Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1042
Menu

DIRETóRIO ACADêMICO >

Livro aborda produção acadêmica em jornalismo impresso

16/07/2013 na edição 755

As produções laboratoriais jornalísticas vivem um momento particularmente exuberante, decorrente do aumento da oferta de cursos de Comunicação, especificamente de Jornalismo, no Brasil. Não obstante sua importância na formação dos futuros jornalistas e qualificação das salas de aula, a produção de reflexões mais sistemáticas a respeito do tema não parece acompanhar o que ocorre todos os semestres nos cursos distribuídos em todo o país.

É com base nesta perspectiva, de discutir a prática laboratorial jornalística brasileira, que foi dado o primeiro passo em um projeto que pretende oferecer, por meio de reflexões e relatos de experiência, uma panorâmica do atual estado da arte da produção laboratorial em Jornalismo no Brasil. 

Neste primeiro volume, Jornalismo laboratorial: impressos, o enfoque recai sobre as experiências laboratoriais impressas, caso dos jornais, jornais-murais e revistas, entre outras, desenvolvidas a cada novo semestre nas instituições de ensino superior brasileiras, em um total de 20 experiências relatadas.

Trata-se de uma pequena mostra do que existe nesses termos no país, organizada a partir do retorno obtido quando da chamada de capítulos do projeto. Conforme o que as produções sugerem, por sua qualidade e relevância, mostra-se um panorama particularmente rico para aqueles que ensinam, pesquisam e aprendem Jornalismo em estado de laboratório. 

Organizada pelos professores Demétrio de Azeredo Soster, coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e Mirna Tonus, do curso de Comunicação Social: habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a obra, em fase de editoração, deverá ser lançada pela Edunisc em novembro de 2013, durante o 11º Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo, em Brasília, DF. 

O livro conta com o prefácio de Dirceu Fernando Lopes, pioneiro no assunto e autor do clássico Jornal-laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor.

Informações sobre a obra estão disponíveis na página no Facebook.

******

 

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem