Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Pesquisa sobre uso do twitter no jornalismo

Um artigo acadêmico produzido pela pesquisadora Mabel Teixeira classifica as mensagens postadas no Twitter de jornaiss em três categorias: informacional, de chamada e conversacional. Mabel fez uma pesquisa com 134 mensagens postadas no Twitter dos jornais Folha de São Paulo, Zero Hora e Diário Popular.  A categoria informacional caracteriza-se pela oferta de notícias de atualidade. A de chamada é  fundamentalmente formada por mensagens convidando para algum evento, atividade ou solidariedade. Já a terceira categoria é composta basicamente por conversas entre usuários  sobre temas jornalísticos.

Reproduzimos a seguir o resumo acadêmico do trabalho publicado na revista trilíngue Sur le Journalisme:

O presente artigo visa, sobretudo, contribuir aos estudos arrolados no campo do webjornalismo através da exploração de um objeto-textual ainda pouco explorado, o “tweet ”, mais especificamente, o tweet jornalístico. Esclarecemos que, como tal, consideramos os enunciados produzidos e veiculados no site rede social (SRS) Twitter por empresas e/ou profissionais do campo jornalístico.

Nosso objetivo central é oferecer, com base nos dados coletados, uma proposta de tipificação dos “tweets jornalísticos” e, consequentemente, propor uma discussão acerca de tais enunciados e dos processos que subjazem sua aparição. Os critérios que serão empregados à análise dos “tweets jornalísticos” coletados serão, em suma: a intenção comunicativa, a estrutura textual e o tipo de linguagem empregada em sua constituição.

Para compreendermos a heterogeneidade de jornais presentes na web, optamos por constituir nosso corpus com tweets oriundos de veículos que, necessariamente, não pertencessem ao mesmo grupo empresarial e, ao mesmo tempo, que não possuíssem a mesma área de cobertura. Sendo assim, decidimos trabalhar com os enunciados publicados, no dia 16 de junho de 2011, pelos jornais Folha de São Paulo (FSP), Zero Hora (ZH) e Diário Popular (DP), obtendo um total de 134 tweets à análise.

Esta, partiu de uma extração dos dados mais gerais acerca dos objetos e seguiu ao cruzamento das técnicas textuais envolvidas e o material coletado, propondo, posteriormente, uma discussão que relaciona os conceitos apresentados no referencial e os apontamentos obtidos pela observação do corpus. Salientamos que os dados, as análises e as considerações que serão expostas neste artigo pertencem a um estudo maior que trata do discurso jornalístico no Twitter, desenvolvido desde 2010. Partimos tratamos da materialidade linguística do tweet jornalístico, portanto, para instigar, sobretudo, uma reflexão acerca do jornalismo que tem sido praticado na web e da relação ele estabelece com o corpo social.

A íntegra do artigo pode ser acessada aqui