Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Caminhos tortos levam os cientistas ao destino certo

“Todo cientista deveria saber que é essencial tirar o conhecimento científico de dentro das universidades e divulgá-lo à população” escreve Luiz Bento n Ciência hoje.  No excelente e bem apurado texto ”Oportunidade na adversidade”, Luiz coloca o foco na divulgação como consequência da necessidade de financiamento coletivo para projetos científicos.

A situação não está nada fácil para o financiamento da ciência no Brasil. Além dos cortes no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do início do ano, recentemente houve o anúncio de mais um possível corte na verba do Ministério para 2016, que pode chegar a mais de 35% do total destinado à pasta. Assim como não é possível fazer ciência de qualidade sem verba, também não há como fazer divulgação científica sem dinheiro. Então, como a falta de dinheiro poderia ajudar a comunicação com um público mais amplo?

Um caminho interessante e já explorado por alguns grupos de pesquisa brasileiros é o crowdfunding ou financiamento coletivo. Em vez de seguir o ritual tradicional de pedido de financiamento de suas pesquisas – escrever um projeto e submeter a uma agência de fomento –, qualquer cientista pode solicitar apoio diretamente ao público. Isso representa, obviamente, um caminho para conseguir verbas, mas vai além. Embora juntar dinheiro continue sendo a meta principal, um dos impactos mais relevantes de uma campanha bem planejada é oferecer informações ao público sobre o projeto e sua importância na vida de cada um de nós.

A informação permite às pessoas tomarem consciência dos problemas que a afligem e ao mesmo tempo cria as condições para que projetos de interesse publico possam ser financiados por este mesmo público.

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