Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

CRISE NA IMPRENSA > Queda de vendas força mudança de estratégias

The Independent troca edição impressa por digital

12/02/2016 na edição 889
Reproduzido do jornal The Independent, 12/02/2016; tradução de Jô Amado

The Independent será o primeiro jornal nacional a ser publicado numa plataforma exclusivamente digital, segundo anunciaram ontem (11/02) os proprietários da ESI Media. A medida tem por objetivo capitalizar a posição do Independent – como website britânico de qualidade que cresceu mais rapidamente – e garantir um futuro sustentável e lucrativo.

O rápido crescimento digital nos últimos três anos tornou o independent.co.uk o website de um jornal britânico de qualidade que cresceu mais rapidamente. Sua audiência mensal subiu de 33,3%, nos últimos 12 meses, para quase 70 milhões de usuários de visita única no mundo inteiro. O site é lucrativo e a expectativa é que gere um crescimento de 50% na receita deste ano.

Foto de arquivo / Reprodução

Foto de arquivo / Reprodução

Evgeny Lebedev, proprietário do jornal The Independent, disse: “A indústria jornalística está mudando e essa mudança é conduzida pelos leitores. Eles nos estão mostrando que o futuro é digital. Esta decisão preserva a marca do Independent e nos permite continuarmos a investir no conteúdo editorial de alta qualidade que vem atraindo cada vez mais leitores para nossas plataformas digitais. “Minha família comprou o Independent e fez investimentos consideráveis porque acreditamos num jornalismo de qualidade e esta medida nos garante o futuro desses valores editoriais de suma importância.”

Edição impressa acaba em março

Steve Auckland, diretor-presidente do grupo ESI Media, disse: “A extraordinária proposta editorial do Independent é perfeitamente adequada ao panorama digital global. Dando continuidade a esta medida fundamental de o jornal ser publicado numa plataforma exclusivamente digital, nós estaremos tão centralizados e sem compromissos como qualquer start-up, mas com toda a autoridade e confiabilidade de uma marca jornalística consolidada – uma proposta verdadeiramente extraordinária. Temos agora um caminho claro e seguro para nossos negócios. Também é mais uma oportunidade para que nossos anunciantes capitalizem junto a uma audiência crescente, inteligente, próspera e que domina a área digital.”

O website i100.co.uk,  bem-sucedido como fonte de informação há mais de dez anos, irá se tornar indy100.com, como parte da estratégia da ESI Media de defender um jornalismo  independente e inovador no mundo todo.

A última edição impressa do Independent deverá ser publicada em março. O grupo ESI Media também confirmou que deverá vender para a editora Johnston Press o jornal i (publicado pela Independent Print), dependendo da aprovação por parte dos acionistas daquela editora [no dia 11 de fevereiro de 2016, foi revelado que as negociações entre a ESI e a Johnston Press estavam numa etapa avançada para a compra do i por 24 milhões de libras (cerca de R$ 140 milhões).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem