Segunda-feira, 20 de Abril de 2015
ISSN 1519-7670 - Ano 18 - nº 846

DIRETóRIO ACADêMICO > FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Aprender a aprender o jornalismo

Por Nelson Valente em 16/11/2004 na edição 303

Vivemos num mundo de constantes mudanças, no qual o conhecimento e a capacidade de utilizar informações constituem nosso maior e mais importante bem cultural. Portanto, mais do que aprender, entendemos que é necessário que o aluno em Jornalismo desenvolva a capacidade de aprender a aprender. No mundo contemporâneo, muitos são os espaços nos quais a ação educativa se realiza. Por isso, embora a escola de Comunicação continue sendo o foco das atenções e o campo preferencial de trabalho do jornalista, a verdade é que, na ‘sociedade do conhecimento’, muitas outras possibilidades se abrem para aqueles que se dedicam ao verdadeiro jornalismo, abrindo e fechando aspas.

O curso de Jornalismo, portanto, não se propõe a formar apenas o jornalista, mas um profissional capaz de atuar em diversos âmbitos da sociedade e de responder às diversas demandas e exigências desta mesma sociedade cada vez mais complexa. Para tanto, precisa estar preparado para enfrentar, com criatividade e competência, os problemas do cotidiano, ser flexível, tolerante e atento às questões decorrentes da diversidade cultural que caracteriza nossa sociedade; ter espírito crítico, responsabilidade social e uma atitude ética e comprometida com a melhoria da qualidade de ensino de Jornalismo de nosso país.

Perspectivas e oportunidades

A formação do jornalista deve contemplar um conjunto de saberes, valores e competências coerentes com a concepção de que cabe a esse profissional não apenas aplicar e reproduzir conhecimentos, mas ser capaz de participar ativamente dos processos de produção de novos saberes relativos ao seu campo profissional. Além disso, um jornalista deve tomar decisões em função de análises e juízos sobre a realidade social na qual está inserido, a fim de contribuir para a transformação da sociedade dentro do espírito do trabalho coletivo e orientado por princípios de sensibilidade ética e de convivência democrática.

Para tanto, o que se pretende para os futuros jornalistas, além de garantir-lhes oportunidades de adquirir os conhecimentos específicos de sua futura área de atuação profissional, é que se possibilite também a ampliação e o enriquecimento de sua visão de mundo e de seu universo cultural, por meio de experiências investigativas que os instiguem a refletir, indagar, questionar e resolver situações-problema.

Espera-se, assim, que esta formação inicial abra perspectivas e oportunidades de criar uma cultura de formação continuada de um profissional que necessita estabelecer uma íntima e constante relação entre teoria e prática, fomentando a pesquisa, o trabalho participativo junto à comunidade e criando oportunidades para um conhecimento profundo, crítico e consistente sobre a realidade em que atuará.

******

Jornalista, professor e escritor

Todos os comentários

  1. Comentou em 24/01/2009 marcela janine rodrigues santiago janine

    receb uma msg dizendo ke tinha ganhado um carro corsa cedan +5.000.00 e nao sei se e verdade ou nao

  2. Comentou em 28/04/2008 Geraldo Souza

    Enquanto todos os olofotes se voltam para o caso Isabela, a mídia se omite com relação a um acotencimento de relevância histórica: o fim do neoliberalismo. O Professor Luiz Carlos Bresser-Pereira foi a único, no Brasil, que levantou o tema. Será que os grandes veiculos de mídia temem alguma coisa? Cadê o PSDB e os Democratas?. só vejo silêncio.

    http://www.bresserpereira.org.br/view.asp?cod=2673

  3. Comentou em 19/11/2004 Walter Westphal

    O jornalista Nelson Valente foi feliz em suas colacações:aprender a aprender o jornalismo. Como jornalista e âncora da Rádio CBN/Blumenau (SC), estou em todos os momentos aprendendo, principalmente, nas entrevistas com pessoas de grande notoriedade ou pessoas simples da sociedade de Blumenau. Parabéns.
    Walter Westphal

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem