Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Jornais franceses investem contra bloqueadores de anúncios online

Três grandes jornais franceses, entre eles o Le Monde, decidiram obrigar os seus leitores a desativar os softwares bloqueadores de publicidade na internet como condição para acessar o conteúdo editorial. Os jornais alegam que o bloqueio de anúncios inseridos nas edições online reduz as receitas publicitárias e com isto ameaça a sustentabilidade financeira das publicações. Além do Le Monde também aderiram à iniciativa o jornal esportivo L´Equipe e o tabloide Le Parisien.

O uso de softwares bloqueadores de anúncios vem sendo usados com intensidade cada vez maior pelos usuários da internet para evitar interferências indesejadas na leitura de textos e visualização de vídeos. Acredita-se que aproximadamente 1/3 dos internautas franceses e quase metade dos norte-americanos usam tipo de software, que elimina toda a visualização de propaganda, segundo o jornal britânico The Guardian.

Leia aqui o texto integral (em inglês) da reportagem do Guardian.