Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Facebook aumenta aposta na curadoria de notícias

A empresa Facebook parece decidida a transformar-se também numa empresa de midia conforme sinaliza o lançamento de um aplicativo, sintomaticamente,  chamado Paper e que oferecerá um sistema de curadoria de notícias, personalizado.  O projeto deve ser lançado em fevereiro de 2016, inicialmente apenas para os usuários norte-americanos de iPhone6, da empresa Apple.

O novo lançamento reforça a tendência à curadoria de informações jornalísticas iniciada com o projeto Instant News, onde o Facebook distribui artigos publicados em grandes jornais mundiais. Outro projeto da Facebook é o aplicativo Notify que avisa os  usuários sobre atualizações em sites selecionados.

Ainda não está previsto o lançamento do Paper para o sistema operacional Android e nem há informações sobre quais países serão os próximos alvos da estratégia da Facebook de ocupar espaços dentro do ambiente dominado até agora por jornais, emissoras de rádio e pelas redes de televisão.

Reproduzimos abaixo três parágrafos do blog Seo Trick, o primeiro a noticiar o lançamento do Paper em 2016:

In terms of visual style and navigation, Paper appears very similar to news-curating app Flipboard. Users’ navigate through Paper with a series of swipes; going from left to right to flip through stories, and pulling up or down to expand or shrink content.

Users can also tilt their phone to pan through panorama photos whilst small, context-rich ‘cards’ are used to compress stories. This latter concept is becoming increasingly common online, with both Twitter and Google Now using these small packages of information to break up the ‘firehose’ of information online.

Paper is the first major step in Facebook’s ambitions to create “new and engaging types of mobile experience” in 2014,and some commentators believe that the app might even supplant Facebook’s current offering.

Leia a versão integral da nota do Seo Trick aqui