Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

DESENHOS FALADOS > CENSURA CHINESA

Intelectuais condenam fechamento de site político na China

Por Jorge Arbach em 05/09/2006 na edição 397

Um grupo de cem intelectuais e jornalistas chineses assinou uma carta de condenação ao recente fechamento do popular site de debates políticos Century China, informou a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

‘O povo não pode viver sem liberdade de expressão. A medida viola a Declaração de Direitos Humanos da ONU e a Constituição chinesa’, diz o editor-chefe do site na carta, reproduzida em comunicado do RSF.

O texto ressalta que ‘com a destruição de uma plataforma que conectava o governo, o povo e os intelectuais no país e no exterior, os acadêmicos chineses se vêem ainda mais condenados ao ostracismo’.

‘O governo e seus departamentos administrativos não podem fechar seus ouvidos, porque é sua responsabilidade defender a dignidade da Constituição, aplicando cada um de seus artigos’, continua. O espaço público Century China, diz, ‘representa a esperança de todos os chineses, no país e fora dele, de ter liberdade de expressão, democracia constitucional e liberdade social’.

Entre os signatários, estão escritores dissidentes como Liu Xiabo (premiado pela RSF em 2004) e Huang Heqing (exilado na Espanha), advogados como Pu Zhiqiang e Deng Huaming e ativistas como Gao Yu (presa por sete anos devido a seus textos). Também assina a carta a poetisa tibetana Oser, proibida na China e cujo site foi censurado nesta semana.

O Century China e seu fórum de debates, o Life Week, que publicava informações da imprensa estrangeira, tinham se tornado desde sua fundação, em 2000, pela Universidade Chinesa de Hong Kong, um dos sites não-governamentais mais influentes no país, afirma a RSF.

Cerca de 50 jornalistas e ‘ciberdissidentes’ estão presos por tentar exercer a liberdade de expressão no segundo país com mais internautas do mundo, mas também um dos que mais censuram a rede, segundo a RSF.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem