Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1054
Menu

CONJUNTURA POLíTICA > Ameaça

O objETHOS pode parar. Saiba por quê

Por Equipe objETHOS em 03/09/2019 na edição 1053

(Foto: Divulgação)

Publicado originalmente no site objETHOS

Neste mês de setembro, o Observatório da Ética Jornalística completa dez anos em atividade. O objETHOS surgiu como grupo de pesquisa e como ação de extensão, comprometido a discutir a conduta de jornalistas e a qualidade nos meios de comunicação. Nosso objetivo principal é contribuir para a criação de um debate nacional sobre esses temas, que afetam a todas as pessoas. Temos trabalhado intensamente para isso ao longo de uma década, mas um perigo real ameaça a permanência do objETHOS: a política Bolsonaro de cortes na educação e na pesquisa científica! Trata-se do mais agudo ataque à educação superior pública no país, algo que nem a ditadura militar tentou, apesar de toda a sua violência.

Os ataques recentes às universidades ameaçam o funcionamento pleno de nossas atividades e podem comprometer a qualidade do que desejamos oferecer aos nossos leitores. A falta de verbas já impacta diretamente a produção de eventos acadêmicos, por exemplo. Possíveis cortes de bolsa sufocam pesquisas acadêmicas, podendo inviabilizá-las. Demissão de trabalhadores terceirizados e ameaças à autonomia universitária são outras consequências iminentes. Para 2020, por exemplo, a reitoria da UFSC já anunciou que não teremos nenhuma bolsa de extensão (atualmente, o objETHOS conta com duas bolsistas de graduação).

O objETHOS tem uma equipe de 21 pesquisadores, entre estudantes de graduação e pós-doutores, espalhados por seis instituições de ensino. Respondemos por um dos principais fóruns de debate sobre ética jornalística em língua portuguesa, o site do objETHOS, que já publicou mais de mil artigos, análises, entrevistas e notícias, na forma de texto, áudio e vídeo. Editamos seis livros, orientamos vinte dissertações de mestrado, uma tese de doutorado, quatro pós-doutorados e realizamos sete eventos com convidados estrangeiros. Mantemos parcerias com veículos e centros de estudo nacionais e internacionais, e contribuímos para a formação de leitores críticos da mídia em nosso trabalho junto a estudantes de ensino médio em escolas públicas da Grande Florianópolis.

Essa trajetória nos orgulha e vai além dos números. Por trás deles, há pessoas. Coordenadores dividem suas atividades com o ensino na graduação e pós-graduação. Mestrandos e doutorandos desenvolvem suas pesquisas, participam de eventos e mantêm as muitas atividades do objETHOS. Alunos de graduação aproximam-se do universo científico enquanto concluem sua formação em jornalismo. Tudo o que se produz no objETHOS retorna à sociedade na forma de conhecimento, reflexão e extensão. A estrutura e o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina são determinantes para a continuidade de nossas ações, e isso possibilita o cumprimento de nossos compromissos com a qualificação do debate sobre ética no jornalismo e com a disseminação da leitura crítica da mídia no país.

Os cortes de verbas feitos pelo governo federal e as ameaças constantes à educação e à pesquisa científica ameaçam a continuidade do objETHOS e de centenas de projetos relevantes nas várias áreas do conhecimento. Vemos com muita preocupação o futuro do ensino, cultura e ciência no país, pois eles são fundamentais para os desenvolvimentos humano e social. Repudiamos qualquer projeto que coloque em risco o sistema de universidades públicas, gratuitas e de qualidade, e a tradição de investimentos públicos na produção de conhecimento científico, tão necessários à soberania nacional. A atual política de desmonte não afeta apenas os estudantes, professores e servidores públicos: atinge em cheio o futuro do país e uma ideia de nação comprometida com o conhecimento e com a busca de soluções para os seus problemas. Que a sociedade brasileira também se contraponha, com todas as suas forças, a este projeto nefasto.

***
Por equipe objETHOS.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem