Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

A inovação nos cursos de jornalismo

A atualização dos currículos dos cursos universitários entrou definitivamente na agenda acadêmica, aqui no Brasil e no exterior, especialmente nos Estados Unidos onde as universidades partiram para reformas inovadoras, algumas delas bastante radicais. Aqui no Observatório publicamos, há pouco,  uma matéria sobre a The New School, de Nova Iorque, que passou a usar o recurso do design thinking na formação de novos jornalistas.

O site Storybench aproveitou o inicio do ano letivo norte-americano para organizar uma lista de 14 projetos de reforma do ensino do jornalismo apontados como referências em suas respectivas propostas. Há por exemplo o caso de cursos que priorizaram o exercício do jornalismo em realidade virtual, que investiram na preocupação com a arquitetura da informação, outros centraram nas estratégias de reportagens baseadas em bancos de dados, na noticia comunitária e no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para os equipamentos móveis.

No artigo 14 innovative journalism courses do follow, estão listados 14 projetos inovadores em universidades norte-americanas. Reproduzimos a seguir a parte relativa ao curso da City University of New York (CUNY), que apostou no engajamento comunitário como foco na formação dos novos jornalistas da era digital:

Community Engagement

Syllabus here
Jeff Jarvis and Carrie Brown, City University of New York (CUNY)

This is a course in listening to a community: understanding and empathizing with its needs and learning how to help a community share its own knowledge. We will talk to ambassadors from communities of various definitions — geographic (neighborhoods, towns), demographic (ethnic groups, age groups), interest (topics such as cancer, parenting, or sports), and business (organized around an industry or a job description.) These ambassadors will be journalists, community organizers, topic experts, and business proprietors who serve communities and who will, in turn, introduce the students to members of these communities so the students will develop skills in listening and discerning communities’ needs. We will also draw upon disciplines from outside of journalism such as cultural anthropology, public health, and community and political organizing to help us hone our listening skills. Through this course, students will begin to identify the communities they plan to serve in the practicum and start to interact with those communities where they gather online and in person.

Carrie recently blogged about her experience running this class.