheques de 240 mil emitidos a favor do PSDB e ao pagamento de despesas gráficas de 5,2 milhões de reais do Senador Antero. Podemos dizer que está havendo divulgação equitativa se compararmos a atual divulgação com a divulgação espalhafatosa dada quando das investigações contra o PT?

  19. Comentou em 16/02/2006 Aluizio Torres

    Vai me desculpar mais eu acredito nas pesquisas, para vc ter uma idéia eu mesmo entrei em contato com vários amigos e conhecidos e todos vão votar no Lula, ele esta fazendo mais do q o FHC mesmo com o q aconteceu. Ele está se preocupando com os pobres, se a oposição deixasse ele trabalhar direito nosso país ia melhorar muito. Infelizmente é um jogo de interesse. Mais PSDB e PFL nunca mais.

  20. Comentou em 16/02/2006 Fabio Barreiros

    Sempre que recebo uma nova pesquisa, a primeira dúvida que me vêm a cabeça não é a respeito dos números e sim a respeito dos nomes ao lado deles. Será que a escolha dos presidenciáveis é papel dos institutos de pesquisa? Tomar como base o resultado de eleições recentes ou a elasticidade partidária, são o critérios corretos para medir (e, com a ajuda da imprensa, estabelecer) a preferência da opinião pública? É certo induzir o pensamento do eleitor e treiná-lo para votar por eliminação? Ao que parece, sim! Porque é isso que os institutos de pesquisa têm feito há anos, cientes ou não, inclusive com amplo apoio da imprensa. Portanto, a raiz do problema não está no método de medida usado pelos institutos e sim nos métodos que definem as dimensões da pesquisa, os presidenciáveis. Arrisco dizer que aí está um dos principais motivos da continuidade política de nossa democracia aprendiz, ao que tudo indica, eternamente aprendiz. Afinal, por que não somente uma pesquisa espontânea?

  21. Comentou em 16/02/2006 Tácio Nunes Souza Silva

    NÃO GOSTEI DO NIVEL DE DESCONFIANÇA QUE ALGUNS SETORES DA SOCIEDADE VEM DISPENSANDO A ULTIMA PESQUISA PRESIDENCIAL, NUNCA VI TAL DESCONFIANÇA DE ALGUNS SETORES EM RELAÇÃO A PESQUISAs ANTERIORES, FICA PARECENDO QUE TEM AGENTE DA OPOSIÇÃO INFLUENCIANDO ALGUNS JORNAIS E COLUNISTAS, PÔXA, DAR OUVIDOS A CÉSAR MAIA É DOSE, NÉ, E ARTHUR VIRGILIO, PUTZ, QUE DECADÊNCIA. QUANDO TIVERAM A AUDACIA DE COLOCAR ALCKMIN QUASE EMPATADO COM LULA NÃO VI ESSAS PESSOAS QUE HOJE CRITICAM ABRIR A BOCA PARA DUVIDAR DA PESQUISA. PEÇO PARA VOCÊS QUE SOFREM INFLUENCIA DA OPOSIÇÃO RESPEITAREM O VOTO DE 53 MILHOES DE BRASILEIROS.

  22. Comentou em 16/02/2006 brasileiro

    Se o Virgilio diz: ‘ESTÁ NA HORA DE ACABAR COM A MANIPULAÇÃO DAS PESQUISAS ELEITORAIS’…é porque ele conhece estas manipulações e com certeza usou muito delas nas últimas pesquisas. Agora Lula passou e não é manipulação, mas sim AÇÃO DO POVO contra a sujeirada do PSDB e PFL.

  23. Comentou em 16/02/2006 Augusto Lenartovitz

    ‘O manual ortodoxo do ofício dos jornalistas ensina que primeiro vem a notícia. Depois a interpretação. Por fim, a opinião.
    Claro que notícia e interpretação podem vir juntas – desde que fique claro o que é uma coisa e o que é outra; desde que a primeira seja fiel aos fatos e a segunda seja plural; e desde que o entrelaçamento entre elas venha mesmo para explicar e não para confundir.
    O que não se deve é colocar opinião no mesmo saco da notícia, ou, pior ainda, apresentar a opinião como se interpretação fosse. Interpretação é análise o quanto possível isenta, feita com base em visões diversas de quem for do ramo. Opinião é juízo de valor. Fundamentada ou não, é uma tomada de posição.’

    Talvez a mídia não esteja sendo tão eficiente como Grande Irmão, do livro 1984, mas tem se esforçado bastante…

    Obrigado.

  24. Comentou em 16/02/2006 eder mineli mineli

    nao me surpreende mais esta histeria da imprensa em relacao à pesquisa, aliás nao precisa ir longe para ‘os dois pesos e duas medidas’ que assolam a imprensa nestes momentos, ex.: aceitaram um vale tudo contra o pt (secretárias de origem questinaveis, com intenções politicas, e posar p/ Playboy; dolar em caixa de whisky de Cuba; Toninho da Barcelona depondo claramente pressinado pelo governo estadual, e apesar de 14 anos de operaçao com dólar e atuar com todos setores da sociedade e da politica só se lembrou de nomes ligado ao pt, e pasmem acusou uma das pessos + decentes do pais o sr. Thomaz Bastos, e a imprensa nao abriu o bico) e agora desde segunda feira deparamos com setores da midia histéricos,desesperados,…,esta é nossa imprensa democrática.

  25. Comentou em 16/02/2006 ELDEMAR PAZ DA SILVA FILHO

    É muita inocência ou falta de informação de quem crê nesse anúncio do resultado dessa pesquisa. Está certo que o Governo Lula está em campanha contínua, utilizando para isso toda a máquina governamental. Inclusive por esse motivo não pode declarar que é candidato à reeleição.

  26. Comentou em 16/02/2006 brasileiro

    A pesquisa não é furada, nem a mídia é lenta. O problema está na mídia que é parcial, ela é oposição(oposição ao Brasil). Existem jornalismos sérios nestte país, mas jornalismos como o da Globo, da Veja e alguns outros, são tendenciosos, tão tendenciosos que de certa forma ajudam o governo, pois são tão discarados na torcida para derrubar este governo que queiram ou não queiram está modificando o país, para melhor e eles sabem, ajudam quando o povo percebe que denuncismo contra o governo, contra o PT, saem nas primeiras páginas e ocupam o horário nobre na TV, quando envolvem o PSDB ou PFL, nem comentam, quando comentam, sempre colocam ‘suspeita’, suposto’, sempre são uma desculpa. A mídia está ridícula. Cobram ética e nem ao menos sabem o que significa a palavra. O compromisso que a Globo tem com o ACM e o FHC é sério e depois que o Roberto Marinho os deixou orfão, piorou, mas precisam ter ética e não se vender dessa forma ridícula.

  27. Comentou em 16/02/2006 Victor Petrucci

    Agora com a segunda pesquisa publicada, vê-se que a tentativa de execração do PT e de seu lider carismático Lula falhou. Por que? Muitas poderiam ser as bases de análise. Folha de ontem: ‘a direita acredita que chega de monopólio intelectual de esquerda’. Revista Época ‘por mais que Lula fosse pressionado, seu carisma é imbatível, junto à população de baixa renda’. Apesar da crise, dita ética, do PT e da confusão propositalmente imputada e mesclada com a incapacidade ‘intelectual’ de nosso presidente não deu certo. O país bate todos os RECORDES em praticamente todos os medidores e índices de avaliação: índice de risco, câmbio, exportações, taxa de empregos, renda média, arrecadação de impostos, autosuficiência em energia, etc, etc, etc. Quem disse que o PSDB, a grande Vestal hipócrita, que utilizou os mesmos dutos de caixa 2, fará melhor? Sabemos de seus métodos. Malditas sejam suas privatizações… energia, telecomunicações, aço, etc. O que viria depois? Água, petróleo, biodiversidade, base de Alcântara, privatização do Banco Central…? A pesquisa CNT está errada? Agora que a curva de avaliação de Lula se inverteu é que se quer analisar o método científico das mesmas? Nada contra, mas porque só agora? Outras pesquisas virão e não temos a menor dúvida que o poder de fogo catastrofista da oposição se esgota. O desespero se inverte, a propria língua está sendo mordida.

  28. Comentou em 16/02/2006 Claudio Mendes

    Sendo a pesquisa correta ou algo o mais importante para a população brasileira é ter um presidente honesto e competente. Com certeza o Lula está bem distante de ambos

  29. Comentou em 16/02/2006 Francisco de Assis Alves de Andrade Andrade

    Caros amigos: gostaria de iníciar meu comentario fazendo um desabafo ‘que pais é este?’ onde o o que prevalece é a opinião dos poderosos da elite VIP, no caso em questão estão insinuando que a pesquisa Sensus é falsa ou fajuta. Será que se os resultados divulgados pela Sensus dessem uma vantagem de 10 pontos ao candidato da oposição(José Serra – PSDB) ela também teria sido contestada? O que vemos é um bando de hipócritas que já comandaram o nosso amado BRASIL, qeurendo retomar o poder a qualquer custo pois até as criancinhas sabem que desde 1822 existe a corrupção na politica só que no momento atual estamos passando por um momento histórico na pólitica brasileira, o de combate a corrupção onde politicos muito próximos do Presidente estão sendo punidos pelos seus erros isso nunca foi visto em qualquer outro governo, não sou PTista, porem tambem não sou hipócrita sou semi–eanalfabeto porem sou inteligente suficiente para saber que o que a oposição esta querendo é desestabiliozar o governo atual com o simples objetivo de voltar ao poder sem levar em consideração OS PROJETOS SOCIAIS, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, estataBILIZAÇÃO DA ECoNOMIA ETC… que são o que verdadeiramente interessa ao povo brasileiro ‘Eu disse Povo Brasileiro’ só pra lembrar! eu era um que tinha intenção de votar no candidato da oposição mas depois de ver e ouvir tanta hipócrisia JÁ DEcIDI; VOTAREI NO LULA.

  30. Comentou em 16/02/2006 Luiz Claudio Santos

    Mauro Malin:

    É fácil a percepção da retomada de popularidade de Lula, nem precisa de pesquisas. É só observar nas seções COMENTÁRIOS dos blogs anti-Lula, tipo Josias, Fernando Rodrigues, etc…
    Veja a avalanche de comentários em favor de Lula. Além do mais, mesmo boa parte daqueles que não simpatizam com Lula, não querem tambem o retorno daqueles que ferraram o Brasil (vide Privatizações).

  31. Comentou em 16/02/2006 Waldomiro Pereira da Silva

    Vamos fazer uma pesquisa com os vices (provaveis)
    Inclua-se o Sr. Borhausen como vice de Serra. Inclua-se quem quiserem como vice de Lula.
    O Sr. Serra deverá deixar a prefeitura de São Paulo com quem?
    E se acontecer alguma coisa a ele durante umaa improvavel presidência da republica, quem assumiria?
    Será que a midia aceita? Ou vão querer nos empurrar novamente a escória?
    Lula-lá, Lula-já.

  32. Comentou em 16/02/2006 Flavio Francino

    É muito divertido ver essa imprensa com dor de cabeça tentando entender que como pode um governo depois de 8 meses de uma crise monstruosa com a midia de maneira selvagem e as vezes leviana e irresponsável batendo forte no governo e no presidente ainda assim se mantem com indices de aprovação tão altos como se nada disso tivesse acontecido, essa enxaqueca vai estourar os miolos das cabeças de toda a imprensa quando em outubro o Lula ganhar as eleiçoes ainda no primeiro turno se Deus quiser. Enquanto isso tome dor de cabeça.

  33. Comentou em 16/02/2006 JOSÉ APARECIDO COSTA

    IMPRESSA SUBSERVIENTE DA ELITE BRASILEIRA,E
    PRECONCEITUOSA, COM OS TRABALHADORES BRASI-
    LEIROS.

  34. Comentou em 16/02/2006 Eder Rotondano

    O chamado quarto poder no Brasil, este sim, necessita de uma urgente reforma que o coloque pelo avesso. É inegável a contribuição da imprensa em nosso país, ao longo de nossa história, para denunciar,investigar e cobrar dos poderes constituídos o zelo pela coisa pública, exemplos não vão faltar: Redemocratização, Fora Collor, Mensalão e muitos outros que por falta de espaço não seria possivel citar. Por outro lado, esta mesma imprensa, ou setores dela, travestida de paladina da justiça e da verdade, muitas vezes possuidoras de ‘graciosas’ concessões públicas de funcionamento, defendem vergonhosamente interesses escusos de grupos políticos profissionais.Sendo assim, Jornais e revistas privados transforman-se em verdadeiros ‘diários oficiais’ e redes de rádio e televisão antecipam descaradamente o ‘horário eleitoral gratuito’. Em um país de analfabetos de todas as ordens (funcionais, políticos etc) esse tipo de discurso soa como a verdade e quando se fala em controlar e responsabilizar o que é feito logo aflora o discurso de fascista, volta da ditadura e outras. Sabendo eles que censurados e vivendo sobre a ditadura da mídia (faz herói e bandido a quem quiser a custas de interesses pessoais) está o povo brasileiro. Caso recente, só para dar um exemplo, está a revista Isto É sobre a pesquisa eleitoral encomendada, mas que segundo a mesma, não pediu simulação para o 2º turno.

  35. Comentou em 16/02/2006 Waldomiro Pereira da Silva

    Então o que vale é somente as pesquisas que dão ao PSDB e Jose Serra uma vitória que a midia deseja?
    A população vai votar SIM em Lula. Acostumem-se!
    Já imaginou Serra com seu vice (Borhitler).
    Basta de hipocrisia.
    Lula-lá, Lula-já. De novo.

  36. Comentou em 16/02/2006 Manuel Luiz Lopes

    Porque a pesquisa é questionada quando é a favor da situação? Os dados anteriores é que erram reais. Tenho 64 anos, o único local deste país que não conheço é a ilha de Marajó e NUNCA recebí qualquer pesquisador. Será que devo crer nas pesquisas? Sou Paulista, vivo em Brasília há 38 anos e GARANTO QUE NINGUEM FALA DE SERRA E MUITO MENOS DE ALKMIN. Será que continuaremos COMPRANDO candidatos à direção como sabonete. Pensem mais a sério na vossa responsabilidade como participoantes da mídia.
    Estou à disposição para contato
    Saudações

    Manuel Lopes

  37. Comentou em 16/02/2006 anderson leandro

    ja algum tempo é publico as dissonancias entre resultados. a amostragem nao pode ser um resultado fiel devido a redutos eleitorais e no caso de alguem com mandato as obras e politicas que afetam o local.

  38. Comentou em 16/02/2006 roberto willam dias amadeu

    Acrescentando ao cometario sobre a pesquisa, é que ela foi tendiosa desde o inicio,pois, foi,praticamente, revelada no dia em que o partido dos Trabalhadores comemorava anos de fundação e o candidato presidente entraria triunfal no jantar.

  39. Comentou em 16/02/2006 Gilmar Osny Paulin

    Sr. Redador

    Me espanta a preocupação dessa coluna com a metodologia da referida pesquisa, ‘só agora’, quando a mesma mostra a subida da popularidade do presidente.
    A pergunta é:
    Por que não houve tal preocupação quando mostrava a queda?
    Essa preocupação me parece um tanto quanto TENDENCIOSA, não acha?

  40. Comentou em 16/02/2006 CARLOS morais

    UMA COISA É ESTAR EM VAnTAGEM A OUTRA É COMPrAR AS VATAGENS, DE PRESENTE DE ANIVERSÁRIO, TENTANDO DESVIAR O FOCO DA LAMEIRA.

  41. Comentou em 16/02/2006 Luiz Carlos Mendonça

    Acredito que a guerra travada nos últimos meses entre partidos trouxe uma discussão interessante. Até que ponto a mídia influencia o povo?
    A verdade é que cada vez mais se discute política em “rodinhas de conversa” nas discussões familiares, na escola. O povo está mais consciente! Está mais esperto!
    As pesquisas estão mostrando isso.
    Somente o PSDB e a mídia não aceitou como verdade !

  42. Comentou em 16/02/2006 Marcio Rodrigues da Silva

    Virar a pesquisa do avesso para limpar a imagem de quem? Da imprensa ou do país?

    Alguns assuntos que a ‘mídia’ não discute:

    1_ Reeleição do Lula: Deixou bem claro, em sua posse, que não iria concorrer a reeleição por causa disso por causa daquilo.Onde a ‘mídia’ está cobrando a promessa do Lula? Cadê a ‘mídia’?

    2_ Serra: Este é pior. Prometeu ao Chico Pinheiro que não saíria da prefeitura para concorrer a outro cargo público. E ainda presta um desserviço ao país e ao partido em querer anuciar sua candidatura apenas com a certeza da vitória. Cadê a ‘mídia’ para cobrar a ‘promessa’ de campanha de que não largaria a prefeitura para se candidatar a outro cargo público?

    3_ Mensalão: No congresso o que mais se ouviu dizer é que ‘TODOS sabiam do mensalão!’, mas a ‘mídia’ que está lá pra saber TUDO o que acontece no congresso não sabia. Noticiava tudo com assombro. Justo ela que tinha por obrigação saber.

    Com apenas esses três fatos percebemos que tanto a ‘mídia’ quanto os políticos estão interessados somente em si mesmos. O Lula só se interessa por sua biografia, não pelo país. O Serra só por seu capricho de se tornar Presidente da República. Ambos não se interessam pelo que é melhor se interessam por aquilo que é melhor pra si. E quanto a ‘mídia’, esta não é ingênua, tampouco ‘lenta’ ela só é a favor dela, lembram do caso ESCOLA BASE? Quem da ‘mídia’ indenizou o casal?

  43. Comentou em 16/02/2006 marco

    o choro é livre, porém o bom senso é aquele que se baseia no que está acontecendo.. o mau senso é aquele que se alarga da realidade… (leleú c6 v15)

  44. Comentou em 16/02/2006 J.V VALDIR

    Acredito que a pesquisa possa estar certa, mas graças ao braço de ferro do governo, que esta injetando tanto dinheiro nas propagandas que nos telespectadores não estamos atentos, e esse é um trabalho que vai seduzindo os mais ‘desinformados’ com os atos do governo.
    O povo precisa abrir os olhos que o Brasil não é como estão pregando, pois quem esta ganhando com esse governo sãos os exportadores e banqueiros.

    Não consigo sentir essa ‘melhora’ que tanto esse governo prega e isso é revoltante, não me iludo com ‘o mel passado em meus lábios’.

    As únicas pessoas contentes que vejo são pessoas ‘fanáticas’ pelo partido, que confudem que a camisa que estão vestindo não é de um clube de futebol, e sim de uma NAÇÃO.

    Tudo isso que pregam de melhoria envergonha-me, pois o mundo todo cresceu, e o BRASIL na América ficou apenas na frente do HAITI, então, se fossem competentes como afirmam, devíamos estar na frente, do desenvolvimento ocorrido em 2005, da maioria dos paises, e isso não ocorreu.

    Assim, para terminar, a MÁQUINA ESTA SIM MANIPULANDO RESULTADOS, VIVEMOS NUMA DITADURA INVISÍVEL, COM APOIO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES QUE SOBREVIVEM DO DINHEIRO PÚBLICO COM AS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS.

    É isso, estamos amarrados.

  45. Comentou em 16/02/2006 carlos morais

    O GOVERNO LULA, COMPROU DEPUTADOS MENSALÕES, ESTÁ TENTANDO COMPRAR O POVO, COM TAPA BURACOS, VERBAS BILIONÁRIAS SEM CRITÉRIOS, SEM LICITAÇÕES, SEM RUMO; POQUE NÃO HAVERIA DE COMPRA PARA ANIVERSÁRIO DE 26ANOS DO PT, UMA PESQUÍSA TÃO BEM ELABORADA DE ÚLTIMA HORA!!!

  46. Comentou em 16/02/2006 Ruy Acquaviva

    Se a pesquisa atual do CNT/SENSUS é furada, seriam também furadas as pesquisas anteriores que apontaram queda na popularidade de Lula??? Cesar Maia não ‘pôs a boca no trombone’ naquela oportunidade… Então é a empresa (Sensus) que não presta??? Mas por que resolveram fraudar logo agora??? Bom, o importante não é nada disso. O importante é ver o que as novas pesquisas trarão… Talvez em breve vejamos César Maia dizer que todos os institutos de pesquisa são fraudulentos…

  47. Comentou em 16/02/2006 Eraldo César Silva Silva

    É simplesmente impressionante como as pessoas sobrepõem as paixões políticas na análise de um assunto que envolve política. Que tal comentar as pesquisas eleitorais com isenção? Toda pesquisa tem a sua margem de erro e a mesma pode ser conduzida, dependendo da idoneidade de quem a realiza. Ora, se a amostragem for feita junto aos mais pobres, o que são beneficiados pelo Bôlsa Família, por exemplo, vai dar Lula disparado. Se o foco fôr a classe média, que é quem paga a conta, dá Serra. Claro que não se deve partir da premissa que todo instituto de opinião é desonesto. No caso específico da última pesquisa, a dúvida é a grande margem de diferença de 10 pontos percentuais, num intervalo de tempo pequeno. Só isso, estatística. A divulgação da metodologia deveria ser obrigatória, pois duas pesquisas realizadas na mesmíssima região, podem ter resultados totalmente diferentes. O resto é o turbilhão de paixões cegas. Aproveito para perguntar: qual político aspirante a candidato a presidente da república, afirma que irá reduzir os astronômicos gastos públicos ( não confundir com investimentos ), que perpetuam a estagnação econômica do Brasil, impedindo o seu crescimento sustentado, com o crescimento da dívida pública, impossibilitando a redução do juro e subjugando o povo brasileiro a uma das maiores cargas tributárias do mundo?

  48. Comentou em 16/02/2006 Wagner SANTOS

    Na eleição para governador em 1998, em que Marta Suplicy foi apontada pela pesquisa IBOPE como terceira colocada, muito distante do segundo colocado, Mario Covas, o resultado das Urnas mostrou uma diferença muito grande do que foi aferido pela pesquisa, pois não existia toda aquela diferença entre a candidata petista e o candidato Tucano. Como a estratégia naquelas eleições era de se opor a Maluf, que liderava as pesquisas, para poder vence-lo no segundo turno, o eleitorado foi induzido pela pesquisa a votar em Covas, que tinha mais chances de vencer Maluf.
    Resumindo: O IBOPE manipulou as pesquisas, favorecendo o PSDB em detrimento do PT, e eu não me lembro de nenhum tucano ter questionado aquela pesquisa, ou a mídia ter tentado desqualifica-la, como parece que eestão querendo fazer com a pesquisa Census. O que dá pra notar é que a tucanalhada está com medo, o que parecia ser fácil (vencer o PT)não será tão simples, desqualificar a pesquisa é uma forma de superar esse medo.

  49. Comentou em 16/02/2006 ronaldo ferreira

    Porque esta preocupação da imprensa quando a pesquisa é favorável ao LULA. A favor do serra é recebida com naturalidade, mesmo sabendo que certamente esta pesquisa foi planejada para apresentar resultado benefico ao patrocinador da pesquisa. Caso contrário ele nao faria mais pesquisa naquela empresa e fonte de dinheiro secaria.

  50. Comentou em 16/02/2006 serginaldo mota dos santos santos

    Gostaria de saber se fosse a oposição que faria…? Investigaria a pesquisa ou ficaria junto a REDE GLOBO malhando o PT. Fiquem quietos senhores do PSDB pois voces passaram oito anos no poder e so realizaram desmantelamento do BRASIL vendendo todas as ESTATAIS e nada fizeram e agora querem de qualquer jeito voltar ao poder para demantelar o que esta organizado.Na verdade a oposição estar apaixonada por nada ter realizado durante oito anos de ADMINIsTRAÇÃO sendo todos POLIGLOTAs em LíNGUAS e um simples torneiro mecanico ter em três anos de ADMINIsTRAÇÃO ter conseguido restruturar e dado uma nova esperança para povo BRASILEIRO.

  51. Comentou em 16/02/2006 ROMÃO DE OLIVEIRA NOBRE OLIVEIRA

    Este partido do PSDB e PFL, ficam falando de ilibada reputação, eles não tem nada disso.

  52. Comentou em 16/02/2006 Tertuliano dias Moreira

    É assustador! Duas horas após a divulgação da pesquisa o César Maia (PFL) disse que era manipulada! No mesmo dia o Alckmin ficou satisfeito e seu contendente do PSDB, Zé Serra, ficou furioso, concordando com o Maia!
    Ontem, na CPMI dos Correios, quando o Deputado do PT “lembrou” o Dimas Toledo de que o Bob Jeff havia afirmado na Polícia Federal ter dele recebido R$75mil e sugeriu uma investigação mais profunda, acareando os dois, se necessário, o Tasso Jereissati, visivelmente transtornado, ameaçou com um possível pedido de impeachment do Presidente Lula.
    Se a pesquisa foi manipulada, como sugerem PSDB e PFL, os tucanos estão perdendo pena sem necessidade!

  53. Comentou em 16/02/2006 Marco Antônio Leite da Costa Leite

    Como no Brasil nada é sério, essa pequisa não foge da famosa maracutaia. A qual o sr. Lula sempre criticou. Portanto, aquele que acredita em pesquisas, acredita em papai noel. Leite

  54. Comentou em 16/02/2006 DJALMA JÚNIOR RICARDO

    A Mídia já provou e reafirma a todo momento ser um NEGÓCIO. Como todo negócio, prevê o lucro. Então fica a pergunta:
    – Quem vai botar a ‘boca no trombone’ em favor da população que não compra espaços, ‘profissionais’ e veículos?
    – Quem paga mais, PT ou PSDB/PFL?

  55. Comentou em 16/02/2006 ronaldo

    Pesquisas foram, são e sempre serão tendenciosas, apresentando resultados conforme quem as elaborou. Agora pergunto porque apresentar resultados favoraveis a algumas pessoas, por exemplo o Serra, este resultado é recebido com naturalidade, mesmo sabendo-se que esta pesquisa é fruto de um movimento de conspiração contra o governo atual – ou não conseguem vislumbrar este movimento sórdido que vem tornando impossível ao presidente eleito pelo povo, governar; agora quando o resultado é a favor daqueles que são vitimas de uma conspiração, causa esta estranheza: no caso, será que alguns integrantes da imprensa são maleficos ao pais, ou são inocentes úteis.

  56. Comentou em 16/02/2006 ze das coves Coves

    Esta pesquesia esta furada?
    Porque não as outras?
    E incrivel compessoas como voce usam veiculos de comunicação com tanta parcialidade.
    Portanto VAI A MERDA

  57. Comentou em 16/02/2006 Miguel Angelo

    De uma certa forma é bom termos pesquisas sobre em quem votar, apesar de que isto nao mudaria em nada minha opinião.
    Pórem como que podemos aceitar uma pesquisa que normalmente diz ter ouvido por volta de 2000 eleitores em tantas capitais do país, sendo que este msm tem milhões de eleitores?
    Podemos considerar 2000 como o numero do eleitorado do País?
    Sinceramente isto não é uma pesquisa e sim dar a própria opinião sobre quem esta pesquisa quer como candidato.

  58. Comentou em 16/02/2006 Guna Alexander

    Eu colocaria: Se a DIREITA estivesse em vantagem ninguem questionaria a pesquisa. É sempre assim !!!

  59. Comentou em 16/02/2006 Senildo Paulino

    Falem cobras e lagartos do PT. Mas é preciso admitir que direta ou indiretamente ele é o partido que nos últimos 26 anos, mais contribuiu para que diversos temas polemicos pautem as discursões na sociedade brasileira. Foi assim com as diretas já, com a CF/88, ECA, Reforma Agrária, Corrupção na maquina estatal, caixa dois, etc… Com relação às pesquisas de intenções de votos não foi diferente. O PT sempre disse que era preciso abrir a ‘caixa preta’ das metodologias de pesquisas dos diversos institutos existentes no País. E ninguem dava a mínima para essa questão. No momento em que este partido começa a recuperar forças, numa demostração que já superou (e bem)a pior parte de sua crise, Diversas vozes se colocam de prontidão a questionar os indicadores desta recuperação. Que bom! Quem sabe assim não teremos um ´levante´ por parte da nossa mídia, tão séria e isenta, e tão preocupada com a ‘verdadeira verdade’ dos fatos cobrando dos Institutos de Pesqusa metodologias mais claras e uniforme. Viva Cesar Maia e Arthur Virgilio que colocaram dúvidas sobre a atual pesquisa, duas figuras acima de qualquer suspeitas, pois sempre fizeram parte dos grupos que se beneficiam das manipulações das ditas pesquisas.

  60. Comentou em 16/02/2006 Luiz Otávio Coppieters

    Caro jornalista, interessante a posição assumida neste artigo. É uma atitude muito comum no seu meio. Explico. Você afirma que em relação às diferenças de métodos, os institutos ‘não as comunicam claramente à imprensa.’ Engraçado, pois é a imprensa quem deve se responsabilizar pelo que divulga, ela quem deve investigar o que e o modo como será expressa uma informação. Outro ponto fantástico é o termo que utiliza: metabolização. ‘Os jornais demoraram para metabolizar o fenômeno.’ O que isto significa?? QUe os seus integrantes terão a prática costumeira de bandear-se para o lado do vencedor (mesmo que seja o PT, coisa que se fez até quando atenderam seus interesses privados), ou que não entendem o que se passa no país? Abraços, Luiz

  61. Comentou em 16/02/2006 Jorge Barroso

    Aceitar ou não um resultado de pesquisa é normal.Agora, não aceitar que o governo mesmo com toda a tempestade é um bom governo,principalmente comparando com os governos do Fernando Collor e Fernando Henrique não é normal.Assunto para reflexão!

  62. Comentou em 16/02/2006 Roberto Abreu

    Nunca fui escolhido pra participar de pesquisas, aliás, não conheço alguém de minhas relações profissionais ou pessoais que tenha sido.
    Com todos que converso, na padaria, supermercado, na rua, etc., me dizem que jamais votariam no Lula. Eu, inclusive.
    Como pode ter tanta margem a frente de outros?
    São muito suspeitas essas pesquisas.

    Vamos esperar definir os candidatos e começar pra valer as campanhas e, certamente, o Lula não paga nem placê.

  63. Comentou em 16/02/2006 Lazaro Brasilo dos Santos Santos

    Engraçado a oposição quando é do lado deles tudo está bem mais se é do outro lado é cambalacho.

  64. Comentou em 16/02/2006 Sebastião Hotts Peixoto

    Acredito que a pesquisa esta totalmente furada, pois não acredito que o Lula tenha recuperado tão rapidamente quanto consta na pesquisa da Sensus, na minha opinião, após todas a besteiras, bandalheiras e desonestidades feitas pelo governo e o PT, o Lula jamais vai conseguir recuperar sua imagem. Lula festa sendo o pior governo na história do Brasil (perdendo até para o Sarney).

  65. Comentou em 16/02/2006 Pascoal João dos Santos

    Pelo poder de influência do ‘Terceiro Setor’, que ‘elege’ e ‘depõe’ num país com os descalabros sociais, políticos, econômicos, culturais e religiosos, é preciso que se ‘tenha medo’ de uma publicação deste porte, principalmente quando há a possibilidade de um operário ser reeleito. Será que as ‘velhas raposas’ (ver Raul Seixas) estão com medo de continuarem nas arquibancadas, quando acreditam que o país tem dono?Será que tradicionalmente no poder – e se aproveitando das pesquisas, querem, de qualquer jeito, retornar às tetas tão cheias do leite que não seca?Queria recorrer ao ditado ‘popular’ que diz; ‘pimenta no olho dos outros é refresco’. Agora, o PFL, o PSDB e todos os ‘P’ magoados, desrespeitados,etc, se inflamam, mas já fizeram, têm feito e farão uso indevido da influência da Imprensa para se perpetuar na Cadeira do Planalto. Assim é que gostaria de alertar o povo brasileiro quanto à necessidade de assistir todos os canais, ler todos os jornais, tomar conhecimento de toda e qualquer divulgação que fale da nossa vida, da nossa situação e, principalmente do nosso futuro, já que o exercício da ‘cidadania plena’ ainda está em processo, e não se deixe ‘levar’ por informações que envolvem 2000 ou 3000 pesquisados, já que o contingente de liberdades é maior e muito mais significativo. Portanto, que venham as pesquisas e que os ‘mesmos’ se preparem, já que é o povo quem decide.

  66. Comentou em 16/02/2006 FERNANDO ALBUQUERQUE

    FIQUEI DEVERAS IMPRESSIONADO COM A MATÉRIA ‘Virar a pesquisa pelo avesso’. Entendo que um dos papíes da imprensa é denunciar os demandos praticados pelos governantes, cabendo ao Judiciário o jugamento, quer seja no sentido de absolver ou condenar. Na matéria em discussão percebe-se nitidamente um claro desejo do jornalista em mostrar para população que o PT e o Presidente Lula cometeram faltas graves e por isso as pesquisas de opinião deveriam execrá-los. Mas para espanto do nobre jornalista, o efeito foi contrário (pelo menos neste momento). A pesquisa não foi furada, nem a imprensa foi lenta. Ela reflete claramente uma tendência, já demonstrada pelo Ibope e Datafolha em pesquisas anteriores, de que o presidente Lula é um grande líder e que conseguiu se descolar das denúncias de caixa dois, mensalão e tantas outras desgraças que assolaram o nosso país nesses últimos meses. Senhor Jornalista, há um versículos bíblico que diz: Não Julgueis para não serdes julgados! Portanto, deixe que o judiciário e o povo façam o julgamento no momento certo. Não queira tolher, neste momento, a vontade popular.

  67. Comentou em 16/02/2006 Raimundo Nonato de Anunaçao Costa Anunciaçao Costa

    fico muito triste em ver os meus de comunicaçao em alguns nao a preocupaçao de passar para o eleitora do brasileiro por trás de uma pesquisa nha maioria das veses a pesquisa é direcionada aos intereses principalmente dos que se benefiam com elas. Acho que a imprensa é o quarto poder, portanto tem compromisso com o povo por isso aproveito para fazer um apelo aos grandes jornalista deste país para nao permitir que os maus os contaminem.

  68. Comentou em 16/02/2006 LUIZ CARLOS CUNHA CUNHA

    As pesquisa são feita com critérios técnicos,tendo resultados que mostra o real quadro no momento. Mas sabemos que a oposição de hoje é a herança do império brasileiro, que sempre teve os meios de comunicação nas mãos além dos instituto de pesquisa. E certo que os oposicionistas não quer a melhora do Brasil, há 500 anos no poder veja o que els fizeram! Assaltaram a nação usando os método legalista como foi o caso das privatizações. Será que alguem tem dúvida que eles maquiavam as pesquisas para depois bombardear os meios de comunicação para divulgar ou melhor enganar tendenciosamente os brasileiros? A oposição de hoje é a mesma que violava o Painel do Senado para ter sempre resultados benéficos. Quem violou o painel do Senado Brasileiro não tem escrúpulo algum em maquiar pesquisas e mais pesquisas, esta prática é uma ditadura branca, impor suas vontades de forma legal ao povo. Mas com tudo isto o povo golpeou o império, hoje em baixa ainda reluta para se fazer de bonzinhos, cordeiros… mas são lobos e como tal devem ser exterminados pelo vontade do povo através do voto. Não temos outra alternativa, para continuar crescendo economicamente o remédio ainda é o LULA.

  69. Comentou em 16/02/2006 Jackson Souto Lepesqueur

    Na mesma linha do sr. José Carlos dos Santos de Taubaté, me causa engulhos a postura da mídia e da oposição ao questionar o resultado da pesquisa em pauta.
    Ao mesmo tempo me causa espanto estes resultados não terem sido divulgados pelos telejornais da Rede Globo, ou será que estou equivocado, e eles foram divulgados?
    Outra blasfêmia da oposição é ligar o sr. Clésio de Andrade ao PT.

  70. Comentou em 16/02/2006 WALTER LUIZ SARTI

    O partido ( ) opositor ba Lula , tucanato I E II , mostra marchas e contramarchas éticas e politicas ; Só vale ressaltar as declaraçõesde seu presidente e do ex presidente FHC , dantes , ateu convicto depois beija a mão do papa , diz com sua propria voz que ñ leu e ñ viu o valoe da dotação orçamentaria do TRT de São Paulo Capital , ainda pegou nosso dinheiro e emprestou a iniciativa privada para a compra do patrimonio do estado ( PRIVATIZAÇÕES ) e até agora ñ se sabe onde foi parar o dinheiro e até agora ñ vi ser publicada a declaração de bens de quando entrou e saiu do governo , pratica costumas ao TRE ; pesando tudo isto o povo vê uma coisa , que a corrupção Made in Lula é mais barata e produtiva que as anteriores : Como diziam do velho ADEMAR : Rouba , MAS FAZ . nos já assistimos este filme antes e o povo por menos ilustrado e informado do paradigma atual contabiliza a grosso modo e chega a estas concluzões

  71. Comentou em 16/02/2006 FAUSER MATTAR

    O que muito me deixa perplexo é que ninguem questiona esta imprensa que esta como vocês mesmo dizem as ‘ Raias da alucinação ‘ para derrubar um governo que não se pode chamar do PT mas que o povo quando votou lembrou-se em LULA e que infelizmente até mesmo por inexperiência não pôde contar com seus aliados . E que as fontes da imprensa não andam em lugares onde o povo é maioria e veem como já era grande e como esta crescendo ainda mais a popularidade de LULA. Porque o povão Brasileiro não quer nem ouvir em falar no retorno daqueles velhos politicos cria dos regimes passados em que o povo ouvia somente falar em hierarquias familiares. Estes duvidosos deviam sair de suas mansões e ir ver qual e mesmo sentido do povo. Parabens a Sensus pela pesquisa porque nunca houve nem mesmo no começo da crise esta queda de LULA tão bem falada pela imprensa.

  72. Comentou em 16/02/2006 Marcus Vinícius Roson

    Confesso que as pesquisas eleitorais deveriam ser proibidas, pois nosso povo ainda não tem maturidade para o voto. Alias o voto não deveria ser obrigatório. Os proprietários e funcionários de grandes jornais tem preferências políticas e podem sim direcionar o pôvo. A maioria da população lê pouco ou quase nada e são facilmente manipulados tanto pelos ‘bons’ ou ‘maus’ jornalistas. Veja o Jornal Nacional. Se pegarmos as noticias de 30 anos só alteram os protagonistas. Então tanto as pesquisas como as notícias são tendenciosas na sua grande maioria. Somos um pôvo hipócrita e não gostamos verdadeiramente de nosso país e nosso pôvo, pois senão já teriamos alterado para melhor o rumo da história de nosso Brasil.

  73. Comentou em 16/02/2006 Oilson Amorim dos Reis

    Na verdade as pesquisas refletem que o brasileiro fica em dúvida com tantas informações e não tem uma opinião definida quanto ao governo … além do mais pra saber se um governo está ou não sendo aceito pela sociedade é preciso sair às ruas, andar de ônibus … e escutar … muito.

  74. Comentou em 16/02/2006 Francisco Vicente Oliveira

    Acredito que a população pesquisada foi sincera em sua opinião, pois as transmissões das CPIs fizeram com que os telespectadores tirassem sua própia conclusão. Que conclusão? A conclusão de que houve muitas denúncias sem provar nada.

  75. Comentou em 16/02/2006 Roberto ventura

    Os tucanos e os pefelistas + Heloisa Helena vão ter que engolir o Sapo Barbudo de novo.
    Na verdade eu acho que a esta altura o Serra vai pular é fora.

  76. Comentou em 16/02/2006 Itamar Chewanko

    É sempre lamentável ver o trabalho da imprensa, recordo a cobertura dada pela imprensa nas eleições de 2002, tudo o que o governo fazia de positivo, por mais insignificante que fosse e a agenda do candidato do governo, sempre mereciam capa de jornal, editorial e página 03, as matérias referentes aos outros candidatos, eram divididas todas nas páginas 04 e 05, inclusive do líder nas tantas pesquisas, desculpe, mas não sou ingênuo, é evidente que alguns dirigentes do PT fizeram caixa 2, para tentar fazer uma campanha pelo menos próxima da equivalência com a do PSDB/PFL. Agora faço a seguinte pergunta, se para fazer uma campanha quase tão rica quanto a do PSDB/PFL, o PT precisou fazer caixa 2, de onde vem o dinheiro das campanhas do PSDB/PFL. Para tentarem desviar o foco da lista de contribuição do Sr. Dimas, mais uma vez cria-se uma polêmica para esquecermos as coisas que realmente interessam. Desculpem, mas para mim fica evidente que tem muita gente da imprensa que faz parte da lista de doadores da ´caixinha´ do Sr. Dimas. Quanto a pesquisa, não tem nada de anormal, afinal, foram três meses entre uma e outra, e muita coisa aconteceu nesses três meses, o Governo mostrou um pouco de serviço e a oposição não conseguiu provar nada ou muito pouco de todo o mar de lama que ela imaginou ter visto.

  77. Comentou em 16/02/2006 Alvaro Moura

    Seria cômico se não fosse lamentável. A mídia, tendenciosa e conivente com a oposição, pela primeira vez, tenta achar justificativa para as pesquisas que não correspondem ao que os meios de comunicação vêem tentando vender. Por tantos anos, pregaram que esse processo era inquestionável, quando lhes interessava. É triste presenciar tanta falta de profissionalismo e isenção dos meios de comunicação. Estes, que por vários anos ocultaram fatos e foram omissos a corrupção que assolou o país, e que continua acontecendo nos governos do PSDB e PFL, agora, tentam evidenciar fatos que não existem através da superexposição de assuntos políticos como as CPIs. Mais uma vez, vale afirmar que é lastimável tanta falta de isenção e tanta cumplicidade com o poder econômico que é perpetuado por tanto tempo e que vez tanto mal ao nosso Brasil. Vamos continuar alimentando figurões como os ACMs e outros da corja do PFL que hoje em dia., posam como empresários bem sucedidos.

  78. Comentou em 16/02/2006 Roberto ventura

    Eu estranho é a quantidade de votos para serra e o PMDB na pesqisa do IBOPE. Alguem conhece em minas Gerais alguem que vai votar em Garotinho?

  79. Comentou em 16/02/2006 Milton Roberto Veiga

    Segundo publicações da Imprensa, o presidente da CNT, Sr. Clésio Andrade, que encomendou a famosa pesquisa, está envolvido em denuncias de ter sacado dinheiro do valerioduto no Banco Rural. Pesquisa confiável mesmo só do Datafolha. Nem do Ibope, que é sempre de encomenda da Globo, que está sempre a serviço do inquilino do momento no Palácio do Planalto.

  80. Comentou em 16/02/2006 Marcos Santos

    A mídia apressa-se em divulgar resultados, mas esquece-se de perguntar: ‘de onde veio isso?’. Isso é sintomático. Não acontece só com pesquisas eleitorais.É praticamente com tudo. Uma pergunta: o reporter deve limitar-se a ‘reportar’ o que vê (e deixar o restante do trabalho para os leitores) ou deve buscar as causas mais profundas dos acontecimentos, realizando um trabalho mais científico?

  81. Comentou em 16/02/2006 zezeachamquesoutrouxa achamquesoutrouxa

    o PROJETO DE SENADOR DO PSDB ARTUR VIRGILIO,QUANDO SAIU O RESULTADO DA PESQUISA DISSE QUE ERA MENTIRA QUE A PESQUISA É FRAUDULENTA,ETC…
    ESSE SR, NA EPOCA DE SUA DEFINIÇAO PARA A VIDA,O QUE ELE FARIA NO SEU FUTURO,AINDA NÃO SE FAZIAM ESSES TESTES VOCACIONAIS, PORQUE CERTAMENTE ELE NÃO SERIA UM SENADOR.
    cOM CERTEZA O RESULTADO SERIA,TRABALHAR NO CIRCO,PALHAÇO.O PT MESMO POR LINHAS TORTAS PRESTOU UM OTIMO SERVIÇO AO POVO BRASILEIRO,MOSTROU QUE O ESQUEMA ESTAVA ARMADO E QUE O PAIS DESDE DE CABRAL É ROUBADO E MUITO,SÓ QUE NA EPOCA A REVISTA VEJA ESTAVA PREOCUPADA COM A NATUREZA,NAO TINHA ESPAÇOS PARA INVESTIGAÇÕES.

  82. Comentou em 16/02/2006 carlos

    SABE QUE EU ACHO ENRAÇADO QUANDO A PESQUISA FAVORECIA jOSE sERRA NAO TINHA TRAMOIA,QUANDO A PESQUISA HOJE FAVORECE O pT. HA ESTRANHO VOCES DA IMPRENSA TENTAR COLOCAR NA CABEÇA DA POPULAÇAO QUE O MELHOR CANDIDATO E O sERRA./Eu nao sou Petista mais esta claro que toda a imprensa e contra o overno de LULA, so que corrupçao sao previleio so do PT O Pt errou mais quem nao errou.o povo brasileiro nao e mais burro prar voces fazerem a cabeça deles.O overno de FHC foi o governo mais corrupto que mais roubou o pais e voces nao divulgam nada nao faz comparaçoes so O PT corrompem estranho voces da imprensa nos hoje nao precisamos de voces para dizer em quem nos devemos votar OKJ.

  83. Comentou em 16/02/2006 Magnus Fonsêca

    Tá na cara que a oposição e á grande imprensa estão em povorosa com a certeza do segundo mandato de Lula e só questonam a pesquisa pelo fato da virada do Presidente. A partir de agora toda pesquisa que Lula estiver na frente vai ser mentirosa. E antes eslas eram verdadeiras??? Na verdade eles ainda não aceitaram a vitória consagradora do PT nas últimas eleiçoes, mas o povo saberá mais uma vez fazer a escolha do melhor para o Brasil.

  84. Comentou em 16/02/2006 Paulo Lima Filho Lima

    Tem coisas em nosso país que acho muito engraçado. São as descobertas de coisas velhas…práticas antigas e que aparecem hoje como grande novidade. ouvi ontem que lojas vendem eletro domésticos pelo preço de custo e faturam nos juros, meus Deus , isso é mais velho que mamão em salada de fruta. Agora ;as análises das pesquisas…amigo esse prática de manipular pesquisa é de desrespeiro que vai ao ridículo.E nós ‘pobre cidadão’ somos obrigados a ver leigos opinando,,,de um lado para outro…pergunte a um analista de jornal se conhecem estatística, de sabem o que uma média , uma moda ou um desvio padrão….pobre leitor vítima de sandices diárias…

  85. Comentou em 16/02/2006 Ricardo de Albuquerque

    Acredito,que esta havendo um equivoco,por parte desta agência de formação de opinião.O LUllA,aqui no Rio de Janeiro,onde foi um dos maiores estados que votou para sua eleição,acredito que pelos comentários da minha classe,não tem um indice favoravel como o ”sensus” tem divulgado,ao começar da minha pessoa,que nunca votei em Lula ,e não será desta vez!!

  86. Comentou em 16/02/2006 Francisco Palma

    Chega ser interessante o humor das pessoas quando os resultados não favorecem as suas aspirações. Há cerca de uns vinte dias atrás, o Presidente Lula despencava nas pesquisas(todas inclusive a do Sensus) sem que ninguem contestasse ou mesmo desconfiasse da lisura ou dos métodos utlizados. Quando tudo parecia que o fim seria o fundo do poço, a trajetória dos gráficos mudou (significativamente) e aí as pesquisas, de repente, deixaram de ser sérias. Das duas, uma ou somos tolos ou pensam que somos.

  87. Comentou em 16/02/2006 Rosemeire Fiorini

    O Observatório da Imprensa só não ‘observou’ que, pesquisas a parte, no governo do PT, a imprensa tem sido absolutamente parcial e tendenciosa, contrariando assim, a função primeira do jornalismo que é informar sem tomar partido, e está, agora, tentando, juntamente com a oposição, desqualificar a pesquisa Sensus. Só não perceberam que é o povo quem fala mais alto! De qualquer forma, vamos esperar um pouco mais para ver o que acontece.

  88. Comentou em 16/02/2006 João Bahia

    A grande imprensa não foi lenta. Ela apenas não considera aquilo que não converge com seus interesses. Se a tendência fosse de candidatos tucanos na liderança se distanciando de Lula, haveria enorme destaque em jornais, revistas e outros meios.
    Basta ver a questão do Dimasduto. Se a lista contivesse o nome de petistas ilustres, como seria a cobertura? Pífia, como está sendo?

  89. Comentou em 16/02/2006 Paulo Costa

    Na verdade, a imprensa não é lenta, nem os métodos do Sensus são duvidosos. O motivo pelo qual a imprensa demora para acompanhar a recuperação do presidente Lula é simples:
    ‘interesse’. A eleição de um turno é muito mais barata que a de dois. E todos sabemos como essa imprensa brasileira, irresponsável, ganha com as eleições.

  90. Comentou em 16/02/2006 Márcia Rosane

    Caros amigos, Não entendo o porquê de tanto estardalhaço sobre a pesquisa,pois acredito que TODA A IMPRENSA VEM TRABALHANDO PARA ATRAPALHAR SIM O DESEMPENHO DO PRESIDENTE, faz insinuações, os repórteres se mostram tão indigandos com os fatos, mas o que deve ser dito não é..Por exemplo: 1- O VALERIODUTO NÃO COMEÇOU NO GOVERNO LULA,ELE VEM DE ANOS; 2- NINGUÉM SE MOSTROU OU MOSTRA INDIGANADO COM A GOVERNABILIDADE DO SR. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, QUE EM SUA ÉPOCA NÃO FEZ A METADE DO QUE ESTÁ SENDO FEITO, SÓ SABIA VIAJAR PARA PASSEAR, ISTO SE VIA CLARAMENTE; 3- POR QUE QUANDO SE FALOU EM PAGAMENTO DE CAMPANHA DOS TUCANOS, NÃO DEIXARAM IR à FRENTE PARA SE INVESTIGAR (FATO OCORRIDO DO SR. EDUARDO AZEREDO, QUE SE SABIA OU NÃO, TEVE EMPRÉSTIMO DO VALÉRIO PARA SUA CAMPANHA; 4- E POR AÍ VAI…A IMPRENSA DEVE SER MAIS RESPONSÁVEL E DIGNA PARA COM INFORMAÇÕES,SER REALMENTE IMPARCIAL,SER VERDADEIRA; ACREDITO NO SEGUINTE SE O PRESIDENTE SABIA OU NÃO, NÃO INTERESSA,O QUE SE DEVE SER JULGADO SÃO A SUA RESPONSABILIDADE PELO PAÍS E ISTO O PRESIDENTE LULA ESTÁ DANDO SHOW, TEM SERIEDADE NAQUILO QUE FAZ; TENHO CERTEZA QUE ALGUMAS PESSOAS DA MÍDIA NÃO ENGOLIRAM O FATO DE UM POBRE, SEM TÍTULOS, PODER GOVERNAR UMA NAÇÃO MELHOR QUE OS RICOS QUE ATÉ HOJE ENTRARAM LÁ E DÃO BELAS BANANAS AOS BRASILEIROS….SOU A FAVOR DO PRESIDENTE E IREI NA MEDIDA QUE EU PUDER DIVULGAR O BEM QUE ELE FAZ ATÉ HOJE, ELE VAI REELEGER.

  91. Comentou em 16/02/2006 Raimundo Anastacio

    Na minha visão até o Observatório está sobre suspeita, visto que o crescimento do Serra nas pesquisas recentes não rendeu nenhum comentários deste veiculo neste sentido, considerando que a pessonalidade antipática do mesmo e seu índice de reprovação, este veiculo tinha como obricação de fazer os comentários nos dois casos ou se calar-se em ambos os fato.
    Obs: não acredito na publicação da minha nota.

    Grato.

  92. Comentou em 16/02/2006 raimundo moeira da costa moreira

    Parece que é a primeira vez no planeta terra que essas famigeradas pesquisas de intenção ou popularidade são distorcidas e aproveitadas por diversos grupos sociais, ao sabor dos seus interesses.Quando a mídia lê a pesquisa edita o que lhe convém, quado o governo divulga ressalta o que lhe interessa, enfim cada um ler aquilo que quer enxergar. Isso acontece desde os primordios das primeiras pesquuisas.A impressão que tive quando li esse artigo, era que agora, somente agora no governo lula, isso estaria acontecendo. Talvez falte coragem de todos os lados, inclusive da sociedade civil de se insurgir contra esse tipo de jogo de interesses causados pelas leituras errôneas das pesquisas. Um grupo social que veja todas as nuances de uma pesquisa ainda está para nascer. Olhar para o próprio umbigo ainda parece o melhor divertimento para todos, deve fazer parte do pão e circo. Quem será a platéia?

  93. Comentou em 16/02/2006 Carlos Framil

    A mídia não gosta do Lula. Quem manda na mídia é a ‘elite paulistana’ que apesar de tudo ainda não engoliu o PT. Isto se deve ao fato do PT depois de 3 derrotas, utilizar na 4ª disputa os mesmos métodos sacramentados por FHC e amigos.

  94. Comentou em 16/02/2006 marlon abreu

    è impressionante ver novamente como a imprensa nacional vem tratando as denuncias de corrupção de forma tão parcialmente, posto que não foi dado a devida cobertura no depoimento do Sr. Dimas,realizado ontem na CPI dos Correios, para esta constatação é só verificar que em nenhum provedor da notícia sobre o depoimento,porém consta noticias da eleição do Haiti, da namorada do Ronaldo ,divulga que a pesquisa é questionada pela oposição, porém nenhuma linha sobre o depoimento de ontem, será que a suposta lista ou principalmente o depoimento do ex deputado Roberto Jeferson que segunda a midia era o detentor da verdade foi realizada na Argentina, Russia, EUA? qual a razão de nehum comentário sobre as contradições no depoimento, como pode um Diretor não saber que seus filhos prestavam serviços para a empresa na qual ele exercia um alto cargo? que o mesmo confirma que foi a residencia do ex deputado, gostaria que a imprensa fosse imparcial, que trabalhase para construir uma nação mais justa e não que agisse de forma partidaria como vem fazendo no presente momento em que passa o país. Que quando as pesquisa davam 14 pontos a favor da oposição não vi nenhum pronunciamento nem manchetes sobre a veracidade da mesma.

  95. Comentou em 16/02/2006 André Luiz 13

    MAIS FÁCIL OS FARISEUS, BEM COMO TODOA ESSA IMPRENSA TENDENCIOSA QUE ESTAMOS VENDO, MANIPULAREM PESQUISAS DESAFAVORÁVEIS AO LULA DO QUE O CONTRÁRIO.
    O POVO ACREDITA NO POLÍTICO, NA HONESTIDADE E NO NACIONALISMO DO LULA.
    O QUE PRECISAMOS É DISTO: NACIONALISMO E VONTADE POLÍTICA.
    OS CONCORRENTES NÃO CHEGAM AOS PÉS DO LULINHA, CAIAM NA REAL!
    A PESQUISA MOSTRA ISTO E A IMPRENSA, TENDENCIOSA E LOBBYSTA, SÓ ME DECEPCIONA EM TODOS OS LUGARES.
    PSDB NÃO PODE SER CONSIDERADO UM PARTIDO BRASILEIRO – PODE SER DO USA, DA ALEMANHA, DE ISRAEL – MAS NÃO É BRASILEIRO.
    NÃO HÁ CONCORRENTE VIVO À ALTURA DO NOSSO LULINHA PAZ E AMOR(->SÃO GRANDES ARMAS).

  96. Comentou em 16/02/2006 ADAO BASTOS

    AOS DONOS DA VERDADE QUE SEMPRE MANDARAM NO BRASIL COMO BEM QUERIAM, É ASSIM MESMO PARA MIM TUDO É BOM PARA OS OUTROS OVOS VENCIDOS.

  97. Comentou em 16/02/2006 Djalma Araujo Araujo

    Falta aos tucanos e pefelistas senso do ridículo, pois basta uma pesquisa ser favorável a LULA, que já correm aos meios de comunicação para desqualifica-la. Só é séria a que lhes favorece?.

  98. Comentou em 16/02/2006 Claudinei Muniz

    É incrível como uma pesquisa que aponte a real intenção do povo é questionada. Claro que nada garante que esteja correta, mas é interessante ver os donos do poder e da mídia deseperados para provar que a pesquisa que desfavorece seus interesses e opiniões está errada…rs

  99. Comentou em 16/02/2006 Germano

    A PESQUISA É VERDADEIRA POIS RETRATA O ÓTIMO GOVERNO QUE O PT E LULA ESTÃO FAZENDO, A MÍDIA QUER ELEGER QUEM É DE SEU INTERESSE, E O POVO FICA AO RELENTO, VAMOS VOTAR LEVANDO EM CONTA AS MELHORIAS DO GOVERNANTE.
    O POVO É QUEM DECIDE 2006 É LULA DENOVO

  100. Comentou em 16/02/2006 Gilberto Santos

    ‘Todo mundo’ sabe que as empresas de pesquisas, com raríssima exceção e quando convém, escolhem os métodos de pesquisa de acordo com os resultados que agradam os proponentes da mesma. Sobretudo quando se trata de resultado com consequências políticas ou de interesse de determinado grupo. O povo sabe disso, porque tem sua roda de conversa nos bares, nas esquinas, no ir e vir do trabalho, etc. A questão não está na metodologia, mas sim de que resultado se pretende. O método vem em função disso. Como se a imprensa também não soubesse disso.

  101. Comentou em 16/02/2006 jose alexandre placido santos

    Precisamos ter muito cuidado com as pesquisas em geral. É e sempre foi formadora de opinião. Precisaria que fosse publicado junto às pesquisa, quem e quais pessoas estão por detrás das ditas pesquisas. Que grupo/s partidário as comanda, somente assim procedendo teriamos chance de checar sua real intencionalidade.

  102. Comentou em 16/02/2006 Paulo Mattos

    O fato é que a imprensa, principalmente a ligada as grandes redes de televisão, está totalmente comprometida com este governo corrupto que aí está. Caso contrário, como já foi ameaça do próprio governo Lula, não receberia a propaganda maciça mentirosa do governo em sua grade de programação.
    O fato é que acredita quem quer nestas estórinhas. Lula e o PT estão mortos. Alguém só precisa dizer isso a eles. A eleição do Serra e a campanha do desarmamento foram só alguns avisos.

  103. Comentou em 16/02/2006 Marcus Carvalho

    Só tenho uma pergunta para o Senador Arthur Virgílio e os jornalistas que estão criticando a atuai pesquisa da SENSUS:
    ‘ A pesquisa da SENSUS publicada em novembro de 2005,feita com a mesma metodologia que a atual, e que apontava ampla vantagem para Serra era TENDENCIOSA?’

  104. Comentou em 16/02/2006 Cícero Landim

    …no Brasil a midia exerce um importante papel na sociedade. O fato é que eles esquecem que acabou o tempo em que a televisão elegia o presidente da republica.O pova amadoreceu e sabe exatamente identificar os erros do Governo atual e compará-los com o Governo anterior, e aí meus caros estudiosos da imprensa, fica clara a vantagem do Governo atual. Um governo que erra bastante, mas acertou muito mais e o povo está vendo…acredito na pesquisa, quando ela é contra o Governo atual e também quando ela é pro governo…reflete apenas o momento… Cícero Landim

  105. Comentou em 16/02/2006 henrique oliveira

    Só quando a pesquisa divulgada por um orgão especializado no assunto diz que os imperadores do Brasil estão a frente é que se diz que tal orgão é respeitavel e etc
    Quando a coisa vira ai é uma choradeira só, por essas e outras é que vão engolir o LULA de novo, como são burros não

  106. Comentou em 16/02/2006 Luiz Carlos Martins

    Causou-me riso, diante da fraqueza do Sr.Arthur Virgilio e cia, demonstra, o quanto se deseja derrubar o governo do Presidente Lula, quando a pesquisa mostra o presidente perdendo no 1 e quiça no 2 turno, é normal é a opinião publica demonstrando sua insatisfação, mas quando, o governo sobe,é manipulação. Sugiro, que tais constestdores das pesquisa, se coloquem em humildade e busquem fazer uma caminhada limpa para as eleições, aceitando a opinião publica, que agora refeita do disse me disse, estão avaliando toda a conjutura politica, economica e social do brasil atraves de fatos solidos opininado de forma justa. Quanto a imprensa, será demais, pedir que sejam imparciais diante do fenomeno chamado BRASIL, que é diferente de tudo que se pode ver no mundo.Isso por que somos brasileiros e brasileiras preocupados despreocupados com o que se chamam de novelas politicas, e todos nos sabemos qual será o final.

  107. Comentou em 16/02/2006 Diógenes Neves

    É possível levar a imprensa brasileira a sério??? Uma imprensa elitista, hipócrita e subalterna??? Dominada pelos políticos que estão no poder há mais de 40 anos??? Como disse em seu comentário acima O Sr. José Carlos Santos, quando o Serra estava ganhando, a metodologia, o critério, seja lá o que for, não importava, agora que o Lula está ganhando, tudo muda. A imprensa brasileira é medíocre, vide Bóris Casoy, Folha de São Paulo, Veja, Globo, etc., deveriam olhar para o rabo e ver a podridão que assola suas redações, onde todos querem engolir todos. Vamos investigar, denunciar, cobrar a postura do poder público, mas com responsabilidade, não adianta fazer milhões de denúncias sem que todos os fatos sejam exaustivamente investigados, por que senão a credibilidade vai para o espaço e lá não tem oxigênio, ou seja a imprensa morre. É o que está acontecendo com a nossa imprensa. Denuncia muito, mas sem conteúdo. A população não é mais ‘burra’ e sabe separar o que é fato do que é manipulação. A mini série JK da Globo, dá um exemplo disso: O jornalista Carlos Lacerda tentou um golpe contra Getúlio, resultado: suicídio e democracia mantida; Tentou contra Juscelino, resultado: a democracia mais uma vez venceu; Tentou contra Jango e finalmente conseguiu, logo depois, durante a ditadura que ajudou a patrocinar, morreu de forma misteriosa, resultado, ganhou, mas não levou.

  108. Comentou em 16/02/2006 João Batista Souza

    Em torno de toda essa celeuma, uma coisa, para mim, é certa: em todos os meus 48 anos de vida, nunca fui entrevistado por qualquer instituto de pesquisa e nem conheço ninguém que tenha sido. Questiono, então, todas as pesquisas.

  109. Comentou em 16/02/2006 Donaldo de Andrade Silva

    Pra quê? só porque mostram evidências de uma nova derrota da oposição e consequentemente da midia? Tá preucupado, neném? Por que você ao invés de querer virar as pesquisas pelo avesso não sugere às tvs brasileiras que façam pesquisas ao vivo, ai sim os politicos teriam a oportunidade de ouvir do povo a opinião que tem deles, na lata, sem dó nem piedade, desmascarariam a mídia hipócrita que ai se está e por fim o povo e o Brasil só teriam a ganhar.

  110. Comentou em 16/02/2006 Marco Aurélio Ferreira Silveira

    Se observa claramente o crescimento do Lula nas ruas. Apesar de grandes grupos midiáticos do Brasil, não estarem aceitando..
    A globo, por exemplo..não sei simceramente o que está ocorrendo com a imprensa marrom.. É midiocracia ou democracia?…

  111. Comentou em 16/02/2006 Deomar Ribas Bogado

    Prezados(as) Senhores(as):

    É lamentável se de fato estas insinuações forem verdadeiras com relação a veracidade da pesquisa CNT/SENSUS, a qual aponta uma reeleição tranquila ao Presidente LULA. Entretanto, quando as pesquisas favoreciam ao PSDB/PFL (leia-se Serra, Alckmim, Garotinho do PMDB, etc), ninguém botou a boca no trombone? Aquelas e só elas obedeceram critérios metodológicos? Os meios de comunicação se esmeraram em dar ampla repercussão as pesquisas anteriores, a esta, somente na tarde do dia da divulgação da mesma e pronto. Que estranho. Começo a querer dar razão ao ex-deputado Zé Dirceu, a mídia tem partido.

    Cordialmente.

  112. Comentou em 16/02/2006 marcão

    Convem lembrar que pesquisas malfeitas já prejudicaram o Brizola no Rio (uma das origens de sua briga com a Globo) e a Marta em São Paulo, quando para governadora anos atras. Só o que eu me lembre agora!
    O que é estranho é que só agora a midia e os politicos resolveram contestar pesquisas, que ha muito tem discrepancias e metodos sem comprovação, pois secretos.
    E olha que nem sou petista, pelo contrario, tenho achado esse governo traidor do que propunha, e acho que o Lula só esta na frente pela aridez de candidatos que se mostram como opção. É a dupla caipira ‘Nhô Ruim e Nhô Pior’!

  113. Comentou em 16/02/2006 Edmur Gonçalves de Araújo

    Nesta pesquisa que coloca o presidente como o grande favorito para a reeleição , justifica a imoralidade do partido dos trabalhadores . Tudo que eles fazem , causam coisas ruins .

  114. Comentou em 16/02/2006 Wagner Moraes

    Pesquisa
    Responsável pela coordenação de uma pesquisa qualitativa encomendada pelo PSDB, o consultor Antônio Lavareda almoçou com o comando do partido e fez uma palestra para PFL. Nela, criticou a decisão da oposição de questionar a pesquisa CNT/Sensus, que mostra Lula à frente de Serra nos dois turnos. Ele estima que o presidente irá crescer ainda mais, o que, segundo ele, deve se confirmar nas próximas pesquisas.
    Outra coisa incorreta, segundo Lavareda, foi a oposição ter dado espaço para a discussão da Lista de Furnas, que teria desviado o foco das CPIs contra a oposição.

  115. Comentou em 16/02/2006 Donaldo de Andrade Silva

    Pra que? só porque mostra perigo real de mais uma derrota? ora pois pois,as tvs brasileiras que divulgam de boca cheia as pesquisas que apontam vantagem à oposiçao, devríam fazer pesquisas ao vivo em todos os seguimentos da sociedade com igualdade de criterios e muita serierdade, te garanto que a audiencia triplicaria e os politicos teriam a oportunidade de houvir do próprio povo as opiniões a respeito de cada um deles e não a opinião que a mídia a seu mero prazer divulgaria como tem sido.

  116. Comentou em 16/02/2006 Matilde Resende

    Nas minhas conversas com amigos e conhecidos,escuta de pesquisas radiofônicas,comentários de inúmeros jornais, desconheço quem apóie o governo.Só os amigos do rei. As pesquisas do governo estão seguindo o mesmo ritual usado no governo do Olívio Dutra, muita vantagem, eleição ‘ganha’ e no final ganharam a resposta do eleitor: ‘A porta da rua para sair correndo’. Até quando vamos ter que suportar mentiras , manobras eleitoreiras, inaugurações de botequim. O governo precisa virar cidadão comum e fazer uma pesquisa sem manobras para conhecer sua verdadeira cara.

  117. Comentou em 16/02/2006 José Carlos dos Santos

    Questione-se, desde que se questione todas as pesquisas, não só a do Sensus, por exemplo nunca nos é mostrado quais as questões foram feitas aos eleitores, como os mesmos foram escolhidos, enfim os métodos utilizados e quem definiu os pré-candidatos a serem pesquisados. eu sempre estranhei essa quantidade de intenções de voto para o Serra, mas parece que a mídia nunca questionou isso, agora só porque a pesquisa mostra Lula com grande vantagem a mídia lembra de questionar a pesquisa. Como sempre 2 pesos 2 medidas, mas eu pergunto até quando a mídia ‘venezuelana’ vai agir assim?

  118. Comentou em 16/02/2006 franko santos

    Muito bem colocada a expressão ‘às raias da alucinação’ foi como maioria da imprensa brasileira procedeu na tentativa de derrubar o governo do PT ,acharam que o ocorrido com fernandinho collor , iria se repetir, e esqueceram do povo brasileiro e suas responsabilidades de formadores de opinião. O governo do PT errou muito , mas também acertou. Então deixem que o povo decida se vale ou não a pena votar novamente no PT .
    Obs. a imprensa está tão direcionada contra o governo , que comprovou-se que o valerioduto , ajudou os tucanos em 1998 , no governo azeredo , e praticamente não se falou nada do assunto , se fosse alguém do PT , com certeza abririam uma nova CPI ,
    nova caça as bruxas .
    Com a palavra a imprensa ‘SÉRIA’????? ,será que existe??.

  119. Comentou em 16/02/2006 Vladimir Nunes de Oliveira

    Os números divulgados pela pesquisa do Sensus são semelhantes aos da pesquisa contratada pelo próprio PSDB, que dá uma ventagem de 04 pontos para Lula em relação a serra no segundo turno. Digo semelhantes, pois a do Sensus foi fechada alguns dias depois. Seguindo-se a tendência de melhora nos índices de Lula, é provável que a diferença seja, portanto, superior a 4 pontos. Deve-se levar em consideração também a margem de erro de ambas as pesquisas, se não me engano, de três pontos para mais ou para menos. Com relação ao Ibope, quero rechaçar a afirmativa de que suas pesquisas ninguém contesta. Aqui no RS, em 2002, o Ibope, uma semana antes do pleito, dava 21 pontos de vantagem para Rigotto contra Tarso. A pesquisa do jornal Correio do Povo apontava no mesmo período uma diferença de 8 pontos. A diferença final foi de 5 pontos. Na época, nem os colunistas de Zero Hora, jornal responsável pela divulgação da pesquisa, levaram aqueles números do Ibope a sério. Mas não tenho a menor dúvida de que a pesquisa influenciou fortemente o eleitor gaúcho e foi um dos fatores que contribuíram para a vitória do atual governador.

  120. Comentou em 16/02/2006 José Roberto Cerqueira

    Se a oposição estivesse em vantagem ninguem questionaria a pesquisa. É sempre assim !!!

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem